Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Canavieiras - A verdade sobre o Carnaval - Trios Ruins, bandas batidas e muita politicagem por parte do prefeito

Apesar da eminente pressa do prefeito Roberto Almeida em tentar camuflar o fiasco que foi o Carnaval de Canavieiras com Lives no face book e elogios encomendados, é unânime entre os comentários por toda a cidade, a decepção popular com o que foi feito.

De início, os Trios contratados para animar os foliões foi uma decepção. Com som de péssima qualidade, e apresentando defeitos, foram facilmente superados pelos muitos Carros de Paredões que invadiram a cidade. A superação de som por parte dos paredões em cima dos trios foi tão grande que foi preciso o prefeito determinar a apreensão dos veículos que que seus trios de péssima qualidade pudessem tocar e o povo pudesse ouvir as bandas sem expressão e batidas na cidade.


o fiasco foi tão grande que os 
cantores tiveram bastante espaço 
para cantarem até na frente do Trio 
 As bandas, que eram a maior expectativa e um suposto atrativo para a população das cidades vizinhas, foram as mesmas que tocaram nos eventos durante todo o governo do atual prefeito, não despertando nenhum interesse popular para os foliões, sendo que muitos preferiram ir para Ilhéus que apresentou um Carnaval de melhor qualidade e com bandas atrativas.

Outro fato que marcou o fisco do Carnaval em Canavieiras, foi sem duvida alguma, a constante ação do prefeito interrompendo as bandas para poder discursar em cima dos trios. Na verdade, o que se viu foi uma autêntica enganação do prefeito que já se encontra em pré-campanha para  a eleição de um possível segundo mandato.

Enganada pela tentativa do prefeito em usar a festa para fazer politicagem a população não está perdoando, e o descontentamento e a insatisfação tem sido grande.

"Na verdade, o que atraiu pessoas para a cidade, foram as belas praias que enchem os olhos das populações das vizinhas cidades, e não o fiasco carnavalesco mascarado para servir de palanque do prefeito." É o que estão dizendo na cidade.    

Ilhéus - Carnaval de Ilhéus foi um sucesso

O Carnaval do Povo de Ilhéus foi sinônimo de alegria e diversão para a população, tanto na Avenida Soares Lopes quanto em diversos circuitos espalhados pela cidade. O prefeito Mário Alexandre participou em meio aos foliões do Bloco Os Caretas e prestigiou mais um dia do carnaval espontâneo, que se estendeu até esta terça-feira (25).


“O Município disponibiliza a estrutura para que toda família possa brincar com segurança. Não vamos deixar a tradição se perder. O povo aprovou o carnaval da paz, da família e dos amigos. Sentimento de dever cumprido”, ressaltou o gestor do executivo municipal, Mário Alexandre.



“O prefeito Marão sempre nos apoiou e juntos queremos que Ilhéus tenha um carnaval brilhante para satisfazer essa sociedade que tanto merece”, disse Joilson Brandão, conhecido como Pupu, membro da diretoria do Bloco 20Comer.

O circuito montado ao longo da Avenida Soares Lopes recebeu os blocos Imperador em Folia, Pyryguet’s Insaciáveis, O Pai Chegou, As Cretinas, Drag Queens, Os Caras de Pau, Os Coronéis, Batedeira, 20Comer, Os Caretas e Guerreiros da Paz.

Participo pela segunda vez do 20Comer e a cada ano melhora. A segurança, organização, tudo está muito bom”, contou a estudante Vitória Bento. O técnico de futebol José Carlos Soares Barbosa, mais conhecido como Bico, reforçou a importância da manutenção do carnaval na cidade. “O prefeito Mário Alexandre acertou, até porque quem faz a festa é o povo. Quando há outras prioridades é importante cumpri-las. Mas blocos estão acontecendo, a estrutura está toda aí. O horário limitado livra inclusive da violência”.


Além da Soares Lopes, os foliões também puderam curtir o domingo de Carnaval nos circuitos do Pontal, Hernane Sá, Barra, Juerana, Ponta da 

Tulha, Sambaituba, Joia do Atlântico, Cururupe e Malhado.

“Agradecemos à Prefeitura de Ilhéus que de forma brilhante contribui para que o carnaval do povo aconteça. A Associação 20Comer agradece o apoio prestado. Carnaval é cultura. Graças a Deus e com a sabedoria e experiência de Mário, realizamos mais um ano de festa, com desfile de vários blocos pelas ruas da cidade”, enfatizou o vereador Juarez Barbosa.


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Canavieiras - PP de Edmar fará Palestra sobre Eleições 2020 com o Drº George Andrade

O Partido Progressista que tem como líder em Canavieiras o pré-candidato a prefeito Edmar Luz, fará no próximo dia 29 (sábado), na Colônia de Pescadores Z-20 (praça da Capelinha), com horário previsto para as 14hs, uma Palestra informativa e de orientação que tanto serve para políticos e candidatos, como também, para toda a população em geral que quiser se manter informada sobre o assunto.

Edmar trará como Palestrante o especialista em Direito Eleitoral Drº Geoge Andrade. Segundo informações,  o objetivo de Edmar Luz do PP é elevar cada vez mais  o nível da campanha política  na cidade, bem como, proporcionar a toda população um enriquecimento político que possibilitará, através de conhecimento e entendimento, uma melhor escolha dos seus futuros políticos de mandato na próxima eleição.


     

Barreiras - Carnaval no Centro Histórico da cidade

Uma multidão de foliões fantasiados brincou o carnaval de Barreiras nodomingo (23), no circuito Zé de Hermes, Centro Histórico da cidade.



A folia barreirense teve como destaques os desfiles dos blocos de rua Netos de Momo e Filhxs das Mães. O primeiro, tradicionalíssimo, ganhou o reforço percussivo da Recicla Banda. O segundo, uma iniciativa da Associação Mães pela Diversidade, teve o combate ao preconceito como principal objetivo.





“Com a criação da primeira edição do Bloco Filhxs das Mães, e a participação de mães, pais, filhxs e cis-hétero-aliados, levamos para o circuito Zé de Hermes, quatro das principais mensagens do grupo: Tire o preconceito do caminho, vamos passar com o nosso amor; Famílias saiam do armário, seus filhxs precisam de vocês! O amor é lindo, e eu livre! Não é preciso ser diferente para lutar por igualdade” disse Melyssa Chaves, da coordenação Oeste da associação.



Intercalada ao desfile dos blocos, algumas atrações subiram ao palco do circuito Zé de Hermes, com destaque para a exibição de Alexandre Leão. O cantor participa do carnaval de Barreiras pelo segundo ano e passeou pelas principais músicas baianas dos anos 70 até os atuais sucessos.



“Não tenho dúvida que esse é o melhor carnaval do interior da Bahia e acredito que um dos maiores do Brasil. No ano passado, fiquei impressionado com a quantidade de foliões, a qualidade do público e da festa. Fiquei muito feliz e honrado em ser convidado pela segunda vez para fazer parte dessa grandiosa festa. Depois do carnaval de Salvador, sem dúvidas, essa é a melhor opção para toda família. Já estou me sentindo em casa”, disse Alexandre.



Outra novidade foi o fechamento do circuito com revista nas entradas de acesso, uma medida necessária para aprimorar os cuidados com a segurança e proporcionar tranquilidade às inúmeras famílias presentes na folia.

Porto Sguro - Carnaval marcado por grandes atrações e uma mutidão de turistas

Nomes consagrados do Axé Music, como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Saulo, Tatau, Pierre Onasis e Cheiro de Amor, animaram os foliões durante os quatro dias de Carnaval em Porto Seguro, no Sul da Bahia. A festa aconteceu na Passarela do Descobrimento e contou também com apresentações musicais da dupla Maiara e Maraisa e Tayrone.


A prefeita Cláudia Oliveira, que acompanhou cada detalhe de perto, comemorou o sucesso da festa, que, assim como em 2019, começou mais cedo, às 16h. "O que vimos nas ruas foram as famílias, as crianças brincando, tudo num clima de muita alegria e segurança", 
disse.



A programação contou ainda com bandas locais e mais de 50 blocos culturais. 

Estados unidos anuncia testes de Vacina contra o CoronaVírus

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou na última segunda-feira (24) que enviou ao Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid) dos Estados Unidos uma vacina experimental contra o coronavírus.

O desenvolvimento ocorreu em 42 dias, um tempo recorde. Segundo a empresa, os testes iniciais da potencial vacina, chamada de mRNA-1273, poderiam começar em abril, mas todo o processo regulatório duraria pelo menos um ano.



Veja tudo que se sabe sobre o novo coronavírus A China também anunciou que outra vacina experimental contra o coronavírus poderá ser testada em abril. A empresa chinesa de biotecnologia Clover Biopharmaceuticals fez parceria com a britânica GlaxoSmithKline para testar a vacina Covid-19 S-Trimer.

A Moderna informou que os primeiros frascos da vacina experimental seriam usados em um estudo de fase 1 nos Estados Unidos. Essa etapa da pesquisa clínica envolve testes do imunizante em um pequeno número de pessoas saudáveis.

Duas doses da vacina seriam testadas em até 25 voluntários para verificar se produz uma resposta imune que protege contra o vírus.

Mesmo que o ensaio clínico seja bem-sucedido, serão necessários mais testes e aprovações regulatórias antes que o produto possa ser amplamente utilizado.

Autoridades de saúde e empresas farmacêuticas de todo o mundo estão trabalhando para identificar tratamentos ou uma vacina para ajudar a combater o coronavírus, que já infectou mais de 80 mil pessoas em todo o mundo.

O diretor do Niaid, Anthony Fauci, disse que os pesquisadores poderiam acelerar o processo de aprovação de uma vacina após um experimento bem-sucedido da fase 1, na tentativa de impedir a propagação do vírus.

Mas, mesmo em "velocidade de emergência", a vacina não estará disponível para uso por pelo menos um ano ou 18 meses, segundo ele.

A empresa Moderna, com sede em Boston (EUA), não é a única farmacêutica que espera encontrar uma imunização ou mesmo medicamentos que possam atenuar os sintomas da infecção por coronavírus.

As gigantes Johnson & Johnson e GlaxoSmithKline estão trabalhando em vacinas, assim como pesquisadores do governo americano, incluindo alguns do Niaid.

As ações de Gilead subiram quase 5% na segunda-feira, depois que a Organização Mundial da Saúde disse que um de seus medicamentos, o remdesivir, está mostrando sinais de ajuda no tratamento do coronavírus.

Embora a eficácia e segurança da vacina experimental desenvolvida pela Moderna ainda não tenham sido comprovadas, a velocidade com que foi criada representa um avanço.

Segundo a empresa, o desenvolvimento começou tão logo foram obtidas informações genéticas sobre o coronavírus.

Em comparação com vacina contra a Sars, os pesquisadores levaram cerca de 20 meses para iniciar os testes em humanos.

A Moderna utiliza uma plataforma tecnológica de mRNA, que visa fabricar medicamentos que direcionam as células do corpo a produzir proteínas para prevenir ou combater doenças. 

A tecnologia faz uso do ácido ribonucleico mensageiro, uma molécula vital para o bom funcionamento das células do corpo, e obteve resultados positivos nos testes da fase 1 em seis vacinas diferentes, uma das quais está atualmente em um estudo de fase 2, de acordo com a empresa.

A plataforma de mRNA pode produzir vacinas com mais rapidez e com menos recursos do que os métodos tradicionais, de acordo com a organização de saúde britânica PHG Foundation.

Igor Kannário (DEM) é alvo de abaixo assinado para cassação do mandato

Um abaixo assinado online que pede a cassação do mandato do deputado federal Igor Kannário (DEM) já possui 14.870 assinaturas. Hospedada no site petiçãopublica.com, a ação foi cadastrada há três dias, após o deputado e cantor insultar a Polícia Militar durante sua passagem pelo circuito do Campo grande e arrastava a tradicional pipoca do "Príncipe do Gueto" 


"O objetivo deste abaixo-assinado é mover a Mesa Diretora e o Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados à instauração de processo para verificação de fatos e provas da falta de decoro e ética, e a consequente abertura do processo de cassação do mandato do deputado federal Anderson Machado de Jesus por condutas incompatíveis com o decoro parlamentar, condutas estas que atingem diretamente a moral e a prestação de serviço de policiais militares da Bahia", diz o texto explicativo.





O documento alega ainda que o deputado "tem de forma reiterada desacatado e desmoralizado policiais militares da Bahia em SERVIÇO em diversos eventos festivos como shows, micaretas e na maior festa aberta e televisionada do mundo – o carnaval de Salvador". Por fim, o material cita o fato ocorrido na última segunda-feira (24). 



"Nós policiais ficamos a imaginar o presidente da câmara dos deputados federais em várias sessões sendo desacatado e desmoralizado por uma autoridade qualquer que tenha foro privilegiado e que tenha por obrigação manter o decoro e a legalidade em vários ramos da vida devido ao cargo, porém de forma ostensiva e de preferência em mídias de massa essa autoridade reiteradamente o desmoralize. Cremos que situação assim não duraria porque vivemos sob o império das leis", finaliza.



A iniciativa é assinada pelo Instituto de Consulta, Estudos e Pesquisa do Militar Estadual Bahia (ICEME-BA), pelo Sargento PM Lisboa, da 39ª CIPM; Cabo PM Sara, da 18ª BPM, e pela Sargento PM Iraildes, da 3ª CIPM.



A orientar a assinatura, a petição indica que os policiais  e bombeiros militares sigam a  forma que o site pede:"Nos comentário deve colocar também nome de guerra, matrícula e unidade. Colocar At (ativo) e RR (reserva remunerada). Estes dados só os diretores do ICEME podem ver".

A quarta-feira (26) foi de cinzas para o Bahia de Feira. O Tremendão vencia o Paraná por 2 a 0 até os 45 minutos e ia se classificando para a terceira fase da Copa do Brasil. Porém, o time feirense sofreu a virada e perdeu o jogo por 3 a 2, no Durival Britto. Léo Porto e Alex Cazumba marcaram para a equipe baiana, mas Thales aos 46, Fabrício aos 47, e Renan Bressan aos 53, de pênalti, fizeram os gols para os donos da casa.





Eliminado do torneio nacional na segunda fase, o Tremendão volta ao gramado na próxima terça (3), às 20h30, para receber o Atlético de Alagoinhas, na Arena Cajueiro, pela sexta rodada do Campeonato Baiano. O time feirense é o sétimo colocado na tabela com cinco pontos.

Sul Americana - Bania atropela adversário com goleada e se classifica para a próxima fase


O Bahia não se acomodou e voltou a vencer o Nacional, do Paraguai, na noite desta Quarta-Feira de Cinzas (26). Jogando no Estádio Luís Alfonso Giagni, em Villa Elisa, o Tricolor ganhou por 3 a 1 a partida de volta da primeira fase do torneio continental. Élber e Gilberto, duas vezes, foram os autores dos gols dos visitantes e Villagra descontou para os donos da casa. Foi o primeiro triunfo do time baiano no exterior na sua história. A equipe se classificou com 6 a 1 no placar agregado do confronto.



O Esquadrão de Aço conhecerá seu próximo adversário na Sul-Americana através de sorteio. Antes disso, o Tricolor volta ao gramado no domingo (1°), às 16h, onde a equipe sub-23 faz o clássico com o Vitória, no Barradão, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.



O JOGO

Antes da partida começar, o zagueiro Ernando havia sido vetado pelo departamento médico. Ele sentiu a coxa no treino desta terça-feira (25).


Num erro de saída de bola do Nacional, o ataque Tricolor rouba a bola e aciona Élber. O atacante invade a área e finaliza, mas o goleiro Rojas faz a defesa e evita o primeiro gol.



Élber abre o placar
Mas em seguida, o time baiano domina a bola e Élber é lançado por Rossi. Ele ganha na velocidade do defensor e toca na saída do arqueiro balançando as redes aos três minutos de jogo. Nacional-PAR 0x1 Bahia



Aos 14 minutos, o Nacional-PAR encaixou um bom contra-ataque. Beltrán tocou para Benítez que invadiu a área e driblou Anderson. Porém, ele ficou sem ângulo e Juninho fez o corte providencial evitando o empate dos gringos. A resposta do Bahia veio em seguida, aos 16. Clayson puxou o ataque, tocou para Rossi, que encontrou Gilberto. O camisa 9 dominou, mas finalizou em cima da marcação.



Mesmo com a boa vantagem no placar agregado, o Bahia queria mais. Aos 26, Clayson desceu pela esquerda em velocidade e fez o cruzamento para a área, mas Gilberto, sozinho, não conseguiu chegar na bola.



O Tricolor balançou as redes mais uma vez aos 28. Gilberto passou para Rossi, que sem goleiro, empurrou para o fundo do gol. Mas o árbitro invalidou a jogada, anotando um impedimento.



Gilberto amplia
Finalmente, o Esquadrão de Aço fez o segundo gol com Gilberto, em cobrança de pênalti aos 31. João Pedro passou pelo alto na direção do camisa 9, mas o zagueiro cortou com o braço e o árbitro assinalou a penalidade máxima. O goleiro caiu antes e o artilheiro tricolor só fez deslocar para ampliar o marcador. Nacional-PAR 0x2 Bahia



Antes da cobrança do pênalti, Clayson caiu no gramado e recebeu atendimento médico. Ele não se recuperou e foi substituído por Arthur Caíke. Segundo a assessoria do Bahia, o atacante sentiu dores no joelho direito.



Gilberto marca novamente
Antes do intervalo, o Bahia ainda fez o terceiro gol, novamente com Gilberto, aos 44 minutos. Rossi recebeu lançamento e tocou de três dedos para o camisa 9, que chutou de primeira na saída de Rojas. Nacional-PAR 0x3 Bahia



Aos 48, Juninho Capixaba e Julián Benítez se estranharam, trocaram encontrões e o árbitro amarelou os dois. 



Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações que encerraram a etapa inicial.



Villagra diminui para o Nacional-PAR
O Nacional-PAR diminuiu com Leonardo Villagra aos cinco minutos de bola rolando. O árbitro marcou um pênalti inexistente a favor dos paraguaios. Cruzamento vindo pela direita, Lucas Fonseca conseguiu tirar de cabeça, mas o homem do apito achou que a bola havia tocado no braço do defensor tricolor. O jogador da equipe paraguaia cobrou a penalidade e balançou as redes. Nacional-PAR 1x3 Bahia



O time paraguaio chegou a marcar o segundo gol, mas foi anulado pela arbitragem. Aos 21, a bola foi alçada na área em cobrança de falta, Beltrán desviou e Borja, em posição irregular, tocou para o fundo do gol. Mas o auxiliar invalidou a jogada.
O Bahia não se acomodou e voltou a vencer o Nacional, do Paraguai, na noite desta Quarta-Feira de Cinzas (26). Jogando no Estádio Luís Alfonso Giagni, em Villa Elisa, o Tricolor ganhou por 3 a 1 a partida de volta da primeira fase do torneio continental. Élber e Gilberto, duas vezes, foram os autores dos gols dos visitantes e Villagra descontou para os donos da casa. Foi o primeiro triunfo do time baiano no exterior na sua história. A equipe se classificou com 6 a 1 no placar agregado do confronto.

O Esquadrão de Aço conhecerá seu próximo adversário na Sul-Americana através de sorteio. Antes disso, o Tricolor volta ao gramado no domingo (1°), às 16h, onde a equipe sub-23 faz o clássico com o Vitória, no Barradão, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.

O JOGO
Antes da partida começar, o zagueiro Ernando havia sido vetado pelo departamento médico. Ele sentiu a coxa no treino desta terça-feira (25).

Num erro de saída de bola do Nacional, o ataque Tricolor rouba a bola e aciona Élber. O atacante invade a área e finaliza, mas o goleiro Rojas faz a defesa e evita o primeiro gol.

Élber abre o placar
Mas em seguida, o time baiano domina a bola e Élber é lançado por Rossi. Ele ganha na velocidade do defensor e toca na saída do arqueiro balançando as redes aos três minutos de jogo. Nacional-PAR 0x1 Bahia

Aos 14 minutos, o Nacional-PAR encaixou um bom contra-ataque. Beltrán tocou para Benítez que invadiu a área e driblou Anderson. Porém, ele ficou sem ângulo e Juninho fez o corte providencial evitando o empate dos gringos. A resposta do Bahia veio em seguida, aos 16. Clayson puxou o ataque, tocou para Rossi, que encontrou Gilberto. O camisa 9 dominou, mas finalizou em cima da marcação.

Mesmo com a boa vantagem no placar agregado, o Bahia queria mais. Aos 26, Clayson desceu pela esquerda em velocidade e fez o cruzamento para a área, mas Gilberto, sozinho, não conseguiu chegar na bola.

O Tricolor balançou as redes mais uma vez aos 28. Gilberto passou para Rossi, que sem goleiro, empurrou para o fundo do gol. Mas o árbitro invalidou a jogada, anotando um impedimento.

Gilberto amplia
Finalmente, o Esquadrão de Aço fez o segundo gol com Gilberto, em cobrança de pênalti aos 31. João Pedro passou pelo alto na direção do camisa 9, mas o zagueiro cortou com o braço e o árbitro assinalou a penalidade máxima. O goleiro caiu antes e o artilheiro tricolor só fez deslocar para ampliar o marcador. Nacional-PAR 0x2 Bahia

Antes da cobrança do pênalti, Clayson caiu no gramado e recebeu atendimento médico. Ele não se recuperou e foi substituído por Arthur Caíke. Segundo a assessoria do Bahia, o atacante sentiu dores no joelho direito.

Gilberto marca novamente
Antes do intervalo, o Bahia ainda fez o terceiro gol, novamente com Gilberto, aos 44 minutos. Rossi recebeu lançamento e tocou de três dedos para o camisa 9, que chutou de primeira na saída de Rojas. Nacional-PAR 0x3 Bahia

Aos 48, Juninho Capixaba e Julián Benítez se estranharam, trocaram encontrões e o árbitro amarelou os dois. 

Segundo tempo
Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações que encerraram a etapa inicial.

Villagra diminui para o Nacional-PAR
O Nacional-PAR diminuiu com Leonardo Villagra aos cinco minutos de bola rolando. O árbitro marcou um pênalti inexistente a favor dos paraguaios. Cruzamento vindo pela direita, Lucas Fonseca conseguiu tirar de cabeça, mas o homem do apito achou que a bola havia tocado no braço do defensor tricolor. O jogador da equipe paraguaia cobrou a penalidade e balançou as redes. Nacional-PAR 1x3 Bahia

O time paraguaio chegou a marcar o segundo gol, mas foi anulado pela arbitragem. Aos 21, a bola foi alçada na área em cobrança de falta, Beltrán desviou e Borja, em posição irregular, tocou para o fundo do gol. Mas o auxiliar invalidou a jogada.

A resposta do Bahia veio em seguida. Fernandão foi lançado pela direita e tocou para João Pedro. O lateral fez o cruzamento fechado na pequena área, Arthur Caíke se lançou, mas não conseguiu finalizar.


FICHA TÉCNICA
Nacional-PAR 1x3 Bahia
Copa Sul-Americana- 1ª fase (jogo de volta)

Local: Estádio Luis Alfonso Giagni, em Villa Elisa
Data: 26/02/2020 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Maximiliano del Yesso e Facundo Rodríguez (ambos da ARG)
Cartões amarelos: Cabral, Franco, Benítez, Espínola (Nacional-PAR) / Juninho Capixaba, Arthur Caíke (Bahia) 
Gols: Villagra (Nacional-PAR) / Élber, Gilberto, duas vezes (Bahia)

 
Nacional-PAR: Santiago Rojas; Juan Franco, Hugo Espínola, Luís Cabral e Farid Díaz; Cristián Riveros, Edgar Zaracho e Franco Costa (Ernesto Álvarez); Julián Benítez (Danilo Santacruz), Leonardo Villagra (Enrique Borja) e Guillermo Beltrán. Técnico: Roberto Torres.


Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio e Rossi; Clayson (Arthur Caíke), Élber (Daniel) e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.



A resposta do Bahia veio em seguida. Fernandão foi lançado pela direita e tocou para João Pedro. O lateral fez o cruzamento fechado na pequena área, Arthur Caíke se lançou, mas não conseguiu finalizar.





FICHA TÉCNICA
Nacional-PAR 1x3 Bahia
Copa Sul-Americana- 1ª fase (jogo de volta)

Local: Estádio Luis Alfonso Giagni, em Villa Elisa
Data: 26/02/2020 (quarta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Auxiliares: Maximiliano del Yesso e Facundo Rodríguez (ambos da ARG)

Cartões amarelos: Cabral, Franco, Benítez, Espínola (Nacional-PAR) / Juninho Capixaba, Arthur Caíke (Bahia) 

Gols: Villagra (Nacional-PAR) / Élber, Gilberto, duas vezes (Bahia)



 
Nacional-PAR: Santiago Rojas; Juan Franco, Hugo Espínola, Luís Cabral e Farid Díaz; Cristián Riveros, Edgar Zaracho e Franco Costa (Ernesto Álvarez); Julián Benítez (Danilo Santacruz), Leonardo Villagra (Enrique Borja) e Guillermo Beltrán. Técnico: Roberto Torres.





Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio e Rossi; Clayson (Arthur Caíke), Élber (Daniel) e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.