Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Escolas municipais de Era Nova recebem reforma e ampliação


A Secretaria de Obras e Transportes da Prefeitura de Canavieiras está finalizando as obras de ampliação da Escola Municipal Demócrito Carnerio e do Grupo Escolar Himério Cavalcante e da Casa dos Professores. Os prédios escolares passaram por uma reforma e ampliação das instalações, com a finalidade de acomodar os alunos da rede municipal da Educação.

Em Era Nova o Grupo Escolar Himério Cavalcante, que trabalha com os alunos do Ensino Fundamental I, tem 98 alunos matriculados do 1º ao 5º ano e educação infantil. Para melhorar as instalações, também será construída mais uma sala para abrigar os alunos da educação infantil, cuja instalações e mobiliário têm que atender aos requisitos próprios para os alunos de menor idade.

Já a Escola Municipal Demócrito Carneiro tem em seu quadro 75 alunos
matriculados no Nível Fundamental II, do 6º ao 8º ano. A Escola funciona como um anexo da Escola Municipal Paulo Freire, para atender aos alunos dessas séries. Em todos os dois níveis também funcionam os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na Escola Demócrito Carneiro foram executados diversos serviços, com a reforma geral das instalações, que abrangeu o telhado, colocação de piso de cerâmica (não existia), pintura, troca de esquadrias de madeira e janelas. O prédio também foi ampliado, com  a construção de uma secretaria, para atender aos serviços administrativos. A Casa dos Professores (onde residem os professores que lecionam no povoado) também foi beneficiada com diversas obras em suas instalações.

A implantação do Nível Fundamental II em Era Nova era uma proposta do prefeito Almir Melo, que passou a levar este nível de ensino ao interior, no sentido de atender as necessidades dos alunos desses locais. Já foram implantados o Fundamental II no Distrito do Poxim e nos povoados de Pimenteira e de Era Nova. Os próximos locais a ser implantados serão Oiticica e Ouricana.

Até o ano de 2012, o Nível Fundamental II somente era oferecidos em colégios da sede do Município, causando grandes transtornos para os alunos, que eram obrigados a acordar de madrugada em tempo de pegar o transporte escolar para a cidade. “Grande parte desse tempo eram gasto pelos alunos dentro de um ônibus ou outro tipo de veículo, chegando cansado na escola e em casa”, ressalta Almir Melo.


De acordo com a proposta apresentada pelo prefeito, os alunos dessas localidades devem estudar em escolas próximas de suas residências, com a finalidade de aproveitar melhor o tempo. “Nosso objetivo é atender às recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que preconiza essa qualidade de serviço, privilegiando os alunos em seu habitat. Até o próximo ano estaremos implantando o Nivel Fundamental II em todos os locais onde existam essa demanda”, concluiu o prefeito Almir Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário