Clima/tempo

sexta-feira, 6 de março de 2015

Bahia Pesca entrega documentos e motores de seis barcos de pesca em Canavieiras



Juntos com o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, o presidente da Bahia Pesca, Dermival Oliveira Filho, e o diretor Administrativo e Financeiro, Romualdo Pereira, entregaram, quinta-feira (5), os documentos e equipamentos de seis barcos de Pesca. Os barcos, construídos em fibra de vidro, foram doados à Associação dos Pescadores, Marisqueiras e Moradores da Atalaia (Apema).
Ao receber os documentos e equipamentos (motores, bóias, dentre outros dispositivos), o presidente da Apema, Almir dos Santos Glória, fez um agradecimento ao prefeito Almir Melo e aos dirigentes da Bahia Pesca pela doação. Segundo ele, as embarcações serão utilizadas na pesca e no transporte de marisqueiras para a catação em locais mais afastados.
Os seis barcos de pesca são originários do Projeto Renovar, da Bahia Pesca, que se destina a substituir os antigos barcos de pesca por embarcações mais modernas. O prefeito Almir Melo destacou a ação do governador Rui Costa, que autorizou a Bahia Pesca a atender o pleito de Canavieiras, no sentido de beneficiar os pescadores e marisqueiras.
Almir Melo disse ao presidente da Bahia Pesca que essa doação é mais uma das ações de um relacionamento profícuo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Canavieiras. “Estamos muito agradecidos com a receptividade de Dermival Filho, um sertanejo das barrancas do rio São Francisco, que fez com que esses equipamentos viessem beneficiar os pescadores e marisqueiras da Atalaia”, ressaltou.
Incentivos do Estado - Para o presidente da Bahia Pesca, Dermival Oliveira Filho, o governador Rui Costa vem priorizando a agricultura como um todo e a pesca é uma das atividades que vêm sendo ampliada em todo o estado. “O Governo da Bahia dispõe hoje de recursos da ordem de R$ 1 bilhão para investir em cooperativas e associações de pesca, com a finalidade de incluir ao setor produtivo mais trabalhadores que hoje se encontram excluídos da produção”, ressaltou.
Dermival Oliveira também conclamou o prefeito Almir Melo a apresentar novos projetos para Canavieiras, pois além dos recursos disponíveis no Estado, também podem ser prospectados junto aos programas mantidos pelo Governo Federal. “Infelizmente, os governantes baianos anteriores não se preocuparam em investir no setor pesqueiro e hoje a Bahia não possui grandes embarcações, situação que hoje está mudando com investimentos feitos pelo Estado”, informou.
No entender de Dermival Oliveira, apesar do pouco tempo de aplicação de uma política pesqueira, os resultados positivos já estão começando a aparecer, com investimentos feitos em todo o estado. “Estamos investindo na implantação de piscicultura em água doce e salgada, tanto para oferecer proteína como excelente atividade industrial e comercial”, ressaltou o presidente da Bahia Pesca.
Para o presidente da Apema, Almir dos Santos Glória, a pesca artesanal é uma das grandes fontes de emprego e renda em Canavieiras, pois utiliza uma quantidade considerável de mão de obra. “Necessitamos, cada vez mais, do apoio governamental, para que num futuro próximo possamos 'caminhar com nossas próprias pernas”, solicitou Almir Glória.
Vantagens de Canavieiras - A unidade técnica da Bahia Pesca em Canavieiras é responsável pela ampliação da atividade pesqueira (piscicultura e carcinicultura), elaborando projetos e promovendo o peixamento de tanques. A localização e as condições geográficas de Canavieiras, com grandes extensões de áreas que sofrem as influências das marés, são atrativos para a implantação de projetos de piscicultura.
Entre as espécies de peixes criadas em Canavieiras estão o Pirarucu, o Tambaqui, Pacu, dentre outras. Com produção comercial estimada em cerca de 100 toneladas/ano, a piscicultura já é considerada uma das grandes atividades econômicas e em franca expansão, sendo que uma delas, em implantação no povoado de Pimenteiras, terá capacidade para produzir até 80 toneladas/ano. Pelos cálculos da unidade local da Bahia Pesca, a produção de peixes em cativeiro poderá ser triplicada em apenas um ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário