Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Conselho de Assistência Social de Una/Ba realizará sua VII Conferência Municipal de Assistência Social nesse dia 06/08



O Conselho  de Assistência Social de Una/Ba, através de seu responsável pela pasta, o presidente Felipe Soares e todo o corpo do Conselho Municipal  informa a toda a comunidade de Una que acontecerá no próximo dia 06, na Sede do CRAS (antiga creche), a partir da 8hs; a VII Conferência Municipal de Assistência Social do município Com o Tema “CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026”, num evento de suma importância para todos aqueles que são beneficiados com serviços sociais oferecidos pela Secretaria como: Bolsa família, corte, costura,manicure, grupo de Idosos, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) – Antigo PROJOVEM, bordado, pintura de tecidos.

Atualmente a Secretaria vem desenvolvendo as atividades do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.


O Suas engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.

O evento que promete reunir um grande número de beneficiados tem toda a coordenação do Conselho Municipal que tem a frente o presidente Felipe Soares, e toda uma equipe comprometida com as atividades social do município, e com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Sobretudo ao que tange o serviço social para os menos favorecidos.   

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário