Páginas

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Eleições em Una/Bahia com vários problemas técnicos - organizacional e com várias prisões

Talvez o município de Una/Bahia tenha sido o mair prejudicado de todos com a mudança do sistema para uso da biometria. Os problemas já começaram no recadastramento dos títulos para o sistema biométrico, quando toda a população leitoral de Una teve que deslocar até o município de Canavieiras/Ba, cerca de 60 km de distância para realizar o recadastramento. como se não bastasse o empecilho da distancia, a justiça eleitoral mostrou que não estava preparada para atendera grande demanda de dois municípios. o resultado disso foi muitas filas, gente dormindo na porta do prédio da Justiça Eleitoral e muita gente ficou sem renovar seu título perdendo o direito de voto.
Já agora na eleição, aconteceu outros problemas que não existiam antes. Não se sabe o porque, várias seções foram unificadas em apenas uma sala com só uma equipe para atender e coordenar e o que é pior, com só uma cabine de votação. o resultado disso foi um atraso no final da eleição de mais de 5 horas, tendo apenas sido encerrada após as 22 hs, e assim mesmo porque, muita gente deixou de votar tendo desistido devido o cansaço e o longo período de espera.

A de se destacar também nessa eleição a continuidade da prática de boca de Urna na cidade, através de distribuição de santinhos e locomoção irregular de eleitores, o que, devido a forte fiscalização da Justiça Eleitoral que contou com a colaboração da imprensa  local e de fiscais das coligações, resultou na prisão de muitos veículos fazendo transporte irregular, e na prisão de várias personalidades da política local.
Ao que tudo indica, os velhos políticos da cidade de Una/Ba, ainda não apreenderam o dever de casa e continuam achando que podem tudo. Dessa vez a casa caiu para muita gente que teve que se explicar na polícia e depois na Justiça.
outra prática irregular utilizada pelos políticos é o ato de jogar milhares de santinho na porta das seções antes mesmo do horário eleitoral, sonhando eles que algum eleitor sem voto definido pode pegar o santinho e votar. outros acreditam que os santinho servem como uma última pratica de propaganda.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário