Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Porto de Ilhéus vai realizar dragagem para melhor receber navios de turistas

 Com o objetivo de dinamizar a chegada de navios de cruzeiro no Porto de Ilhéus, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) está recebendo propostas de empresas interessadas em realizar a dragagem de manutenção do porto da cidade, na Costa do Cacau. O edital de licitação, na modalidade pregão eletrônico, foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 20. O pregão acontecerá no dia 17 de setembro, às 10h, no site licitacoes-e.com.br, precedido da abertura das propostas, às 9h30. A previsão, segundo a companhia, é que as obras durem 90 dias.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, a obra permitirá o restabelecimento do calado de 10,5 metros do porto, favorecendo a atracação de navios maiores e a operação de navios de cruzeiro. “Esta é uma grande luta nossa que, finalmente, obtém resultado, depois de muitas reuniões realizadas aqui e em Brasília para que a dragagem acontecesse”, afirma o secretário da pasta, Fausto Franco.

Ainda segundo o gestor estadual, a intervenção possibilitará o aumento da circulação de navios de cruzeiro pelo porto da cidade durante o verão, permitindo que um número maior de turistas possa conhecer as belezas e o patrimônio de Ilhéus e toda a rica tradição em torno da cultura cacaueira da região.

A última manutenção do calado do porto foi realizada em 2014. Ao lado de Salvador, Ilhéus é outra cidade turística baiana que está na rota dos grandes cruzeiros marítimos. Na última temporada de verão, entre dezembro de 2019 e abril de 2020, foram realizadas 16 escalas de navios, como MSC Poesia, MSC Fantasia e MSC Seaview, no porto da cidade, com capacidade total para até 61.923 passageiros.

Destino turístico - Um dos principais destinos turísticos da Bahia, Ilhéus é procurada tanto pelos visitantes em busca de sol e praia, quanto pelos interessados em cultura e história, além da prática do turismo rural. Entre as praias mais famosas da cidade estão a dos Milionários, do Cristo e da Avenida.

A lavoura do cacau trouxe grande prosperidade a Ilhéus, com o apogeu a partir da década de 1920, quando a cidade fervilhava com cabarés, casas noturnas, cassinos e ricos coronéis. Este ambiente de luxo, ostentação e boemia influenciou famosos romances do escritor Jorge Amado.

O legado arquitetônico, por sua vez, inclui palacetes, monumentos e imponentes edifícios, como o Palácio Paranaguá. O Bar Vesúvio, o Bataclan, a Igreja Matriz de São Jorge e a Catedral de São Sebastião são outros importantes exemplos da herança histórica e cultural da cidade. O próprio porto antigo foi cenário de muitas histórias. A fonte da antiga riqueza de Ilhéus, a chamada Estrada do Chocolate, que liga a cidade a Uruçuca, preserva grandes fazendas que são verdadeiros museus do apogeu da lavoura cacaueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário