Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Itabuna são os que mais espancam as mulheres no Sul da Bahia

Os municípios baianos já registraram 3.828 casos de violência doméstica e abusos sexuais neste ano. A localidade com maior quantidade de ocorrências é Salvador, com 1.830 notificações. Na segunda colocação, com 211 casos está Barreiras. Na terceira posição parece Bom Jesus da Lapa, com 176, seguido de Feira de Santana, que tem 175 ocorrências . 
No sul da Bahia, os municípios com maior quantidade de casos de violência doméstica e abusos sexuais são Itabuna e Ilhéus. Juntos, os dois municípios contabilizam 102 notificações. Outros municípios-sulbaianos que notificaram casos são Barro Preto, Buerarema, Camacã, Gandu, Iguaí, Itororó, Pau Brasil e Una. Em todo o estado ocorreram 63 mortes por violência doméstica, 24 em Salvador. 


Modelo de Ipiaú-Ba será capa da revista Sexy do mês de julho

É de Ipiaú a capa da Sexy deste mês de julho. A modelo Carol Muniz, que ficou conhecida como a Musa do Bahia, estampa a capa da revista em ensaio do fotógrafo Daniel Aratangy. (Ibahia).

Serrinha-Ba - mulher é morta a facadas e companheiro é o principal suspeito

Uma mulher de 23 anos foi assassinada com golpes de faca pelo ex-companheiro, na noite de sábado (28), em um conjunto residencial do Minha Casa, Minha Vida, bairro de Vista Alegre, na cidade de Serrinha, a 180 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Delegacia Territorial da cidade, há suspeitas de que o crime teria sido motivado por ciúmes.
Após o crime, os vizinhos avistaram o suspeito saindo da residência da vítima. Ainda segundo a polícia, testemunhas relataram que "ele ameaçava ela há dias". Os detalhes do fato ainda são desconhecidos.
De acordo com o órgão, o corpo da mulher foi levado para o Instituto Médico Legal de Feira de Santana. A Polícia Civil investiga o caso.
Até a publicação desta reportagem, o suspeito ainda não havia sido preso, contudo, ainda de acordo com a polícia, o advogado dele teria informado que o apresentaria à Justiça ainda nesta semana.

Catedral de Feira de Santana é arrombada neste domingo

De acordo com o monsenhor, aos domingos são realizadas missas às 7h, e a preparação inicial é sempre feita por um administrador que, ao chegar, percebeu o atentado e ligou para o pároco. "Pedi que ele aguardasse e, quando cheguei, constatei o ocorrido. Imediatamente acionamos a polícia.
O pároco também comentou sobre o ato violento dos suspeitos. "As pancadas nas janelas foram tão violentas que retorceram as barras de ferro", contou. "Pela forma que eles arrombaram a catedral, eu acho que pelo menos duas pessoas participaram do ato", acrescenta.
Ainda de acordo com José Nery, além dos objetos roubados, os suspeitos destruíram gavetas e guarda roupas. "O cajado de prata, que é conduzido por um membro da comissão que organiza a festa de Santana, padroeira da cidade, programada para o mês de julho, tem um valor afetivo e histórico para nós", lamentou o monsenhor.
O Arcebispo de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, também comentou sobre o fato.  "Há 19 anos que estamos aqui, e nunca aconteceu uma situação dessas na catedral", afirmou em entrevista aoG1.
A 1ª Delegacia da cidade investiga o crime, entretanto não soube informar maiores detalhes sobre o caso.
Até a publicação desta reportagem nenhum dos supeitos havia sido preso.

Namoradas de estrelas e até amante abrilhantam a Copa do Mundo

A Copa é palco não apenas de futebol, mas também para ase beldades. Torcedoras, profissionais de imprensa, famosas ou não. A competição, no Brasil, tem se destacado não apenas pelo o que acontece nas quatro linhas. As arquibancadas estão contribuindo significativamente para que o torneio seja considerado  "a Copa das Copas".
A repórter chilena Jhendelyn Nunes tem merecido muita atenção. Causou alvoroço no centro de imprensa durante partida do Brasil contra a seleção sul-americana. Atuando como jornalista, Jhendelyn também é modelo e uma das candidatas a musas da Copa do Mundo.
Alena Seredova, mulher de Gianluigi Buffon e Jenny Darone, mulher de Lorenzo Insigne, posaram juntas na arquibancada no jogo que eliminou a Itália.
 Já as brasileiras também marcam presença nessa seleção. Seja de uma forma mais tradicional como essa torcedora do Brasil ou se de uma forma mais exótica e chamativa, como a modelo Andressa Urach, que disse que tev um caso com o melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo. 
 



Contrariando o partido prefeito de Itabuna participa de Convenção de Rui Costa

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), participou da convenção que homologou o nome do candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, evento realizado na última sexta-feira (27) no Parque de Exposições de Salvador. 
 
O partido do gestor itabunense, o PRB, já declarou apoio à candidatura do postulante oposicionista, Paulo Souto (DEM). A convenção está marcada para a próxima segunda-feira (30), na capital baiana. 
 
Em entrevista recente ao blog do Anderson, Vane afirmou que o partido, comandado na Bahia pelo deputado federal bispo Marcio Marinho, ainda não tinha comunicado oficialmente a decisão que tomou em migrar para a chapa contrária à continuidade do governo petista no estado. “A nossa tendência é marchar com Rui Costa, apoiando e entendendo que o governador Jaques Wagner fez um mandato bom, que foi renovado, e a gente luta para que esse governo, entendendo os números onde mostram que foi um governo que avançou, possa continuar”, declarou ao site conquistense. 
 Em abril último, Marinho foi a Itabuna participar da posse do novo diretório do partido no município. No seu discurso, o bispo chegou a falar em “traição”, o que considera todos àqueles políticos que têm mandato pelo PRB e apoiam deputados de outros partidos. No evento político, Vane chegou acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que tentará a reeleição. Em 2010, a parlamentar, filiada ao PSC na época, obteve 1.616 votos em Itabuna.
 
Em 2012, Vane disputou o pleito municipal com o ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM), que buscava a reeleição. Vane do Renascer, como é conhecido, obteve 41,62% dos votos contra 40,61% de Azevedo. No pleito de 2010, o então candidato a deputado federal ACM Neto (DEM) cravou Itabuna como a cidade do interior baiano que obteve maior votação, com 12.544 votos. O democrata era apoiado pelo então prefeito Azevedo, seu correligionário. O campeão de votos foi o deputado federal Geraldo do Simões (PT), que cravou 23.639 sufrágios dos eleitores itabunenses. Dois anos depois, Simões lançou a mulher Jussara Feitosa como candidata a prefeita pelo PT, mas a petista ficou na terceira colocação com 15,36%.

Estudante é encontrada morta em quarto de república em Jequié

Natural de Ipiaú, a estudante do curso de química Mariana Galdino Fernandes, de 20 anos, foi encontrada morta na república em que morava em Jequié. A jovem, que estudava na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), estava sentada em uma cadeira com um cinto amarrado no pescoço. 
 
As causas da morte ainda são investigadas pela Polícia Civil, que não descarta a hipótese de suicídio, e depois da necropsia no Instituto Médico Legal, o corpo foi encaminhado para Ipiaú e sepultado na manhã deste sábado (28).
 
Na noite que antecedeu a morte, a jovem postou na sua conta do Facebook fotos da família com mensagens como “Amores da minha vida! Sempre amarei vocês!!”.
 
Em luto, a UESB emitiu nota sobre o falecimento. “Decretamos luto oficial de três dias no campus de Jequié em virtude do falecimento, e manifesta a sua solidariedade a todos os familiares e amigos da estudante”. Com informações do Blog do Anderson, Giro em Ipiaú e Itambé Agora.

Após discussão, mulher mata marido com nove facadas em Teixeira de Freitas


Morando juntos a apenas 40 dias, um desentendimento de um casal terminou em tragédia em Teixeira de Freitas. O crime ocorreu na noite deste sábado (28). Sebastião Silva de Sá, de 46 anos foi assassinado dentro da própria casa com nove facadas, supostamente desferidas pela própria mulher. Após ser esfaqueada, a vítima caiu e morreu na sala. A mulher foi identificada como Luana.

Luana, após golpear o companheiro, teria fugido levando consigo os dois filhos menores. Os delegados Kleber Gonçalves e Júlio César Telles ouviram testemunhas em relação à autora do homicídio. Na perícia de local ficou constatado que Sebastião fora morto com quatro facadas no peito, uma no pescoço, duas nas costas e outras duas no ombro esquerdo.

Vizinhos do homem morto disseram à polícia que a mulher seria usuária de drogas e ultimamente vendia alguns pertences da vítima para manter o vício.


Estádios lutam para não virar elefantes-brancos depois da Copa


A Copa do Mundo acabou. Pelo menos para Curitiba, Cuiabá, Natal e Manaus, que não terão mais partidas do torneio. Cada uma dessas cidades recebeu quatro jogos da primeira fase do Mundial e viveu dias de efervescência. O balanço oficial feito pelos governantes é que o Mundial foi positivo e trouxe benefícios aos municípios. O público total das 16 partidas realizadas nesses estádios foi de 634.102 torcedores, média de 39.631, número muito distante da realidade dos campeonatos regionais. Agora, de volta à rotina, os governantes buscam soluções para as arenas. A próxima cidade a se despedir da Copa é Recife, que recebe neste domingo Costa Rica x Grécia, pelas oitavas de final. Em Curitiba, a Arena da Baixada se tornou um enorme desafio para o Atlético Paranaense. A diretoria planeja operar o estádio com média de público próxima à capacidade total, de 43 mil torcedores. As receitas de bilheteria serão decisivas para o clube conseguir honrar os empréstimos feitos durante o período das obras. "A parte mais difícil vem depois da Copa do Mundo, que é pagar a conta", admitiu o presidente Mauro Celso Petraglia. A previsão inicial era de que a reforma da arena custaria ao clube R$ 135 milhões, mas o valor saltou para R$ 330 milhões. O Atlético tenta dividir a conta com o governo do Estado e a prefeitura de Curitiba, mas ainda não resolveu o impasse. Como a reforma atrasou, o estádio foi entregue incompleto à Fifa para a Copa do Mundo. Agora, o Atlético vai ter mais gastos para terminar a obra e ainda fazer os trabalhos de adaptação da arena às necessidades do clube. O futuro da Arena Amazônia preocupa. O governo do Estado, proprietário do estádio, já contratou uma empresa que deverá apresentar nos próximos meses um estudo com as opções mais viáveis de utilização do espaço. Atualmente há duas possibilidades: o Estado continua com o estádio e apenas repassa a operação para a iniciativa privada ou abre licitação para concessão integral durante o período de 20 anos. Um dos principais entraves da operação é o alto custo de manutenção, estimado em aproximadamente R$ 500 mil por mês. O destino do estádio, inclusive, é motivo de muita polêmica em Manaus. O Tribunal de Justiça do Amazonas já chegou a sugerir que a arena seja transformada em um centro de triagem de presos. Há quem defenda que o estádio, que custou quase R$ 670 milhões, seja vendido. Natal já faz planos para o seu estádio depois do Mundial. Com a retirada das arquibancadas provisórias, a Arena das Dunas terá sua capacidade reduzida de 40 mil para 31 mil espectadores. A ideia é não deixar o estádio com muitos lugares vazios em dias de jogo, já que ABC e América, os dois maiores clubes do Estado, têm médias de público baixas. No primeiro semestre, a média no estádio foi de pouco mais de 6 mil torcedores por jogo. Assim, o governo planeja levar shows de grande porte para a cidade, a fim de manter a arena ocupada. "O Rio Grande do Norte tem o cenário propício para grandes eventos internacionais, que têm força para impulsionar o desenvolvimento do turismo", apostou o secretário de Esportes, Joacy Bastos. Pelos próximos 20 anos, o local será administrado por uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Estado e a concessionária responsável pela obra. O secretário extraordinário da Copa no Mato Grosso, Maurício Guimarães, chegou a dizer que, se tivesse de dar uma nota para o desempenho de Cuiabá no evento, "sem dúvida seria dez", apesar de muitas obras de mobilidade urbana não terem sido concluídas. "A Copa do Mundo no Estado de Mato Grosso passou muito longe do fracasso que todos acreditavam que seria. Não houve necessidade de um plano B", disse. O desafio dos mato-grossenses agora é não deixar que a Arena Pantanal se transforme em um elefante branco. Já na última quinta-feira, um dia depois do último jogo da Copa no estádio, o processo de licitação da arena para concessão à iniciativa privada foi iniciado. Também caberá ao governador Silval Barbosa (PMDB) conduzir negociações para levar jogos do Campeonato Brasileiro para Cuiabá nos próximos meses. Tudo para não deixar o estádio sem utilidade.

Pastor Evangélico que abusa da filha de 13 anos é preso depois de ser quase lixado

]
Vizinhos de um líder de uma igreja evangélica na Vila Boa Esperança, no município de Várzea Grande, no estado do estado Mato Grosso, denunciaram o pastor que não teve o nome divulgado, por suspeita de abusar da filha de 13 anos, durante dois anos. De acordo com informações publicadas pelo Portal do Holando, a menina não teria suportado mais os constantes abusos e denunciou o pai a uma vizinha, que acionou a Polícia Militar.

Ainda de acordo com a publicação, a garota contou a polícia que, desde os 11 anos, é estuprada pelo pai, que sempre a espancava quando ela se recusava a aceitar a violência sexual. O último estupro, segundo ela, ocorreu na manhã de quarta-feira (25), numa rua do bairro Cohab 8 de Março, na Cidade Industrial. Após o ato, a menina foi até a vizinha e pediu para ficar na casa por alguns dias.

No período da tarde, o pai foi vê-la, mas foi agredido por vizinhos, que já tinham sido avisados sobre o abuso sexual sofrido pela menina. Com vários ferimentos, o pastor foi entregue para policiais militares, que o levaram para a Central de Flagrantes de Várzea Grande. A garota disse que "perdeu as contas" das vezes em que foi alvo da violência do próprio pai. “Não foram carícias, não. Foi estupro mesmo”, disse a menor, na delegacia.

Com o relato da menina, policiais civis plantonistas tiveram a concluíram que houve o estupro de vulnerável. O pastor confessou à Polícia que abusou da própria filha. Em seu depoimento, ele admitiu que mantinha relações com a menina e que o ato teria o consentimento dela. O depoimento do pastor deixou policiais plantonistas impressionados, principalmente com a frieza com que ele relatou os fatos. Ele tem outros dois filhos menores.

O flagrante será concluído pela Delegacia de Defesa da Mulher, Adolescente e Idoso de Várzea Grande. A delegada Daniela Maidel deverá ouvir mais testemunhas, antes de encerrar as investigações. Como se trata de uma situação considerada grave, a menina terá todo acompanhamento psicológico.


Torcedores se sentem mau com tanta emoção


Pelo menos quatro pessoas foram atendidas com problemas cardíacos durante o jogo do Brasil conta o Chile, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.  De acordo com o serviço médico privado da praça esportiva mineira, até o fim da partida, que terminou com a vitória da Seleção Brasileira contra o Chile nos pênaltis, foram registrados quatro casos de infarto ou princípio de infarto de torcedores. Segundo o bombeiro, Fábio Oliveira, uma das vítimas é um torcedor que veio do Rio de Janeiro com o filho. O homem é cardíaco e foi conduzido para um hospital. Informações do Estado de Minas.

Xingamento e muita confusão entre Chile e Brasil no intervalo

Um incidente ocorrido no intervalo do jogo em Belo Horizonte, quando houve um tumulto envolvendo o auxiliar técnico do Chile, Sebastian Beccacece, e alguns componentes da comissão técnica da seleção brasileira, deixou o clima entre as duas seleções bastante quente, com acusações e xingamentos dos dois lados. Sebastian Beccacece, que trabalha e toma as dores do técnico Jorge Sampaoli, teria se dirigido ao banco de reservas do Brasil para fazer provocações gratuitas, como fizeram alguns jogadores chilenos às vésperas da partida sobre a possibilidade de o árbitro inglês Howard Webb ajudar a seleção anfitriã no Mineirão. Ele teria chamado os brasileiros de "primitivos". De acordo com funcionários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o assessor de Imprensa da entidade, Rodrigo Paiva, tentou afastar o rival chileno para evitar uma confusão ainda maior. Os chilenos contam outra versão, a de que em meio ao bate-boca entre as duas comissões técnicas, tamanha era a catimba da partida, Paiva agrediu com um soco o jogador Pinilla, ao fim do primeiro tempo. O clima foi tenso até o final, com entradas duras dos dois lados em campo, mas sem com pedidos de desculpas. A Fifa não descarta a possibilidade de analisar o fato caso tenha imagens desse episódio, que também faz parte do fair play defendido pela entidade. Os chilenos, eliminados, devem deixar o Brasil neste domingo.

sábado, 28 de junho de 2014

É muita emoção - Assim não tem coração que aguente - Brasil ganha nos pênaltis

Dramático. Assim foi o duelo entre Brasil e Chile, neste sábado (28), no Mineirão. Após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, o duelo foi decidido nos pênaltis e o o time canarinho venceu por 3 a 2. O destaque foi o goleiro Julio César, que defendeu duas penalidades.

O JOGO
 
O duelo começou com as duas equipes se estudando e trocando passes no meio-campo. Quem chegou primeiro com perigo foi a Seleção Brasileira. Aos cinco minutos, Hulk cobrou, e a zaga tirou. Na sobra, Marcelo limpou bem e chutou. A bola passou perto do gol de Bravo.
 
Aos nove, Sánchez escapou pela direita e cruzou. Vargas caiu na área e pediu pênalti. Mas o árbitro mandou seguir. Três minutos depois, foi a vez do time canarinho reclamar. Hulk tabelou com Neymar e recebeu na área. Isla entrou na disputada, e o brasileiro caiu. E o juiz disse que o lance foi normal.
 
A primeira grande jogada de perigo veio aos 14 minutos. Neymar partiu mano a mano no contra-ataque, teve a chance de finalização na área, mas preferiu um novo drible e perdeu o lance.
 
Brasil abre o placar
Aos 16, Hulk fez boa cobrança de falta, e Bravo espalmou para escanteio.  Neymar cobrou, Thiago Silva desviou de cabeça, e a bola entrou depois de uma dividida entre David Luiz e Jara. 
 
O Brasil teve a chance de ampliar aos 26. Neymar deu grande arrancada do meio de campo até  a área, deixou o marcador para trás, mas bateu mal de perna esquerda.
 
Chile empata
Aos 30, veio o empate. O Brasil errou muito feio na saída de bola e entregou a bola nos pés de Alexis Sánchez dentro da área, ele não perdoou. 1 a 1
 
Após sofrer o gol, o time canarinho não se abalou e continuou criando jogadas de perigo. Aos 35, Neymar tentou de cabeça, a bola desviou em Silva e passou perto da trave. Três minutos depois, o camisa 10 recebeu na área, mas demorou muito para finalizar e a zaga cortou. Na sobra, Fred quase aproveitou, mas a bola subiu demais.
 
Aos 42, o lateral Daniel Alves arriscou de longe, mas Bravo colocou para escanteio. Porém, já nos acréscimos, o time comandado por Felipão falhou mais uma vez e quase sofreu o gol.  Luiz Gustavo errou na saída de bola, Sánchez entrou na área, mas Júlio César evitou o pior.

Segundo tempo
Brasil e Chile voltaram para a etapa final sem mudanças. Quem tomou iniciativa, foi o time canarinho. Aos quatro minutos, Fernadinho arriscou de fora da área e a bola raspou a trave.
 
Aos sete minutos, Neymar apareceu bem, mas prendeu novamente a bola em vez de tentar o passe e acabou desperdiçando boa oportunidade.
 
Gol anulado
Mais uma polêmica na partida. Aos nove, Hulk recebeu na área, dominou com o ombro, e mando para o fundo das redes. No entanto, o árbitro marcou toque na mão e puniu o brasileiro com cartão amarelo, para desespero de Felipão.

Julio César salva
Aos 19, o Chile chegou para direita com Isla. Ele cruzou para a área, Aránguiz chegou batendo forte e Julio César fez milagre e salvou o Brasil.
 
Após trocar Jô por Fred, Felipão resolveu fazer outra alteração aos 26. Tirou Fernandinho e colocou Ramires. 
 
Em sua primeira participação, o centroavante não foi bem. Aos 29, Hulk chegou pela ponta esquerda, cruzou na medida para Jô, que furou na hora de fazer a finalização.
 
Seleção insiste
O atacante Neymar, que estava um pouco apagado no segundo tempo, quase marcou aos 35. Daniel Alves colocou na cabeça do camisa 10, a bola foi no meio do gol, e Bravo fez uma bela defesa.
 
Aos 38, outra boa chance. Hulk driblou três chilenos, invadiu a área pelo lado direito e chutou cruzado. Bravo fez grande defesa e salvou o Chile.

Duelo vai para prorrogação
No primeiro minuto da prorrogação, Hulk tentou a jogada pela esquerda e sofreu falta. Ele levantou pedindo apoio da torcida, batendo no braço. Neymar cobrou e a zaga do Chile jogou para escanteio.
 
Aos nove, Jô recebeu de Marcelo dentro da área, ele chutou prensado e a bola sobrou fácil para Bravo. Dois minutos, Hulk fez mais uma boa jogada, desta vez pela direita, e Oscar cabeceou em boas condições, mas Bravo defendeu com tranquilidade.
 
Hulk voltou a insistir aos 13. Ele fez boa jogada e arriscou de fora da área, porém o goleiro chileno salvou mais uma vez.


Na segunda etapa da prorrogação, o técnico Felipão fez a última mudança e colocou Willian no lugar de Oscar, que já dava sinais de cansaço.
 
A primeira participação efetiva de Willian foi aos seis. Daniel Alves recebeu do meia e arriscou de longe, mas a bola saiu longe da meta de Bravo.

O Brasil quase sofreu o gol aos 14. Piniilla recebeu na entrada da área e bateu forte. A bola explodiu no travessão! 

Pênaltis

Brasil:  David Luiz (O), Willian (X), Marcelo (O), Hulk (X), Neymar (O)

Chile: Pinilla (X), Sánchez (X), Aranguiz (O) , Diaz (O), Jara (X)

FICHA TÉCNICA
Brasil x Chile
Copa do Mundo – Oitavas de final
Data: 28/06/2014 – sábado
Horário: 13h (de Brasília)
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (Inglaterra)
Cartões amarelo: Mena, Francisco Silva e Pinilla (Chile); Luiz Gustavo, Hulk, Jô e Daniel Alves (Brasil).
Gols: David Luiz (Brasil) ; Sánchez (Chile)

Brasil: Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires), Oscar (Willian); Hulk, Fred (Jô) e Neymar. Técnico: Felipão.
 
Chile: Bravo; Jara, Medel (Rojas), Silva; Isla, Díaz, Aranguiz, Vidal (Pinilla), Mena; Sánchez e Vargas (Gutierrez). Técnico: Jorge Sampaoli 

Zairo Loureiro está na lista dos “fichas sujas” do TCU


A omissão no dever de prestar contas e a não comprovação da aplicação dos recursos resultantes do convênio firmado com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE-ME), motivou o lançamento do nome do ex-prefeito de Canavieiras, Zairo Loureiro, no rol dos “fichas sujas”, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O motivo do lançamento são os recursos da ordem de R$ 410.898,20 enviados pelo Governo Federal cuja aplicação até hoje são desconhecidos.
Em vista da ausência de comprovação, pelo responsável, da aplicação regular a integral dos recursos transferidos, importou no julgamento pela irregularidade das contas, na condenação em débito e na aplicação de multa. Outro convênio firmado pelo ex-prefeito Zairo Loureiro com o FNDE, no valor de R$ R$1.288.093,39, para a construção de uma creche no bairro Sócrates Resende, também está sendo investigado pelo Ministério da Educação, Polícia Federal e Procuradoria-Geral da República.
Inclusão na lista - Até o dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve encaminhar à Justiça Eleitoral a relação dos responsáveis que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível daquela Corte, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado, em cumprimento ao disposto no art. 11, § 5º, da Lei nº 9.504, de 1997.
Segundo a alínea g do inciso I do art. 1º da Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64, de 1990), o responsável que tiver as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, não pode se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.
Impugnações - Candidatos, partidos políticos ou coligações podem utilizar as informações contidas na lista do TCU para impugnar o pedido de registro de candidatura de possíveis concorrentes no prazo de cinco dias, contados da publicação do edital do pedido de registro. A impugnação deve ser feita com base em petição fundamentada.

Canavieiras - Colégio Universitário da UFSB de Canavieiras estará em funcionamento em fevereiro de 2015


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu, na manhã desta quinta-feira (26), a visita do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro de Almeida Filho. Também participaram do encontro, a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, e a Diretora do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, Cristiane Belém.
A vinda do Reitor Naomar Almeida a Canavieiras teve como um dos objetivos comunicar ao prefeito Almir Melo as medidas que serão tomadas para a implantação do Colégio Universitário, que funcionará nas dependências do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Informa o Reitor, que em fevereiro do próximo ano, a unidade de ensino entrará em funcionamento.
Na opinião do prefeito Almir Melo, a implantação do Colégio Universitário é uma das propostas mais inovadores e democráticas da educação e que vem somar com seu plano de governo. Para ele, Canavieiras, finalmente, terá à disposição uma grande universidade, com cursos voltados para atender à demanda e o interesse regional.
Almir Melo explicou as dificuldades que os estudantes de Canavieiras encontram para ingressar nos cursos do terceiro grau, sendo obrigados a se deslocar para outras cidades. “Temos oferecido condução de qualidade e gratuito para diminuir as dificuldades vividas pelos acadêmicos, que a partir do próximo ano terão a oportunidade de estudar na sua própria cidade”, comemora o prefeito.
Com uma proposta inovadora e diferenciada, o ingresso na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) se dará nos Institutos de Humanidade, Artes e Ciências (IHAC), exclusivamente através dos cursos de Primeiro Ciclo, oferecidos em duas modalidades: Bacharelados Interdisciplinares (BI), por meio de seleção geral pelo Enem/Sisu e Colégios Universitários, para alunos da rede pública, por intermédio do Enem, em concorrência local.
Explica o Reitor Naomar Almeida, que integrarão à estrutura da Universidade a Rede Cuni, formada por 36 unidades, instaladas nos municípios da região com mais de 20 mil habitantes, entre eles Canavieiras. Neste caso, os concluintes do ensino médio em escolas públicas, selecionados pelo Enem numa razão de três candidatos por vaga, terão a opção de cursar nessas unidades os três quadrimentes de Formação Geral dos Bacharelados Interdisciplinares (BI).
Para os concluintes do BI que desejarem ingressar no Segundo Ciclo, com vistas à formação em carreiras profissionais, serão submetidos a processos seletivos baseados no aproveitamento no Primeiro Ciclo. Os cursos do Segundo Ciclo serão ministrados nos Centros de Formação Profissional e Acadêmica distribuídos nos três campi da UFSB.
A Universidade também oferecerá um programa de Mestrado Profissional – o Terceiro Ciclo – através de cursos próprios ou por convênios firmados com instituições parceiras. Esse programa contempla, ainda, os estágios ou treinamentos em serviços, sob a forma de Residência, redefinida de modo mais amplo.
A UFSB tem sedes em Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, onde funciona a Reitoria. Seu projeto de implantação é gradual, de modo a oferecer, em seis anos, 11 mil vagas anuais e acolher 18 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, o que representa um aumento de mais de mil por cento na disponibilidade de vagas no ensino universitário público.
O modelo de formação em ciclos com arquitetura curricular progressiva é uma das propostas inovadoras da UFSB, e se encontra em plena expansão no Brasil. Outra proposta da universidade é a implantação de tecnologia digital, interligando-a a outras universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais, através de fibra ótica de gigavelocidade.

Canavieiras-Ba - Assistência Social inscreve para curso de apicultura



A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está oferecendo mais um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os beneficiários do Bolsa Família. Desta vez, o município foi contemplado com o curso de apicultura, que terá início no dia 7 de julho. As matrículas podem ser feitas a partir da próxima quinta-feira (3), na sede da Secretaria.
Ressalta o prefeito Almir Melo, que Canavieiras conta com duas estações de tratamento de pólen e o produto é considerado o melhor do país. “Nossa intenção é, cada dia mais, capacitar a população economicamente ativa para que possa estar apta a desempenhar as atividades produtivas nas diversas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, a exemplo do segmento turístico”, concluiu o prefeito.
Segundo a secretária Vanessa Leite, O curso é gratuito e pode ser feito por iniciantes ou por quem já está na atividade. Trata-se de uma atividade que propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente”, explica. Atualmente, a Secretaria da Assistência Social promove um curso para Operadores de Máquinas Pesadas e planeja ampliar a oferta de oportunidades de geração de emprego e renda com novos cursos e palestras.
As aulas serão ministradas nos três turnos com turmas de 15 alunos e duração de quatro horas, de segunda a sexta-feira, durante 50 dias. Os interessados deverão possuir – no mínimo – o Ensino Fundamental e, no ato da pré-matrícula, apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. Mais informações serão prestadas no ato da inscrição.
Informa a secretária Vanessa Leite, que o oferecimento de cursos, palestras e oficinas é uma das atividades constantes da Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social. Essas ações têm como objetivo proporcionar condições para que os beneficiários do Programa Bolsa Família possam estar aptos a desenvolver a habilidade para a geração de renda.
Atualmente, a Secretaria da Assistência Social de Canavieiras está promovendo o Curso de Capacitação de Máquinas Pesadas, em parceria com o Plano Territorial de Qualificação (Planteq). O curso faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal para oferecer a formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social. 

Politicagem barata - O povo está de Olho!

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa (PSD), utilizou os microfones da Rádio Subaé de Feira de Santana para cobrar da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) o repasse de cerca de R$ 300 mil, provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o gestor, desde abril a unidade médica do município não recebe os recursos.

Furão, como é conhecido, diz que sem a verba federal, a prefeitura será obrigada a fechar as portas do único hospital público da cidade.

Na entrevista ao programa "Ronda Policial", o gestor afirmou que a suspensão do repasse é uma retaliação por ele, que é do mesmo partido do vice-governador e candidato ao Senado Otto Alencar, declarar apoio ao candidato da principal chapa de oposição ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM). 


Tribunal de Justiça da Bahia tenta tapear desfecho dizendo que vai agregar Comarcas

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) explicou que a proposta de desativação de 25 comarcas no interior do estado trata-se, na verdade, de agregação. De acordo com o tribunal, as 25 comarcas e 25 varas judiciais, todas de entrância inicial, serão agregadas a comarcas vizinhas, obedecendo a critérios técnicos. As comarcas de entrância inicial são aquelas com extensão territorial de até 200 quilômetros quadrados, entre outros aspectos previstos na Lei de Organização Judiciária da Bahia (LOJ). O tribunal explica que, aquela comarca que não houver juiz titular, e o volume de processos ajuizados no último triênio seja menor do que 50 por mês, será agregada a outra comarca de maior volume processual, e que esteja até 50 quilômetros de distância. O tribunal informa que os fóruns das comarcas agregadas continuarão funcionando normalmente, e que continuarão a receber novas ações judiciais. Além do mais, a Corte baiana afirma que os processos antigos não serão transferidos, assim como os servidores, que não serão remanejados para outras localidades, e continuarão trabalhando sem qualquer alteração na sua rotina diária. Um dos exemplos citados pelo TJ-BA é a comarca de Abaré, no nordeste do estado, onde foram ajuizados, respectivamente, 498, 372 e 769 processos nos anos de 2011, 2012 e 2103. Até abril deste ano, ingressaram 102 ações na comarca, e como não há juiz titular e o prédio fica em um prédio alugado, a comarca será agregada a unidade Chorrochó, localizada a 49 quilômetros de distância. A agregação está prevista na LOJ baiana. O tribunal refuta a informação de que se trataria de desativação, como aconteceu em 2011, quando 41 comarcas deixaram de existir por decisão do Tribunal Pleno. Neste caso, os processos das comarcas foram levadas para unidades vizinhas, os servidores foram transferidos ou permaneceram na comarca de origem atuando nos Conselhos Municipais de Conciliação. O TJ-BA afirma que com a agregação busca racionalizar os custos, sem prejuízos para os cidadãos, além de ampliar a jurisdição dos juízes das comarcas agregadoras, reordenar a administração Judiciária e tornar mais eficiente o atendimento à população.

Homem aplica golpe em Ilhéus e leva mais de R$ 500 mil

Cerca de 40 pessoas compareceram à Delegacia de Furtos e Roubos de Ilhéus, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (27), para registrar queixa contra uma empresa conhecida pelo nome de Rede Pague, que se passava por correspondente bancária, recebia pagamentos de contas de luz, água e outros títulos, mas ficava com todo o dinheiro.
De acordo com a delegada Rita de Cássia Ribeiro, da Delegacia de Furtos e Roubos de Ilhéus, as vítimas do golpe registraram queixa após receber comunicado das empresas de que as constas não estavam pagas. Segundo a delegada, em depoimento os funcionários da loja contaram que ao chegar nesta sexta para trabalhar, encontraram a loja completamente vazia.
Um homem identificado como Sullayuan Cordeiro Amorim, com idade estimada entre 25 e 27 anos, responsável pela rede, havia inalgurado o "negócio", com diversos pontos na cidade, no dia 18 de junho, pouco tempo antes do início do feriado e das festas de São João.
Segundo os funcionários da loja, eles começaram a ficar desconfiados quando o dinheiro arrecadado das contas não era levado por um carro forte, e sim pelo dono, que colocava a quantia dentro de um envelope e o escondia dentro das calças.
A policia estima que durante o período de funcionamento da loja tenham sido levados cerca de R$ 500 mil a R$ 1 milhão de reais. De acordo com as investigações, o homem também não teria pago pelo aluguel dos pontos colocados na cidade, além do salário de todos os funcionários. Segundo a polícia, o suspeito também não pagou a pousada onde estava hospedado na cidade.
A polícia acredita que o suspeito utilize um nome falso e que ele faz parte de uma quadrilha. A polícia investiga se existe algum banco credenciado à rede, e se existem laranjas envolvidos.
Imagens das câmeras das lojas vizinhas foram solicitadas para tentar conseguir uma imagem do suspeito.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Una-Ba Dinho da Estaca inaugura Serraria com inédita loja de Móveis Rústicos nessa segunda-feira

O empresário conhecido na região como "Dinho da Estaca" estará lançando na próxima segunda (30), mais um empreendimento de destaque no município de Una-Ba, que vai em muito somar para o desenvolvimento comercial da cidade por se tratar de um empreendimento gerador de empregos e que envolve tanto a fabricação artesanal quanto a fluência de negócios.
Trata-se da mais nova Serraria Pau Brasil, localizada logo na entrada da cidade, ao lado do Colégio Paulo Souto, próximo a Rodoviária. O empreendimento terá funcionando ao fundo do prédio a Serraria com vendas de Madeira de Lei legalizada todas as bitolas e na frente do prédio, uma linda e sortida loja de móveis rústico feito com madeira de Lei legalizada e com um espetacular acabamento, além de excelentes preços. 
Segundo "Dinho da Estaca", "esse empreendimento vem para preencher essa lacuna do setor de comércio de móveis na cidade, tendo em vista que se trata do primeiro estabelecimento em Una especializado na venda e produção de móveis desse tipo". E, segundo o empresário, o primeiro no gênero.
Dinho afirmou que as portas da loja estará aberta para o público a partir dessa segunda (30/06) com os fones para contato: 73 -3236-1119 e 9966-3293. Vale a pena conferir!     
  












Ilhéus faz 480 anos nesse Sábado


A programação comemorativa do aniversário de 480 anos da cidade de Ilhéus tem início nesta sexta-feira, dia 27 com uma série de shows musicais.
Às 18h30min, haverá o lançamento do Programa Musical Seis e Meia, na Tenda do Teatro Popular de Ilhéus, instalada na Avenida Soares Lopes.
Logo após, às 19 horas, terá início a segunda noite do show evangélico, na confluência da Avenida Itabuna e a Rua 31 De Março.
Em seguida, a partir das 20 horas, na Praça Dom Eduardo, a festa da cidade, será animada com um show de forró que inclui as bandas Caviar com Rapadura, Estakazero, Colher de Pau e Banda Di Bali.
No sábado, dia 28, data oficial de aniversário da cidade, a programação começa às 8 horas, com a abertura do Campeonato da Cidade de Futebol de Salão (Torneio Início), no Ginásio de Esportes Herval Soledade.
Às 8h30min, na Praça Dom Eduardo, o prefeito Jabes Ribeiro, o vice Carlos Machado, o presidente da Câmara, Josevaldo Machado, entre outras autoridades, civis e militares, participam da solenidade de hasteamento às bandeiras.
Logo após, às 9 horas, haverá celebração de missa solene na Catedral de São Sebastião e, no mesmo horário, no Estádio Mário Pessoa, será realizada a partida final do Campeonato Ilheense de Futebol Amador, promovido pela Liga Ilheense de Futebol (LIF).

Bandido imita apresentador e mostra armas de grosso calibre ameaçando a Polícia

Um suposto traficante resolveu "brincar" com a segurança pública do Estado de São Paulo. Um vídeo que se espalha pelas redes sociais, que mostra um homem identificado apenas por "Bicó", reforça a ousadia das pessoas que possuem um possível poder no mundo tráfico de drogas.

Nas imagens, é possível ver o traficante, como o mesmo se anuncia, com duas pistolas. Como um trófeu, "Bicó" as exibe para a câmera e ainda faz uma alusão ao imitar o apresentador do programa Cidade Alerta, Marcelo Rezende. Em suas palavras, o homem que diz ser um "traficante violento" promete que se bater de frente com um carro da polícia fará estrago. Veja Vídeo. 


Capitão Tadeu é cassado


A ministra Luciana Lóssio, em decisão monocrática, cassou o mandato do deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), na última quarta-feira (25). O motivo são os cerca de 12 mil votos que pertencem a Vank Medrado, do PSL, ex-candidato à Assembleia Legislativa. Em dezembro de 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou válidos os votos obtidos pelo ex-postulante, ao promover uma mudança no coeficiente eleitoral que derrubou o deputado estadual eleito Carlos Brasileiro do PT e promoveu Tadeu à vaga. Em entrevista ao Bahia Notícias, a advogada de Capitão Tadeu, Cristiane Sandes, informou que espera apenas a publicação para recorrer da decisão. "Como saiu na quarta-feira, ainda não foi publicada no Diário. Estamos esperando essa publicação para recorrer. Enquano isso, Tadeu continua legislando", garantiu. Ainda de acordo com a defesa do parlamentar, a Polícia Federal concluiu um inquérito que aponta fraude no pedido de reconsideração dos votos de Vank. "A ministra, que foi advogada da campanha de Dilma Rousseff, do PT, se prendeu à jurisprudência. Mas, o mérito ainda não foi julgado", pontuou. 

Missionário é preso por abuso sexual na Chapada Diamantina

Com prisão decretada pela Justiça, Renato Leandro Aparecido, de 38 anos, que se dizia missionário religioso para atrair e abusar sexualmente de crianças, foi capturado, nesta quinta-feira (26), em Iramaia, na Chapada Diamantina baiana. Equipes das polícias Civil e Militar cumpriram o mandado de prisão na residência do acusado, que segue custodiado na Delegacia Territorial (DT) do município onde foi encontrado. De acordo com a delegada Ana Beatriz Bonfim, titular da DT/Jequié, que participou da investigação, Renato é natural de São Paulo, e chegou há seis meses a Iramaia, onde fixou residência. Denunciado à polícia por exploração sexual de crianças da região, ele não resistiu à prisão, mas foi conduzido à unidade policial.

Atirador pediu permissão para abater suspeito na abertura da Copa

Um atirador de elite pediu permissão para abrir fogo contra um homem armado que estava próximo à tribuna onde estavam a presidente Dilma Rousseff, autoridades da Fifa e chefes de Estado, durante a abertura da Copa, no dia 12 de junho, no estádio do Itaqueirão, onde a mandatária chegou a ser hostilizada com xingamentos pelo público. O disparo foi evitado após o homem ter sido reconhecido como um policial militar. O caso foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e é investigado para evitar falhas nos protocolos das partidas. O sniper do Grupo Especial de Resgate (GER) da Polícia Civil avistou um homem com um uniforme do Grupo de Ações Táticas (Gate), da Polícia Militar, em uma área de acesso proibido. Além de Dilma, estavam lá autoridades como o vice-presidente, Michel Temer, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Informações da Folha.

Para Dilma vaias são xingamentos desqualificados


A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, usou o seu discurso durante a convenção estadual do PT que oficializou o nome de Rui Costa como postulante ao governo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (27), no Parque de Exposições, em Salvador, para falar sobre a realização da Copa do Mundo no país. Para a petista, as vaias que ela recebeu na partida de abertura do torneio, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foram "xingamentos de uma política desqualificada". "Estar aqui na Bahia é para mim um momento muito especial. Me sinto fortalecida por essa força que emana da energia de cada um e de cada uma. Nessa eleição nós vamos ter momentos muito difíceis, porque quem não tem argumentos apela e usa todos os artifícios, especialmente a mentira", atacou.

Segundo a mandatária, o Mundial foi "um momento de grandes mentiras". "Há um tempo atrás diziam que não ia ter Copa e, se tivesse, seria um fracasso porque os estádios não estavam prontos, e os estádios estão todos prontos, vocês podem ver a Fonte Nova", exemplificou, ao rebater ainda as críticas às obras de mobilidade e de reforma e ampliação dos aeroportos, às quais considerou que fluíram "dentro da normalidade". "Mentiram sistematicamente sobre a Copa e isso também se expressou em uma superestimação no povo brasileiro, que está dando um show de bola dentro dos estádios, pois somos generosos, alegres, e nós temos isso [comprovado] em cenas fantásticas de congraçamento, de amizade, entre brasileiros e turistas de todo o mundo", opinou, ao citar um dueto entre a banda da Polícia Militar e da torcida holandesa durante a execução da música "Aquarela do Brasil". "Isso abriu toda a cerca que separava a torcida", completou. Ao conclamar os presentes, estimados pela organização do evento em 20 mil pessoas, a votar na chapa governista, tanto em nível local quanto federal, ela disse que a população deve exaltar a administração petista, desde o ingresso no poder do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. "Nós vamos ter como rebater a mentira e a desinformação nessa eleição. Nós fizemos muitas coisas e temos que nos orgulhar desse país e não nos envergonhar, como querem alguns. Assim como não temos nada que nos envergonhar da Copa do Mundo, a Copa das copas, não temos porque nos envergonhar desses 11 anos, porque fizemos muito", sugeriu.

Rui Costa se emociona na Convenção do PT da Bahia


Depois de creditar o sentimento de antipetismo à “insatisfação da classe média com os avanços sociais”, o candidato à sucessão do governador Jaques Wagner, Rui Costa (PT), voltou a criticar as camadas sociais mais abastadas, em discurso na convenção estadual do partido, nesta sexta-feira (27), em Salvador. Ele relembrou a infância no bairro da Liberdade, em Salvador, e o estímulo da família para que estudasse para sair da pobreza antes de se tornar deputado federal. Em seguida, começou a reclamar daqueles “que nunca gostaram de gente pobre, que nunca acreditaram nos mais carentes”. “Alguns da elite brasileira ficam discutindo na internet, que xingam a senhora. Fui convencer uma dessas pessoas da elite a votar na nossa chapa”, disse. O petista conta, sem citar o nome, o caso de uma “patroa” do sudoeste baiano que negaria adesão à sigla por conta de um episódio com a empregada doméstica. A funcionária teria afirmado que não poderia trabalhar em um domingo, porque ia ao cinema com a família, ao utilizar o benefício do Vale Cultura. “Essa patroa de Vitória da Conquista, que se considera a elite da elite, disse: 'Vê se pode a ousadia que o PT tá dando a esse povo'. É esse povo [elite], presidenta, que xinga a senhora”, argumentou.
Rui também falou da origem carente para elogiar o aumento no número de escolas técnicas durante os governos do ex-presidente Lula e da atual mandatária Dilma Rousseff, ambos petistas presentes no evento. “Eu estudava em escola técnica, porque minha família era muito pobre e eu sabia que precisava começar a trabalhar logo. Eu fui estudar na única escola técnica que tinha, que ficava no Barbalho. Hoje, depois de Lula e depois de Dilma, nós chegaremos a 30 escolas técnicas espalhadas pelo estado”, afirmou. Em discurso direcionado à chefe do Executivo nacional, o parlamentar ainda disse acreditar na eleição da chapa governista em primeiro turno. “Porque não foi o governador Jaques Wagner quem botou água no Rio São Francisco. Foi Deus quem botou água no São Francisco. O que ele [Wagner] fez foi ter coragem e vontade de chegar para a presidente e dizer: ‘Na região, vai faltar água e eu preciso trazer uma adutora’”, justificou. Rui também destacou o aumento de universidades federais, os benefícios dos programas Água e Luz Para Todos, e Minha Casa Minha Vida, além da construção de estradas na Bahia.