Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Conceição da Barra/ES corre sério risco de ser uma das mais contaminadas do Brasil proporcionalmente por conta de Eleição Suplementar

A população da cidade de Conceição da Barra, uma das poucas cidades do Estado do Espírito Santo livre de contaminação da Pandemia do Coronavirus, muito graças as medidas diferenciadas adaptadas pelo prefeito municipal, começa a manifestar sua preocupação com o pleito eleitoral marcado para o próximo dia 21/06. 

A rede de saúde da cidade não tem UTI





 Trata-se de uma eleição suplementar (para substituir o prefeito e vice caçados pela justiça), sendo que, três meses depois, acontecerá a eleição de outubro. Ou seja, o prefeito e vice eleito, só governarão a cidade até dezembro. A seguir, assume o governo eleito em outubro.  

As manifestações de preocupação da população com essa eleição suplementar acontecem via Redes Sociais, e algumas instituições da Sociedade Civil organizada também passam a questionar, segundo eles, o perigo dessa eleição para a cidade por causa da pandemia.

O medo de todos é exatamente em relação a grande movimentação e aglomeração de pessoas que uma eleição desse porte promove no município. Segundo a preocupação de todos, a cidade não tem nenhum caso apresentado devido as medidas tomadas pela gestão provisória, e essa aglomeração e movimentação de pessoas exatamente no centro do pico do coronavirus no Estado, pode gerar uma grande proliferação do vírus na cidade. 

Vale ressaltar que a cidade que tem cerca de 28 mil habitantes está entre as 15 (num universo de 78 municípios do estado) que não apresentou ainda nenhum caso do Covid-19, vírus  que já matou mais de 10 mil pessoas no Brasil. 

Outra preocupação dos moradores é quanto ao grupo de risco da cidade. Por ser uma cidade balneária, Conceição da Barra tem cerca de 60 % da sua população no grupo alto de risco (pessoas com mais idade superior a 50 anos), o que seria uma verdadeiro caos e perigo eminente de muitos casos letais na cidade. 

Além disso, o pequeno hospital da cidade não possui leitos de UTI ou alternativo, e nem possui ventiladores respiratórios, sendo que só agora está acontecendo a compra desses equipamentos nessa nova gestão. Mesmo assim, não estará disponível antes de 60 dias. 

Conceição da Barra fica a cerca de 30 Km de São Matheus (cidade com 49 casos confirmados), e fica a cerca de 30 km de Pedro Canário (cidade com 5 casos confirmados).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário