Páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

Um espetáculo de evento! Essa foi a expressão dos representantes do governo do Estado n abertura do Iº Festival Nacional do Mangostin em Una/Ba









Maravilhados, população, autoridades municipais, representantes dos governos estadual e federal, políticos da oposição, turistas, visitantes e população em geral foram unanimes em elogiar e considerar o I º Festival Nacional do Mangostin como um verdadeiro sucesso e um grande evento que vai marcar a história cultural do Estado da Bahia.

O evento que tem finalidades culturais e agrícolas está sendo realizado pela prefeita Diane Rusciolelli, numa grande iniciativa colocando de vez o município no cenário nacional.

Com um público estimado superior a 15 mil pessoas a abertura do Iº Festival Nacional do Mangostin aconteceu nessa sexta (30), com a exposição de frutas exóticas produzidas na cidade, artesões e empresas voltadas para o segmento agrícola. Durante todo o período da grande Feira de Exposição aconteceu simultaneamente a apresentação de cantores com músicas MPB, relembrando os tempos românticos da musicalidade nacional.

Em seguida foi feita a abertura oficial do Festival com a presença de diversas autoridades do Estado, a exemplo do vice-prefeito da cidade de Ilhéus Cacá Colchões, da deputada Estadual Ângela Sousa, do deputado federal Davidson Magalhães e do Secretário de governo do Estado Josias Gomes.

Representando o legislativo Municipal, estiveram presentes ao evento os vereadores Davi Cerqueira, Tonho da Piruna e Bico Fino, além de diversas outras lideranças municipais.

A festa Começou no Palco principal com a apresentação da Banda Maria Bretheira, e em seguida, o cantor Neto Azevedo, e fechando a programação, a Banda O Arrasto, que encerrou a festa as 4hs.

Emocionada e feliz com o sucesso do evento, a prefeita Diane Rusciolelli enfatizou a importância de se criar eventos culturais no município que não sejam só apresentação de bandas ou trios elétricos, mas que possa agregar valores substanciais para o desenvolvimento cultural, turístico e agrícola do município. “É preciso fazer laser com inteligência! É preciso agregar valores a tudo que fazemos! Dessa forma é que verdadeiramente se conquista dividendo para um futuro próspero”. Disse Diane Rusciolelli.












Prefeita Diane a Secretária de Educação e o secretário
 de Agricultura Comércio e Industria abriram o evento 



              

   

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Presidente do Sindicato dos Servidores de Una/Ba sugeri demissão em massa de funcionários públicos para que a prefeitas possa aprovar suas contas no TCM

O presidente esqueceu de contar em seu Site como foi a briga na
última Assembléia do Sindicato que ele representa  

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da cidade Una/Ba, acaba de sugeri nessa manhã de 27/10, no seu Site usado para fazer política de oposição barata, que a prefeita Diane Rusciolelli corre sério risco de ter suas contas 2014 reprovadas pelo TCM, caso continue mantendo o índice da folha de pagamento dos funcionários acima dos 54% do que arrecada, como acontece no momento.

Na matéria tendenciosa do presidente que representa a classe dos servidores, fica bem claro a insinuação de que a prefeita deveria fazer demissão de servidores em massa quando diz “A eliminação dos 2/3 da despesa excedente com pessoal deverá ter ocorrido até abril de 2014.”

Na verdade, a matéria do presidente que só mostra para aos servidores que ele não está ali para defender a classe, mas sim, para fazer oposição e politicagem barata em nome de uma classe sofrida no município e que não merece esse tipo de representatividade.

A prova disso é que na última Assembléia do Sindicato, o presidente quase saiu aos tapas com uma servidora que faz parte da diretoria, sendo que o tumulto foi exatamente porque ninguém quis atender as demandas do soberbo, o que foi para na Delegacia de Polícia.

O presidente queira aumenta o seu mandato para quatro anos e comprar um carro em nome do Sindicato para ele ficar desfilando pelas avenidas de Una/Ba, ninguém topou, ai o presidente perdeu a linha e passou a agredir aos servidores com palavras de baixo escalão.

            

Mega-estrutura do I Festival Nacional do Mangostin começa a ser montada








Começou a ser montado a Mega-estrutura do I Festival Nacional do Mangostin que  acontecerá na cidade de Una/Ba, nos dias 30, 31 e 01 de novembro (sexta, sábado e domingo próximo), num dos maiores eventos culturais da região.

Além de um Palco principal de 16 metros, onde se apresentarão diversas bandas renomadas da região, com destaque para Lordão, Sinho Ferrari, Pra Te Querer entre outras, será armado também um Palco secundário que atenderá outro extremo da festa com uma grande Feira de Exposição de diversos cultivos produzidos na cidade, além de praça de alimentação e parque de diversão. 

O Mangostin  fruta Mangostin é originária do sudeste asiático como o Rambutan. De casca grossa e roxa, o Mangostin (ou mangostão) é cultivado em regiões tropicais, inclusive no Brasil, mais especificamente na cidade de Una/Ba. Seus gomos brancos e suculentos tem aspecto similar ao da polpa da lichia, fruta exótica já assimilada pelo consumidor brasileiro.  
O Mangostin tem uma distribuição bastante equilibrada de nutrientes e se destaca como uma fonte muito rica de compostos fenólicos (substâncias altamente antioxidantes, que impedem a oxidação do colesterol “ruim”), o que lhe atribui importantes propriedades funcionais. Também é riquíssimo em fibras.
Em adição as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, atua na proteção da saúde e na luta contra o câncer. Em vários laboratórios espalhados pelo mundo os componentes nutricionais foram considerados ativos contra os agentes infecciosos, danos do colesterol e células cancerígenas. Estudos afirmam que o consumo do Mangostin ajuda no trato intestinal, rins, pele e outras áreas da saúde. 

Una: Prefeita Diane promove crescimento do IDHM 150% superior a média anual dos últimos 14 anos

IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.


O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.
O IDHM brasileiro segue as mesmas três dimensões do IDH Global – longevidade, educação e renda, mas vai além: adéqua a metodologia global ao contexto brasileiro e à disponibilidade de indicadores nacionais. Embora meçam os mesmos fenômenos, os indicadores levados em conta no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Assim, o IDHM – incluindo seus três componentes, IDHM Longevidade, IDHM Educação e IDHM Renda – conta um pouco da história dos municípios em três importantes dimensões do desenvolvimento humano durantes duas décadas da história brasileira.
Em relação aos governos anteriores que administraram o município de Una, os números mostram que houve um crescimento espetacular no IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios na gestão da prefeita Diane Rusciolelli, nos anos de 2013 e 2014.
De 2000 a 2012 o IDHM de Una passou de 0,366 para 0,560 pontos, portanto, uma média de crescimento de 0,016 pontos/ano.
Nos anos de 2013 e 2014, este índice passou de 0,560 para 0,638 pontos, perfazendo um crescimento de 0,078 pontos nos dois anos, portanto, 0,039 pontos/ano. Portanto, 150% superior a média de crescimento dos últimos 14 anos.
Em tempos difíceis, com tomadas de decisões tida por vezes pelos desavisados como antipopulares, a prefeita de Una, Diane Rusciolelli, prova estar no caminho certo. Com austeridade e sua postura alcunhada como “linha dura” no que diz respeito aos gastos públicos e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeita se destaca e ganha respeito no cenário político regional pela coragem e ousadia com que lida com as intempéries e investidas dos seus adversários políticos naquele município.
Enquanto a mídia divulga uma lista dos 100 piores municípios brasileiros para se viver, onde 43 deles estão na Bahia (VEJA AQUI), o município de Una caminha na contramão da lógica e da estatística e se destaca com um crescimento acima da média.
O que aconteceu em Una é digno de constar nos anais da história: Uma mulher, que em 2012, quando se candidatou a prefeita de Una, não tinha histórico político, vence as eleições e rompe um ciclo de décadas de desmandos e vícios dos chamados “raposas velhas felpudas” da política local. Esta mulher de aparência frágil, mas, de uma coragem, disposição e determinação de dar inveja a muitos homens, vem superando todos os obstáculos e se firmando não só como uma ótima administradora pública, mas, sobre tudo, como uma política em crescente ascensão.
Como é calculado o IDHM?
O IDHM é um índice composto que agrega 3 das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável, de ter acesso ao conhecimento e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas, representadas pela saúde, educação e renda.
Vida longa e saudável é medida pela expectativa de vida ao nascer, calculada por método indireto a partir dos dados dos Censos Demográficos do IBGE. Esse indicador mostra o número médio de anos que as pessoas viveriam a partir do nascimento, mantidos os mesmos padrões de mortalidade observados no ano de referência.
Acesso a conhecimento é medido pela composição de indicadores de escolaridade da população adulta e do fluxo escolar da população jovem. A escolaridade da população adulta é medida pelo percentual de pessoas de 18 anos ou mais de idade com fundamental completo; e tem peso 1. O fluxo escolar da população jovem é medido pela média aritmética do percentual de crianças entre 5 e 6 anos frequentando a escola, do percentual de jovens entre 11 e 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental (6º a 9º ano), do percentual de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo e do percentual de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo; e tem peso 2. A medida acompanha a população em idade escolar em quatro momentos importantes da sua formação. A média geométrica desses dois componentes resulta no IDHM Educação. Os dados são do Censo Demográfico do IBGE.
Padrão de vida é medido pela renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente de determinado município. É a soma da renda de todos os residentes, dividida pelo número de pessoas que moram no município – inclusive crianças e pessoas sem registro de renda. Os dados são do Censo Demográfico do IBGE

I Festival do Mangostin de Una/Ba começa a aquecer a economia da cidade com a grande procura para instalação de barracas de Fast Food e bebidas




O I Festival Nacional do Mangostin que acontece no dia 30, 31 e 01 de outubro, já começa a movimentar a economia da cidade com a grande procura de pessoas com o objetivo de colocar barracas de Fast Food e bebidas no espaço da festa. Estima-se que mais de 100 comércios serão instalados no espaço que está reservado para esse tipo de barraca, num espaço único e com toda a estrutura.

Segundo a prefeita Diane, o objetivo do evento é exatamente esse, fomentar a economia local, buscando oferecer ao comércio a possibilidade de ganho e a geração de trabalho para os interessados.

Todos que tiverem interesse em participar devem procurar Felipe Soares no prédio da Prefeitura.    


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Guarda Municipal Mirin passará a ser uma realidade no governo de Diane Rusciolelli





No último dia 23/10, a prefeita Diane Rusciolelli deu o pontapé inicial no Colégio Anízio Teixeira, localizado no Bairro Marciel Ganen, na formação da futura Guarda Mirin no Município de Una.

Na oportunidade, a prefeita realizou duas reuniões (manhã e tarde) com cerca de 150 alunos dessa Escola, na presença do Comandante da Guarda Euzenito Varjão, formalizando o projeto e fazendo uma explanação da importância desse segmento para a sociedade local e para o município.

O Comandante Varjão explicou em detalhes como funcionará o processo de seleção e os requisitos impostos para que as crianças possam compor o corpo da Guarda.

A Guarda Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência no Brasil, com objetivo de auxíliar ao jovem de 12 a 18 anos. Dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profissionalizante, e a complementação educacional. Iniciou-se como um projeto meramente assistencialista, contudo, com o tempo foi ganhando novas dimensões e perspectivas, tornando-se um agente importante na formação moral, profissional e ética dos assistidos, além de incentivar a presença do aluno na escolar.  

O projeto não se filia a nenhuma corrente religiosa, ideológica ou política e não está organizado em nenhuma estrutura rígida de comando.  A Guarda Mirim de Rio Claro é a mais antiga do Brasil.

Devido à falta de unidade, o projeto apresenta muitas variações e diferenças nas cidades em que se desenvolve, contudo, tem sido tomadas medidas no sentido de homogeneizar o projeto e fortalecê-lo, como o projeto "Jovens de Atitude - Uma nova Visão sobre a Guarda Mirim".

domingo, 25 de outubro de 2015

Bancários podem colocar fim a greve logo no início da semana


O Comando Nacional dos Bancários recomendará que a categoria aprove a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o que pode levar ao fim da greve. Depois de quase 20 dias de paralisação, os bancos ofereceram reajuste de 10% para os salários, para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação. "Foi uma vitória dos trabalhadores porque os bancos queriam um reajuste abaixo da inflação", disse a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando, Juvandia Moreira, em nota. Segundo o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban apresentou hoje nova proposta, o "que significou a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados". Além dos reajustes que forem apresentados ontem, hoje a Federação aceitou abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total, assim, de 112 horas. O Comando informou que a proposta da Fenaban só vale até segunda-feira (26).

Una/Ba ganha colocação de lixeiras decorativas em todo o centro da cidade









Nesse dia 24/10 (sábado), a empresa especializada em vasilhames decorativos (lixeiras em forma de frutas e animais), contratada pela Prefeitura da cidade de Una/Ba, começou a instalação dos equipamentos em diversos pontos do centro da cidade.

Segundo o Agente de Desenvolvimento da cidade Carlos Oliveira (Ampeu) que ficou responsável pela coordenação desse trabalho, serão colocados até o dia do 1º Festival do Mangustin que terá início no próximo dia 30/10, cerca de 40 unidades em todo o Centro da cidade, o que vai melhorar em muito , tanto a decoração da cidade, quanto a limpeza pública, tendo em vista que a população terá onde colocar o lixo adquirido em rua que vão desde embalagens de bombons, até embalagens maiores.


Ampeu disse ainda que a iniciativa é da prefeita Diane Rusciolelli que visa até o final do ano, dá uma nova cara para a cidade, muito mais bonita e limpa, gerando Assim também, melhor qualidade de vida para a população.   

Município de Una/Ba se livra de mais um aluguel dentro de um trabalho planejado da prefeita Diane Rusciolelli


Dando sequência a um planejamento de tornar o município autossustentável, e livre de despesas desnecessárias, a prefeita Diane Rusciolelli, acaba de eliminar mais um aluguel pago pelos cofres públicos municipais, buscando uma economia significativa com esse segmento, e possibilitando outros investimentos no município com a sobra dos recursos aplicados em aluguéis.

Dessa vez foi a devolução da casa alugada que servia ao Conselho Tutelar do município, que passa a funcionar no antigo prédio da Secretaria de obras localizado na Avenida Getúlio Vargas (próximo a feira da cidade).

Com essa mudança, a prefeita praticamente acaba com os imóveis alugados no município, dando total independência predial a todos os órgãos públicos do município, e efetuando uma economia superior a R$ 200 mil/ano pago pela prefeitura somente com aluguéis.


Segundo a prefeita esse erário economizado tem sido importante para o município enfrentar a crise financeira que assola o país, principalmente aos municípios, sendo Una uma exceção em toda a região, e motivo até de homenagens feitas pelos presidentes da UPB e da AMURC nesse fim de mês de outubro.       

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Parceria da Prefeita Diane Rusciolelli com a Associação dos Pequenos Produtores de Leite beneficia Una/Ba com a 1ª Usina de Armazenamento de Leite no município




Numa iniciativa em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores de Leite da cidade de Una/Ba, a prefeita Diane Rusciolelli  conseguiu junto ao SEAGRI, a implantação da 1ª Usina de Armazenamento de Leite do município, cuja obra de instalação da Usina começou hoje 23/10, no Bairro Novo, ao lado do Posto de Saúde.

Vale a pena ressaltar que, aquela área foi doada para o Estado realizar a obra em 2008, mas o prefeito que sucedeu Davi Cerqueira resolveu construir um Posto de Saúde no local, mas que agora, visando beneficiar a produtividade e o comércio de leite no município, a prefeita disponibilizou a área restante para que a Usina fosse construída, o que vai beneficiar mais de 300 pequenos produtores de leite da cidade.

A ação é uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), num investimento de construção em torno de R$ 22 mil, mais equipamentos de tanque e resfriador entre outros.

Os equipamentos e as obras vão garantir o armazenamento diário de cerca de 5 mil litros de leite, possibilitando que a Associação intercambie a venda direta para laticínios e fábricas da região.

Com a chegada da Usina, a Associação vai iniciar uma série de ações em parceria com o município e o governo do Estado, a exemplo do programa estadual Vida Melhor, que visam a melhoria da cadeia produtiva do leite na região, além de diversos outros projetos do âmbito. De acordo com o presidente da Associação Marcelo Cincurá, “Esses diagnósticos vão nos nortear para que possamos melhorar a estrutura das propriedades, as produções de leite e a qualidade de vida das famílias”.

Ainda segundo Marcelo, com a inauguração da usina, o produtores agregarão valor ao produto e terão, consequentemente, um aumento na renda. Para a prefeita Diane Rusciolelli, a usina vai garantir aos produtores uma melhor comercialização do leite. “Agora, os trabalhadores terão as vendas garantidas e por um preço justo. A ideia é que a produção seja absorvida pelo mercado da região, além dos programas Estadual e federal de apoio e incentivo a produção dos pequenos produtores”.