Como se já não bastassem as grandes dificuldades para se conseguir reeleição no legislativo canavieirense (Sul da Bahia), as novas regras eleitorais, principalmente o fim das coligações para candidatura de vereadores, deve patrocinar a renovação jamais vista no legislativo local.
A Câmara Municipal local sempre se mostrou conservadora nas suas eleições, quando os conhecidos vereadores, na sua grande parte, sempre acumularam mandatos em cima de mandatos, com vereadores batendo o recordes.
Essa prática promete mudar nessa eleição. Sobretudo porque, os atuais vereadores, acostumados com as velhas praticas de eleição, e preocupados, em sua maioria, em dar sustentação ao prefeito não se atentaram na necedade eminente de preparar e fortalecer seus partidos com candidatos que, muitos deles, servem para puxar votos para a legenda.
Nessa eleição, o vereador para se eleger precisa atingir só com os votos do seu próprio partido o coeficiente eleitoral que na cidade mira em torno 1.700 votos/partido. o que quer dizer que o partido precisa está com seu quadro de candidatos completo ou quase, o que não acontece com a maioria dos partidos dos vereadores de mandato da cidade.
Com isso, os vereadores de mandato terão que fazer uma difícil escolha em apoiar seus candidatos para prefeito na cidade. Esse candidato tem que atender algumas características que podem manter a carreira politica desses vereadores vivas. A exemplo de compromisso, projeto, lealdade, flexibilidade, parceira, e estar desprovido da vaidade política e dos interesses próprios.
Em Canavieiras será fácil identificar quem será esse candidato. Sobretudo porque, o atual prefeito que já se sente eleito vive as soberba, é o mais vaidoso, e não mantêm palavra e nem compromisso com ninguém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário