Após
o recesso de 32 dias em função da Copa do Mundo, as
escolas da Rede Municipal de Ensino já estão retomando a rotina das aulas. Na
terça-feira (15), as escolas receberam os alunos para o início de uma nova
fase no calendário letivo. Preparando-se para o segundo semestre escolar, a
equipe da Secretaria da Educação estabeleceu algumas metas, dando início a
novos projetos, como o “Resgatando Valores”, e continuidade aos que já
estavam em andamento, como é o caso do “Projeto de Leitura”.
A principal função da escola é contribuir para a construção da
cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e com uma conduta
pautada em valores sólidos. É nisso que se baseia o projeto “Resgatando
Valores” que entrará em vigor nesse semestre. “O que buscamos proporcionar
são condições para que o aluno se conscientizem dos direitos e deveres de
cada um, formando valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania”,
ressaltou a coordenadora escolar Soledade Paternostro.
Para se chegar a esse objetivo, foram pontuadas algumas ações
específicas para o dia a dia na escola: Trabalhar autoestima e a afetividade;
valorizar a capacidade de reconhecer as habilidades alheias; identificar e
repelir o bullying e outros tipos de desrespeito; resgatar atitudes de
cooperação, participação efetiva e envolvimento da família. “Durante as
atividades propostas, será avaliada a postura do aluno nas diferentes
situações”, concluiu Soledade.
A aquisição da leitura cognitiva é um processo e atividade
social e cultural, essencial para a criação de vínculos entre cultura e
conhecimento. “Para tornar os alunos bons leitores e ampliar muito mais que a
capacidade de ler, é preciso desenvolver o gosto e compromisso com a leitura,
mobilizando-os internamente”, disse a secretária da Educação, Emília
Cristina. “Com esse intuito foi criado o projeto de leitura e escrita ‘Ler é
um prazer’, estimulando os alunos num processo de leitura permanente,
despertando o hábito da leitura”.
O projeto “Ler é um prazer” já está em andamento desde o início
do ano letivo, incentivando situações de aprendizagem, como levar alunos à
Biblioteca Municipal, criar ambientes de leitura nas salas de aula e
apresentar aos alunos diferentes tipos de gêneros literários. Além dos
projetos citados, A Secretaria da Educação está empenhada em fazer alterações
na proposta curricular e fazer diagnósticos de avaliação do nível de escrita
dos alunos.
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