Clima/tempo

terça-feira, 15 de julho de 2014

Geraldo Simões e o ex-prefeito de Juazeiro Joseph Bandeira aguardam liberação de suas candidaturas

No cruzamento das candidaturas já registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os nomes da lista do Tribunal de Constas da União (TCU), que aponta ex-gestores com contas julgadas irregulares, apenas aparecem os nomes do deputado federal Geraldo Simões (PT) e do ex-prefeito de Juazeiro, o ex-petista Joseph Bandeira (PSB).
O ex-gestor juazeirense foi condenado em dois processos pelo TCU. Joseph respondeu a irregularidades na aplicação de recursos da União durante sua administração (2001-2004) que totalizam meio milhão de reais. O registro de candidatura do político aguarda julgamento da Justiça Eleitoral, que decidirá se libera ou não a sua postulação.
Bandeira trocou o PT pelo PSB em julho do ano passado após uma longa disputa interna com os correligionários durante o pleito municipal de 2012. O partido na Bahia defendeu o apoio ao atual prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PCdoB), que disputava a reeleição e venceu o pleito.
Já o deputado Geraldo Simões, que tenta a reeleição, responde a um processo por irregularidades na aplicação de recursos junto ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). O valor do convênio, durante o exercício de 1996, quando Simões era o prefeito de Itabuna, é de R$ 184 mil. O processo ainda não foi julgado.
Apesar de constar na lista obscura da Corte de contas, a inelegibilidade dos citados não é automática e a Justiça Eleitoral necessita ser provocada, ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) ou pelas coligações partidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário