Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Campanha de Vacinação contra gripe é prorrogada até sexta-feira, dia 12 em Canavieiras



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza 2015 foi prorrogada em Canavieiras até sexta-feira (12). A informação foi feita nesta segunda-feira (8), pela secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, que assegura estar sendo feita uma grande mobilização para que os índices de imunização sejam alcançados.
Esclarece a secretária Roberta Barros, que o Ministério da Saúde, adotou, com as secretarias estaduais da Saúde de todo o Brasil, a prorrogação da data, em virtude do baixo índice verificado. “Em Canavieiras montamos um bom planejamento e já conseguimos índices de mais de 60% e 80% em alguns grupos do público-alvo”, informa Roberta.
A recomendação do Setor de Vigilância Epidemiológica é que devem ser imunizados idosos maiores de 60 anos, trabalhadores de saúde, população indígena, gestantes em qualquer fase gestacional e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias. O público-alvo também inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas, tais como diabetes e problemas renais, além de transplantados, mediante a apresentação de documento médico.
Explica a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, a Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a doença pode levar a complicações graves e a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. “A principal ação para prevenir esta doença é a vacinação”, informa a secretária.
De acordo com Roberta Barros, a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O trabalho de  planejamento da Secretaria de Saúde de Canavieiras foi realizado com a finalidade de atingir todos os segmentos pertencentes ao público-alvo, no sentido de atingir o maior número de pessoas possíveis.
Para isso, a Secretaria da Saúde continua realizando uma ampla mobilização, utilizados os diversos meios de comunicação, a exemplo de emissora de rádio, serviço de alto-falante, carros de som, e agentes de saúde. Uma das recomendações é que levem as carteiras de vacinação, onde serão anotadas a aplicação da vacina.

As comunidades do interior do Município também fazem parte do público-alvo da Campanha de Vacinação, cuja logística utilizada inclui as visitas semanais das equipes médicas nas diversas regiões. “Nossas campanhas de vacinações estão atingindo níveis satisfatórios, superando todos os resultados de anos anteriores”, informa a secretária Roberta Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário