Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Populares denunciam retirada ilegal de água do Rio São Pedro para irrigação de plantio de café na Fazenda de Bento Mário - Região do Salobro


Populares do município de Una/Ba estiveram em nossa Redação acusando a a Fazenda de Bento Mário (Região do Salobro), de estar retirando supostamente de forma ilegal, e sem autorização ambiental, uma grande quantidade de águas do Rio São Pedro e Rio Salobro, com dois motores de 100 cavalos cada. segundo a denúncia a quantidade de água retirada é impressionante, causando um forte desequilíbrio ambiental na região. sobretudo porque, a retirada da água do Rio já causou uma redução no nível do leito em mais de 1,5 metro, o que faz uma diferença bastante significativa.

Essa pática irregular de retirada de águas dos leitos dos Rios para Irrigação sem haver um planejamento prévio e até liberação ambiental, já causou grande estragos em outras regiões da Bahia. No Espírito Santo por exemplo, existem relatos de que, a retirada da forma aleatória secou diversos rios do Estado, gerando gerando falta da abastecimento para o consumo humano. 
  
mesmo com o encaminhamento da denúncia para a ouvidoria do INEMA, cabe também uma ação imediata da Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura tomar as devidas medidas , sempre preservando o interesse da coletividade. 

Nossa reportagem esteve na área citada, mas não encontrou ninguém na Fazenda que pudesse esclarecer o fato. Todavia foi constado um grande plantio de Café, além da capitação da água. por questões de ética profissional não foram tiradas as fotos da retirada da água sem a devida autorização do proprietário (por se tratar de área particular). 

A prática de retira e uso ilegal de águas dos leitos dos Rios sem a devida autorização ambiental dos órgãos competentes que devem fazer um estudo de impacto ambiental prévio é considerado "Crime Culposo" com pena que pode chegar até à 4 anos de detenção, além de  pesadas multas sobre o dano causado.  

de qualquer forma, tratando-se de imprensa séria e responsável, nas linhas estão a disposição do proprietário da Fazenda citada para esclarecer o fato, ou apresentar uma possível autorização prévia. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário