Páginas

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Edmar Luz participa de inauguração de Escola em Ilhéus na Companhia de autoridades do (PP) Partido Progressista da Bahia


O político Edmar Luz da cidade de Canavieiras, esteve representando o município na inauguração  da escola Municipal do Salobrinho (Ilhéus), ao lado de toda a cúpula do partido PP (partido Progressista), nesse último dia 23/12. 

A obra realizada pela Prefeitura municipal de Ilhéus em parceria com o governo do Estado, foi mais uma conquista da população interiorana de Ilhéus, e que contou com o fundamental apoio do partido que tem a frente no Estado o vice governador do Estado João Leão, que tem se mostrado sempre parceiro dos municípios que tem gestores da sigla. 

Edmar foi bastante felicitado no evento, sobretudo porque, o candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de outubro, deverá ter uma segunda chance em Canavieiras caso exista o cancelamento das eleições por irregularidades e uso de caixa 2 pela coligação vencedora, como todos esperam.    

Além, do vice governador João Leão, estiveram presentes também o deputado estadual Eduardo Salles, o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, e o vice Cacá Colchões,   

Prefeita Diane Rusciolleli vai realizar o primeiro grande Réveillon da História do município de Una/Ba


Numa iniciativa que demonstra todo o seu empreendedorismo e a luta pela melhoria da qualidade de vida de sua população, apôs lançar na forma inédita e com muito sucesso o Festival Nacional do Mangostin, a prefeita Diane Rusciolleli realizará pela primeira vez na história do município, uma grande festa de réveillon aberta para toda a população.

Agindo sempre com muita responsabilidade na questão financeira do município, a prefeita acabar de pagar em antecipado também, não só os salários dos servidores referente ao exercício de 2016, mas também, o 13º salário, numa ação que foi marca registrada em seu governo.

O 1º Réveillon de Una realizado por Diane Rusciolleli que acontece entre os dias 29 a 31, estará recheado de grande atrações, a exemplo da Banda Vingadora, a cantora Fabiana Anastácio, Kaio Oliveira e outros.        

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Silas Malafaia é conduzido pela Polícia Federal


O pastor Silas Malafaia é alvo de mandado de condução coercitiva no âmbito da Operação Timóteo, deflagrada na manhã desta sexta-feira, 16, pela Polícia Federal. O diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Marco Antonio Valadares Moreira, e a mulher dele foram presos pela PF.
A ação dos federais ocorre em 11 Estados e no Distrito Federal. Os policiais fazem buscas e apreensões em 52 diferentes endereços relacionados com uma organização criminosa investigada por um esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral (65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM – tem como destino os municípios).
A Operação Timóteo começou ainda em 2015, quando a então Controladoria-Geral da União enviou à PF uma sindicância que apontava incompatibilidade na evolução patrimonial de um dos diretores do DNPM.

Desacato ao Servido Público deixa de ser Crime

Por unanimidade, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, na noite desta quinta-feira, que não é crime o ato de desacato, por considerar que a legislação sobre o tema tem como objetivo silenciar ideias e opiniões. Além disso, os ministros entenderam que a tipificação do crime de desacato é incompatível com a Convenção Interamericana de Direitos Humanos.

"A Comissão Interamericana de Direitos Humanos já se manifestou no sentido de que as leis de desacato se prestam ao abuso, como meio para silenciar ideias e opiniões consideradas incômodas pelo establishment, bem assim proporcionam maior nível de proteção aos agentes do Estado do que aos particulares, em contravenção aos princípios democrático e igualitário", defendeu o ministro Ribeiro Dantas.

Na avaliação de Dantas, não há dúvida de que a criminalização do desacato "está na contramão do humanismo, porque ressalta a preponderância do Estado - personificado em seus agentes - sobre o indivíduo". Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime, com pena prevista de 6 meses a 2 anos, conforme o Código Penal.

O caso em questão girou em torno de um homem que foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a 8 meses e 5 dias de reclusão por ter desacatado dois policiais militares. A decisão do STJ vale apenas para este caso, mas o entendimento aplicado pela corte pode ser seguido em outras instâncias.

Senado suspende norma que demarcava terrenos de marinha

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (14) um decreto legislativo para suspender orientação normativa da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a respeito da demarcação de terrenos de marinha. Tratam-se dos terrenos localizados no litoral brasileiro, na chamada linha do preamar médio, que pertencem à União.
Para o relator, Ricardo Ferraço (PSDB-ES), a suspensão servirá para sanear "impropriedades jurídicas" decorrentes da aplicação da norma em vigor. O autor do projeto, senador Dário Berger (PMDB-SC), considera a regra atual "anacrônica". A linha do preamar médio é definida pela média das marés máximas registradas no ano de 1831.
O decreto legislativo seguiu para promulgação imediata.

Caixa 2 provoca cassação da Diplomação de prefeita eleito e seu vice em Prado/Ba


A justiça cassou o diploma da prefeita eleita nas últimas eleições municipais de Prado, cidade do Extremo Sul da Bahia. A sentença foi divulgada na tarde desta quinta-feira (15), a menos de 24 horas da cerimônia de diplomação, prevista para às 10h00 da manhã desta sexta-feira (16).

O juiz eleitoral, Dr. Leonardo Coelho, da 112ª Zona Eleitoral, acolheu a denúncia apresentada na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) N.º 0000491-11.2016.6.05.0112, formulada contra a chapa majoritária da coligação ‘Prado no rumo certo’, cujos candidatos foram Mayra Brito (prefeita reeleita) e de Maurício Xavier, o conhecido ‘Lindão’ (vice-prefeito).

Em sua sentença, a justiça eleitoral reconheceu a infração eleitoral de abuso de poder político e econômico, condenando a prefeita e seu vice à perda dos direitos políticos pelo período por oito anos, e cassou os diplomas conferidos pela justiça eleitoral, em vista do resultado do pleito ocorrido no dia 02 de outubro de 2016. Cabe recurso da decisão.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Mandato de Drº Almeida está com os dias contados - Edmar Luz entra na Justiça para cancelar diplomação de Drº Almeida e requerer o mandato de prefeito da cidade


Depois da grande celeuma política criada na cidade de Canavieiras, após o prefeito Drº Almeida (PPS) ter sido eleito derrotando dois adversários, e ter tido suas contas de campanha reprovadas pela Justiça Eleitoral (com indicação para que o ministério Público possa indiciá-lo por crime de uso de Caixa 2 em campanha política), e ainda ter conseguido sua diplomação só com Mandato de Segurança, o segundo colocado na eleição ingressou na Justiça solicitando a anulação da diplomação de Drº Almeida conforme manda a Justiça, e requerendo ara si o direito de ser diplomado como o prefeito da cidade, já que a Lei determina que a chapa de Drº Almeida seja punida com a sua exclusão do processo eleitoral, o que fatalmente (segundo Juristas experientes), deve acontecer nos próximos dias de janeiro 2017. 

Segundo  Legislação Eleitoral, nesse caso de fraude na eleição deve acontecer um novo pleito, principalmente no caso de haver mais de dois concorrentes. Após a ação da Justiça Eleitoral que deve acontecer nos próximos dias, sobretudo para não permitir que um injusto possa exercer os direitos de um justo, o presidente da Câmara de Vereadores deve assumir o governo e providenciar a nova eleição. Esse seria o intendimento inicial da Justiça, mas pode acontecer um outro entendimento do Juiz Eleitoral e Edmar Luz se tornar o prefeito de Canavieiras. 

Vamos aguardar os próximos acontecimentos que prometem agitar politicamente o município.                


Justiça diploma prefeito e vice de Canavieiras Sob Júdice

Foto do Site Isto e Notícias (Canavieiras)

O médico Clóvis Roberto Almeida de Souza, 57 anos, e que vive em Canavieiras há 33 anos, foi diplomado prefeito eleito do município neste 13 de dezembro pela Justiça Eleitoral.
Apesar de terem vencidos a eleição, ambos não tiveram suas contas de campanha aprovadas pela Justiça Eleitoral, e tiveram que entrar com um Mandato de Segurança para conseguir a diplomação. Contudo, essa diplomação abre prerrogativa para que o Ministério Público e os correntes possam entrar na Justiça derrubando a candidatura de ambos, e até os denunciando por terem cometido crime de "Caixa 2 na campanha política".       

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Talibans comemoram com foguetórios a não diplomação do prefeito eleito do grupo deles? Porque será?


Dr. Almeida vinha prometendo um governo sério e voltado para
o interesse do povo, e isso desagradou os Talibans

A Justiça Eleitoral de Canavieiras diplomou nessa tarde de 12/12, os nove vereadores eleitos no ultimo mês de Outubro, mas não diplomou o prefeito eleito Drº Almeida (PPS). 

Drº Almeida não foi diplomado porque a o Juiz de Comarca Eleitoral  Esmo. Dr. André Luiz Santos Brito entendeu que pode ter ocorrido fraude nas Contas de Campanha do referido com o uso de Caixa 2, e para não prejudicar os outros candidatos dando o mandato a quem pode não ser merecedor por  ter cometido ato irregular prefere aguardar os resultados do parecer do Ministério Público. 

Após várias denuncias de Caixa 2 (dinheiro gasto em campanha sem a devida prestação de contas para a justiça tanto de entrada, quanto de saída) com apresentação de provas que comprovam realmente o fato, o Drº Almeida (candidato eleito a prefeito com pequena diferença de votos para o segundo e o terceiro colocado) é Alvo de investigação. Segundo informações preliminares (a confirmar), uma das provas de utilização de Caixa 2 na campanha seria uma Nota Fiscal de combustível emitida por um Posto de Gasolina  da cidade no valor de R$ 20 mil (aproximado) em nome da Coligação retirada pelo Coordenador de campanha na época ( Edmo Pipi). Ainda de acordo com as informações preliminares, existem outras provas contundentes que levaram ao Chefe do Cartório Eduardo Teixeira tourinho Costa optar pela reprovação das contas e ao Drº André Luiz Santos Brito, MM. Juiz da Comarca, a abrir procedimento investigatório e encaminhamento para o Ministério Público.   

Na próxima quinta deve sair o parecer do Ministério Público, e se esse órgão entender também pela reprovação das Contas de Dr. AlMeida(PPS), a eleição deve ser anulada. De acordo com a nova Lei eleitoral, nesse caso o presidente da Câmara de Vereadores deve Assumir o Cargo e providenciar uma nova eleição já sem a presença do candidato  denunciado.    

O que mais chamou a atenção foi o foguetório na cidade patrocinado pelos Talibans (grupo político de Zairo Loureiro) comemorando o a não diplomação de Drº Almeida. o Fato é que foi exatamente esse grupo político quem ajudou a eleger o candidato, e que em pouco tempo, já demonstrou um descontentamento, ou um rompimento político. Porque será.? Uns estão dizendo que o fato da alegria dos Talibans é porque perceberam que não iriam governar de tabelinha como pretendiam. Outros estão falando que fica muito claro para a população quais são os verdadeiros interesses dessa Gente, que ao contrário da boa vontade de DR. Almeida, pensavam apenas em si, tendo o poder pelo poder. Ou será o poder pelo dinheiro? 

Abram bem os olhos eleitores de Canavieiras!   

Vitória termina temporada com derrota mas se salva e permanece na Série A


Não foi do jeito que o torcedor rubro-negro imaginou, mas o Vitória permanece na elite do futebol nacional. Em jogo realizado neste domingo (11), no Barradão, o Leão da Barra acabou derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1, mas se garantiu na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com 45 pontos, a equipe de Argel Fucks fica a dois pontos do Internacional de Porto Alegre, equipe rebaixada para a Série B 2017

Precisando do resultado, o Vitória fechava a marcação e tentava surpreender em rápida troca de passes na área alviverde. Entretanto, mesmo com um time misto, o Palmeiras também levava perigo aos donos da casa, explorando as laterais para chegar ao gol do Leão. Com isso, aos sete minutos, o atual campeão brasileiro criou a primeira boa chance do jogo com Leandro Pereira, que driblou o marcador no setor esquerdo e chutou cruzado para ver a bola raspar a trave rubro-negra.

Sem diminuir o ritmo, os comandados de Argel Fucks não tiveram dificuldades para abrir o marcador. Aos 12, em cobrança de falta de fora da área, Marinho chuta cruzado e a bola passa por todo mundo até quicar na grama e dormir no fundo das redes de Jailson.
Porém, a torcida baiana nem teve muito tempo para comemorar. Aos 15, Gabriel se aproveita se aproveita de uma sobra dentro da área anfitriã para chutar firme e deixar tudo igual no Barradão.

Com o jogo empatado, a marcação das duas equipes se intensificou e a partida passou a ficar mais violenta, com ambos os times reclamando de faltas dos adversários. Aos 26, os rubro-negros reclamaram de toque de mão de Fabrício na pequena área, mas o árbitro não marcou penalidade para os donos da casa.

A partida mais truncada e com grande número de cartões amarelos parecia chegar ao intervalo com o placar de igualdade. Porém, nos acréscimos, o Palmeiras conseguiu a virada. Após chute de Fabrício, Alecsandro se aproveita do rebote e marca para o time paulista.

No segundo tempo, o Vitória voltou mais determinado a mudar o marcador e encontrou um Palmeiras que seguia criando jogadas para aumentar o marcador. Sem muita criatividade, o primeiro grande lance do Leão aconteceu apenas aos 22, quando Marinho acerta o travessão e anima os torcedores do time da casa. 

Em um jogo morno e com poucos lances de risco, as duas equipes não conseguiram produzir um bom futebol e terminaram a partida com comemorações distintas em relação ao seu histórico no campeonato. Enquanto o Leão permanece na Série A, o Verdão comemora o seu título nacional.

FICHA TÉCNICA

Vitória x Palmeiras
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 11/12/2016
Horário: 16h (da Bahia)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Hélcio Araújo Neves (PA)
Gols: Marinho, Gabriel, Alecsandro
Cartão Amarelo:Zé Eduardo, Alecsandro, Cleiton Xavier, Marinho, Cleiton Xavier, Thiago Martins, Jaílson

Vitória: Fernando Miguel; Diego Renan, Ramon, Kanu e Euller; Willian Farias, Marcelo e Cárdenas (Serginho); Marinho, David e Zé Love (Tiago Real). Técnico: Argel Fucks:

Palmeiras: Jailson; Mina (Matheus Sales), Thiago Martins e Fabricio; Thiago Santos, Gabriel, Tchê Tchê e Cleiton Xavier (Rodrigo); Erik, Leandro Pereira e Alecsandro. Técnico: Cuca.

Fernando Gomes mostra pulso firme e responde a ataques chamando o deputado Félix Junior de mau caráter

No último sábado o prefeito eleito de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), foi entrevistado pelo radialista Roberto de Souza, no programa Resenha da Cidade, na rádio Difusora de Itabuna. Fernando demonstrou a sua insatisfação com o deputado federal Felix Junior (PDT).

“ não conheço esse rapaz, quem é ele? Não gosto de me relacionar com gente mau caráter, tenho fazenda e prefiro enfrentar um boi do que uma cobra”, declarou Fernando.

Felix Junior é presidente estadual do PDT e foi o principal incentivador da candidatura do médico Mangabeira a prefeito de Itabuna pelo partido. O médico ficou na segunda colocação e contratou um renomado advogado eleitoral para tentar evitar a posse de Fernando Gomes.

Presidente Temer começa a sofrer o caos da rejeição popular


Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, a popularidade do presidente Michel Temer (PMDB) despencou desde julho, acompanhada da queda na confiança na economia. De acordo com o levantamento, 51% dos brasileiros consideram a gestão ruim ou péssima, ante 31%, em julho.
As informações são do jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre 7 e 8 de dezembro, antes dos detalhes de delação da Odebrechtcom menções ao atual presidente.
Entre aqueles que enxergam o governo como regular estão 34% da população. Antes, durante o período do governo interino, o número era de 42%. Já o índice de ótimo/bom do presidente caiu de 14% em julho aos atuais 10%.
Segundo a pesquisa, os brasileiros consideram o presidente falso (65%), muito inteligente (63%) e defensor dos mais ricos (75%). Metade dos brasileiros veem Temer como autoritário e 58%, desonesto. Cerca de 5% dos entrevistados .não souberam avaliar a atual gestão

sábado, 10 de dezembro de 2016

Eleição de Canavieiras está nas mãos da Justiça Eleitoral - Drº Almeida está sendo acusado de “Caixa 2” e pode até não ser mais o prefeito eleito de Canavieiras-Ba

Após várias denuncias de Caixa 2 (dinheiro gasto em campanha sem a devida prestação de contas para a justiça tanto de entrada, quanto de saída) com apresentação de provas que comprovam realmente o fato, o Drº Almeida (candidato eleito a prefeito com pequena diferença de votos para o segundo e o terceiro colocado) está sendo alvo de investigação Judicial o que pode impedir sua diplomação e até mesmo a confirmação de sua eleição.   

De acordo com as informações, Drº Almeida tem até hoje para apresentar suas justificativas em irregularidades encontradas nas prestações de contas de campanha que o mesmo apresentou a Justiça Federal e que fora devidamente analisada e reprovada por Eduardo Teixeira Tourinho Costa  - Chefe do Cartório da 11ª Zona Eleitoral de Canavieiras/Ba. O prazo de três (3) dias foi estabelecido através da Portaria nº 06/2016: De Ordem do Exmo. Dr. André Luiz Santos Brito, MM. Juiz da Comarca.       

Após a data de hoje, mesmo o candidato eleito Drº Almeida fazendo sua  defesa, o processo será remetido para o Ministério Público Eleitoral que deverá apresentar o seu parecer em 48 horas a contar da data do protocolo. O encaminhamento para o Ministério Público vai implicar na condenação das contas de campanha do candidato, ou não, a depender do parecer desse órgão que vai analisar as contas e as denuncias apresentadas que comprovam a utilização do “Caixa 2”. Caso o Ministério Público peça o a condenação das contas por uso de Caixa 2, Drº Almeida terá sua candidatura suspensa, e automaticamente, a eleição de seu nome inválido.

Segundo informações preliminares (a confirmar), uma das provas de utilização de Caixa 2 na campanha seria uma Nota Fiscal de combustível emitida por um Posto de Gasolina  da cidade no valor de R$ 20 mil (aproximado) em nome da Coligação retirada pelo Coordenador de campanha na época ( Edmo Pipi). Ainda de acordo com as informações preliminares, existem outras provas contundentes que levaram ao Chefe do Cartório Eduardo Teixeira tourinho Costa optar pela reprovação das contas e ao Drº André Luiz Santos Brito, MM. Juiz da Comarca, a abrir procedimento investigatório e encaminhamento para o Ministério Público.    

Caso a eleição do Drº Almeida seja Anulada, existem duas alternativas que poderão ser obedecidas pela justiça Eleitoral. A 1ª seria a anulação da eleição e a realização de um novo pleito sem a participação do Drº Almeida, e a 2ª seria a diplomação do segundo colocado Edmar Luz (PP) como prefeito.  Tudo isso vai depender da interpretação do Juiz.  

Uma coisa é certa, como um coordenador de campanha tão experiente que já foi vice-prefeito comete uma garfe dessa? Ai fica a dúvida????????  

Nossa Reportagem tentou entrar em contato via watsap com o candidato Dr. Almeida para obter seu parecer sobre o assunto, mas não foi possível a até a publicação dessa matéria. Dessa forma, estamos abrindo espaço em nossa redação para que o Drº Almeida possa se pronunciar sim sobre a questão.
    
   
Edmar Luz  - 2º colocado na eleição entende que se a candidatura de
Drº Almeida cair ele deve ser nomeado o prefeito

   

Almir Melo atual prefeito e 3º colocado na eleição entende que o Juiz
deve e obedecer o que manda a Lei Eleitoral atual que seria uma nova eleição  

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Rui Costa tem reunião com Chineses em busca de novos investimentos na Bahia


O governador Rui Costa viajou para Brasília nesta quarta-feira (7) para discutir investimentos na Bahia com o embaixador da China, Li Jinzhang. Entre os projetos estão a Ponte Salvador – Itaparica, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador, o Porto Sul e a obra da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). "Estamos trabalhando firme para ter a presença chinesa nesses grandes projetos da Bahia. E abertos para sermos parceiros, entrando com investimento dentro de nosso território, retirada do peso tributário para viabilizar a Bioceânica, passando pela Bahia", afirmou Rui. Segundo o governo, o representante da China “garantiu que a embaixada está com total atenção à Fiol”.

 O projeto tem 70% executados no trecho Ilhéus/Caetité e 10% de Caetité ao Rio São Francisco. A próxima agenda de Rui será com o presidente da República, Michel Temer, ainda na tarde desta quarta, quando solicitará rapidez nas definições que cabem ao governo federal para que o investimento chinês chegue logo e a estrada de ferro comece a operar na Bahia, sendo ponto de partida para a Bioceânica. A comitiva que acompanhou o governador foi formada pelo vice-governador, João Leão, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e o coordenador da Representação da Bahia em Brasília, Jonas Paulo.


Temer garante que vai liberar multas da repatriação para estados em dezembro


O presidente da República, Michel Temer, garantiu nesta quarta-feira (7) que vai liberar para os estados, entre os dias 10 e 13 de dezembro, uma parcela do valor arrecadado pelo governo federal com as multas provenientes da Lei de Repatriação, que promoveu a regularização de ativos do exterior não declarados à Receita Federal. De acordo com o senador Otto Alencar (PSD-BA), a promessa foi feita durante reunião nesta quarta, em Brasília, da qual participou também o governador baiano Rui Costa. “Ele ligou para o [Henrique] Meirelles e pediu para liberar o dinheiro”, assegurou o parlamentar baiano em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo Otto, os recursos contribuirão para aliviar neste fim de ano os cofres dos estados, que se encontram em severa crise financeira. “Para a Bahia, vai ajudar pagar a folha e o 13º dos servidores, o que o governo estava apresentando dificuldades de fazer”, afirmou.

 A medida de Temer deve colocar fim a uma queda de braços estabelecida entre a administração de Temer e os estados por causa das condições impostas pelo governo federal para liberar às unidades da federação o dinheiro proveniente das multas da repatriação (veja aqui).  Os estados chegaram a ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação coletiva para obrigar o Executivo a disponibilizar os repasses, obtendo vitórias contra o governo (leia aqui).

 Ainda durante a reunião, Temer também se comprometeu a buscar liberação de recursos para a conclusão das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do Porto Sul, paradas devido à crise econômica. Segundo Otto, no encontro, o presidente ligou para o secretário do Programa de Parceria de Investimentos, Moreira Franco, e pediu esforços para ajudar a destravar as obras. O senador baiano classificou a reunião como “produtiva” para a Bahia.


Grêmio é maior campeão da Copa do Brasil


Em noite histórica, marcada por lágrimas e homenagens à Chapecoense, o Grêmio confirmou o favoritismo conquistado no jogo de ida e faturou o título da Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Diante do público recorde da Arena Grêmio, com 55.337 torcedores, o time gaúcho empatou por 1 a 1 com o Atlético Mineiro e sustentou a vantagem obtida na primeira partida da final, com a vitória por 3 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte. Com o resultado, o time comandado por Renato Gaúcho se tornou o maior campeão da história da Copa do Brasil. O troféu marca o fim de um longo e desagradável jejum de 15 anos no Grêmio. Superado com frequência pelo rival Internacional no Estadual, o time tricolor também vinha penando nas competições nacionais. Agora, põe fim à "fila" com seu quinto título da Copa do Brasil, superando o Cruzeiro, que tem quatro.

 O time gaúcho também venceu em 1989, 1994, 1997 e 2001. A final desta quarta foi marcada pelas homenagens à Chapecoense. Os dois times entraram em campo com o escudo do time catarinense no uniforme, assim como o árbitro e os auxiliares, que até vestiram verde. A bola do jogo também teve o escudo em memória dos jogadores e integrantes do clube que foram vítimas do acidente aéreo da semana passada, que causou a morte de 71 pessoas, perto de Medellín, na Colômbia. Na arquibancada, a torcida gremista abriu a camisa gigante que os torcedores da equipe de Santa Catarina levava aos jogos na Arena Condá. O momento mais emocionante da homenagem aconteceu no minuto de silêncio, com toque militar. Um videoclipe com imagens da Chapecoense foi exibido nos telões, sem som. 


Moacir Leite de Uruçuca denuncia ameaça velada de advogado

Moacyr Leite (DEM) foi eleito prefeito de Uruçuca na eleição deste ano, mas ainda tenta garantir o exercício de seu mandato a partir de 2017. A atual chefe do executivo da cidade do interior, Fernanda Silva (PT), tenta na Justiça fazer com que o democrata não tenha suas contas de 2010 aprovadas, e, consequentemente, indeferir a candidatura dele. No entanto, Moacyr aponta irregularidades por trás da ação judicial. Segundo ele, o advogado Ciro Soares é sócio do escritório que faz a defesa da petista e juntou petição com o papel timbrado do referido escritório. Mas o próprio Ciro já defendeu Moacyr no TCM há quatro anos  - o que, segundo ele, configura quebra de ética -  e atualmente é acusado pelo antigo cliente de fazer ameaças veladas indicando que se não houvesse a sua contratação, ainda que informal, iria atrapalhar a tentativa do novo mandato do democrata. O prefeito eleito já foi chefe do executivo em Uruçuca por dois mandatos (1997-2000 e 2009-2012). No ano de 2012, a Câmara Municipal e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reprovaram as contas de 2010 da gestão e neste processo do TCM Ciro fazia a defesa de Moacyr. Por conta do entendimento do legislativo municipal e do TCM, o político do DEM teve a candidatura indeferida nas eleições deste ano. Já patrocinado por seus novos advogados, Moacyr alega que entrou com uma ação na Justiça comum e em novembro obteve uma liminar que suspendeu a reprovação das contas de 2010, o que automaticamente provocaria o deferimento da sua candidatura. 


Segundo alega, um primeiro juiz concedeu a liminar e uma desembargadora ratificou a decisão, que foi mantida. Entretanto, Ciro encontrou Moacyr pessoalmente na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e tentou um “acerto” com ele. “Eu fui procurado por um advogado que tinha sido meu advogado lá atrás para me defender exatamente sobre essas contas no TCM. Esse mesmo advogado me procurou quando soube que eu estava com essa liminar dizendo: 'Estou sendo procurado por seus adversários de Uruçuca e vou precisar fazer um acerto com você para que você não tenha problemas com essas contas’. Como minha liminar tinha sido mantida por uma desembargadora, eu não concordei e não fiz esse acerto com ele. Dentro de poucos dias ele conseguiu, junto ao mesmo juiz que tinha dado a liminar, fazer ele tornar nula a liminar”, explica Moacyr em entrevista ao Bahia Notícias. Nesta quarta-feira (7), a defesa dele conseguiu reestabelecer a liminar através de outra decisão, desta feita pelo desembargador Salomão Resedá, que tornou a suspender os efeitos da rejeição das contas de 2010. Pouco depois da decisão, conhecidos do prefeito eleito enviaram mensagens – incluindo de outros prefeitos eleitos – afirmando que Ciro reverteria o caso mais uma vez. “Eles me procuraram dizendo: ‘Moacyr, Ciro mandou dizer que se você não acertar com ele, ele vai cassar sua liminar no plantão judiciário’”, afirmou. Segundo ele, o novo escritório do advogado agora trabalha em favor de Fernanda Silva e busca manter o julgamento que reprovou as contas da prefeitura de Uruçuca há seis anos. Por falta de quórum, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não julgou o deferimento da candidatura de Moacyr nesta quarta e deve esperar até pelo menos a próxima segunda (12) para tomar uma decisão. Com a manutenção da liminar do desembargador Salomão Resedá, a defesa do democrata deve conseguir reverter o indeferimento de seu registro. Sem ela, poderá ser ordenado um novo pleito em Uruçuca. “Da outra vez ele me ameaçou, eu não concordei com o negócio e minha liminar caiu. E eu estou com medo porque essa liminar vai ser usada no julgamento no TRE. Estou com medo que a ameaça dele se realize”, disse Moacyr.
O democrata ainda ressaltou que irá levar o caso a OAB da Bahia e que prefere enfrentar o julgamento sem uma liminar ao invés de ter que se curvar a "acertos com uma pessoa que não tem limites éticos e que expõe cidadãos de bem".



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Justiça reconhece Fernando Gomes como o novo prefeito de Itabuna


O ex-prefeito de Itabuna, no sul do estado, Fernando Gomes (DEM) teve o recurso deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e obteve o registro da candidatura para voltar à administração municipal. A decisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (7) e foi confirmada pela assessoria do órgão. Gomes, que teve a maior votação, aguardava a definição por ter a candidatura indeferida no pleito de outubro. Com a decisão do TRE-BA, o ex-prefeito foi declarado prefeito e deve tomar posse no próximo dia 1º de janeiro.



A nova fase da Operação Caça-Fantasmas, deflagrada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo nesta terça-feira (6), teve como alvo 14 dos 21 vereadores do município. Foram expedidos mandados de prisão para os edis, mas apenas 11 foram cumpridos. Entre os alvos está o vereador e prefeito eleito do município, Rogério Lins (PTN). 

A operação foi iniciada em agosto de 2015 para desestruturar um esquema de funcionários fantasmas e captação de dinheiro de parte do salários dos assessores dos vereadores. A estimativa é que tenham sido desviados R$ 21 milhões. Desde o início da operação, foram cumpridos 73 mandados de busca e apreensão e oferecida denúncia contra 217 pessoas, entre elas vereadores, assessores e funcionários fantasmas; outras 200 pessoas foram afastadas cautelarmente de seus cargos. 


Justiça aponta irregularidades nas contas de campanha do prefeito Drº Ravan (PSD) em Ibirapitanga



A juíza da 134ª ZONA ELEITORAL, Mariana Ferreira, encontrou vários indícios de irregularidades na prestação das contas de campanha do prefeito eleito de Ibirapitanga, Drº Ravan (PSD).

A magistrada encontrou irregularidades em doadores e fornecedores da campanha. O processo se encontra aguardando o parecer técnico conclusivo para a juíza apresentar sua decisão.


Combustível mais caro em todo o Brasil


A Petrobras decidiu elevar o preço nas refinarias do diesel, em 9,5%, e da gasolina, em 8,1%. A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (5) em nota distribuída pela companhia. Segundo a Petrobras, o impacto nas bombas deverá ser de 5,5% para o diesel, ou mais R$ 0,17 por litro, e de 3,4% para a gasolina, mais R$ 0,12 por litro.

Segundo a nota, os aumentos passam a valer a partir de amanhã (6) e estão de acordo com a política de preços anunciada pela Petrobras em outubro. “As principais variáveis que explicam a decisão do Grupo Executivo [de Mercado e Preços] são o aumento observado nos preços do petróleo e derivados e desvalorização da taxa de câmbio no período recente. Por outro lado, a participação da Petrobras no mercado interno de diesel registrou pequenos sinais de recuperação”, informa a nota.

A Petrobras diz que a medida faz parte de sua política de fazer revisão de preços pelos menos uma vez a cada 30 dias, o que “lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis cuja volatilidade vem aumentando recentemente”. “Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas pela Petrobras nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis.”


Ilhéus deve receber 17 Transatlânticos nessa temporada de verão


O Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, recebe, até março de 2017, outros 17 transatlânticos na temporada de verão, que foi aberta, no dia 17 de outubro, com a chegada do cruzeiro Midnatsol, vindo de Salvador. O período de atracagem de navios de passageiros movimenta a economia e reforça o destino turístico local.
Somente neste mês de dezembro, estão previstas três atracagens no porto, trazendo mais de 12 mil visitantes, de acordo com o chefe do receptivo da Secretaria Municipal de Turismo, Jackson Rodrigues. No dia 20, chega ao terminal o navio MSC Preziosa. Já no dia 27, atracam as embarcações Costa Fascinosa e novamente a MSC Preziosa.
Apesar de ainda não haver estimativa geral da quantidade de visitantes, a chegada desses cruzeiros é muito importante para economia de uma cidade turística como Ilhéus, afirma o secretário de Turismo e Esportes, Josenaldo Cerqueira. “Com a chegada dos visitantes, sejam brasileiros ou estrangeiros, há um incremento do consumo nos restaurantes, cabanas de praia, movimentação de táxis, bares, mercado de artesanato e pontos turísticos”.
Temporada – Em janeiro de 2017, volta ao porto, nos dias 4, 11, 18 e 25, o MSC Preziosa; também no dia 4, aporta o Costa Fascinosa, já no dia 23, chega o Boudicca. Em fevereiro, nos dias primeiro, 8, 15 e 22, retorna o MSC Preziosa; nos dias 16 e 21, será a vez do MS Veendam. A temporada será fechada em março, com a chegada dos MSC Música (21) e a volta do Midnatsol (24).

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Polícia Federal aperta o cerco contra presidente da Colônia Z-84 Fernanda Sá Teles de Wanderley/Ba que aparece com crise Renal e evita depoimento


A Polícia Federal abriu uma investigação policial para apurar suposta fraude na confecção das Carteiras e filiações de pessoas que não são pescadores na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z84 na cidade Wanderley/Ba, município ribeirinho da Bacia do Rio São Francisco.

A denúncia apresentada aponta uma suposta fraude na filiação e confecção das Carteiras fornecidas a pessoas que não se enquadravam nos requisitos estabelecidos na Lei nº 10.779/2003 para o requerimento do benefício do Seguro Defeso e outras vantagens, estariam sendo indevidamente cadastrados e, com isso, recebendo recursos públicos federais ilegalmente. Em contrapartida, parte do valor ilegalmente recebido era supostamente repassado aos fraudadores que podem caracterizar enriquecimento ilícito, e até numa ação de beneficio político, quando os beneficiários passam a gozar de vantagens e direitos econômicos junto ao governo Federal em troca do voto. A suspeita foi intensificada quando a presidente da Colônia Fernanda Sá Teles acabou se candidatando ao cargo de prefeita no município nessas eleições de outubro de 2016, e ganhou o pleito com uma pequena diferença de 162 votos.

A prática já foi alvo de ação da Polícia Federal em outros municípios a exemplo da operação Boca larga no Pará, no Acré, no Maranhão e em outros Estados.

Intimada para depor nesse último dia 05/12, a prefeita eleita e presidente da Colônia, mesmo sem ter pegado segue uma vez na vida em uma vara de pescar, apresentou atestado médico, alegando ter tido uma crise renal, tendo dado entrada no Hospital Central de Barreiras (Hospital onde trabalha o médico marido da sua futura secretária de Saúde, segundo comentários).

Segundo testemunhas, a prefeita eleita entrou no Hospital aos berros e saiu caladinha, minutos depois, exatamente no horário que deveria estar prestando esclarecimentos a Polícia Federal.

Agora, segundo tem sido prática da Polícia Federal, a prefeita eleita está sim sujeita a uma Condução Coercitiva (ação de detenção para depoimento).

A prefeita responde além desse inquérito, outros de cunho eleitoral na Polícia Federal e Justiça Eleitoral.  Nesse inquérito, os envolvidos  responderão pelos Crimes de Art. 171, §3º do CP (Estelionato), 313-A c/c29 do CP (inserção de dados falsos em sistema de informação), Art. 317 do CP (corrupção ativa), e Art. 2º, §4º, II da Lei nº 12.850/13, cujas penas podem variar de 08 a 38 anos de prisão, se condenados.  Já os falsos pescadores identificados ilicitamente o seguro defeso responderão pelos crimes de 171, §3º do CP (Estelionato) e Art. 2º §4º, II da Lei nº 12.850/13, cujas penas podem variar de 04 a 13 anos de prisão, se condenados.

Ainda não foi apurado e nem divulgado, mas suspeitasse que a fraude pode ter lesado o erário público Federal em mais de R$ 5 milhões.  
   


.      

Raio atinge avião da apresentadora Xuxa e obriga a aeronave a fazer um pouso de emergência



A apresentadora Xuxa Meneghel passou por um susto nesta segunda-feira (5). Ela estava viajando para Teresina, Piauí, local que participaria da inauguração da Casa X, espaço de festas infantis de sua propriedade, quando o avião foi atingido por um raio, sendo obrigado a fazer um pouso de emergência em Brasília. O relato foi divulgado pela própria eterna Rainha dos Baixinhos através de vídeo publicado no seu perfil do Instagram, ainda no interior da aeronave. Na legenda, afirmou que, apesar do susto, tudo terminou bem. Por conta do incidente, o evento foi cancelado. O vídeo teria sido gravado pelo seu namorado Juno Andrade. Além dela e do companheiro, estavam no jato Monica Muniz, assessora da apresentadora e José Carlos Semenzato, sócio na Casa X.


transporte urbano de Ilhéus vai custar R$ 3,10


Em entrevista coletiva concedida à imprensa no auditório do Centro Administrativo, no bairro Conquista, nesta segunda-feira, dia 5, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou que será concedido reajuste da tarifa do sistema de transporte coletivo, o que está previsto no contrato de concessão. De acordo com o prefeito, os estudos feitos no âmbito da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), preveem aumento na base de 10,71%, que eleva a tarifa atual de R$ 2,80 para R$ 3,10.


No entanto, a medida ainda não tem data para começar a vigorar. A tarifa do sistema, que foi reajustada pela última vez em novembro de 2015, será alvo de discussão no Conselho Municipal de Transporte. O colegiado, que tem caráter consultivo, se reúne nesta terça-feira, dia 6, às 17 horas, no Palácio Paranaguá.

Atualmente, dos 130 ônibus que operam no SIT, cerca de 40 fazem itinerário para a zona rural e cobram o mesmo valor de  tarifa paga na sede do município.

Na coletiva, o prefeito Jabes Ribeiro destacou que a política de tarifa única praticada beneficia uma grande parte da população que mora na zona rural. O gestor citou exemplos de cidades, como Itabuna, que tem tarifa menor, mas não possui comunidades interioranas na proporção de Ilhéus. Da mesma forma, a cidade de Vitória da Conquista, no recôncavo baiano, não pratica a tarifa única, acarretando na cobrança de valores que chegam a R$ 9 para localidades do interior do município.