Páginas

domingo, 19 de abril de 2015

UNA: FAZENDA JUERANA APOSTA NA DIVERSIFICAÇÃO AGRÍCOLA, MAS VEM COBRANDO ESTRADAS VICINAIS A PREFEITURA

A fazenda Juerana localizada no município de Una vem investindo e apostando na diversificação agrícola e pecuária. Na agricultura a fazenda tem investido no plantio de 80 mil pés de mamão, 20 mil pés de pimenta, 230 mil pés de seringueira, 180 mil pés de café já produtivo com previsão de chegar a 500 mil até o final do ano de 2015. Já na pecuária, 470 cabeça de gado para corte.


Segundo informações do empresário Edcarlos Sampaio Menezes, conhecido popularmente por “Mutuca”, ele tá com uma equipe de homens prestando serviço na referida fazenda. Ainda segundo ele, a Juerana é uma das Fazendas que mais gera emprego no município, e vem tendo dificuldade em escoar seus produtos devido às estradas vicinais precárias.

Mutuca informou a nossa reportagem que o dono da fazenda Juerana esteve com a prefeita e ofereceu ajuda em combustível e cascalho pra melhorias nas estradas vicinais, mesmo assim a prefeita não deu a mínima importância. “Há mais ou menos três meses atrás, eu estive com o Sr.Tiago proprietário da fazenda Juerana, em reunião no gabinete da prefeita com a presença do secretário de agricultura Yuji solicitando melhoria nas estradas, Tiago disponibilizou ajudar a prefeitura no combustível e cascalho, nessa mesma reunião a prefeita se comprometeu que após vinte dias as estradas já estavam todas arrumadas, mas, até a data de hoje o acordo não foi cumprido”. Disse Mutuca

“A prefeitura está com uma pratol e uma caçamba do PAC 2, mesmo assim tá deixando os fazendeiros revoltados pela falta de compromisso e os acordos feitos para melhorias das estradas” relatou Mutuca

“Estive em reunião nesta última quinta feira com o Presidente da câmara Aílton e alguns vereadores, pedindo apoio na melhoria das estradas vicinais para escoamento dos produtos agrícola do município, Aílton mim disse que irá junto com outros vereadores fazer uma visita na fazenda Juerana pra que possa cobrar do Executivo” Finalizou Mutuca.

Procuramos o Secretário de Agricultura do município para falar sobre o assunto e o mesmo informou que as máquinas estão terminando serviço no Km 20 e tão logo acabe a obra que ficou atrasada devido as chuvas, todo o maquinário será levado para a realização desse também importante trecho para a sociedade local. Ainda segundo o secretário, a manutenção das estradas vicinais e até mesmo dessas rodovias que são de responsabilidade do Estado (mas que é o município que cuida em nome da preservação dos direitos da sociedade local), é uma tarefa interminável, e a malha viária municipal é muito extensa, o que requer um farto maquinário para o tendimento imediato ou paralelo, coisa que a Prefeitura não dispõe. "É preciso terminar uma etapa para se começar outra. Não temos maquinário suficiente para atender duas demandas ao mesmo tempo, e só temos essas máquinas, graças a um esforço político muito grande da prefeita Diane, caso contrário, o município, nem essas teria mais, de acordo como o maquinário foi repassado." informou o secretário.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário