Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2020

Vaza conferência do Governador tentando convencer a prefeita de Porto a manter quarentena total para combater o coronavirus as custas do sacrifício da população



Vazou nessa segunda (27/04), nas redes sociais, uma parte do vídeo conferência entre a prefeita de Porto Seguro e governador do Estado da Bahia Rui Costa (PT).
Na parte vazada do Vídeo/conferência, fica claro a tentativa do governador ao argumentar a necessidade da prefeita em manter tudo fechado na cidade de Porto Seguro. O governador argumenta que a cidade não tem leitos o bastante (Porto Seguro só tem 10 UTIs no Sistema Público) para atender a grande demanda que, segundo ele, pode acontecer com a abertura do comércio e a flexibilização da quarentena que já dura mais de 40 dias na cidade.

A tentativa de convencimento do governador vem logo após à prefeita decretar abertura parcial do comércio, e determinar a flexibilização progressiva nas atividades produtivas da cidade.

O argumento do governador na gravação sita que a cada 200 pessoas contaminadas, 10 são contaminadas e ocuparão os leitos disponíveis na cidade, causando superlotação no sistema público de saúde da cidade.

A prefeita argumentou que a cidade tem 17 casos confirmados, dos quais, 11 já foram curados, e seis estão em quarentena domiciliar, o que esclarece que no município, não exista nenhum caso usando a internação hospitalar. Na cidade, não foi registrado nenhum caso de óbito.

Porto Seguro é uma cidade de cerca de 200 mil habitantes, considerado o terceiro maior polo de turismo do Brasil. Sua rede hoteleira também é considerada uma das maiores do país. De quarentena há mais de 40 dias, já aconteceram mais de 20 mil demissões na cidade, e a grande maioria da população vive do mercado informal trabalhando com o turismo na região.

Na cidade, a carência no sistema de saúde é muito grande. A cidade conta apenas com uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), e o governador construiu um bom hospital que atende toda a região, mas que não é o bastante para suprir a carência. Em contrapartida, após inaugurar esse Hospital, mesmo com o forte apelo da população e de políticos conscientes, o governador fechou o antigo hospital que se hoje estivesse funcionando estaria servindo a população nesse momento tão grave.

A de se ressaltar que o mesmo aconteceu na cidade de Ilhéus, hoje palco da maior contaminação por número de habitantes no Estado, por lá, o governador inaugurou o Hospital Costa do Cacau fechou automaticamente o Hospital regional que hoje, vem fazendo muita falta para os ilheenses.

Nas redes sociais, a população está cobrando do governador “uma ação concreta no combate ao coronavirus que seria dotar as cidades interioranas de respiradores, UTIs, Hospitais de Campanha e diversos outros serviços. Mas não, ao contrário, o governo do Estado tem se limitado a se reunir com chineses e impedir da população de trabalhar”. Diz o povo.         

Veja Vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário