Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

Canavieiras vacina contra HPV

As meninas de 11 a 13 anos de Canavieiras já estão recebendo a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação no Posto de Saúde Talma Cajueiro, localizado na rua Octávio Mangabeira (rua 13).   
Desde o dia 10 de março que a vacina passou a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) e a estratégia é realizar a vacinação nas unidades da rede pública do país e nas escolas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, que em Canavieiras é de 988 adolescentes. Para atingir a meta, a partir da próxima semana, a vacinação também passará a ser feitas nas escolas no Município e do Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, foi escolhida a faixa-etária de 9 a 13 anos para ser imunizada. "Esta é a faixa-etária em que a vacina contra HPV tem a melhor resposta. Nesta fase, a menina pré-adolescente que tomar a vacina vai gerar mais anticorpos para se proteger contra o câncer de colo do útero", observou a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Elma Valiense, cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos.

O Ministério da Saúde está incentivando às secretarias estaduais e municipais de saúde que promovam, em parceria com as secretarias de educação, a vacinação em escolas públicas e privadas. Para orientar esta mobilização, já foi distribuído informe técnico aos estados e municípios, portanto a Secretaria Municipal da Saúde de Canavieiras está organizando palestras de reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário