Páginas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Ilhéus possui duas das dez praias mais sujas da Bahia


Um levantamento feito pela rede global, Escola de Dados, a pedido do jornal Correio, apontou que o município de Ilhéus possui 2 das 10 praias mais sujas da Bahia. O levantamento levou em consideração 1,4 mil boletins de balneabilidade publicados pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), desde 2007.
Em sexto lugar do ranking aparece a Praia do Marciano. De acordo com os dados, de 2011 pra cá, foram 170 medições impróprias nesta praia (mais de 78% do total de coletas). A Praia do Malhado surge na oitava posição, aparecendo própria para banho somente em 23% dos boletins, desde 2011.
Diagnóstico 
De acordo com o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, o caso na cidade é considerado 'crônico'. Segundo ele, o problema é o mesmo que acontece com as praias que têm alguma foz de rio em Salvador. Estes rios estão poluídos, devido a falta de saneamento. No caso de Ilhéus, as ocupações irregulares na parte mais nova da cidade constribuem para o quadro. 
Primeiro lugar
Líder do ranking, a Praia da Boca do Rio, em Salvador, apareceu imprópria para banho em quase todos os boletins do Inema emitidos desde 2007. Foram 98,1% indicações negativas. A praia não tem uma indicação positiva desde 2008. O motivo: a desembocadura do Rio das Pedras, que segundo ele, é "extremamente poluído". 
Praia imprópria. 
Para ser considerada imprópria, uma amostra de 100 ml de água coletada na beira da praia precisa ter mais do que mil bactérias Escherichia coli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário