Páginas

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Prefeitura de Cruz das Almas diz que vai apurar maus-tratos em canil


A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, a cerca de 145 km de Salvador, informou por meio de nota oficial que vai investigar denúncias de maus-tratos contra animais que são mantidos no Canil Municipal da cidade.
De acordo com informações do veterinário João Serra, que visitou o local voluntariamente na sexta-feira (2), os animais estão caquéticos, com pulgas, carrapatos e visivelmente debilitados.
Segundo informou um funcionário do local durante a visita, são cerca de 70 animais no espaço. Ainda de acordo com o veterinário, machos e fêmeas são mantidos juntos, alguns não castrados, o que não é um procedimento adequado. No local, há filhotes.
  •  
Em comunicado postado na página da Prefeitura de Cruz das Almas, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento (SEAGRI) afirmou reconhecer que o canil não funciona de forma adequada.
A gestão municipal diz ainda que o canil foi instalado há alguns anos em "espaço que é julgado inadequado". Por esse motivo, a prefeitura busca alternativas e tem o objetivo de construir um novo canil em local e instalações mais adequadas.
"Já com relação ao abandono e falta de higiene, a Prefeitura se compromete a apurar esta denúncia, pois mantém um funcionário durante todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, para cuidar do Canil", relata a prefeitura por meio de nota.
A gestão municipal aponta a ocorrência de animais em "estado lastimável" no canil porque são encontrados na rua dessa forma e, então, levados para o abrigo.
Segundo a vereadora Ana Rita Tavares, que milita pelos direitos dos animais, será fornalizada uma denúncia à Justiça para providências cabíveis em favor da situação dos cães mantidos no canil de Cruz das Almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário