Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Câmara de Canavieiras suspende transmissão ao vivo da sessão e gravação no Facebook depois das últimas reportagens da imprensa local ferindo a Lei 12.527

Coincidentemente ou não, a Casa de Leis da cidade de Canavieiras, a primeira que deveria seguir a risco a Lei 12.527 (Lei que determina a criação de mecanismos para a acessibilidade da informação e da transparência), logo após a matéria produzida pelo site Informe 50 com as imagens do que fala cada edil, e que foi amplamente divulgada pelos demais sites da cidade e região, a Câmara de Vereadores da cidade não transmitiu mais a sessão do último dia 08/05, e nem gravou o evento para divulgar nas páginas das redes sociais que os muitos munícipes estão acostumados a vê.

Segundo o que foi passado para um vereador da casa, é que houve um problema com internet e por essa razão não foi feito a transmissão. Ao vê da imprensa, essa desculpa não condiz com a verdade tendo em vista que, se o problema foi com a internet, porque não gravar para que depois pudesse colocar nas redes sociais e tornar cada vez mais as ações do legislativo municipal transparente e sem segredo, já que ninguém foi informado com antecedência do problema.

A realização de sessões de câmaras abertas devem ter ampla transparência e seus atos precisam de fácil acesso para o público, e imprensa. Caso contrário, os atos ali discutidos passam a ter um teor de segredo e de pouca transparência, a ampla cobertura da imprensa não pode ser de jeito algum sessado para esconder o que se fala em plenário.

"Aguardamos com expectativa a próxima sessão, e se não for amplamente divulgada como estava sendo, os órgãos de comunicação da cidade irão fazer a transmissão por conta própria mesmo que seja sob Mandato de Segurança". Falou um responsável por um setor da imprensa local.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário