Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2018

Cidade passa a viver um verdadeiro Caos administrativo

Texto: Isto é Notícias 
Os resultados apontam para um aumento significativo da insatisfação da população de Canavieiras com o trabalho do Prefeito. Depois de uma avaliação feita nos números de denúncias enviadas a nossa redação, chegamos a conclusão que; 83% das principais denúncias, consideram a gestão municipal
ruim ou péssima, enquanto apenas 7% da população avaliam o desempenho do Prefeito como ótimo ou bom. Até o final do ano passado a desaprovação do prefeito era de 45%, e atualmente de cada cinco habitantes do município, quatro desaprovam o que o gestor e a sua equipe de trabalho estão fazendo.
Além do fato de não estar cumprindo as principais promessas de campanha, somam-se aos motivos da desaprovação, a situação caótica e deficitária da saúde, educação, limpeza pública e coleta de lixo, o atraso no pagamento dos servidores públicos, o alto índice de pessoas desempregadas, a estrutura e a sensação de insegurança que o povo de Canavieiras vive.
Outro número que chama a atenção é a confiança do eleitor na capacidade de reação do Prefeito e da sua equipe para contornar a situação e resolver os problemas que a população enfrenta. Mais de 85% das mensagens enviadas não acreditam que essa gestão conseguirá mudar o panorama de mudança administrativa que assola o município.
A imagem do prefeito vem se desgastando junto à população. As pessoas que apostavam e defendiam, estão passando a ter uma imagem negativa do gestor municipal os insatisfeitos já se manifestam contrários nas redes sociais rejeitando apoio político do Prefeito numa provável nova eleição, qualquer candidato que tiver o apoio político do Prefeito poderá ser rejeitado.
Os habitantes de Canavieiras apontam no levantamento diversos motivos que os deixam insatisfeitos com a administração municipal, mesmo assim, mantém o orgulho por morar no município. Apesar do caos administrativo, a maioria da população ainda sente mais orgulho da cidade do que vergonha e espera por mais respeito, eficiência e responsabilidade de quem tem a obrigação de cuidar bem do que pertence ao povo.
Os itens mais mal avaliados do governo são: transparência, assistência social, obras e infraestrutura. Sem falar que outros 3 itens também pesam negativamente, que é segurança, turismo e saúde.

Prefeito de Canavieiras na Corda-Bamba e segundo enquetes maioria da população quer vê sua queda

Fonte: Isto é Notícias 

Justiça Eleitoral da Bahia pode determinar nos próximos dias, perda de mandato do prefeito de Canavieiras por irregularidades nas prestações de contas de campanha. Além de outras irregularidades cometidas.
Segundo assessoria jurídica, prefeito está tentando recorrer, mas até o momento não vem tendo sucesso, apenas ganhando tempo por conta dos adiamentos causados pela própria justiça, mas que segundo juristas; estes adiamentos são tramites normais dentro do judiciário, nada que mude a decisão da justiça quanto a condenação do atual gestor, gestor este que por sinal vem deixando a cidade abandonada e o povo mais uma vez na mão.
Precariedades e sofrimentos do povo:
Quando falamos que Canavieiras está precário. Em Canavieiras, bairros, escolas, praças e ruas da cidade e distritos estão pedindo socorro. A cidade parou no tempo! E entregue ao abandono.
Print Friendly

quinta-feira, 22 de março de 2018

Justiça arquiva queixas contra ACM Neto e reconhece inocência e lisura do política em acusações na Lava-Jato

O prefeito ACM Neto (DEM) teve absolvição concedida pela juíza do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Patrícia Kertzman Szporer. A decisão foi proferida no (5). 

O caso se justificou sob acusação de que Neto teria recebido da construtora Odebrecht R$ 2,2 milhões em caixa 2 (dinheiro não contabilizado) na campanha de 2012. A empreiteira baiana teria ainda doado mais R$ 400 mil para o democrata soteropolitano, mas de forma lícita.
A transferência dos valores teria ocorrido na sede da construtora Odebrecht em Salvador, em quatro parcelas, entre os meses de julho e outubro de 2012. Sobre os relatos de delatores da empresa, André Vital Pessoa de Melo e Benedicto Barbosa da Silva Júnior, a investigação foi iniciada contra Neto.
Segundo eles, o dinheiro teria sido repassado por meio de Lucas Cardoso, que, segundo o prefeito, é seu “amigo”.
A juíza, com base no parecer da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), argumenta que os depoimentos dos delatores não foram confirmados “por quaisquer outros elementos de prova, quer seja de caráter material ou testemunhal”. Após a apuração, o Ministério Público Eleitoral também pediu arquivamento do caso.

População é humilhada com a saúde oferecida e mães são colocadas no chão após parto em hospital em Ilhéus

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra mulheres que tinham acabado de ter filhos deitadas em tatames colocados no chão de uma unidade de saúde do município de Ilhéus, na região sul da Bahia.
O caso ocorreu na Maternidade Santa Helena, que funciona dentro do Hospital São José. Nas imagens, é possivel ver algumas mulheres deitadas, uma do lado da outra, e cobertas por lençóis.
A coordenadora administrativa do Hospital São José, Naide Silveira, confirmou a situação e disse que o caso ocorreu na madrugada de quinta (15) para sexta-feira (16).
Na ocasião, segundo ela, houve uma superlotação da unidade de saúde e os 42 leitos da maternidade ficaram ocupados. Com isso, as mulheres que aparecem no vídeo foram colocadas em uma sala sobre tatames usados para parto humanizado.
A unidade informou, ainda, que é a única maternidade da cidade e que realiza, em média, 330 partos por mês.
Riscos
Segundo uma das pacientes, até barata tinha no local. “O médico do plantão passava em todos…falava que não tinha lugar, que a gente ia ter que parir na cadeira ou em cima da sala do toque, né. Uma teve que parir na sala do toque. As enfermeiras ficaram desesperadas, porque não tinha lugar realmente para botar a gente. Botou a gente num colchão lá, foi quase 4 horas (da madrugada). Começou a chover muito e pingar e tinha barata andando também”, contou.
De acordo com uma médica obstetra que viu o video, colocar mãe e bêbes no chão é muito arriscado. Segundo ela, o chão de um hospital tem muitas bactérias e o recém-nascido é mais sensível.
Ela chamou a atenção ainda para o fato das mães estarem muito juntas. Se qualquer uma delas tiver uma gripe, por exemplo, todo mundo pode ficar doente e uma gripe em um recém-nascido pode se tornar uma pneumonia ou uma infecção generalizada. A direção do hospital disse que só irá se pronunciar nesta segunda-feira (19).

quarta-feira, 21 de março de 2018

Vereador Cleonildo aponta irregularidades do governo e as perseguições que a população vem sofrendo

O Vereador Cleonildo apontou diversas irregularidades do atual governo do prefeito Almeida, e mostra as perseguições que a população vem sofrendo.

segundo o vereador esse governo não pode mais ser chamada de "ser Humano", mas sim de "Ser Desumano". Veja Vídeo:




Relator pede condenação das contas do prefeito de Canavieiras também em Segunda Instância

O relator do Recurso Eleitoral impetrado por Dr. Almeida atual prefeito de Canavieiras, votou pela manutenção da decisão de condenação das contas de campanha do gestor no primeira instância, na sessão de julgamento da liminar impetrada pelo prefeito pela aprovação de suas contas. 
A manifestação do relator aconteceu no Julgamento ocorrido no último dia 19 (segunda), e deve pesar bastante na análise dos demais julgadores do caso em questão.
O julgamento acabou não sendo conclusivo devido o fato de um dos julgadores ter pedido vistas do processo, mas a Justiça Eleitoral TRE-BA já agendou outra data para a continuação do julgamento que será no próximo dia 26 (segunda). 
É bom lembrar que esse julgamento é apenas sobre a liminar impetrada pelo prefeito na tentativa de aprovar suas contas que foram rejeitadas pela Justiça Eleitoral em primeira instância. resta ainda o julgamento em relação a condenação do prefeito em perder o mandato, face as irregularidades apuradas pela justiça quanto ao super-faturamento da campanha e o abuso do poder econômico. 





Prefeito sanciona lei que homenageia ACM em Centro de Convenções municipal

O prefeito ACM Neto sancionou nesta quarta-feira (21) uma lei municipal que homenageia seu avô, Antônio Carlos Magalhães. O político morto em 2007 dará nome ao Centro de Convenções municipal, que será construído no terreno onde funcionou o aeroclube, na Boca do Rio.


 A homenagem é questionada pelo vereador José Trindade (PSL), segundo o qual uma lei municipal proíbe que empreendimentos na cidade tenham nome de pessoas que tenham participado do regime militar de alguma maneira (veja aqui). "Na sua história, está marcada suas participações efetivas junto aos militares do golpe de 64", disse o vereador na última quinta-feira (15). 

Porto Seguro: Polícia apura se grávida foi morta por vingança contra namorado dela

A morte da jovem Raisa Rodrigues Santos, de 19 anos, que estava grávida de oito meses, pode ter sido motivada por vingança. A hipótese é investigada pela Polícia Civil de Porto Seguro, onde o crime ocorreu, na última terça-feira (20). Segundo o G1, a suspeita é que o homicídio tenha sido cometido por vingança por um homem rival do namorado da vítima.

 Conforme o delegado Marcelo Paiva, a identidade do suspeito, que continua foragido, não será divulgada para não atrapalhar as investigações. Até o momento não foi informado o motivo de rivalidade entre o suspeito e o namorado da vítima. Raissa Santos não tinha passagens pela Polícia. De acordo com o avô dela, que registrou o crime na delegacia, a neta foi morta a tiros. Um homem a bordo de uma moto chegou na porta da casa da jovem e disparou contra ela. Raissa chegou a entrar na casa, mas foi atingida novamente no interior do imóvel. Levada ainda com vida para um hospital, a jovem veio a óbito por volta de 1h da terça. 

Acidente de Carro deixa um morto e quatro feridos em Ubaitaba

Um homem morreu e quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-101 perto de Ubaitaba, no sul baiano, na manhã desta quinta-feira (21). Segundo a Polícia Rodoviária, a vítima, identificado como Zacarias Santos, de 50 anos, dirigia um Fiesta que colidiu de frente com uma carreta que seguia em sentido oposto. Ele morreu no local. O acidente ocorreu por volta das 5h45, na altura do km 435. Outras três pessoas, incluindo a esposa de Zacarias, que estavam no carro também ficaram feridas.

 Os três foram levados para um hospital de Ubaitaba e depois, para o Hospital de Base de Itabuna, na mesma região. Ainda segundo a PRF-BA, o acidente ainda envolveu dois carros uma Kombi e outro caminhão. As causas do acidente ainda são apuradas. 

Ibicaraí deve ganhar unidade do Colégio Militar

Na manhã da última sexta-feira, 16, o Governador Rui Costa anunciou que o Estado deve assinar até o final do mês, termo de acordo para implantação da ‘metodologia e filosofia’ dos colégios militares em municípios baianos. Ainda na sexta-feira, o prefeito de Ibicaraí, Lula Brandão, esteve em Salvador com o coronel Anselmo Brandão, comandante da Polícia Militar da Bahia para tratar do assunto.

O Coronel Anselmo será o coordenador do projeto em parceria com a União dos Municípios da Bahia e discutiu com o prefeito Lula Brandão para finalizar os detalhes da implantação do Colégio Militar em Ibicaraí, já que o município será contemplado com uma Unidade. Essa implantação já vinha sendo articulada e discutida pelo prefeito em outros encontros com o Coronel.

PF realiza Operação Ventura na Prefeitura de de Mascote

Na manhã desta quarta-feira, 21/03, a Polícia Federal e a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda cumprem dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Mascote e Itabuna, no sul da Bahia, visando desarticular grupo criminoso que, desde 2008, vinha fraudando benefícios previdenciários de diversas espécies.

As investigações foram iniciadas em meados de 2017 e permitiram constatar que funcionários da Prefeitura Municipal de Mascote inseriam vínculos empregatícios falsos, através de GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), no intuito de criar tempo de serviço fictício e, com isso, obter benefícios previdenciários.


A operação foi denominada “VENTURA” (Acontecimento Favorável), em uma alusão ao principal investigado, servidor da Prefeitura Municipal de Mascote, que se favorecia do cargo para inserir os vínculos empregatícios fictícios de terceiros com a referida Prefeitura, visando a obtenção irregular dos benefícios.

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda estima que a fraude já gerou um prejuízo de R$ 11.441.301,20 (onze milhões, quatrocentos e quarenta e um mil, trezentos e um reais e vinte centavos).

A operação conta com a participação de Policiais Federais da Delegacia de Ilhéus e de servidores da Representação da Coordenação de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de estelionato qualificado (artigo 171, §3º, do CPB) e inserção de dados falsos em sistema de informações (artigo 313-A do CPB).

Augusto quer ajudar a Saúde Municipal de Ilhéus

Preocupado com a situação de dificuldade porque passa o Hospital São José, em Ilhéus, no sul da Bahia, o deputado estadual, Augusto Castro (PSDB) visitou as instalações da unidade médica, para verificar in loco os problemas na unidade. Nessa semana o hospital foi alvo de denuncia na imprensa por manter parturientes deitadas no chão da maternidade Santa Helena, por falta de leito e de estrutura. 

Em entrevista à Rádio Santa Cruz de Ilhéus, o deputado disse que, como membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, se colocou a disposição da direção do hospital para colaborar com o que for possível para tirar casa de saúde da situação de crise, que constrange quem precisa de atendimento público. Ele também vai levar o tema par conhecimento da Comissão de Saúde da AL.

“Me prontifiquei a levar à frente uma reivindicação por mais equipamentos, mais leitos, e o que for necessário para o bom funcionamento do hospital São José. O que não da é para a gente ficar assistindo a imagens negativas como as que foram divulgadas, que prejudicam quem precisa de atendimento e depreciam a nossa região, tão importante”, disse o parlamentar.

Augusto Castro lembrou o seu compromisso com os hospitais públicos da região, ao longo dos seus dois mandatos, e dos recursos que tem conseguido em forma de emendas parlamentares, em articulação com deputados federais, a exemplo, do Hospital de Base, Hospital, São Luca, Manoel Novais, Hospital Calixto Midlej Filho e outros.

“Vamos nos empenhar para tirar o Hospital São José desse quadro triste”, completou.

Vereadores de Canavieiras querem terceirizada fora do município

texto e foto : Isto é Notícias de Canavieiras
Audiência pública na Câmara, infelizmente servidores interessados não comparecem, apenas os representantes das classes.
Infelizmente a Prefeitura firmou contrato com uma empresa que não tem capital financeiro para assumir pois tem pessoas que não receberam até hoje o salário de fevereiro. Outro problema é que o trabalhador é quem paga o lucro da empresa, pois a empresa está descontando 11% do salário do trabalhador, o que o legal é 8%, essa diferença de 3% é justamente o lucro da empresa, além do fato dela não estar pagando o INSS apesar de descontar na folha, fora outros direitos como (FGTS, Férias, Décimo Terceiro, Adicional Noturno Insalubridade, Periculosidade entre outros benefícios adquiridos por lei, pelos trabalhadores, que não estão sendo repassados pela empresa).
Aí fica a pergunta! quem está levando vantagem na terceirização?
A posição dos Vereadores é que o contrato seja cancelado, vereadores irão aguardar posição do Prefeito.

sexta-feira, 16 de março de 2018

A Studio Planet Vídeo prestigia e inaugura equipamentos no Quintaneja

O jornalista e cineasta encontra-se no
Estado de São Paulo desde Dezembro de 2017
A empresa baiana produtora de vídeos do jornalista e agora cineasta com registro na AnCine (Agência Nacional do Cinema - Ministério da Cultura) Luiz Lima prestigia a Quintaneja, um dos mais tradicionais eventos sertanejos do Estado de São Paulo, em parceria com uma Rede de Televisão colhendo material para exibição em programa de Rede Nacional, nesse último dia 15/03.

O Quintaneja é um dos mais tradicionais
eventos Sertanejos do estado de São Paulo

Além da Studio Planet que já mantém uma equipe na Sucursal aberta no estado de São Paulo, o jornalista abriu também alguns sites em cidades de regiões do Estado Paulista, onde são alimentados por notícias locais desde fevereiro desse ano. 

quinta-feira, 15 de março de 2018

Prefeito de Canavieiras afirma em discurso que está tudo arrumado na justiça para sua manutenção no cargo - Veja vídeo


Tendo sido condenado pelo TRE-Canavieiras/Ba por abuso de poder econômico em sua campanha eleitoral, a perda de mandato juntamente com seu vice e recorrido da sentença no TRE-Regional e conseguindo adiamento do julgamento do seu recurso para se manter no cargo por mais algum tempo, o atual prefeito de Canavieiras Clóvis Roberto Almeida de Souza proferiu um discurso bombástico na porta da Prefeitura comprometendo em muito todo o corpo do Tribunal eleitoral Bahia (Veja Vídeo abaixo).
Nesse discurso gravado por populares e amplamente divulgado em redes sociais da cidade, o prefeito fala claramente que após o adiamento do seu julgamento por causa de um pedido de “Vistas do Processo” tudo ficou amarradinho com a Justiça Eleitoral para sua manutenção no cargo, numa clara declaração de comprometimento tendencioso por parte de ambos.

O que significa “Amarradinho” nesse caso: Diz-se daquilo que se amarrou. Diz-se de quem está comprometido. Ou seja, que existe um conchavo entre o prefeito e seus julgadores.

Almeida foi condenado em “1ª Instância” por praticar abuso de poder econômico por meio de conduta ilícita segundo a ação ajuizada pelo promotor de Justiça Márcio de Oliveira Neves. Segundo a denúncia na época, os gestores omitiram da prestação de contas da campanha eleitoral “Nota Fiscal” referente ao pagamento a um Posto de Combustível, onde centenas de eleitores abasteceram seus carros gratuitamente para participarem de carreatas em favor dos então candidatos ao pleito eleitoral de 2016. 


Identificada por meio de cruzamento de dados com órgãos públicos, a omissão de nota no valor de R$ 20 mil, motivou a rejeição de contas da campanha, além dos testemunhos contundentes de várias testemunhas, inclusive do próprio dono do Posto de Combustível.

A sentença foi proferida em no dia 03/05/2017,  pelo então Juiz Eduardo Gil Guerreiro que considerou “comprovada à farta distribuição gratuita de combustível para eleitores, concluindo ser evidente o potencial lesivo da conduta ilícita em ferir a lisura do processo eleitoral. Conforme a sentença, o MPE apontou que o valor pago para a distribuição gratuita de combustível representa mais de 80 % Do valor total de despesas registradas na campanha.  

 

De acordo com as informações de bastidores que não foram confirmadas, u do m certo deputado vinha interferindo no processo eleitoral usando de influência junto ao TRE-BA. Se esse fato acima, juntamente com a declaração do prefeito gravada em vídeo for confirmado, toda a história de lisura e transparência do Tribunal Eleitoral da Bahia será jogada por terra, porque, em toda a sua história, nunca nenhum réu disse tão claramente que já tinha amarrado sua absolvição com a justiça.

 

Conhecendo o jeito falastrão do prefeito, muitos entendidos da justiça local, afirmam que o prefeito foi muito infeliz em envolver de forma tão clara o nome do Tribunal, comprometendo uma instituição de muita lisura e que comprovadamente tem um comportamento ético na história da Justiça baiana.


Um novo julgamento foi marado para o próximo dia 19 (segunda), quando o recurso do prefeito será julgado.  

quarta-feira, 14 de março de 2018

Justiça Eleitoral marca Julgamento de Almeida e Canavieiras pode ter outro prefeito a partir do dia 19


Depois de muita polêmica em redes sociais quando apareceu um vídeo onde o prefeito de Canavieiras comprometia o Tribunal dizendo que já estava tudo acertado com o judiciário para sua permanência no cargo do executivo canavieirense, a Justiça eleitoral marcou para segunda 19 o julgamento definitivo do prefeito no caso da reprovação de suas contas de campanha.

Almeida foi condenado a perda do mandato em Primeira Instância pelo juiz Eleitoral da Comarca de Canavieiras, e desde a sua condenação vem se mantendo no ova eleição na cargo através de Liminar. Contudo, se for condenado na segunda instância, ainda até poderá recorrer, mas será afastado do cargo imediatamente.

Se Almeida também for condenado também em Segunda Instância, o presidente da Câmara de Vereadores assume o governo municipal por 90 dias e esse também será o prazo para que ele realize uma na cidade. Se o presidente da Câmara de Vereadores assumir o executivo, o vereador Cleonildo Tibúrcio (vice-presidente) assume a presidência da Casa de Leis. É bom lembrar que Cleonildo tem sido a única voz na Cãmara que tem se levando contra a atual administração municipal, sendo um opositor ferrenho, o que tem lhe rendido bastante popularidade perante o eleitorado local.

De toda a sorte, a política de Canavieiras promete esquentar seja qual for o resultado. Sobretudo porque, o atual presidente da Câmara, ao lado do secretário de Administração lideram um grupo dentro do grupo do prefeito, e as reuniões de organização do novo governo não param de acontecer até pelas esquinas da cidade, o que tem deixado o atual prefeito, com uma enorme sensação  de traição.             

Vereador começa a apertar o cerco contra o gestor de Canavieiras em relação as licitações do Lixo e do Transporte Escolar - Veja Vídeo.

O vereador Cleonildo Tibúrcio, da cidade de Canavieiras/Ba, na sessão da última terça, (13) apresentou requerimento cobrando do atual governo municipal cópias dos contratos e processos licitatórios do Serviço de Coleta do Lixo e do Transporte Escolar da cidade.

Segundo o vereador que está cumprindo o seu papel de fiscalizar na integra, existem suspeitas de irregularidades e favorecimentos nos processos, além do péssimo serviço que está sendo executado nesses setores.
Cleonildo afirmou que as coisas não estão acontecendo com muita clareza nesse governo e isto implicar em um maior esclarecimento para toda a população, e caso o governo executivo atual nada tema, não será problema algum fornecer essas cópias o mais rápido possível, mesmo a Lei obrigando a entrega do solicitado em 20 dias. 

Veja Vídeo -
   

Consultoria para municípios do Sul da Bahia

Através de uma parceria com o Instituto Arapyaú, Sebrae e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), seis cidades que integram o Programa Líder do Sebrae serão contemplados com uma consultoria para otimizar as despesas e aumentar a arrecadação municipal. O lançamento do projeto aconteceu nesta terça-feira, 13, na unidade regional do Sebrae em Ilhéus.


Os municípios do sul da Bahia têm vivenciado um grave problema nos últimos anos, com a queda nas receitas municipais e aumento das despesas, que inviabilizam a implementação de ações locais. Na tentativa de solucionar essa demanda, o Instituto Arapyaú apresentou, durante as reuniões do Programa Líder, a possibilidade de prover aos municípios uma consultoria especializada no assunto para ampliar as receitas e reduzir as despesas.

A ideia foi amplamente aprovada pelas lideranças regionais, que têm se reunido desde 2017 para a construção de um Plano de Desenvolvimento Regional. De acordo com a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o projeto é uma extensão do programa Líder. “A iniciativa tem levantado, dentre as principais demandas, a necessidade de melhoria na arrecadação de receitas e redução das despesas, pensando no desenvolvimento sustentável dos municípios”.

Mutirão do Passe Livre acontece no próximo dia 21 e 23 de março

O “Mutirão do Passe Livre Municipal com Avaliação Médica” acontecerá de 21 a 23 de março, das 8 às 13 horas, no Ginásio de Esporte Herval Soledade, situado na Avenida Canavieiras, próximo ao Instituto Municipal de Ensino (IME).
A ação é da Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e tem como objetivo acelerar o processo de novos cadastros e recadastramentos das pessoas com deficiência que necessitam da gratuidade. As pessoas que já possuem agendamentos para avaliação também devem comparecer no mutirão. 
A secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, lembra que, desde o ano passado, a SDS vem convocando a população para realizar o recadastramento.  “O município possuía 5.525 cadastros de pessoas com gratuidade. Desse quantitativo, apenas 2.078 compareceram para atualizar os dados cadastrais, o que corresponde a apenas 37% do quantitativo total”, destaca.
A coordenadora do setor de benefícios sociais, Alba Magnólia, explica que as pessoas que tiveram seus cartões indeferidos foram baseados na legislação federal, Lei nº 8.899/94 e Decreto 3.691/2000 seguida por Estados e Municípios e também realizaram a perícia médica.
“Os benefícios indeferidos foram em razão de sua doença não está classificada como deficiência, conforme determina a lei”, informa Alba Magnólia.  Ela ainda relata casos de pessoas que fazem uso do passe temporário e já se recuperaram, não tendo mais direito a gratuidade. A realização do cadastramento e recadastramento das informações evita ainda a utilização  do serviço de forma irregular.
Documentos - Os beneficiários devem levar os documentos originais de Identidade, CPF, comprovante de renda e residência, laudo médico atualizado com CID, se precisar de acompanhante, especificar no laudo, e número de telefone para contato.

Porto de Ilhéus perde espaço significativo a cada ano

Um levantamento feito pelo O Tabuleiro, com base em dados disponibilizados pela Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), coletados no período de 2000 a 2017, sobre o Porto do Malhado, em Ilhéus, revelou um fato alarmante: o número de navios que atracam no Porto vem diminuindo, em ritmo acelerado, desde 2012.
Por conta disso, o ano de 2017 teve a maior baixa em seis anos. Somente 29 navios chegaram à unidade portuária.
De acordo com os dados, o maior número de navios no Porto de Ilhéus foi registrado em 2009, quando 232 embarcações, entre cargueiros (maioria) e cruzeiros transatlânticos, ancoraram. Este ano atípico foi marcado pelo aumento da produção de soja no oeste baiano, um dos principais granéis sólidos exportados pelo Porto.

quarta-feira, 7 de março de 2018

"Caos total na Prefeitura de Canavieiras" - Vereador acaba com o governo municipal em discurso e é aplaudido pelo público em redes sociais

Mostrando personalidade e independência e personalidade que o tem destacado em relação aos demais vereadores da cidade de Canavieiras, Cleonildo Tibúrcio, numa ato de pura verdade e em poucas palavras acabou com o governo do atual prefeito identificado como "SER HUMANO".

Num rápido resumo, Cleonildo que já toma postura de Candidatura para prefeito, esclareceu Como anda a limpeza urbana, a educação, a saúde, as obras, apontando erros e colocando Canavieiras como se tivesse parado no tempo. 

Cleonildo é o único vereador da cidade que vem fazendo oposição ao governo municipal e isso tem elevado o nome do vereador que tem subido muito no conceito da população revoltada com o atual governo. 

O vereador cobrou também da imprensa uma maior divulgação do que arrecada o município afirmando que a Prefeitura arrecadou em janeiro R$ 3,900 milhões. Em fevereiro  R$ 6 milhões , numa arrecadação record, sendo que em dois meses arrecadação do município foi quase R$ 10 milhões, sendo que nada foi investido em obras, educação, saúde, ou limpeza urbana como provam as muitas reclamações recebidas por toda a parte do município, e que o prefeito apenas faz festas e nada mais.     

Cleonildo não poupou ninguém do governo e disse que esse é um governo "SUCATEADO". Veja Vídeo do discurso completo do edil que caiu nas graças do povo: 





Câmara de Vereadores aperta o cerco contra o Secretário de Administração de Ilhéus


Durante a sessão desta terça-feira (06) o presidente da Câmara de Ilhéus, vereador Lukas Paiva (PSB) apresentou um requerimento, que foi aprovado por unanimidade, convocando o secretário de Administração do município, Bento Lima, para explicar algumas situações que fogem da normalidade da coisa pública.
Durante a sessão vários vereadores ocuparam o plenário trazendo informações sobre problemas graves em licitações, além de problemas de continuidade de execução dos contratos por falta de pagamento, a exemplo da limpeza pública, onde a empresa Solar Ambiental está há mais de seis meses sem receber pagamentos.
Segundo o vereador Lukas Paiva, há informações nos bastidores da justiça e da política, além das denúncias feitas pelos vereadores, sobre problemas com a lisura na atual administração que precisam ser esclarecidos para o bem público.
Para o vereador Ivo Evangelista, que inicialmente trouxe as denúncias sobre a suspeita de superfaturamento em licitações, a convocação vai trazer o que precisar ser esclarecido. “A gestão pública tem que ter dentro do processo licitatório, transparência”.
A data marcada para a Câmara receber o secretário será na próxima quarta-feira (14), na sessão ordinária.

Beneficiários do Condomínio Rio Cachoeira recebem as Chaves a partir de sexta


Os 600 apartamentos do Residencial Rio Cachoeira, no Banco da Vitória, em Ilhéus, serão entregues em solenidade, nesta sexta-feira (9), às 9h30min. A entrega será feita pelo prefeito Mário Alexandre; ministro das Cidades, Alexandre Baldi; e o vice-prefeito José Nazal.
O residencial foi construído ao lado do Hospital da Costa do Cacau. A entrega registrou atraso devido a uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que cobrava a inclusão de famílias atingidas por um incêndio na Rua do Mosquito, no ano passado. Cerca de 2,4 mil pessoas vão residir no residencial construído com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Micro e pequenos empreendedores terão Oficinas orientativas do SEBRAE


Ilhéus - Com o objetivo de reduzir o número de inadimplência, multas e cancelamentos de registros do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o Sebrae iniciou ontem, 6, em Ilhéus, uma série de oficinas com o tema “Microempreendedor Individual em dia com suas obrigações”. Na programação, profissionais do Banco do Povo, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e do próprio Sebrae esclarecem direitos e deveres do MEI. A mesma atividade acontece em Itabuna, nesta quarta-feira, 7, no Ponto de Atendimento do Sebrae, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Segundo estatísticas do Sebrae com base em dados da Receita Federal, só na Bahia, 85.683 registros de CNPJ foram cancelados este ano. Já nos municípios atendidos pela Unidade Regional Ilhéus, o número de cancelamentos chegou a 3.377 (11,96%). O destaque positivo foi Ilhéus, com apenas 4,08% dos registros cancelados, enquanto Arataca foi responsável por 30,47% dessas invalidações.
Para reverter esses números, o gerente adjunto do Sebrae, Michel Lima, explica que, até o mês de maio, o MEI será contemplado com oficinas semanais que abordem os aspectos fundamentais do dia a dia, principalmente relacionados às suas obrigações. “Ao longo dos encontros, os representantes das entidades parceiras esclarecem, entre outros assuntos, os benefícios de seguridade social, crédito, serviços do Sebrae, declaração anual, parcelamento e registro de empregado”, revelou Michel.
Em Ilhéus, as oficinas acontecerão sempre às terças-feiras, das 9h às 12h, no Edifício Premier Business Center, localizado na Avenida Osvaldo Cruz, 74, bairro Cidade Nova. Já em Itabuna, os encontros acontecerão todas as quartas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Ponto de Atendimento, localizado na Rua Paulino Vieira, 175, Edifício Lizete Mendonça, Centro.
Mais informações e inscrições podem ser obtidas na Loja Virtual do Sebrae ou pelos telefones (73) 3634-4068 ou (73) 99974-2263, em Ilhéus. Já em Itabuna, o contato é feito pelos telefones (73) 3613-9734 ou (73) 99974-2262.

Governadores querem Fundo Nacional de Segurança Pública


Governadores do Nordeste fizeram nesta terça-feira (6) um ofício destinado ao recém-criado Ministério da Segurança Pública pedindo a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública. O documento foi confeccionado em uma reunião realizada em Teresina, no Piauí. 

A proposta é que o fundo tenha recursos das loterias da Caixa Econômica Federal, valores arrecadados de prêmios não reclamados, além das quantias relativas ao IPI, ICMS provenientes do comércio de armas, munições, explosivos e demais produtos controlados, além da tributação de jogos, especialmente eletrônicos e pela internet. No encontro, os governadores formularam um acordo de cooperação para implementar o Sistema Regional de Segurança Pública e Justiça Criminal entre os nove estados da região. 

Com isso, as unidades da federação devem reunir esforços em ações direcionadas à integração das forças de segurança e de defesa social. Medidas como a integração do sistema de comunicação entre as polícias e os Estados e a realização de operação na região Nordeste para o enfrentamento ao crime nas áreas de divisas e fronteiras estão previstas no acordo. 

O documento, denominado 'Carta de Teresina', apresenta outras ações a curto, médio e longo prazo, como a realização de mutirão para julgamento dos presos provisórios; liberação imediata de recursos para operações emergenciais; desburocratização da gestão do Fundo Penitenciário, permitindo decisões autônomas dos Estados sobre plano de aplicação; e o custeio – pela União ou por operadoras de telefonia móvel –  de bloqueadores de sinal de radiocomunicação em presídios. 

Presente na reunião, que teve como objetivo discutir estratégias de atuação conjunta na área de segurança, o governador Rui Costa cobrou maior vigilância das fronteiras, portos e aeroportos para impedir ingresso de armas e drogas no país. “Grita muito alto a cena que vimos semanas atrás de armamento pesado entrando pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro; não foi pela Amazônia, não foi pelo Porto Seco. Quantos carregamentos daquele entraram antes no nosso país?", questionou Rui.