Páginas

quinta-feira, 7 de julho de 2016

40% das famílias buscam apoio em Programas Sociais do governo


Pesquisa do IBGE mostra que quatro em cada dez domicílios do país tentaram em algum momento acessar o Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal, o caminho para receber benefícios como o Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.

Segundo os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2014, do IBGE, 27,8 milhões de domicílios do país (41,5% do total) tomaram alguma providência para ser incluído no cadastro, como ir à agência se informar e levar documentos.

Desse total, 17 milhões de domicílios conseguiram efetivamente se cadastrar por atenderem os pré-requisitos mínimos do governo: renda domiciliar de até meio salário mínimo per capita; ou uma renda total de até três salários mínimos.

Conseguir acessar o cadastro não significa, porém, que todos esses lares estão recebendo benefícios, já que cada programa têm pré-requisitos próprios. O IBGE não perguntou durante a pesquisa realizada em 2014 se as residências estavam recebendo o benefício.

Desses 27 milhões de lares que procuraram se cadastrar para receber benefícios de programas sociais, 10,9 milhões estão localizados no Nordeste, maioria em termos absolutos e proporcionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário