Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Departamento Jurídico de sete Vereadores de Una/Ba diz que Condenação feri a Constituição Brasileira e a Lei Orgânica do Município


A Lei disse que vereadores são imputáveis no exercício de suas funções 

Após a divulgação através do Diário Oficial e de um Blog da cidade nesse dia 29/05, da sentença relevante ao Processo de Ação Civil Pública n.º 0000479-41.2009.805.0267, em que se condena o ex-prefeito e atual vereador David Cerqueira (PMDB), e mais sete vereadores que na época (2008), deram parecer favorável através de voto para um projeto em que as investigações processuais consistiram no fato de que o ex-prefeito encaminhou projeto de lei à Casa do Povo, propondo aumento salarial de forma aos servidores em período que coincidia com o eleitoral, e que o ex-prefeito alegou em defesa de que o aumento foi para sanar dívidas das administrações anteriores, que não concedia benefício salarial há muitos anos, o departamento jurídico dos Réus (vereadores), afirmam que irão recorrer em instância superior.
 Sobretudo porque, segundo eles, a decisão judicial feriu a Constituição Brasileira no Título II, Capitulo IV (dos Direitos Políticos) item 8º, “VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município; (Renumerado do inciso VI, pela Emenda Constitucional nº 1, de 1992)”. E na Lei Orgânica do Município a Seção III (Dos Vereadores), artigo 33 – (Os Vereadores são invioláveis no exercício do mandato e na circunscrição do município, por suas opiniões, palavras e votos).

Ainda segundo os vereadores, a Câmara na época, acatou o projeto e realizou sua votação por tratar-se de uma reivindicação dos funcionários públicos municipais que a muito vinham lutando pelo reparo salarial juntamente com o  Sindicato da classe, e que jamais houve intenção em se autobeneficiar através de voto. Até porque, parte dos servidores públicos de Una, são moradores e eleitores em outras cidades.

Sobre essas alegações dos vereadores condenados de que há previsão legal de imunidade do voto, o doutor juiz fez um comparativo dos fatos locais aos do Mensalão do Democrata, em Brasília, e ao do Congresso Nacional, na Ação Penal 470, em que parlamentares foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal, por votarem contra lei, em favor do interesse de terceiros e de benefícios próprios. A argumentação do magistrado na sentença é de que “O benefício concedido em véspera eleitoral, em período vedado por lei, demonstra claramente o fim eleitoral da votação realizada na Câmara Municipal pelos Réus, que em evidente conluio com o Prefeito”.Segundo a Sentença proferida pelo Juiz da Comarca de Una, os Réus terão 5 dias úteis para recorrer em instância jurídica superior, o que deve acontecer logo no início da semana que entra.   
              






PC do B dividido pelo “capitalismo” em Ilhéus

 Rodrigo Cardoso manifestava a sua insatisfação com o governo e o prefeito Jabes Ribeiro
Rodrigo Cardoso manifestava a sua insatisfação com a aliança com o governo do prefeito Jabes Ribeiro, sob a tutela do deputado federal Davidson Magalhães.

O partido Comunista do Brasil só pensa nas boquinhas da prefeitura de Ilhéus, e vai aumentando as tetas no governo do prefeito Jabes Ribeiro.

Segundo informações do Jornal Bahia Online, o presidente do diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Ilhéus, Rodrigo Cardoso, apresentou o pedido de licença do cargo e vai se afastar das funções nos próximos meses, por não concordar com a ocupação de novos cargos no governo do prefeito Jabes Ribeiro.

 O aumento do quinhão do PC do B na administração de Jabes,com a ocupação da secretaria de Turismo, além da pasta educação é uma realidade nesse mandato.

A Secretaria de Turismo, como também a presidência do partido em Ilhéus, terão o mesmo nome no comando, o do militante Josenaldo Cerqueira, homem de confiança do deputado Davidson Magalhães, cunhado do prefeito Jabes Ribeiro

CPI da CBF já é uma realidade

Entre as 50 assinaturas coletadas pelo senador e ex-atacante Romário (PSB-RJ) para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), instalada nesta quinta-feira (28) no Senado, está a dos congressistas da bancada baiana. “Eu assinei o requerimento de Romário, que já vinha há muito tempo dizendo isso, que existia corrupção e desvio de recursos, que agora foram comprovadas. Isso é uma vergonha nacional, um dirigente como o José Maria Marin... Espero que a punição seja rigorosa”, opinou Otto Alencar (PSD). Para o senador, o andamento das apurações do colegiado não deve apresentar dificuldades. “Os profissionais da corrupção só a Polícia Federal pode detectar, a PF e o MP tem feito esse trabalho. Agora é instalar a CPI ouvir os implicados e que a Justiça possa agir, e que, ao contrário de colocar na CBF, coloque na cadeia”, disse. Ele acredita que as investigações em curso vão fazer “uma limpeza” no setor. “O futebol é dominado por empresários, os clubes praticamente servem de trampolim para os empresários ganharem dinheiro”, aponta. O senador Walter Pinheiro (PT) também acredita que os impactos das apurações podem ser maiores que a punição dos dirigentes corruptos. “É importante pro futebol e bom para os jogadores. São eles que fazem o espetáculo e quem fatura é o cartola. Além de combater corrupção, faz justiça. Essa coisa mostra porque tem tanta gente matando e morrendo para ser dirigente, gente que nunca fez nada dentro das quatro linhas”, pontuou o petista, que citou o resgate do direito de imagem e do passe dos jogadores como benefícios que podem ser conquistados no futuro.

Apesar de ter assinado, Pinheiro afirma que, no entanto, disse a Romário que “fizesse um link” com a Polícia Federal, Justiça Federal e Ministério Público. “Apoio integralmente, fui inclusive um dos primeiros a assinar, não tem problema nenhum. Mas disse a Romário que é importante que se atente ao fato que tem muita coisa sendo feita, então tem que estar em sintonia, para não ficar só na CPI. O Senado não tem condições ideais como os processos feitos por uma procuradoria, pela Polícia Federal. Um exemplo disso é a Lava Jato. Antes da Lava Jato, já tinha havido umas três CPIs”, argumentou ele, para quem, sem a ligação com o trabalho feito pela polícia, pela Justiça e pelo Ministério Público, a comissão pode resultar apenas em “estardalhaço”. “Isso deveria ter sido feito há mais tempo. Para usar a sigla [CBF], é realmente uma ‘caixa bem fechada’; é fundamental isso para ver se abre essa caixa, eles [os dirigentes] viviam se fechando em copas”, afirmou. O congressista acredita que as investigações podem se desdobrar para outras federações. Ainda sobre a necessidade de “passar o futebol a limpo”, ele citou o exemplo da intervenção realizada no Bahia. “Acabou não tendo CPI, mas a apuração deu uma coisa positiva para o Bahia”, citou. O Bahia Notícias não conseguiu contato com a senadora Lídice da Mata (PSB).






quinta-feira, 28 de maio de 2015

Feirão de Autos em Ilhéus dia 30 e 31


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), realiza nos dias 30 e 31 de maio, no Parque de Exposições Jackson Figueiredo, na Rodovia Ilhéus-Olivença, o I Feirão de Autos de Ilhéus.

A estrutura inclui stand de vendas de veículos (carros e motos) novos e usados, oficina mecânica, seguradora, e exposição de automóveis antigos.

De acordo com o titular da Sedic, Roberto Garcia, o objetivo é aproximar o mercado de automóveis de Ilhéus do consumidor, aumentando as chances de fechar de negócios.

“Apesar das dificuldades do mercado nacional, ainda há uma grande procura por carros e motos, principalmente seminovos e usados. Por isso, vamos encurtar o caminho para compradores e comerciantes, além de oferecer um maior leque de oportunidades para quem tem interesse em comprar”, afirmou Garcia.

Durante os dois dias, o público contará com uma concessionária de carros zero quilômetros, oito revendas de usados, uma de motocicletas, seguradora, financeira, emplacadora e lojas de equipamentos de pesca e agrícolas.
Dessa forma, será possível, segundo Roberto Garcia, o comprador escolher o veículo, negociar com a instituição financeira, encaminhar os documentos necessários para regularização e emplacar o automóvel no mesmo local.

Exposição – A programação do I Feirão de Auto de Ilhéus inclui também exposição de carros antigos, encontro de carros tunados e motocicletas modificadas.


"Ilhéus em Ação" Atua na Praia do Cristo em Ilhéus


A Praia do Cristo, localizada à Avenida Dois de Julho, região central da cidade, passa, desde a última segunda-feira, 22, por limpeza minuciosa realizada Solar Ambiental, empresa contratada pelo município no âmbito da Operação Ilhéus em Ação.
Segundo o vice-prefeito Carlos Machado, coordenador do trabalho, os homens realizam a retirada do lixo manualmente.
Na última semana, tanto a Praia do Cristo, quanto a Avenida Soares Lopes foram limpas com máquinas que coletaram o lixo pesado, como galhos de árvores e até móveis descartados na faixa de areia.
Desde o início do trabalho de pente fino, foi recolhida uma caçamba de material, principalmente tampas de garrafas e latinhas, sacos de salgadinhos, sacolas plásticas e palitos de espetinhos.
Segundo Cacá, esse trabalho de limpeza das praias será permanente e vai abranger a faixa de areia das orlas sul e norte da cidade.
A operação Ilhéus em Ação já atingiu praticamente toda a zona sul, levando serviços de poda de árvores, limpeza de bueiros, retirada de entulho, pintura de meio fio e outros.
Todo esse esforço já resultou na retirada de cerca de 4 mil metros cúbicos de entulho, o suficiente para encher 259 caçambas.


Hernani Sá terá "São João Dos Bairros" nesse domingo em Ilhéus

O clima das festas juninas vai tomar conta de Ilhéus, neste domingo, 31, com o projeto São João dos Bairros 2015.
A partir das 16h, os moradores do Hernani Sá (Urbis), na zona sul da cidade, vão poder conferir shows de atrações musicais, com apresentação de quadrilhas juninas, grupos de dança, além de diversas brincadeiras.
A animação fica por conta da banda Zabumbahia, que promete movimentar a população ao som de músicas do gênero, com encerramento previsto para às 21h.
O Hernani Sá é a segunda localidade a receber o projeto neste ano, depois do Malhado, no último dia 17. A última edição na cidade será no bairro Teotônio Vilela, no dia 14 de junho.
O projeto São João dos Bairros conta ainda com a escolha da rainha do milho, barracas voltadas para a venda de comidas e bebidas típicas, ornamentação e outros acessórios.
Promovido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, a festa tem o objetivo de fortalecer as festas populares e as tradições folclóricas do sul da Bahia, e contribuir para o enriquecimento do calendário turístico-cultural.


Fiol e Porto Sul Marcará Audiência Pública com a Valec e o Ibama


Com o objetivo de obter respostas e intensificar o debate sobre o andamento das obras da Ferrovia da Integração Oeste/Leste e do Complexo Intermodal Porto Sul, a Comissão Especial da FIOL e do Porto Sul da Assembleia Legislativa da Bahia, aprovou na manhã de ontem (quarta, 27), uma ida à Brasília, e posteriormente, a realização de uma audiência pública no município de Ilhéus.

A proposta do colegiado é buscar respostas dos órgãos envolvidos para levar à população dados da real situação desses projetos estruturantes de extrema importantes para a economia baiana.

A audiência pública prevista para o mês de julho, será com os representantes da Valec – empresa responsável pelo andamento das obras da ferrovia e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – órgão responsável pela licença de supressão de vegetação, documento necessário para que sejam iniciadas as obras de quebra-mar do Porto Sul.

 Segundo a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), esses encontros servirão para que os deputados possam verificar a real situação das obras junto aos órgãos envolvidos e, ao mesmo tempo, será fundamental para obtermos informações do andamento das obras e responder aos questionamentos da população de Ilhéus e região, que aguardam ansiosos por esses projetos.

Durante a reunião do colegiado, Ângela Sousa ressaltou a importância socioeconômica da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul, projetos tão aguardadas pela região sul da Bahia, visto que promoverá a interiorização do desenvolvimento no Estado.

“Nós parlamentares estamos cientes das dificuldades pelas quais passam os empreendimentos e, por isso, nos engajamos para contribuir com os governo federal e estadual para que esse grandioso projeto seja concretizado”, disse Ângela Sousa, ao reforçar a importância.


Conquista: União deve liberar R$ 20 milhões para 2ª etapa de aeroporto


Um montante de mais de R$ 20 milhões devem ser incorporados à verba de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo o Blog do Anderson, o prefeito da cidade, Guilherme Menezes, informou que a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) garantiu a liberação do recurso para a segunda etapa das obras, que abrange a construção do terminal de passageiros. A estimativa é que o terminal, cujo projeto já foi analisado pela SAC e pelo Banco do Brasil, seja edificado em um prazo de 12 meses. Ainda não há data prevista para início das obras deste setor.



Leur Jr. provoca governo sobre instalação de Cia Militar em Jequié


A instalação de uma Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe) em Jequié, sudoeste do estado, tem virado disputa política entre situação e oposição na Assembleia Legislativa do Estado (Alba). Nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) provocou o vice-governador João Leão (PP) – e o filho e deputado federal, Cacá Leão – que estariam empenhados em trazer a Cia militar para o município vizinho de Jaguaquara, o que indignou Lomanto Jr. Ainda no discurso, Lomanto cobrou do governador Rui Costa (PT) ações para Jequié, terra natal da primeira-dama, Aline Peixoto. Em declaração feita na Alba no início do ano, Rui teria prometido ações para Jequié. “Vamos ver se o prestígio maior é do vice-governador ou da primeira dama do estado que é jequieense”, que continua: “é inadmissível que Jequié saia mais uma vez perdendo”, declarou. Segundo Leur Jr. chegou a hora de o governo do estado corresponder com os interesses da população de Jequié, com agradecimento concreto a votação que obteve no município nas últimas três eleições estaduais, quando o governador do PT saiu com 70% dos votos.



Ministros terão gastos com despesas diversas cortados


Como parte das ações de cortes de gastos, o governo federal limitou a verba de todos os ministérios para despesas com contratação de bens e serviços, diárias e passagens para 2015. A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) e limita, ainda, locações de imóveis, veículos, máquinas e equipamentos, e contratação de mão-de-obra e terceirizados. Os ministérios da Educação e da Saúde são os únicos que não foram afetados pelos cortes. A estimativa é de que as 31 pastas listadas gastem, no máximo, R$ 8.890.557.000. O maior limite fixado foi para o Ministério da Defesa, único a passar da casa dos bilhões: R$ 1.107.042.000. O Ministério do Planejamento defendeu que o limite permitirá a diminuição das despesas e, de acordo com o G1, divulgou algumas estimativas. "A compra direta de passagens aéreas, por exemplo, vai possibilitar uma economia de R$ 118 milhões em relação aos valores praticados anteriormente (gasto anual)", informou o ministério. "A central também já realizou novas licitações de telefonia móvel e imagens orbitais que permitirão uma economia de R$ 378,6 milhões. Ao todo, as ações da central já permitiram uma economia de quase R$ 500 milhões em relação aos preços anteriormente cotados por órgãos do governo de forma individual”, avaliou.


Jacuipense desiste do Campeonato Brasileiro


Por dificuldades financeiras, o Jacuipense decidiu pela desistência do Campeonato Brasileiro da série D. A equipe, que se classificou para o certame nacional através da Copa Governador do Estado no ano passado, protocolou a retirada junto à Federação Bahiana de Futebol (FBF) nesta quinta-feira (28)."As dificuldades financeiras são grandes no momento. Não estamos conseguindo patrocínio e não temos um outro apoio financeiro. Decidimos desistir pelas dificuldades que a nossa cidade vem passando.Considerando a situação do clube, decidimos desistir. Não temos caixa para disputar essa competição", afirmou Felipe Sales, presidente do Jacuipense, ao Bahia Notícias. A equipe de Riachão do Jacuípe agora irá se preparar para a Copa Governador do Estado, que tem previsão para começar no mês de agosto.


Até que em fim uma mudança expressiva na reforma política - Deputados votam pelo fim da reeleição


Em uma das poucas mudanças expressivas até então, o plenário da Câmara aprovou no fim desta quarta-feira (27) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para os cargos executivos. Foram 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção. Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado. A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff,  porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018. Senadores, deputados e vereadores poderão continuar se reelegendo indefinidamente. Após a votação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), encerrou a sessão. Nesta quinta (28), a partir das 12h, os deputados continuam a votar a reforma política.


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Deputados não querem nenhuma alteração na forma de se elegerem


Em uma noite de votação de trechos da proposta de reforma política, a Câmara dos Deputados decidiu que tudo iria ficar como está. Nesta terça-feira (26), os parlamentares mantiveram o atual sistema de votação proporcional para deputados e vereadores e rejeitaram incluir na Constituição Federal a permissão para empresas financiarem partidos políticos e campanhas políticas. As duas votações são consideradas como derrotas para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o seu partido. Elas trabalhavam pela aprovação do "distritão" e defendiam a constitucionalização das doações privadas. Todas as propostas de modificação do modelo de votação foram votadas e rejeitadas no plenário. A principal delas era a do "distritão", que estabelecia que os deputados e vereadores mais votados seriam os eleitos, sem considerar os votos no partido ou na coligação. Foram 267 votos contra esse trecho da reforma política e 210 a favor. Pelo modelo atual, os votos em todos os candidatos de uma legenda são somados e a Justiça calcula o quociente eleitoral, que determina o número de cadeiras a que cada partido tem direito. Com isso, um político com uma pequena quantidade de votos pode ser eleito graças aos votos para seus colegas de partido. Em seguida, a Câmara também barrou a emenda que incluía na Constituição a doação de empresas a partidos políticos e campanhas eleitorais. O objetivo da proposta era evitar que o Supremo Tribunal Federal proíba o financiamento de empresas. Ela teve 264 votos a favor e 207 contra. No entanto, por se tratar de uma proposta que altera a Constituição, eram necessários 307 votos. “A Casa quer continuar como está. Está rejeitando mudanças. Acho que não vai passar nada. Não vai passar fim da reeleição, não vai passar coincidência eleitoral”, constatou Eduardo Cunha após as votações. "Vai cair a máscara daqueles que dizem que querem reforma política e não votam".


Mais ferro nos trabalhadores brasileiros


Em votação realizada na noite desta sexta-feira (26), o Senado aprovou a Medida Provisória 665, que restringe o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, e ao seguro-defeso. Agora, o texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. A proposta, que faz parte do conjunto de medidas do ajuste fiscal, foi aprovada com 39 votos a favor e 32 contra. Entre os que votaram pela rejeição do texto estão os petistas Walter Pinheiro (PT-BA), Lindberg Farias (PT-RJ) e Paulo Paim (PT-RS). Ao todo, 11 senadores da base aliada votaram contra a proposta. A MP 665 foi editada em dezembro de 2014 pela presidente Dilma Rousseff, junto com a MP 664, que restringe o acesso a pensão por morte e deve ser votada nesta quarta-feira (27). A expectativa do governo é reduzir os gastos com benefícios trabalhistas em R$ 5 bilhões, segundo a Folha de S. Paulo. Durante a sessão, houve protestos nas galerias do Senado. Integrantes da Força Sindical usando máscaras com a imagem de Dilma Rousseff e chifres gritaram "fora PT". O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) ameaçou retirar os manifestantes do local, mas deu sequência à discussão. 


Turistas de Una – Ilhéus – Itabuna – Canavieiras e Santa Luzia terão oportunidade de navegar em embarcação utilizada pela Seleção da Alemanha no povoado de Santo André


Na semana Santa a Carlos Tur esteve visitando a Costa do Dendê com muitos turistas  


A Carlos Tur, empresa especializada em turismo profissional dando ênfase as belezas do Estado da Bahia, estará proporcionando para a população unense interessada, um passeio a “COROA VERMELHA” (município de Porto Seguro), com visitações em diversas outras localidades e um passeio marítimo na embarcação que serviu a Seleção Campeã da Alemanha pelas Piscinas Naturais da Ilha do Sol, e pelo povoado de Santo André (localidade onde a seleção ficou instalada).

O Passeio Turístico acontecerá entre os dias 04 a 07 de Setembro, com o título “Curta a Independência na Terra do Descobrimento”, com hospedagem no Hotel Três Poderes (com requintes de Quatro Estrelas), passeios por Trancoso, Arraiá da Ajuda, Rio João de Tiba até a Coroa Alta, Povoado de Santo André, e Ilha do Sol com Banho de Lama Medicinal, visitação ainda na Passarela do Álcool (todos os dias), Centro de Convenções e Centro Histórico.

A Carlos Tur estará ainda disponibilizando serviço fotográfico profissional e produção de DVD com profissionais da Studio Planet Vídeo com custo opcional, porém barateado, com imagens dos optantes e de todas localidades visitadas, num grande diferencial profissional, o que é marca registrada da Carlos Tur.


Com vagas limitadas os interessados devem procurar a Carlos através do fone: 073 – 9919-8429 ou ainda, a empresária Balbina pelo fone: 73 3236-2126  (comercial). Lembrando que, no dia, o translado estará atendendo também, os turistas interessados das cidades de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras e Santa Luzia.               


terça-feira, 26 de maio de 2015

Secretária de Educação de Una/Ba Leninha Cavalcante representou o Estado no Colegiado Nacional do “Nós Podemos” (Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade) em Brasília



Mostrando a importância e a valorização dos profissionais de Una em todo o Estado da Bahia e no Brasil, a Secretária de Educação Leninha Cavalcante, esteve representando a Bahia no Colegiado Nacional do “Nós Podemos” (Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade), que aconteceu de 11 à 14 de maio passado  na Capital Federal (Brasília),  em um seminário de planejamento para traçar as novas metas que nortearão os rumos do trabalho até 2017.

Representado pelo Distrito Federal e mais 16 Estados da Federação o Colegiado se prepara para a transição da nova agenda mundial pelos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que devem ser alcançados até 2030, representando cerca de 2 mil instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil de todo o país, que fazem parte do movimento de forma voluntária e contam com parceria da Secretaria-geral da Presidência da República e do Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD).

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade “Nós Podemos” é um movimento de voluntários apartidário, ecumênico e plural da nação brasileira que visa ao alcance dos ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil.  

ODM são as metas do milênio que foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações em todo o mundo. Elas visam acabar com a fome e a miséria em todo o planeta. Oferecer educação básica de qualidade para todos. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres. Reduzir a mortalidade infantil.  Melhorar a saúde das gestantes. Combater a Aids, a malária e outras doenças.  Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.   

Entre as metas do “Nós Podemos”, está a de chegar a 25% dos municípios brasileiros, focando naqueles com índice de desenvolvimento humano (IDH) mais baixo. Para possibilitar uma maior capilaridade das ações, serão criados 100 núcleos regionais, além dos 27 estaduais. “Nossa meta é capacitar 600 multiplicadores voluntários que tenham alto conhecimento sobre os objetivos do milênio e a nova agenda ODS, para ir a esses municípios e ajudar no envolvimento da comunidade local”, explica Odilon Faccio, secretário executivo adjunto do Movimento. “Vamos buscar recursos públicos e privados para financiar ações nos municípios, produzir material e trazer os três setores da sociedade para esse compromisso de melhorar a vida das pessoas”, explica.

A superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, representa o Distrito Federal no colegiado nacional e, durante o seminário, foi eleita secretária executiva de comunicação. Ela avalia como positiva a união de esforços. “Pessoas de vários setores estarão mobilizadas em prol dessas causas. Antes, havia um esforço concentrado prioritariamente no governo. Hoje buscamos a participação de todos em prol de um mundo melhor”, observa Mariana.

Durante o encerramento do seminário, na última quinta-feira (14/5), a oficial do PNUD Ieva Lazareviciute injetou uma dose de ânimo nos participantes para que levem o trabalho adiante. Para ela, os desafios são grandes e precisam ser encarados com firmeza nos quatro cantos do país. O secretário nacional de relações políticas e sociais da Secretaria-geral da Presidência da República, Wagner Caetano, defendeu que o conceito de cidadania deve ser avaliado de forma profunda. “Estamos numa luta para construir uma agenda no país que assegure a cidadania mínima a todos os brasileiros. O trabalho relacionado aos objetivos do milênio foi pautado nisso e serviu para assegurar os direitos humanos básicos de cidadania que muitos brasileiros não tinham antes da implementação dessas políticas.” 

 A representante do Estado da Bahia e secretária de educação do município de Una (Leninha Cavalcante) enfatizou a importância desse projeto para os pequenos municípios do Estado. “Sobretudo ao que tange o apoio e o empurrão que os municípios que aderiram ao projeto receberão em recursos e serviços, ajudando em muito na questão do desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos baianos menos favorecidos”. Disse a Secretária. Leninha ainda acrescentou que: “Só a união de esforços coletivos poderão erradicar por em definitivo problemas sociais tão complexos e marcantes em nosso Estado, principalmente nas pequenas cidades como:    acabar com a fome e a miséria, oferecendo educação básica de qualidade para todos, promovendo a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzindo a mortalidade infantil, melhorando a saúde das gestantes, e combatendo a Aids, e outras doenças”. Finalizou.

A prefeita Diane Rusciolelli, orgulhosa em ver seu município representando todo o Estado da Bahia, num tão importante movimento de âmbito mundial, ressaltou que o município unense não ficará aleijado desse compromisso e projeto, afirmando que estará assinando nos próximos dias o Termo de Adesão ao Programa para se associar e ter a oportunidade de também beneficiar os munícipes que necessitam de tão importante projeto para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida. “Temos que unir forças para podermos lutar, cada vez mais, na forma organizada a favor de eliminar de vez problemas como estes que culminam no sofrimento dos menos favorecidos em nossa cidade. Esse programa vem em boa hora, para fortalecer os elos de comprometimento do nosso governo municipal na busca da melhoria da qualidade de vida do povo unense. Que seja bem vindo. Vamos sim fazer parte dessa luta e união mundial na busca de resolver esses problemas”. Acrescentou a prefeita Diane Rusciolelli.              

     

Vara Criminal de Una estabelece Edital de Citação com prazo de quinze dias para assistência Jurídica a favor de ex-tabelião de Notas

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DA BAHIA
UNA
VARA CRIMINAL
Rua Stlo Pedro, 10, Bairro Sucupira - CEP 45.690-000 - Fone: (73) 3236.2221
Horário de Funcionamento: das 08:00 às 14:00

EDITAL DE CITAÇÃO COM O PRAZO DE 15 (quinze) DIAS
(Assistência Judiciária)

                              O Doutor MAURICIO ALVARES BARRA, Juiz de Direito Substituto desta Comarca de Una, Estado da Bahia, na forma da lei, etc.
FAZ SABER a todos que o presente virem ou dele conhecimento tiverem, que está sendo investigado por suposta conduta, que se comprovada contrariam os incisos XIII, XVI, do artigo 176 do Estatuto dos Servidores Públicos Civil do Estado da Bahia, através da Portaria nO 01/2015 deste juízo, Luís OCIMAR BARBOSA, ex-Tabelião de Notas com funções de Protesto desta Comarca de Una, Estado da Bahia, sem demais qualificação nos autos, o qual encontra-se em lugar incerto e não sabido, é o presente para CITÁ-LO para tomar ciência
da abertura do PAD - Processo Administrativo Disciplinar e para apresentar defesa prévia no prazo de 10 (dez) dias, indicando provas e rol de testemunhas, no máximo de 05 (cinco) testemunhas. E para que chegue ao conhecimento do investigado, mandou o MM Juiz expedir o presente Edital, que vai publicado no Diário do Poder Judiciário. Dado e passado nesta Comarca de Una, aos 19 de maio de 2015. Eu, Carlos Ayrton da Costa Leite, secretário dos trabalhos, que digitei e subscrevi. 


                                                 

                                                   MAURÍCIO ALVARES BARRA
                                                      Juiz de Direito Substituto

Morte de Valdentine comove Una e Canavieiras


Morte de Zival Bispo dos Santos (Valdentine) comove os municípios de Una e Canavieiras, deixando saudades entre parentes, amigos e populares das duas cidades. 

O fato ocorreu após uma infecção hospitalar adquirida devido a uma complicação na próstata e hoje o estado de saúde agravou devido a uma embolia pulmonar em hospital na cidade de Ilhéus. 

Val morava e tinha comércio em Canavieiras, mas sua história política foi marcada em Una quando exerceu a função de vereador por quatro mandatos consecutivos. Filho do ex-prefeito Manoel Dentista (também falecido), Val  era uma pessoa muito querida em Una, e gozava de muito prestigio na cidade de Canavieiras onde morava, sendo uma pessoa reconhecida pela sua bondade e disposição em estar sempre ajudando ao próximo, disponibilizando sempre seus equipamentos de trabalho para servir da melhor maneira. 

Val iniciou sua carreira política no ano de 1983, quando se elegeu vereador pela primeira vez. A última eleição que disputou concorreu ao cargo de vice-prefeito no ano de 2000. Dentine era um político bastante carismático.

A família ainda não informou onde será o velório e o sepultamento, mas já se sabe que a prefeita Diane Rusciolelli acaba de decretar luto oficial de três dias, assim como, também, a Câmara de Vereadores de Una.

Prefeitura de Una instala Quebras-Molas no Bairro Novo e Urbis a pedido dos vereadores Bico Fino e Tonho da Piruna



A Prefeitura do município de Una-Ba, através da Secretaria de Obras e em parceria com o DERBA, instalou nesse último dia 22/05, dois Quebra-molas no Bairro Novo e dois outros no Bairro da Urbis a pedido dos vereadores Bico Fino e Tonho da Piruna.

Na verdade, esses Quebra-molas já estavam na programação também da Secretaria, face aos muitos pedidos feitos por populares e pedestres, sendo que a solicitação é pertinente a necessidade.

Tonho da Piruna e Bico Fino, em companhia de Juvenal e David Cerqueira compõe a base governista no legislativo municipal, o que determina a prioridade em atendimento e valorização dos trabalhos.  



Missa solene, desfiles e inaugurações marcam as comemorações dos 124 anos de Canavieiras




Em 25 de maio de 1891 Canavieiras deixou de ter a condição de Vila Imperial (desde 1833) para se tornar cidade, conforme ato do governador do Estado, José Gonçalves da Silva. Para comemorar esta importante data, a Prefeitura de Canavieiras elaborou uma vasta programação, com a celebração de Missa Solene, no domingo (24), desfiles cívicos e inaugurações de equipamentos públicos construídos e ou reformados.

Durante a celebração da Missa, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, ressaltou que Deus quis que o aniversário de Canavieiras acontecesse justamente no dia em que se comemora o aniversário da Igreja Católica. Para ele, todas essas coincidências demonstram o carinho que São Boaventura, o padroeiro da cidade, tem com o povo de Canavieiras. Ao final da missa, o tenor argentino Juan Bruera cantou Panis Angelicus, de Cesar Frank, e Ave Maria, de Schubert.

O Padre Euvaldo ressaltou em sua pregação a necessidade premente dos povos viverem em paz, condição de vida que é o próprio homem quem a constrói. “Como antes os apóstolos pregavam a paz, hoje são as autoridades e os homens quem têm esse mister, para que possamos viver num ambiente de tranquilidade”, disse o pároco.

Eventos do dia - Na segunda-feira (25), às 6 horas, a cidade “acordou” com uma grande alvorada de fogos realizada no centro e em bairros. Em seguida, teve início o desfile cívico com as filarmônicas Lyra do Commercio e 2 de Janeiro. Para finalizar o desfile, vieram as escolas de Canavieiras (redes pública e privada), inclusive do Ensino Fundamental II do interior.

Após o desfile, foi cantado o Hino Nacional (orquestrado pela Filarmônica 2 de Janeiro) e de Canavieiras (orquestrado pela Filarmônica Lyra do Commercio), e hasteadas as Bandeiras do Brasil, Bahia e Canavieiras, pelo prefeito Almir Melo, o Major PM Airton Carvalho e deputado estadual Leur Lomanto Júnior, respectivamente.

Mensagem aos jovens – O prefeito Almir Melo, em sua mensagem dirigida aos canavieirenses, priorizou os jovens, que para ele se constituem em um futuro próximo, nas pessoas que serão responsáveis pelo desenvolvimento de Canavieiras. “Jovens, as coisas não caem do céu. é preciso ir buscá-las, correr atrás, mergulhar fundo e voar alto. Muitas vezes será necessário voltar ao ponto de partida e começar tudo de novo, mas após haverem empenhado cérebro, nervos e coração, chegarem à vitória, saboreiem o sucesso na sua plenitude, sem medo, sem culpa e em paz”, disse.

Ao finalizar a mensagem, o prefeito disse aos jovens que procurem desempenhar o melhor papel na sociedade. Se ultrapassarem todas as dificuldades, fiquem vivos; fiquem inteiros; tenham bom caráter; sejam educados; e aproveitem a vida com alegria e leveza. Vão em paz, sejam abençoados. façam um mundo melhor. lembrem-se da célebre frase do pensador inglês Disraeli: “A vida é muita curta para ser pequena”.

Assim que foram encerradas as atividades cívicas, o prefeito Almir Melo, seguido pelo deputado estadual Leur Lomanto Júnior, secretários municipais e comitiva realizaram uma visita às obras inauguradas simbolicamente. Entre elas, a Unidade de Saúde da Família Dr. Edmundo Lopes de Castro, Creche Vovó Cabocla, e diversas ruas e avenidas.

Um parte da história – Precedendo a elevação de Canavieiras à categoria de cidade – quando na verdade se dá o ato de emancipação político-administrativo – em 17 de fevereiro de 1890 tomou posse a primeira intendência e o Conselho Municipal. Essa nova estrutura substituía a antiga Câmara. O primeiro intendente foi o médico Antônio Salustiano Viana, nomeado pelo governador do Estado, Manoel Victorino Pereira.

No ano seguinte, em 25 de maio de 1891, de maneira simples e concisa, o governador do Estado, José Gonçalves da Silva, elevou a Vila Imperial de Canavieiras à categoria de cidade. Com a elevação, Canavieiras passou a, efetivamente, se tornar emancipada administrativamente, pois, antes, algumas decisões da Câmara dependiam do referendo da Assembleia Legislativa.

Mas a história de Canavieiras (segundo o livro Canavieiras – Terra Mater do Cacau – remonta a 1718, com a criação da Freguesia de São Boaventura do Poxim. Àquela época, diversos colonos se estabeleceram na foz do Poxim, tanto em busca de boas terras como fugindo dos índios hostis.


De acordo com documentos históricos, Poxim e Canavieiras tornaram-se povoações permanentes no contexto histórico e geográfico da capitania hereditária de Ilhéus, estabelecida em 1536. Conforme descreve o livro Canavieiras – Terra Mater do Cacau, a população de Canavieiras participou ativamente de todas as lutas pela independência do Brasil.


segunda-feira, 25 de maio de 2015

Campeonato Amador de Una está de volta em grande festa com a presença prefeita Diane Rusciolelli e autoridades municipais













O Liga Desportiva da cidade Una (LDU), fundada em primeiro de setembro de 1984, abriu o Campeonato de Futebol Amador do município, nesse dia 24/05 (domingo), numa grande festa de confraternização entre distritos e localidades de toda a cidade.

O evento marcou o retorno do Campeonato Amador que não era realizado desde 2013 pela Liga, e que é uma tradição no município, inclusive revelar de talentos para o futebol baiano profissional.     

Para sua realização a contou com a colaboração da Federação Baiana de Futebol, do comércio local, e a forte parceria com a Prefeitura Municipal (Governo da Responsabilidade e Compromisso), que disponibilizou seus equipamentos para o Campeonato que já começa num verdadeiro sucesso futebolístico.

Para tanto, a Secretaria de Obras, em parceria com a Secretaria de Educação e Esporte, segundo o Secretário de Obras José Mauro realizou a recuperação da Pintura de todo o Estádio, a recuperação do gramado, serviços hidráulicos e elétricos, além de toda a limpeza externa e interna do equipamento.

Prestigiado por um público superior a 700 pessoas, ainda estiveram presentes a Prefeita Diane Rusciolelli, o Secretário de Obras José Mauro dos Santos, a secretária de Educação e Esporte Leninha Cavalcante, os vereadores Julival Araujo (Bico Fino) e Tonho da Piruna, o diretor das Escolas do Campo José Augusto Aquino, além da secretária da Saúde Renilda Teles que disponibilizou toda uma equipe com enfermeiro e técnicos e mais ambulância para acompanhar e servir ao evento.

Além da presença da briosa e participativa Polícia Militar do Estado da Bahia representada pelo Pelotão, a de registrar também a presença de diversos direntes dos clubes participantes, a exemplo de Gaso, eterno dirigente do JEC, time de tradição na cidade, e da Guarda Municipal que prestou uma homenagem exclusiva para as autoridades municipais e a participação de representantes da Guarda Mirim.  
  
Segundo Evandro Araújo (presidente da Liga), esse promete ser o mais animado e disputado campeonato de todos. Sobretudo porque, a expectativa do mundo esportivo unense era grande em torno dessa disputa que conta com a participação de 8 equipes ( JEC – Independente – Guarani – São Cristovão – Flamengo  - Nápolis – UNEC  e Vila Brasil), todas devidamente registradas na Federação Baiana de Futebol e divididas em dois grupos de quatro. Jogando entre si, onde se classificam os dois melhores colocados em somatória de pontos de cada grupo se enfrentando em uma semi-final e final.

No evento de inauguração foi realizado um amistoso entre o Colégio Estadual de Una (CEU), e a Escola Liberalino Barbosa Souto com o Placar 4X0 para o Estadual. Segundo a Secretaria de Educação e Esporte Leninha Cavalcante essa partida foi planejada para servir como incentivador a prática do Esporte para a juventude unense num projeto que já vem sendo realizado pela Secretaria em várias modalidades de esporte.

A prefeita Diane Rusciolelli enfatizou a importância desse Campeonato para a cidade, não só pela importância no laser e desenvolvimento social da população, mas, sobretudo, na geração de receita para muitos que se beneficiam com a venda de derivados, fomentando a economia e o empreendedorismo individual no município.                        

 O ponto marcante nesse evento inaugural, além da presença das autoridades municipais em apoio ao esporte local, foi à homenagem ao ex-servidor municipal Motorista Neilton (falecido em acidente automobilístico e em serviço) e que era também Juiz de futebol, além de colaborador da Liga local, e ao Policial Militar Denilsson Rodrigues Sampaio (assassinado recentemente em assalto aos Correios na cidade São José da Vitória).  A de registrar também o exemplo do sucesso do evento e da fomentação da economia local com o Campeonato através de sua primeira arrecadação de R$ 900,00; todo destinado a Liga organizadora.

A partida inaugural foi disputada por JEC 2x2 Independente, numa partida já oficial pelo campeonato, marcando para o JEC Dhoni aos 25 minutos e Lucas Binas  aos 20 minutos do segundo tempo. Descontando para o Independente Marcello aos 40 minutos, e novamente Marcello aos 45 minutos ao apagar das luzes. De acordo com informações de Evandro Araújo, o Campeonato prossegue no próximo dia 31/05 (domingo) com os jogos Flamengo x Nápolis e UNEC x Vila Brasil, e desde já convida a todos para prestigiarem.