Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

Cruz das Almas: morador denuncia canil e faz vídeo chocante dos animais. Assista

Sujeira, abandono, descaso e animais doentes. Estas são as denúncias feitas por um morador de Cruz das Almas que, através do seu blog divulgou um vídeo no qual é mostrado o canil municipal. O chão de terra e cães magros e abatidos chamou a atenção também de quem vive na cidade, localizada a pouco mais de 140 km de Salvador.
Segundo o texto publicado pelo blogueiro Giovani Santos Ferreira, cerca de 50 cães vivem no local praticamente abandonados. Ainda conforme a denúncia, o canil conta apenas com um funcionário que não pode fazer muitas coisas. "O que se encontra lá são animais doentes, falta de alimento e a falta de higiene é visível em toda parte. Além disso, há vasilhames de água e comida sempre vazios. Machos e fêmeas se misturam, quando deveria haver divisórias. Não há sequer um veterinário para cuidar dos animais e o local está cercado por matos. Uma cidade universitária como Cruz das Almas, com curso de veterinária e com um hospital veterinário na UFRB, e estes animais sofrem deste jeito?", questionou o blog.
 

A reportagem do Bocão News conseguiu conversar com Giovani, que afirmou ter feito a denúncia. "Fiz as imagens dia 17. No mesmo dia juntei a filmagem e denunciei. Já sabia de tudo isso há muito tempo. Em uma das imagens tem cachorro comendo cocô", contou o cruz-almense, que é dono de um bar no municípío.
Após ter acesso ao vídeo e fotos feitas pelo denunciante, a redação procurou o prefeito Raimundo Jean Cavalcante Silva (PMDB), mas não obteve êxito. Entretanto, o vice-prefeito Edvaldo Ribeiro (PTC) conversou com o Bocão News e afirmou que "tudo isso é uma inverdade". Para o político, a denúncia é fruto da oposição que questiona tudo. "Os animais quando a gente os pega na rua estão muito desnutridos. É uma situação difícil", justificou quando questionado sobre as fotos que revelam um descaso com o local. "Temos demanda todos os dias e há duas pessoas cuidando deles. Há ração e comida", garantiu.
 Entretanto, Giovani rebate o vice-prefeito. "Não sou radialista, político ou jornalista. Tenho amor pelos animais e só o que quero é que reformem o canil. Eu pago os meus impostos", disparou, denunciando que após a ciculação do vídeo em redes sociais e no blog uma equipe da prefeitura foi até o local e limpou tudo. "Arrumaram tudo e compraram comida. Quero saber onde estão os cachorros debilitados. Porque limpar é fácil, comprar ração é fácil, agora engordar cachorro em dois dias é 
difícil". 
 
Apesar das denúncias, o vice-prefeito ressaltou que os animais são bem cuidados e que há 70 sacos de ração só no depósito. "A gente sabe que é uma questão da oposição. Ração não falta. Infelizmente, política é isso", avaliou, sem informar o valor que o município gasta para manter o canil. "Este custo não tenho, não levantei, mas não é barato", disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário