Páginas

segunda-feira, 5 de setembro de 2016


Levar os serviços públicos essenciais da administração municipal para a população do interior tem sido uma das principais preocupações da Prefeitura de Canavieiras. Na área da Educação, uma das ações implantadas foi a interiorização das atividades educacionais, com a oferta de Ensino Fundamental II em três localidades: o distrito de Poxim e os povoados de Era Nova e Pimenteiras.

Segundo a secretária da educação, Emília Augusto, expandir o acesso à educação e diminuir a evasão escolar foram duas metas estabelecidas pela Secretaria da Educação de Canavieiras no início da atual gestão. “E a implantação do Fundamental II foi uma solução que encontramos, de modo que os alunos que residem nas comunidades da zona rural do Município não precisam mais passar horas em viagem no deslocamento para as escolas da sede, e sentem mais estimulados para continuar seus estudos”, afirma.

A secretária explica que a introdução dessa modalidade de ensino no interior atende ao preceituado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oferecendo cursos formais no próprio habitat dos alunos. “Os cursos e a qualidade do ensino devem ser únicos em todo o município. Essas unidades de Ensino representam uma evolução sociocultural do interior e um avanço no processo educacional da região”, disse Emília.

Os esforços da Secretaria da Educação – destaca a secretária – estão todos voltados para que os estudantes da rede municipal tenham melhores condições de aprendizado. “E isso não está limitado à qualidade de ensino, mas também em relação à estrutura física e a merenda escolar de qualidade, o que facilita o aprendizado”, afirma.

Atualmente, o Ensino Fundamental II no interior contempla três localidades. O  Núcleo de Pimenteiras funciona como anexo do Colégio Municipal Paulo Freire e atende a 145 alunos daquela região. No Poxim, a Escola Municipal Regina Célia Matos tem 96 alunos matriculados nesta modalidade. Já a unidade de Ensino Demócrito Carneiro, em Era Nova, atende a 73 alunos, evitando, com isso que os alunos se dirigissem à vizinha cidade de Mascote para estudar, conforme acontecia na gestão passada.


O objetivo da Prefeitura de Canavieiras é levar o Ensino Fundamental II a todos os povoados e o próximo passo é oferecer esses cursos para a população do povoado de Ouricana, já no próximo ano. “Irá funcionar no Colégio Nossa Senhora da Conceição, que inclusive passou por reformas recentemente para receber esses alunos. Os investimentos municipais estão cada vez mais presentes nas escolas do interior, em reformas estruturais nos prédios ou ampliando as instalações, com a finalidade de oferecer melhores condições aos alunos e professores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário