Páginas

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Puxada do Mastro de São Sebastião mantém legado cultural de Canavieiras



Canavieiras – mais uma vez – manteve a tradição conduzindo o Mastro de São Sebastião com festa, fé e devoção. E, segundo o legado cultural, a cidade terá mais um ano de tranquilidade e prosperidade. A Levada do Mastro de São Sebastião, foi realizada neste domingo (11), a partir das 19h30min, saindo do Cais do Porto, no Sítio Histórico até a praça da Capelinha, o cortejo com o Mastro, ou o “Pau de Bastião”, como é comumente chamado pela população, percorreu as principais ruas da cidade, com muita festa, alegria e devoção.



À frente do cortejo, o Estandarte com a foto de São Sebastião, seguido do prefeito Almir Melo e as autoridades, da Filarmônica 2 de janeiro, de diversas charangas (inclusive uma formada por músicos da Lyra do Commercio), que animavam os participantes e apreciadores em todo o percurso e grupos de capoeira. Logo atrás, uma grande multidão formada pela população e visitantes e, por último, o Mastro de São Sebastião, levado nos braços dos “carregadores”.



Enfeitado com folhas de mangues, reza a lenda que às pessoas de fé bastam retirar uma daquelas folhinhas e guardar na carteira para que não tenham problemas financeiros durante todo o ano. As folhas também são tidas como miraculosas e “servem” para curar os mais diversos tipos de males que acometem os fiéis.

Os festejos religiosos e profanos em homenagem à São Sebastião contam com o patrocínio da Prefeitura. Como é feito secularmente, o prefeito Almir Melo prestou todo o apoio para manter a tradição e a Prefeitura contratou um trio elétrico e as bandas Tôa Tôa e Love Beat, para animar os festejos, após o mastro ser erguido na Praça da Capelinha. A população e os turistas participaram do evento, que somente terminou na madrugada de domingo.


Uma atração à parte no cortejo da Puxada do Mastro de São Sebastião são os capoeiristas, que realizam apresentações e o Boi Duro, considerado uma das mais bonitas tradições de Canavieiras. Os festejos a São Sebastião juntam o profano e o religioso em dois eventos distintos. O primeiro na Praça da Capelinha e o segundo na Capela de São Sebastião, no bairro do mesmo nome, também conhecido com Três Xis.
Atalaia – Nesta segunda-feira (12), festejos a São Sebastião foram iniciados no bairro da Ilha da Atalaia, com uma celebração eucarística da palavra na Igreja de Santo Antônio da Atalaia. Em seguida, foi oferecido um café da manhã e os homens se dirigiram ao mangue para cortar dois mastros. Diferentemente do que ocorre em outros locais, na Atalia são hasteados dois mastros: um para os adultos e outro para as crianças, como manda a tradição. Os mastros são enfeitados e levados para a Praça da Igreja, onde são erguidos.


                                      


Em Canavieiras, a Puxada do Mastro de São Sebastião remonta um passado de 150 anos, e a festa movimenta milhares de pessoas no cortejo do Cais do Porto à praça da Capelinha. Em volta do local onde o mastro é fincado são armadas barracas de comidas e bebidas. Apesar do cortejo da Puxada do Mastro ser considerada uma festa profana, muitas pessoas a acompanham com o sentido religioso, além de participarem da novena realizada na Capela de São Sebastião.


                                     




Nenhum comentário:

Postar um comentário