Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Polícia Militar da cidade de Una/Ba lança Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência com o apoio da prefeita Diane Rusciolelli




O Comandante da Companhia da Polícia Militar que atua no município de Una/Ba Major Airton, lançou nessa manhã do dia 30/06, no Auditório da Câmara de Vereadores da cidade, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência com o apoio da Prefeitura Municipal que se fez presente na pessoa da prefeita Diane Rusciolelli e da Secretária da Educação Leninha Cavalcante.

Segundo o Comandante Airton, a Instituição centenária que tem o mister constitucional de manter e preservar a ordem pública, ao longo de sua existência vem desenvolvendo atividades de combate a criminalidade em suas diversas faces. Nesse bojo, com o fito de erradicarmos o tráfico de drogas atuando na raiz do problema, o programa tem como objetivo focar o público infanto-juvenil, o que tem obtido resultados satisfatórios. 

O processo de aprendizado e de conscientização desenvolvido por policiais, em sala de aula durante o ano letivo, busca afastar crianças e adolescentes das drogas e da violência. Essa filosofia social do PROERD, de desenvolver trabalhos de prevenção ao uso de drogas e oferecer alternativas que possibilitem a redução de outros problemas locais afetos à segurança pública.     


A prefeita Diane Rusciolelli enfatizou a importância desse programa no município. Sobretudo, nas Escolas, o que possibilita o combate ao mau que assola principalmente a classe jovem, na própria raiz do problema, o que vai permitir uma adequação da violência urbana oriunda dessa questão social. Diane ainda acrescentou que o município está a inteira disposição da Policia Militar para ajudar no que for necessário com o objetivo do sucesso do programa.   

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Morre Cristiano Araújo em grave acidente automobilístico

O cantor Cristiano Araújo morreu na manhã desta quarta-feira (24) após sofrer um acidente de carro na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. A informação foi confirmada pelo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), para onde ele foi transferido.
Segundo os bombeiros, o cantor voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado, quando veículo em que ele estava, um Range Rover, saiu da pista e capotou. O cantor chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Empresário do cantor, Antônio Pereira dos Santos já havia confirmado que a namorada de Cristiano, identificada como Allana Moraes, 19 anos, que estava com ele no veículo, morreu no local.

O acidente aconteceu por volta das 3h30 desta quarta-feira, segundo o Corpo de Bombeiros.Inicialmente o cantor foi levado ao Hospital Municipal de Morrinhos e depois transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel até a capital. Em seguida, seguiu de helicóptero até o Hugo.
Além do cantor e da namorada, outras duas pessoas estavam no carro. Segundo os bombeiros, elas sofreram ferimentos leves e também foram encaminhadas a um hospital na capital.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que as causas do acidente ainda são apuradas. “Fizemos um levantamento no veículo, que é do ano de 2015, e ele estava em perfeitas condições. A suspeita inicial é que o motorista tenha dormido ao volante, mas tudo isso ainda é devidamente apurado”, afirmou o inspetor Newton Moraes.
Segundo o empresário, o cantor costumava viajar com um motorista particular para que "pudesse dormir após o show" e não precisasse dirigir. Ele ressaltou, ainda, que o condutor "é experiente e acostumado a guiar de madrugada".
Na última terça-feira (23), o cantor publicou em sua página no Instagram uma mensagem dizendo que estava partindo da Bahia, ao lado na namorada, com destino a Itumbiara. Após o acidente, muitos fãs comentaram na imagem sobre o ocorrido e mandam mensagens de solidariedade ao cantor.
O próximo show de Cristiano Araújo estava marcado para acontecer na noite desta quarta-feira em Caruaru, em Pernambuco.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Prefeita de Una/Ba garante o tradicional Arraiá da Colônia e pacote de obras na localidade

quadrilhas se apresentarão no Arraiá da Colônia 

obras se espalham pelo distrito 

a avenida principal será totalmente pavimentada 



Numa demonstração de compromisso e responsabilidade com a população unense, a prefeita Diane Rusciolelli da cidade de Una/Ba, confirma a realização da festividade junina que já é tradicional no município,  com a festa do Arraiá da Colônia, mesmo com toda a crise em que o país atravessa e a escassez de recurso.

Segundo informações da prefeita, essa festa é uma reivindicação da população, que aproveita o grande movimento de público que se faz presente para comercializar produtos, aquecendo a economia no município, além da fomentação do turismo no município.   

O Arraiá já é uma tradição na localidade, e para essa nova edição, a Prefeitura, com a ajuda do governo do Estado, através da Bahiatursa, estará realizando um evento mais encorpado, com som de qualidade e palco de maior tamanho, além de bandas de expressão no Estado.

O evento acontecerá nos dia 26 e 27/06 (sexta e sábado), exatamente entre o São João e o São Pedro, no Galpão Municipal localizado no coração da sede do distrito de Colônia, em área totalmente coberta e com todo o apoio da Polícia Militar e Civil, além de contar com a atuação da Guarda Municipal, fortalecendo o sistema de segurança da festa. A empresa de transporte Dzset confirmou que estará com transporte da linha Sede/Colônia prolongado nos dias do evento, o que vai facilitar o acesso para o Arraiá.

Na sexta 26/06, acontecerá a apresentação de diversas quadrilhas do município e de cidades vizinhas que já confirmaram a participação. Em seguida acontecerá a apresentação das bandas “Adrianinho Brito” – Forró Danado de Bom e Maria Bretheira. No sábado 27/06, além das quadrilhas, se apresentarão no Palco as Bandas Trio Shot Novo – Mel de Forró e Arielson.  

No entorno do palco serão instalados várias barracas de comidas típicas, parque infantil, barracas de jogos, além de diversas outras atividades recreativas. O evento terá toda a cobertura da experiente equipe da Studio Planet Vídeo, com experiência comprovada em cobertura de eventos desse tipo, inclusive, com divulgação imediata na internet de fotos e vídeos de toda a festividade. Atualmente, a empresa de comunicação pertencente ao jornalista Luiz Lima, atua também como responsável por produção de programas apresentados na TV a cabo (TV Itabuna), numa parceria que vem se solidificando.

A prefeita Diane Rusciolelli fez questão de acrescentar que no distrito também se comemora a realização de diversas obras que consolidarão o desenvolvimento e a melhoria de vida da população local, a exemplo do complemento da pavimentação da Av. Brasil (principal via de acesso da localidade), construção da Creche, construção do mine-hospital, reforma do Posto de Saúde, recuperação das estradas vicinais e pavimentação de diversas ruas.

“Colônia de Una nunca foi tão beneficiada em só governo com obras como essa gestão vem fazendo. Com a ajuda do vereador Davi Cerqueira, estamos dotando a localidade de equipamentos de suma importância para o desenvolvimento local, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores com a pavimentação da Av. Brasil e diversas outras ruas. Isso tem sido motivo de alegria e mais uma razão para realizarmos esse evento e comemorar junto com o povo essa obras que em muito vão servir”. Concluiu a prefeita.                     



Quadrilha Travação desfila nesta terça e quarta (23 e 24)



Nesta terça e quarta-feiras (23 e 24) a Quadrilha Travação faz as tradicionais apresentações pelas ruas de Canavieiras. Este ano, o percurso da quadrilha será feito no trajeto inverso, com saída das imediações da praça Maçônica, seguindo pela rua 13 (Octávio Mangabeira) até praça 25 de maio (centro), ao lado do Mcvita.
A Travação se apresenta nas noites dos dias 23, com trajes normais, já no dia 24 é a chamada “Noite do Vira”, ou a noite da popular “Mocreia”, quando os homens se vestem de mulher e as mulheres de homem. “Antes da apresentação costumamos realizar três ensaios e já temos a convicção que vamos, mais uma vez, arrasar nas duas apresentações”, conta Duda Ribeiro
Um dos exemplos sui generis de quadrilha é a “Travação”, preservação da memória cultural dos festejos juninos e o entretenimento popular. A “Travação” é considerada a maior do mundo e é puxada por um trio elétrico durante o seu percurso, grande apresentação no final.

Segundo a organizadora da Quadrilha Travação, a artista musical e educadora Duda Ribeiro, além de levar a alegria e garantir a preservação da cultura, o grupo, que se apresenta ha 19 anos, não tem fins lucrativos e realiza um trabalho de assistência social, pois toda a arrecadação de alimentos não perecíveis doada pelos participantes é destinada às famílias carentes.

Vândalos destroem árvores plantadas no Caminho da Fé em Canavieiras


Um dos equipamentos turísticos considerados essenciais para o desenvolvimento do turismo em Canavieiras, o Caminho da Fé, sofreu a ação de vândalos na noite desta última quinta-feira (18). Eles quebraram o arrancaram diversas árvores de eucalipto, plantadas recentemente pela Prefeitura.
Para o prefeito Almir Melo, não parece se tratar apenas de uma ação qualquer de vandalismo, mas de um crime orquestrado por pessoas que sempre estão contra o progresso na cidade de Canavieiras. Para ele, sempre que uma grande obra é anunciada ou realizada, sofre com a atuação desses grupos.

Na semana passada, o prefeito Almir Melo anunciou a assinatura da ordem de serviço da Passarela do Robalo e do Caminho da Fé, ambos localizados no Parque Recreativo e Ecológico Luiz Eduardo Magalhães. De acordo com o prefeito, o que seria uma grande notícia para Canavieiras, infelizmente, se transforma num caso de polícia.

Assentamento Nova Canaã II apresenta Edital para eleição


A Comissão Eleitoral do Assentamento P. A. Canaã II torna público o edital com o regulamento para as eleições que serão realizadas no dia 12 de julho próximo, com início às 9 horas. Localizado na região de Barreiras, em Canavieiras, o Assentamento possui estatuto próprio, que uniformização dos atos, inclusive eleitoral, como a convocação dos assentados para a realização da eleição, inclusive a Assembleia Geral.
De acordo com o Estatuto do Assentamento, a eleição para os membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal será realizada por votação direta e secreta, conforme o estabelecido no art. 39, § 1º. Os membros que desejam participar das eleições como candidatos deverão entregar suas chapas com os respectivos nomes dos componentes até 10 dias antes da eleições (2 de julho), como especifica o 42 do Estatuto.

Para participar das eleições, votando ou sendo votado, os assentados deverão constar na lista de relação dos beneficiários do Assentamento Canaã II. Até agora já existem duas chapas concorrendo: a chapa de cor branca, encabeçada por Davi Mota Vilas Boas; e a de cor verde, encabeçada por Carlito Reges dos Santos.

Canavieiras se destaca na produção de frutas e abastece a região e o Sudeste


Tornar o município de Canavieiras um grande polo de produção de hortifrutigranjeiros e fruticultura é um dos vários projetos elaborados pelo Governo da Reconstrução. Para isso, o prefeito Almir Melo tem envidado esforços no sentido de manter condições favoráveis de produção da zona rural, em todos os setores da agropecuária.

De acordo com o prefeito, hoje a Prefeitura mantém em atividade diversos programas e projetos que proporcionam benefícios aos produtores rurais. Entre eles, a abertura e a conservação das estradas vicinais, a distribuição de sementes de milho e feijão, de mudas de cacaueiros e outras essências florestais e assistência técnica prestada por engenheiro agrônomo e técnicos em agropecuárias, através da Secretária Municipal da Agricultura.

Um exemplo na produção de frutas pode ser visto na Fazenda Planalto, na região do Poxim/Sarampo, área de antigo assentamento rural que não prosperou. A fazenda, hoje de propriedade de Julival Santos de Jesus, conhecido como “Bizilunga”, pode ser considerada um exemplo de como se produzir bem frutas variadas, sem a necessidade de se endividar.

Segundo Julival, a pequena e média agricultura é uma atividade que somente poderá ser desenvolvida por quem participa do dia a dia do campo, conforme o ditado: “quem engorda o boi é o olho do dono”. E assim ele faz o seu cotidiano: mesmo morando na cidade (Canavieiras) chega à fazenda antes do amanhecer e só sai quando escurece, a não ser quando tem que negociar a produção nos sacolões.

Julival não economiza quando o assunto é a diversidade da produção, citando que em sua fazenda são produzidos cocos, cupuaçu, sapotis, café conillon, banana-da-terra, graviola, aipim e eucalipto. Segundo o secretário municipal da Agricultura, João Brasil, Julival é um produtor que está sempre antenado com a tecnologia de produzir bem produtos que encontrem fácil colocação no mercado.

Trabalhar o solo – Para o produtor Julival, é preciso aprender com a terra, sempre observando bem quais os cultivos que se adaptam bem ao solo onde se vai trabalhar. Ele conta que no início foi muito difícil, por se tratar de uma área onde abundava o terreno arenoso, com muito sapé e outras vegetações que predominam em solos ácidos.

Julival conta que nem assim desanimou, e passou cultivar espécies de ciclo curto, a exemplo de melancia, abóbora, mamão, dentre outras. “Fomos trabalhando de forma intuitiva, tanto para poder vender a produção num menor tempo, como para melhorar o solo, incorporando toda a parte verde da planta na própria terra. Com isso, não precisaria tomar dinheiro no banco para produzir”, revela.

O secretário da Agricultura de Canavieiras, João Brasil, ressalta que se todo o produtor rural agisse como Julival, as oportunidades dadas pela agricultura seriam bem melhores.  “Ele é um grande observador, nos diz o que viu e o que pensa e aplica todas as orientações dadas pelos técnicos. Costumo dizer que ele é um grande sonhador que sabe transformar os sonhos da forma mais racional possível”, diz o secretário.

Consórcios – Mesmo sem ter qualquer “intimidade” com as pesquisas e modelos de agricultura, Julival inovou em sua propriedade ao implantar os Sistemas Agroflorestais, os conhecidos SAF's. Ao colher a produção de ciclo curto, plantou os “talhões” com banana da terra, café conillon e aipim; banana-da-terra, aipim e graviola. A banana-da-terra e o aipim, além de sombrearem o café ou a graviola, ainda contribuíam para a fertilização do solo.

Atualmente, nos 17 hectares de uma de suas propriedades há 500 pés de graviola e 8,5 mil pés de café conillon, parte deles ainda divididos com banana da terra e aipim. Graviola e café são os carros-chefes da produção da Fazenda Planalto, cujos cultivos deverão ser ampliados. “Quero plantar mais três mil pés de café e 200 pés de graviola. Minha intenção é conseguir uma produtividade de 60 quilos por pé de graviola”, prevê Julival.

Sempre em busca de uma grande produtividade, Julival procura estar “de olho” no mercado, seja o local ou do Sudeste, a exemplo de São Paulo, para onde manda a produção de coco seco e cerca de 10 mil caixas de sapotis por ano. “Se o mercado apresentar complicação, mudo de cultivo”, afirma o produtor rural, ressaltando que a graviola é um produto de excelente comercialização e encontra mercado em Canavieiras, Santa Luzia, Camacã, Ubaitaba e Travessão (Camamu) .

E sempre agiu assim, dizendo que são a agricultura e o mercado que apontam o caminho para o produtor rural. Outro ensinamento dele é: “O pequeno agricultor só pode ter o que ele possa zelar”. Julival conta que nunca se arrependeu de mudar de cultivo, deixando de produzir pinha, mamão e pimenta, na busca de melhores produtos.

Como começou – Em 1996, com a chegada da vassoura-de-bruxa na região, ele e outros seis colegas deixaram a fazenda em que trabalhavam em Ubaitaba para tentar nova vida na área de assentamento Poxim/Sarampo. Com a ajuda da família que trabalhavam, adquiram as terras (42 hectares). Os companheiros não se adaptaram ao novo estilo de vida e deixaram as áreas. As mesmas foram sendo adquiridas por ele, que mantém a área original em sociedade com um dos sócio.

Aos poucos, o produtor foi se estabilizando e adquiriu mais 17 hectares (só dele). Antes disso, participou de vários cursos dados por instituições ligadas a agricultura, se qualificando. “Ele aproveitou todas as oportunidades surgidas ao longo dos anos e ainda continua em busca de informações, daí o sucesso alcançado no seu negócio”, conclui João Brasil.























domingo, 21 de junho de 2015

Pesquisa Datafolha aponta rejeição de 65% sobre o o governo da presidente Dilma


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado aponta que a gestão da presidente Dilma Rousseff chega ao fim do primeiro semestre avaliada como ruim ou péssima por 65% do eleitorado. O percentual é um recorde desde o início de seu primeiro governo, em 2011. Ainda segundo Folha, apenas o ex-presidente Fernando Collor de Melo superou a marca, com 68% de reprovação em setembro de 1992, poucos dias antes de seu impeachment. Se considerada a margem de erro da pesquisa, de dois pontos para mais ou para menos, há um empate entre as duas avaliações. Classificam como regular 24%. 

Na consulta, realizada entre a quarta (17) e a quinta-feira (18), 10% consideram o governo de Dilma como bom ou ótimo, um terço de sua pior aprovação no primeiro mandato, em junho de 2013. Em relação a abril, a reprovação subiu 5 pontos percentuais e a aprovação reduziu 3 pontos. Não há grande variação da percepção da gestão da petista ao longo das faixas de renda. Entre os eleitores mais pobres, com renda até dois salários mínimos, 11% aprovam e 62% reprovam. Entre os mais ricos, com renda acima de 10 salários mínimos, 12% aprovam e 66% reprovam. Já em relação às regiões, a variação é maior: no Nordeste, a aprovação é de 14% e a reprovação, 58%. Já no Sudeste é, respectivamente, 7% e 69%. 

ACM Neto na rota do PMDB em parceria com Geddel Viera Lima. Será?


Caciques partidários sinalizam que após frustradas as tentativas de fusão do DEM com outras legendas, a exemplo do PTB e do próprio PMDB, o destino mais provável do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), será no ninho peemedebista. Ainda democrata, ACM Neto não fala sobre o assunto, mas a leitura de figuras que orbitam a zona de decisão do prefeito sugere que há um caminho irreversível para outro destino, diferente do conforto do partido herdado do antigo carlismo.

 O cenário é de indefinição, até a finalização da reforma política. Com a redução da representatividade federal do DEM, o prefeito de Salvador tenta projetar o nome para o futuro político e precisa de um partido com musculatura boa na esfera estadual e federal. O PMDB se ampara nessa perspectiva e não nega que as conversas para a filiação de do gestor soteropolitano estejam em curso. Difícil, entretanto, é conseguir equilibrar os egos e os gênios da dupla Geddel e Lúcio Vieira Lima com os de ACM Neto. Em 2012 e 2014 a aliança foi um prenúncio. E 2016 está logo ali.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cornos tem projeto recusado pela Assembléia


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa da Bahia, rejeitou, por unanimidade, projeto de autoria do Sargento Isidório (PSC) que autorizava o governo a criar centros de assistência psicológica para vítimas de infidelidade conjugal. A proposta foi apelidada pelos deputados de projeto dos cornos

Está proibido a venda de bebida alcoólica na Central de Abastecimento de Ilhéus


O Ministério Público deu o prazo de um mês para que todos os estabelecimentos que vendem bebida alcoólica na Central de Abastecimento do Malhado, em Ilhéus, encerrem essa atividade. A justificativa é que o por conta da venda de bebidas, há um grande índice de prostituição na área.

Ministro da Pesca abre canal de debate sobre o licenciamento da carcinicultura


Representando o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, o secretário de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, participou de reunião no Ministério da Pesca, Hélder Barbalho, para tratar de assunto de interesse do município. Entre os temas do encontro agendado pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), o licenciamento ambiental da carcinicultura (criação de camarão em cativeiro), a dragagem da foz do rio Pardo e atividades esportivas como a pesca do robalo e do marlim.

Após ouvir as reivindicações da Associação dos Criadores de Camarão de Canavieiras sobre o impasse no licenciamento ambiental da atividade, o ministro da Pesca, Hélder Barbalho, se comprometeu a abrir um canal de diálogo entre os empreendedores e as autoridades do Estado da Bahia. Atualmente, os carcinicultores exercem a atividade através de uma medida liminar concedida pela Justiça Federal.

A carcinicultura reúne em Canavieiras 14 empreendimentos e gera mais 400 empregos, com um investimento superior a R$ 70 milhões. Novos projetos estão parados, aguardando a regulamentação da atividades, no que tange ao licenciamento ambiental, para que o setor tenha garantias legais e possam triplicar os investimentos em Canavieiras.

O próximo passo, segundo o secretário municipal de Obras e Transportes de Canavieiras, Almir Melo Júnior, será a abertura do diálogo, conforme assegurada pelo ministro Hélder Barbalho. “Esperamos que o governador Rui Costa e o ministro da Pesca traga resultados positivos e possamos solucionar esse impasse, que perdura desde 2007 na Justiça Federal”, ressalta

Os empreendedores das “fazendas de camarão” reafirmaram ao ministro o interesse em realizar todo o processo produtivo em Canavieiras, inclusive o beneficiamento, com frigorífico para carcinicultura e piscicultura. “Nós detemos tecnologia moderna, temos os recursos para investir e disposição para trabalhar dentro dos princípios de preservação ao meio ambiente, mas não encontramos essa mesma vontade por parte do órgãos do Estado”, disse Vilmar Macari.

Recentemente, os carcinicultores se reuniram com o secretário estadual da Agricultura, Paulo Câmera, a quem pediram empenho para que o Estado possa reconhecer a importância desta atividade econômica. Na Bahia, a carcinicultura é desenvolvida por 96 fazendas, com mais de dois mil hectares implantados, empregando cerca de seis mil pessoas.


De acordo com os empresários, existe na Bahia um potencial de 120 mil hectares de área de exploração e disposição do empresários em realizar esses investimentos. Porém eles aguardam uma definição das autoridades estaduais, no sentido de retirar a questão do âmbito judicial para o Poder Executivo, a quem cabe, administrar todo o processo de licenciamento ambiental.

Novas Regras para Aposentaria começa a valer a partir de hoje


A nova regra para o cálculo das aposentadorias, anunciada nesta quinta-feira (18) pelo governo, começa a valer imediatamente, com a chamada fórmula 85/95. A partir de agora, para se aposentar com direito ao benefício integral o trabalhador vai somar o tempo de contribuição e a idade até chegar a 85 anos, paras mulheres, e 95 anos, no caso dos homens. A partir de 2017, este cálculo será acrescido de um ponto a cada dois anos, até 2019. 

Daí em diante, um ponto a cada ano até chegar a 90 (mulheres)/100 (homens), em 2022. De acordo com a Agência Brasil, a mudança foi criada por medida provisória, que tem efeito imediato e validade de 120 dias até que seja aprovada pelo Congresso e se torne definitivamente lei. “A regra vale no momento em que se deu a opção do trabalho pela aposentadoria”, explicou o ministro da Previdência, Calos Gabas. 

O trabalhador que entrou com o pedido até esta quarta (17) não está enquadrado nas novas regras e poderá ter a aposentadoria calculada somente pelo fator previdenciário. Para os novos pedidos poderá ser aplicado o fator previdenciário ou a fórmula 85/95 com progressividade. Quem decidir se aposentar sem atingir o número de pontos da nova fórmula no momento do pedido, poderá dar continuidade ao requerimento que seguirá as regras de correção pelo fator, reduzindo o benefício de quem para de trabalhar mais cedo, respeitados os 30 anos de contribuição mínima.

 A nova regra não afeta o trabalhador rural porque a aposentadoria, neste caso, segundo o ministro, é por idade, na condição de segurado especial. No caso dos professores, será mantida a condição especial para aposentadoria, com cinco anos a menos de tempo de contribuição que os demais trabalhadores. “A medida provisória preserva a regra de cinco anos a menos para professores do ensino infantil, fundamental e médio, como a Constituição prevê”, explicou Gabas. 

Segundo o ministro, a principal mensagem do Executivo aos trabalhadores e aposentados é que governo tem cuidado com a Previdência a partir da edição das novas regras de aposentadoria. “Nosso maior objetivo é a manutenção da proteção previdenciária, por isso a adoção dessas regras. Precisamos garantir a sustentabilidade da Previdência porque este é o maior valor para o aposentado, a garantia de que ele continuará tendo acesso a esse direito”, disse. 

Gabas reconheceu que a nova regra é uma "solução momentânea" e que soluções para garantir a manutenção da Previdência no longo prazo serão discutidas no fórum que o governo criou, com a participação de empresários, centrais sindicais e aposentados.

Prefeitura conclui ponte sobre o ribeirão do Estreito e inicia encascalhamento da estrada


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, visitou neste sábado (13) as obras da estrada vicinal que liga a rodovia BA-274 (Transouricana) ao povoado do Estreito. A Secretaria de Obras e Transportes já concluiu a ponte de madeira sobre o ribeirão do Estreito e iniciou, nesta segunda-feira (15), o encascalhamento de todo o leito da estrada.

A estrada vicinal que liga o povoado de Ouricana ao Estreito mede 6,3 quilômetros e reduz a distância em cerca de 17 quilômetros de extensão, podendo ser percorrida em apenas 30 minutos. A construção da ponte de 12 metros lineares veio solucionar um problema antigo para os fazendeiros da margem direita do rio Pardo, que eram obrigados a dar uma grande volta para chegar ao destino.

A obra – estrada e ponte – está sendo construída em parceria com alguns proprietários de fazenda, que forneceram a madeira para a construção da ponte, cascalho e até veículos caçamba para o transporte de materiais. “Assim que concluirmos o encascalhamento da estrada viremos comemorar junto com os produtores rurais e moradores da região”, disse o prefeito.

Explica o prefeito Almir Melo, que essa parceria com os produtores rurais é um exemplo da confiança que eles passaram a ter no Poder Público Municipal. “Eles agora têm certeza que os recursos arrecadados pelo município são investidos em obras, realizadas por um preço justo e sem superfaturamento, por isso nos procuram para fazer parcerias”, justifica o prefeito.

Para um dos fazendeiros que utilizava constantemente a estrada, Eduardo de Deus Guimarães, esse novo trecho foi um grande avanço para todos que têm negócio na região. “Tínhamos custos altos para transportar a produção e trazer os insumos para nossas fazendas, mas agora, com esse trecho aberto e funcionando, teremos um alívio considerável”, ressaltou o produtor.

Outro produtor rural, Roberto Caló (Robertão), ao se encontrar com Almir Melo, elogiou a iniciativa e disse que acreditava na promessa feita pelo prefeito. “Almir Melo tem um histórico de trabalho e desta vez não seria diferente, pois sempre cumpriu tudo o que prometeu para Canavieiras e esta estrada é mais uma prova disso”, assegurou Robertão.


A previsão para a entrega total da obra é o próximo 2 de Julho, caso não ocorram chuvas para paralisar a execução do encascalhamento nos 6,3 quilômetros de extensão. Os produtores rurais da região do Estreito já estão se movimentando para realizar uma grande comemoração na data da entrega da obra. 

Agência Móvel da Coelba realiza cadastramento na Tarifa Socia de Energia


A Secretaria da Assistência Social de Canavieiras informa que a Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e cadastrar clientes na Tarifa Social de Energia, realizará um mutirão nesta quinta e sexta-feiras (18 e 19), para atualizar e incluir no cadastro as tarifas sociais de energia elétrica. O atendimento será no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que fica localizado na Rua Dr. Edmundo Lopes de Castro.

A unidade móvel tem como objetivo realizar atendimento especial de cadastramento dos clientes na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. Explica a secretária de Assistência Social, Vanessa Leite, que a cooperação entre a Prefeitura de Canavieiras e a concessionária de energia elétrica é importante para o sucesso do plano de superação da pobreza. “Dados da Coelba nos apontam onde estão as pessoas que perderam o benefício social da energia. Em Canavieiras, 150 usuários precisam atualizar os dados no Programa Bolsa Família, para em seguida serem encaminhados ao serviço de Tarifa Social”.

Além do cadastramento, serão oferecidos serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. Os interessados devem se apresentar munidos de CPF, carteira de identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O horário de atendimento será das 08h30 às 16h30. 


Tarifa Social – Atualizada pela Lei nº 12.21 /10, a TSEE estabelece que, para ter acesso ao desconto na conta de luz, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e que tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo. As famílias cadastradas com renda mensal de até três salários mínimos, mas que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de saúde, que necessitam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia, também recebem o desconto. Enquadram-se ainda no perfil as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). 

Prefeita de Camamu também é denunciada no Ministério Público


O Ministério Público da Bahia apura denúncias de abuso de poder, malversação de dinheiro público, licitações dirigidas para beneficiar empresas fantasmas, além de desvio de verbas federais do Fundeb e de nepotismo, envolvendo a Prefeitura Municipal de Camamu. 

O alvo das apurações é a prefeita da cidade, Emiliana Assunção (PP), eleita em pleito suplementar, em 2013, e irmã do ex-prefeito Zequinha da Mata, atual secretário de Governo, apontado pelos denunciantes como o “prefeito de fato”. 

Outro irmão de Emiliana, Manoel Assunção, ocupa o cargo de secretário de Finanças. As denúncias foram entregues ao MP em 2014 e renovadas na terça-feira (16) por uma comitiva composta pelo deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e lideranças de Camamu, a ex-prefeita, Ioná Queirós, os vereadores Ronaldo Figueredo (Nal da Canal-PCdoB) e Manoel Luis (PT), pela presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Camamu, Rita de Cássia Cardoso, e as professoras Juciaria Barbosa e Joice Aderne. 

Entre os documentos entregues ao MP estão licitações dirigidas, fotos de reformas de colégios interrompidas, e indícios de que, como acusam os edis, o vereador Enock Sousa de “alugar sua própria casa ao Executivo, em transação nunca explicada”, conforme afirmou Nal da Canal.

As acusações incluem também a venda irregular de uma patrol, pertencente ao município e de vários carros vendidos sem licitações. Uma dos certames envolve a empresa Kells B.Mendes inscrita na Junta Comercial do Estado da Bahia como empresa de comércio varejista, mas que venceu a licitação da prefeitura para “capacitação de professores da rede municipal ministrando cursos presenciais na área de tecnologia da informática”.

 De acordo com o grupo, “a empresa não possui nenhuma referência na área de capacitação profissional e mesmo assim foi a vencedora já tendo recebido mesmo sem comprovação dos serviços cerca de 185 mil reais desviados do Fundeb”, afirma o documento entregue ao MP.  “Enquanto os professores fazem greve por salários atrasados e defasados a Prefeitura desvia verbas e gasta sem prestar contas à comunidade, sem falar nas condições precárias das escolas municipais, sem condições de utilização, colocando em risco os estudantes pois os tetos estão caindo, além de faltar  tudo na sala de aula”, aponta o vereador Nal da Canal.

 Além de protocolar as denúncias, o grupo também solicitou ao MP a nomeação de um promotor público para a comarca.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Governo do Estado doa área para implantação de nova Fábrica de Chocolate em Ilhéus


O termo de doação de uma área de dois mil metros, no Distrito Industrial de Ilhéus, para a APC Cooperativa Agroindustrial de Cacau e Chocolate, foi assinado pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, órgão do Governo do Estado, durante o Festival Internacional do Cacau e Chocolate, com a presença do vice-governador e secretário do Planejamento do Estado, João Leão, do secretário estadual de Turismo Nelson Pelegrino, e do superintendente da Sudic, Jairo Vaz.

A fábrica terá um investimento de R$ 1,2 milhão para produzir 180 toneladas de chocolate por ano. A APC Cooperativa reúne 256 produtores de cacau da região de Ilhéus, dos quais 77% são mini produtores. “Com a implantação dessa unidade vamos agregar valor ao cacau na região sul e incrementar a renda dos cooperados”, afirmou o presidente da APC Cooperativa, Alfredo Landim.

De acordo com Jairo Vaz, “o Governo do Estado está incentivando uma cadeia produtiva importante para a Bahia, pois a região tem um grande potencial para a produção de chocolates. Vamos desenvolver ações que contemplem toda a cadeia produtiva de cacau, do cultivo de amêndoas de qualidade e com maior produtividade e à produção de chocolates que atendam a uma demanda cada vez mais crescente no mercado nacional e mundial”. A Sudic também assinou um termo de compromisso com a Prefeitura de Ilhéus, que esteve representada pelo prefeito Jabes Ribeiro, para a realização de serviços emergenciais e preventivos no distrito industrial.

Deputado vai pedir afastamento do policial que matou cachorro em Teixeira


O deputado estadual Marcell Moraes (PV) se manifestou contra a ação criminosa de um tenente da Polícia Militar, identificado como Wilson Santos, que matou um cachorro após o bicho urinar no gramado dele. O caso aconteceu na cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. 

O parlamentar classificou o comportamento do policial como “total desequilíbrio emocional” e disse que cobrará uma punição. “Foi um absurdo a falta de preparo e de equilíbrio emocional desse cidadão que deveria zelar pela vida e segurança das pessoas e sim, também, dos animais. Afinal, maus-tratos contra esses seres indefesos também é crime”, afirma o deputado que promete pedir o afastamento do PM da corporação. E continua: “esse cidadão não pode nem estar solto na rua porque representa uma ameaça à sociedade, aos animais”, finaliza Marcell.

GM para totalmente a fabricação de veículos no Brasil


A General Motors paralisou toda a produção de carros no Brasil nesta segunda-feira. Segundo sindicatos locais, a companhia que controla a marca Chevrolet colocou, hoje, 6.200 metalúrgicos em férias coletivas nas linhas de montagem de São José dos Campos (SP) e de Gravataí. A sede localizada em São Caetano do Sul (SP) já estava com as atividades interrompidas desde o início do mês. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da GM.

Na fábrica em Gravataí, cerca de 900 empregados já haviam sido afastados de seus postos desde o início do ano. Agora, o sindicato informou que mais 4.500 foram dispensados temporariamente. “Calculamos que, por conta das férias na GM, outros 5,5 mil sistemistas de produção tenham sido afetados e paralisaram suas atividades”, afirmou a secretária executiva do sindicato dos metalúrgicos de Gravataí, Taciê Dias.

Na planta de São José dos Campos, mais 1.700 empregados entraram em férias coletivas, segundo o sindicato.Além desses, há cerca de 780 metalúrgicos com os contratos de trabalho suspensos (em regime de lay off). A unidade mantém cerca de 5.200 trabalhadores, que produziriam cerca de 18 veículos por hora. “Estão mantidas apenas as produções de kits para exportação conhecidos como CKD, motores e transmissores”, afirmou uma fonte do sindicato que não quis ser identificada.

Vice-governador assina compromisso de intenção no fortalecimento da produção de Cacau na região


O vice-governador da Bahia, João Leão, esteve em Ilhéus no último sábado, 13, para assinar, juntamente com o prefeito Jabes Ribeiro, dois termos de compromisso com o município, na intenção de fortalecer a produção de cacau de origem na cidade.

O ato ocorreu durante o 7º Festival Internacional do Cacau e Chocolate (FICC) e contou com as presenças do diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic), Jairo Vaz, do secretário estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, do deputado federal Davidson Magalhães, do organizador do 
FICC, Marco Lessa, além de secretários municipais e outras autoridades.

Um dos documentos assinados envolve diretamente o município de Ilhéus. Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, a proposta da administração municipal, em parceria com o Estado, é dinamizar o pólo industrial, localizado na zona norte.

Policial Militar alveja cachorro a sangue frio em Teixeira de Freitas


Um Policial Militar matou o cachorro da vizinha a tiros porque o animal fez xixi no seu quintal, no bairro Estância Biquíni, em Teixeira de Freitas, na Bahia. O crime aconteceu na manhã de sábado e foi denunciado ao jornal Extra.
Um vídeo, feito pela câmera de segurança de uma casa do condomínio onde houve a confusão, mostra o Militar fazendo diversos disparos contra os dois cachorros da vizinha. Ela consegue arrastar um dos animais para dentro de uma casa, mas o outro é alvejado quatro vezes e agoniza até a morte no meio da rua. 

De acordo com o titular da delegacia de Teixeira de Freitas, Kléber Gonçalves, o suspeito foi identificado. Ele não teve o nome divulgado pela polícia. Segundo relatos de testemunhas, a moradora — que teve seu nome preservado por medo de represálias — saiu com seus dois cães para um passeio habitual, por volta das 10h, e, ao passar na frente da casa do homem, um dos cachorros parou e fez xixi na área gramada reservada ao estacionamento do vizinho.

Imediatamente, ele saiu de casa com a arma em punho e foi atrás das vítimas. Moradores contaram que ele fez os disparos gritando xingamentos e, em seguida, voltou para casa, guardou a arma e saiu como se nada tivesse acontecido.

Após constatar que o agressor havia deixado o local, a dona dos cães correu até o buldogue morto e chorou por não ter conseguido salvá-lo. De acordo com vizinhos, o marido da dona dos cães chegou a se jogar sobre o animal, aos prantos, e comoveu a vizinhança ao balbuciar: “Meu filho, meu filhote…”. O episódio instaurou sentimentos de medo e insegurança de forma generalizada no condomínio, que, segundo moradores, costumava ser tranquilo e pacato. 

Lúcio Vieira Lima diz que "o Planalto e o PT não são reféns do PMDB"

PUBL

DeputaTribuna e diz que o estado sofre uma 
desmoralização perante o governo federal.
do federal eleito com mais votos na Bahia, Lúcio 
Vieira Lima (PMDB) avalia o cenário político 
baiano e nacional em entrevista.
Segundo o peemedebista, além de perder a 
Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio 
São Francisco (Codevasf), a Bahia nada poderá 
ganhar com o ex-governador Jaques Wagner
através do posto de ministro da Defesa.
Lúcio afirma acreditar que a presidente Dilma 
Rousseff não conseguirá sair dessa crise que 
enfrenta e acabará “como uma avestruz”, se 
escondendo, e tece críticas às gestões 
petistas na Bahia e questiona a não realização 
de obras prometidas pelo governo do PT na Bahia.
O deputado também despistou ao ser abordado 
sobre o interesse do seu partido na vice de ACM Neto 
(DEM), mas garante que a parceria entre as siglas 
é projeto para 2016 e 2018.

Una/Ba amanhece com um novo horário de Coleta de Lixo



A cidade de Una, localizada no Sul da Bahia, a cerca de 370 Km (via litoral) da capital Baiana, amanheceu nesse dia de segunda (15/06), com uma mudança radical no sistema de Coleta de Lixo feita pela empresa Auto Forte.

De acordo com as informações do diretor da empresa Celso Junior, a coleta deixa de acontecer no período da manha, e passa a acontecer no final da tarde. Segundo ele, todos devem colocar o lixo a partir das 16hs; sendo que os carros coletores passarão a partir das 18hs.

Celso Junior disse que essa mudança vai possibilitar manter a cidade mais limpa e sem a presença de lixo nas ruas durante o horário comercial e de pique. Para ele, o novo horário também vai possibilitar uma coleta mais rápida. Sobretudo porque, nesse novo horário, o trânsito é menor, assim como também o fluxo de transeunte nas ruas, o eu facilita a dinâmica da coleta.

Celso disse que essa experiência já foi realizada em outros municípios, a exemplo da cidade de Canavieiras, conhecida num passado remoto como a cidade dos urubus (ave de rapina), e que só conseguiu se livrar desse rótulo e dos animais, depois que trocou o horário da coleta do lixo exatamente para esse horário.

O empresário concluiu que o sucesso desse novo horário depende muito da colaboração e participação da população, que deve obedecer ao horário estabelecido para colocar o lixo na porta, lembrando que também é importante lacrar bem os sacos de lixo antes de expor nas ruas.

Ouve também alteração na coleta de entulhos que deve ser realizada sempre as terças e quintas. Mas é preciso que o serviço seja solicitado e informado na Prefeitura com antecedência.