Páginas

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Ex-prefeito Almir Melo quebra o silêncio e faz um resumo de todo o planejamento e execução em seu governo dando um show de política e administração pública para os aventureiros de plantão

Em entrevista exclusiva a reportagem da Rede Planeta (responsável por esse blog), o ex-prefeito Almir Melo de Canavieiras, explicou o que foi feito para o turismo local em seu último governo, além de todo o planejamento para elevar a qualidade do setor desenvolvido na cidade e que, infelizmente, vem sendo esquecido, segundo ele, nesse governo atual, levando o município a um retrocesso e a dificuldades maiores para a população.   

“Recolocar Canavieiras em destaque na área do turismo, dotando-a de equipamentos apropriados para melhorar a vida da população e receber bem os visitantes foi uma das propostas em meu governo. E esse trabalho de planejamento produziu resultados positivos, com a apresentação dos projetos e a captação de recursos junto ao Governo Federal para a execução das obras e serviços”. Disse o experiente político.   

Almir Melo explicou que o ano de 2013 (primeiro ano de seu governo) foi , em grande parte, dedicado aos contatos com os organismos governamentais, o que prospectou os recursos orçamentários devidos para a utilização na infra-estrutura turística. E assim que os projetos foram sendo elaborados, com o apoio do deputado estadual Leur Lomanto e do deputado federal Lúcio Vieira Lima, as verbas foram se transformando em ações concretas de liberação, o que possibilitou a execução de obras e melhoria na qualidade de vida da população.  

Segundo Almir, a “arrumação da casa” foi uma tarefa árdua, mas que produziu os resultados planejados ainda durante o primeiro semestre de 2013, no sentido de adequar as despesas ao orçamento. “De início, constatamos que o orçamento era apenas uma peça fantasiosa, cuja receita jamais poderia ser alcançada e a saída que encontramos foi diminuir todas as despesas e efetuar uma economia controlada nas finanças do município, o que possibilitou a arrumação da casa”, frisa Almir Melo.

E as dificuldades encontradas na época em Canavieiras não foram apenas “velhos chavões” utilizados pelos novos gestores que assumem as administrações municipais. Todo o caos estava registrado em imagens fotográficas e filmagens, que se tornaram peças comprobatórias de inquéritos dos Ministérios Públicos estadual e federal em processos que estão em tramitação nas várias instâncias do Poder Judiciário, e que, infelizmente, estão de volta nessa nova gestão em curso e que tem sido motivo de arrependimento de alguns, e descontentamento de outros.    

“Para enfrentar a desordem e reconstruir a cidade, o primeiro passo planejado por mim na época foi promover o equilíbrio orçamentário, através de uma política de austeridade, economia e o incentivo ao pagamento dos tributos municipais pelos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas), modernizando, inclusive, todo o setor financeiro. E foi justamente a implantação dessas medidas de equilíbrio orçamentário que permitiu a construção de obras e prestação de serviços à comunidade. Com a recomendação de não aumentar os índices dos tributos municipais, e sim ampliar a base tributária, para que todos tivessem o mesmo tratamento e pudessem cumprir as obrigações junto ao fisco municipal, possibilitando que todas as obras fossem realizadas para a reconstrução da cidade”.

Almir acrescentou que “na área da Administração, muitas inovações foram implementadas, para que os serviços internos e externos passassem a ser realizados com transparência e rapidez. Após o levantamento de todo o patrimônio, foi realizado um leilão para a venda dos veículos encontrados sucateados, cujo resultado foi investido na aquisição de novos veículos, o que possibilitou a renovação frota que foi entregue para esse novo governo”.

“A compra de materiais e equipamentos foi outro setor que sofreu várias mudanças em meu governo, no sentido de economizar recursos. Um dos exemplos desse racionamento é o valor de aquisição de combustíveis, que ao fim do meu governo ficou em cerca de R$ 800 mil/ano, enquanto na gestão anterior eram despendidos até R$ 2.8 milhões/ano, e nesse novo governo já ultrapassa em muito a os valores que gastávamos motivo pelo qual a gasolina era considerada uma moeda de troca na cidade”. Afirmou o ex-prefeito que realizou um governo enxuto, e com responsabilidade, resgatando a dignidade e os valores de auto-estima da população na época.  

Almir também falou sobre a Saúde, educação, agricultura, cultura, esporte e obras, temas que estaremos reproduzindo em matérias posteriores a essa, nos próximos dias. 

o espaço municipal, um dos símbolos de Canavieiras foi totalmente reformado   


A Biblioteca Pública e a Secretaria de Educação compõe a Arquitetura
da Praça da Bandeira, formando uma das mais bonitas da cidade  

um leilão para vender as sucatas em veículos do município foi realizado
e o recurso arrecadado investido na aquisição de novos equipamentos





Um comentário:

  1. A escola Rita Braga ta um luxo pq vc não postou https://www.facebook.com/photo.php?fbid=807852402699057&set=p.807852402699057&type=3

    ResponderExcluir