Páginas

domingo, 12 de outubro de 2014

Única cidade da Bahia que Aécio venceu é foco de crise fundiária

O presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, venceu as eleições em apenas uma cidade dos 417 municípios da Bahia: Buerarema. O tucano obteve 67 % dos votos, contra 26 % de Dilma Rousseff e 6 % para Marina Silva.


O município de quase 20 mil habitantes no sul do estado é o foco do maior conflito indígena do País. Lá, os descendentes dos índios tupinambás reivindicam a demarcação de 47 milhões de hectares como reserva.

Na área reclamada, que se estende aos municípios vizinhos de Una e Ilhéus, existe um assentamento de reforma agrária, outro de quilombolas. Na área, 70 % das propriedades rurais são abaixo de 20 hectares. Muitas foram invadidas.

O processo de demarcação que se arrasta desde 2004 foi concluído pela Funai – que defende o direito dos índios - está parado no ministério da Justiça.

Os eleitores identificaram os interesses dos tupinambás aos do governo Dilma Rousseff e rejeitaram a presidente que concorre à reeleição. Nas eleições de 2010, os eleitores de Buerarema também rejeitaram Dilma que perdeu as eleições no município para o tucano José Serra. Informações do colunista Felipe Patury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário