Clima/tempo

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Edmar Luz confirma compromisso com os agricultores e produtores rurais

 O pré-candidato Edmar Luz (PP), da cidade de Canavieiras/Ba, esteve visitando várias propriedades rurais nos últimos dias com o objetivo de conhecer ainda mais os problemas enfrentados pelos ruralistas, ouvindo e discutindo soluções para implementar em um governo que pretende restabelecer a autoestima, principalmente dos que produzem no município e não encontram apoio com política públicas.  

Para Edmar, a Agricultura e Pecuária são de fundamental importância para a economia local e o desenvolvimento autossustentável da cidade. Sendo assim, será um dos carros-chefes do seu governo, tanto ao que tange políticas públicas, quanto ao incentivo do agronegócio na região.

 

Veja Vídeo: 



Veja Vídeo :

Intermunicipal Baiano de 2020 não deve acontecer nesse ano

 A maior competição de futebol amador realizado em todo o Brasil, infelizmente não acontecerá nesse ano de 2020. É o que pode ficar decidido numa reunião a ser realizada entre a Federação Baiana de Futebol (FBF), e representantes das Ligas Desportivas de cidades nos próximos dias.

A FBF já tem um protocolo definido, caso as Ligas optem pela realização da competição. A medida inclui testagem no elenco, comissão técnica e funcionários. Assim como no futebol profissional, os jogos não contarão com a presença da torcida. 

Brasil registrou ontem 3,8 milhões de casos do novo coronavírus

 

O Ministério da Saúde divulgou ontem (30), novos números da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 3.862.311 casos confirmados da doença e 120.828 mortes registradas. Os casos recuperados somam 3.031.559. 

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 16.158 novos casos e 366 mortes. 

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, 803.404, e 29.978 mortes.  Em seguida estão os estados da Bahia (256.062 casos e 5.344 óbitos), Rio de Janeiro (223.302 casos e 16.027 óbitos) e Minas Gerais (215.050 casos e 5.326 mortes) 

De acordo com o Ministério da Saúde, 2.772 casos estão em investigaçãohttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1386501&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1386501&o=node

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Almir Jr. cresce assustadoramente mostrando projetos e planos de governos produzidos na sua longa carreira de administração pública

 Sempre mostrando sua vasta variedades de ideias e projetos concretos já produzido anteriormente em diversas outras administrações pela Bahia com sucesso, o pré-candidato Almir Melo Jr. (MDB), tem sido convidado por diversas associações e entidades da sociedade cível organizada de Canavieiras/Ba, para apresentar os seu projetos e experiências bem sucedidas.

No fim de semana passada, Almir Jr. foi convidado pelos Associados e Amigos do Centro Esportivo Pituça, para apresentar suas ideias e planos de governo que possam interessar aos associados.

Obedecendo sempre os distanciamento e os cuidados relativos a Pandemia, Almir Jr. deu um verdadeiro show de conhecimento em políticas públicas e administração municipal, deixando os associados convencidos de que Canavieiras precisa de um gestor filho da terra que tenha experiência e conhecimento para recolocar o município novamente nos trilhos do desenvolvimento.

Satisfeito como o que foi apresentado, o presidente e proprietário Reinaldo Dias Aragão (Pituça) demostrou total interesse em apoiar o pré-candidato em sua campanha eleitoral. Pituça foi bastante enfático em afirmar que “se com dois anos e meio como Secretário de Obras da cidade Almir Junior foi competente o bastante para asfaltar as principais avenidas da cidade, como prefeito poderá fazer muito mais”, concluiu o presidente afirmando que quer uma Canavieiras melhor e mais desenvolvida para as próximas gerações.

 

 

 

 

DPU-BA pede ingresso em ação de reintegração de posse para defender índios pataxós

 Na última segunda-feira (24), a Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA) solicitou na justiça o ingresso na condição de custus vulnerabilis (guardiã dos vulneráveis) na defesa da Comunidade Indígena Pataxó Novos Guerreiros do território Ponta Grande. A comunidade, localizada no município de Porto Seguro, sul da Bahia, buscou a DPU após uma liminar determinar reintegração de posse contra a aldeia. Na petição de ingresso, o defensor federal, Vladimir Correia, solicita que além da admissão da intervenção da DPU, seja reconsiderada a decisão em desfavor da comunidade.

Em ofício enviado à DPU, o cacique da Aldeia Novos Guerreiros afirmou que não há como definir o perímetro exato de terra a ser reintegrado, em relação ao restante da área comunidade, onde vivem mais de 500 famílias. Além disso, destaca que, neste momento de pandemia, a reintegração de posse - que afetaria, pelo menos, 24 famílias - coloca a comunidade em uma situação de grande vulnerabilidade social. 

No pedido à Justiça, Correia destaca que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu suspender todos os processos de reintegração de posse em áreas indígenas durante a pandemia. “Portanto, nesse cenário atual de pandemia, não é razoável que sejam tomadas medidas de remoção forçada de pessoas, expondo-as a um grau de vulnerabilidade ainda mais elevado, razão pela qual deve ser reconsiderada a decisão que autorizou a reintegração de posse em prol da comunidade indígena”, afirma o defensor. 

Itabuna: Concessionárias de transporte se recusam a circular e prefeitura abre processos

A prefeitura de Itabuna, na região cacaueira, instaurou, através de portarias publicadas nesta quarta-feira (26), comissões de processo administrativo para analisar possíveis descumprimentos de contrato das concessionárias de transporte público do município.

Segundo a prefeitura grapiúna, as empresas São Miguel e Viação Cidade de Porto Seguro não acataram as disposições do decreto municipal datado de 5 de agosto, que determinou o retorno do funcionamento de 50% dos ônibus. Com isso, a cidade se encontra sem transporte público desde o início das restrições de circulação em combate à pandemia da Covid-19.

Além disso, a administração municipal aponta outras irregularidades, que seriam descumprimento de obrigações previstas no contrato de concessão, como a não implementação de novas tecnologias, o desrespeito à idade e à quantidade da frota de ônibus, a não construção de terminais de transbordo e o inadimplemento de impostos, taxas e obrigações trabalhistas.

Ambas as comissões serão formadas por Pedro Miguel Kruchewsky Junior, representando a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito; Wagner Brito da Silva, pela Procuradoria-Geral do Município; Abenilson Alves Santos, da Secretaria de Administração; e Marco Antônio Ladeia de Almeida Araújo, pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos de Itabuna (ARSEPI).

Os integrantes terão acesso a todas as documentações necessárias para a análise do processo administrativo, que deve conceder amplo direito de defesa às concessionárias. Caso entendam que houve descumprimento por parte das empresas, os membros da comissão podem penalizá-las, de acordo com as previsões contratuais da concessão. 

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Canavieiras - Edmar Luz segue mostrando onde deve atuar para atingir com políticas públicas 100% da população

 Edmar Luz,  pré-Candidato a prefeito na cidade de Canavieiras/Ba pelo (PP), segue mostrando a população canavieirense onde, e de que forma pretende atuar e agir para atingir 100 % da população com políticas públicas fazendo um grande diferencial para a melhoria da qualidade de vida de todos, desde a maior, até as menores localidades do município.

Numa campanha clara e propositiva, Edmar tem buscado um diálogo aberto com a população e suas diversas camadas sociais, gerando assim, conhecimento e parceria para que se consiga, em um mandato participativo, e que possa atender a toda a população, coisa que os canavieirenses não estão tendo com essa atual gestão. 

Veja Vídeo: 


  

Gandu/Ba - prefeito mantêm chapada para concorrer nas eleições

 

O prefeito de Gandu, Léo de Neco (PP) será candidato a reeleição e decidiu repetir a chapa de 2016. Com isso o vice será novamente Jojó da Farmácia (DEM).

Vale lembrar que o candidato da oposição será o ex-prefeito Djalma Galvão (PSD), que até o momento não anunciou o vice. Já o PT pretende lançar o nome de Roberto Oliveira, como a terceira via.



Porto de Ilhéus vai realizar dragagem para melhor receber navios de turistas

 Com o objetivo de dinamizar a chegada de navios de cruzeiro no Porto de Ilhéus, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) está recebendo propostas de empresas interessadas em realizar a dragagem de manutenção do porto da cidade, na Costa do Cacau. O edital de licitação, na modalidade pregão eletrônico, foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 20. O pregão acontecerá no dia 17 de setembro, às 10h, no site licitacoes-e.com.br, precedido da abertura das propostas, às 9h30. A previsão, segundo a companhia, é que as obras durem 90 dias.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, a obra permitirá o restabelecimento do calado de 10,5 metros do porto, favorecendo a atracação de navios maiores e a operação de navios de cruzeiro. “Esta é uma grande luta nossa que, finalmente, obtém resultado, depois de muitas reuniões realizadas aqui e em Brasília para que a dragagem acontecesse”, afirma o secretário da pasta, Fausto Franco.

Ainda segundo o gestor estadual, a intervenção possibilitará o aumento da circulação de navios de cruzeiro pelo porto da cidade durante o verão, permitindo que um número maior de turistas possa conhecer as belezas e o patrimônio de Ilhéus e toda a rica tradição em torno da cultura cacaueira da região.

A última manutenção do calado do porto foi realizada em 2014. Ao lado de Salvador, Ilhéus é outra cidade turística baiana que está na rota dos grandes cruzeiros marítimos. Na última temporada de verão, entre dezembro de 2019 e abril de 2020, foram realizadas 16 escalas de navios, como MSC Poesia, MSC Fantasia e MSC Seaview, no porto da cidade, com capacidade total para até 61.923 passageiros.

Destino turístico - Um dos principais destinos turísticos da Bahia, Ilhéus é procurada tanto pelos visitantes em busca de sol e praia, quanto pelos interessados em cultura e história, além da prática do turismo rural. Entre as praias mais famosas da cidade estão a dos Milionários, do Cristo e da Avenida.

A lavoura do cacau trouxe grande prosperidade a Ilhéus, com o apogeu a partir da década de 1920, quando a cidade fervilhava com cabarés, casas noturnas, cassinos e ricos coronéis. Este ambiente de luxo, ostentação e boemia influenciou famosos romances do escritor Jorge Amado.

O legado arquitetônico, por sua vez, inclui palacetes, monumentos e imponentes edifícios, como o Palácio Paranaguá. O Bar Vesúvio, o Bataclan, a Igreja Matriz de São Jorge e a Catedral de São Sebastião são outros importantes exemplos da herança histórica e cultural da cidade. O próprio porto antigo foi cenário de muitas histórias. A fonte da antiga riqueza de Ilhéus, a chamada Estrada do Chocolate, que liga a cidade a Uruçuca, preserva grandes fazendas que são verdadeiros museus do apogeu da lavoura cacaueira.

Chapada Diamantina - Turista é encontrado morto após se perder em Parque Ecológico

 Um turista francês foi encontrado morto e outra foi resgatada com vida, após terem desaparecido em uma trilha da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, uma das principais regiões turísticas da Bahia. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate do corpo, que ocorreu na segunda-feira (24).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem e a mulher desapareceram no sábado (22), em trilha do parque Riachinho. O casal estava na região há cerca de seis meses e teria sido orientado, inicialmente, por uma pessoa que mora na região e que conduziu os dois até determinado ponto da trilha. Depois, o casal seguiu sozinho.


Informações iniciais apontam que as vítimas caíram de uma parte alta da trilha.
Como demoraram para aparecer, a pessoa que tinha levado os turistas acionou ajuda e, com guias da região, conseguiu encontrar a mulher ainda no sábado.

Ela foi levada para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que fica a cerca de 36 km de Palmeiras. Ela está bem, mas segue internada e com previsão de transferência para Salvador.


O homem foi encontrado na segunda-feira, sem vida. Equipes do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM/Itaberaba) e do 2° SGBM/Lençóis resgataram o corpo do turista. Guias da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) também participaram da operação.


O corpo do homem foi encaminhado para uma unidade do Departamento de Polícia Técnica e entregue à Polícia Civil para os procedimentos legais.


Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Palmeiras lamentou a morte do turista. Informou ainda que os parques da região estão fechados, devido ao isolamento social necessário diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo a pasta, os turistas invadiram o parque Riachinho, onde ocorreu o acidente.

Bolsonaro lançou o Programa Habitacional "Casa Verde e Amarela" com foco na regularização fundiária e na redução da taxa de juros

 O presidente Jair Bolsonaro lançou hoje (25) o novo programa habitacional do governo federal. Chamado de Casa Verde e Amarela, o programa é uma reformulação do Minha Casa Minha Vida, com foco na regularização fundiária e na redução da taxa de juros, para aumentar o acesso dos cidadãos ao financiamento da casa própria.


Durante cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória (MP) que cria o programa e disse que, agora, “a bola está com o Parlamento”. “Não tenho muito a dizer, apenas cumprimentar os ministros que trabalharam incansavelmente nessa questão, bem como o nosso Parlamento, que agora recebe essa MP e a aprovará, com toda certeza e, se for o caso, fará aperfeiçoamentos. Assim é que se fazem as leis, assim que nos apresentamos para atender a nossa sociedade”, disse.

A meta é atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional até 2024, um incremento de 350 mil residências em relação ao que se conseguiria atender com os parâmetros atuais. Isso será possível em função de negociações com o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que subsidia o programa, e com a Caixa Econômica Federal, que é o agente financeiro.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, as Regiões Norte e Nordeste serão contempladas com a redução nas taxas em até 0,5 ponto percentual para famílias com renda de até R$ 2 mil mensais e 0,25 ponto para quem ganha entre R$ 2 mil e R$ 2,6 mil. Nessas localidades, os juros poderão chegar a 4,25% ao ano e, nas demais regiões, a 4,5% ao ano.

“Nós teremos um tratamento diferenciado para as regiões que historicamente têm uma condição menor em relação aos seus índices de desenvolvimento humano”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. O limite do valor dos imóveis financiados no Casa Verde e Amarela também foi ampliado, com o objetivo de estimular a construção civil a atuar nessas localidades.

Ao longo de quatro anos, o subsídio do FGTS vai cair de R$ 9 bilhões ao ano para R$ 7,5 bilhões ao ano. Ainda assim, segundo o ministro, com a diminuição da taxa de juros e da prestação do financiamento, famílias que antes não eram atendidas em razão da faixa de renda, poderão acessar os benefícios, já que a legislação prevê que as famílias podem comprometer apenas 30% da sua renda com prestação habitacional.

Ao mesmo tempo, a Caixa aceitou reduzir a taxa de remuneração para a prestação dos serviços. “Isso é eficiência e saber gerir os recursos públicos, e tendo zelo pelo dinheiro da população. Isso vai permitir que mais 350 mil unidades sejam construídas com menos dinheiro”, disse Marinho, destacando que o governo prevê agregar mais de 2 milhões de novos empregos diretos e indiretos e mais de R$ 11 bilhões de recursos à arrecadação.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1314739&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1314739&o=node

ICMBio determina reabertura de unidades de conservação federais

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) determina a reabertura das unidades de conservação federais para visitação pública, a partir desta quarta-feira (26). A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União de hoje (26).


As unidades estavam fechadas desde 22 de março de 2020, por força da Portaria ICMBio nº 227/2020, que suspendeu a visitação pública por tempo indeterminado, em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

De acordo com o documento, a reabertura será de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos estados e municípios em que se encontra localizada a unidade de conservação.

A reabertura deverá respeitar as ações de prevenção e a retomada das atividades de turismo e atrativos naturais estabelecidos pelos estados e municípios.

Para as unidades que detenham contrato de concessão de uso público, a volta da visitação deverá ser pactuada entre o poder concedente e a concessionária.

As medidas se aplicam a todos os prestadores de serviços, agências e operadores de turismo que atuam na unidade de conservação.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1314817&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1314817&o=node

Prevenções

As atividades poderão ser realizadas observando as seguintes medidas de prevenção, sem prejuízo das diretrizes determinadas pelos estados e municípios:

1 - Uso obrigatório de máscara de proteção facial cobrindo a região do nariz e boca, ainda que artesanal, durante todo o período que estiver no interior da unidade de conservação.

2 - Disponibilizar álcool gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas estruturas abertas à visitação e nos transportes terrestres e aquaviários, por meio dos operadores e prestadores de serviços.

3 - Para os atrativos que constituem a obrigatoriedade de uso de algum equipamento de proteção individual - EPI, estes não poderão ser compartilhados sem a higienização e desinfecção dos equipamentos.

4 - Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível.

5 - Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes de uso comum.

6 - Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta.

7 - Estimular e priorizar a venda on-line de ingressos, serviços e/ou agendamentos, ou organizar o atendimento em filas para evitar aglomerações, considerando a marcação no piso com distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

8 - Manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns.

9 - Proceder a higienização e desinfecção de objetos (inclusive cardápios) e superfícies comuns, como as mesas e cadeiras após cada utilização.

10 - As máquinas de débito e crédito devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso.

11 - Os transportes terrestres e aquaviário de visitantes deverão priorizar a ventilação natural. Ao final de cada viagem, promover a limpeza e desinfecção dos veículos.

12 - Respeitar a capacidade de transporte de cada tipo de veículo e evitar superlotação e/ou aglomeração.

O ICMBio disponibilizou um endereço na internet, onde as pessoas poderão consultar as unidades de conservação reabertas. Veja aqui.

ovid-19: Brasil registra mais 1.271 mortes e 47,1 mil novos casos

 O balanço diário do Ministério da Saúde registrou 1.271 novas mortes e 47.134 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. A atualização sistematiza dados enviados pelas secretarias estaduais de saúde acerca do avanço da pandemia.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1314772&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1314772&o=node

Com os novos óbitos acrescidos às estatísticas, o total de óbitos desde o início da pandemia chegou a 116.580. O resultado marca aumento de 1,1% sobre a soma trazida pela atualização ontem, quando o número de falecimentos estava em 115.309. Ainda há 2.868 mortes em investigação.






Ainda conforme o boletim epidemiológico, o total de casos confirmados acumulados atingiu 3.669.995. A soma representa acréscimo de 1,3% ao total registrado pelo sistema do Ministério da Saúde ontem, de 3.622.861 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

As estatísticas são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras há tendência de números maiores em função do acúmulo de registros que são enviados ao sistema do Ministério da Saúde.

A atualização do Ministério registrou ainda 705.020 pessoas em acompanhamento e outras 2.848.395 que já se recuperaram da doença. 

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,2%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 55,5. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1746,4.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes registradas foram São Paulo (28.912), Rio de Janeiro (15.560), Ceará (8.339), Pernambuco (7.425) e Pará (6.078). As unidades da federação com menos óbitos são Roraima (582), Acre (607), Tocantins (610), Amapá (642) e Mato Grosso do Sul (767). Tocantins, que estava na parte de baixo do ranking, ultrapassou Roraima e Acre.

 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Itu terá um nome representando a força jovem da cidade com muita experiência e competência na disputa eleitoral de novembro

 Lançando sua pré-candidatura as eleições desse ano na cidade de Itu, o jovem de 37 anos Mateus Costa carrega a força jovem da cidade e a simpatia dos mais experientes face a sua competência e dinamismo apresentados nesses anos em luta pela melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento autossustentável no município.

De acordo com as informações Mateus sairá candidato pelo Partido Avante, tendo o apoio dos partidos PSL – PSC – PMN, além do apoio dos vereadores Maria do Carmo Piunti (PSC) e Wilson da Farmácia (PSL).

O nome de Mateus Costa atingiu em cheio o interesse e satisfação de muitos políticos da cidade, o que acarretou numa composição de cerca de 100 candidatos ao legislativo local em torno de sua Bandeira, prometendo uma grande reformulação na política local.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Marcus Tadeu desponta como grande liderança e um dos favoritos para ganhar as eleições em Itapetininga/SP

 Já em pleno trabalho de montagem do seu grupo e buscando entendimentos com a população para a construção de um projeto que possa recolocar o município de Itapetininga/SP (região metropolitana de Sorocaba) novamente no trilho do desenvolvimento e na melhoria de qualidade de vida de sua população, o delegado e vereador Marcus Tadeu, vem em pleno vapor para começar uma das mais fortes companhas eleitorais liderando um dos maiores grupos políticos da cidade.

 

A cidade que tem cerca de 160 mil habitantes, Itapetininga está localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, há 170 Km da Capital, é considerado o 3º maior município do Estado de São Paulo em extensão territorial, com sua economia voltada para a Agricultura, possuindo algumas poucas indústrias.

 

Itapetininga ocupa o 26° lugar entre as 475 cidades brasileiras de médio porte e possui mais de 12 mil empresas em atividade. Esse destaque se dá em virtude de apresentarmos forte desenvolvimento econômico, principalmente devido a instalações de grandes indústrias nas áreas de alimentos, têxtil, química, moveleira, autopeças e recursos energéticos, incluindo gás natural.

Possui também um polo comercial e de serviços, sendo referência para as demais cidades da região, com uma grande vocação agrícola e vasta extensão rural, apresentando o 12º maior PIB do agronegócio paulista.

 

Ampliar essa demanda econômica e gerar mais empregos será uma das metas de governo de Marcus Tadeu, além de melhorar e ampliar o sistema de saúde que tem sido uma das maiores reclamações da população. Para tanto, o delegado vem construído, Não só um grupo coeso e forte, mas, sobretudo, um projeto de governo que atenda essa demanda.

Rio: operação prende suspeitos de violência contra a mulher

 Policiais civis cumprem hoje (13) mais de 100 mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes de violência contra a mulher no Rio de Janeiro. A operação Athena está sendo coordenada pelo Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), da Polícia Civil do Rio, em homenagem aos 14 anos da Lei Maria da Penha.



Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça a partir de inquéritos policiais concluídos por delegacias do estado, mas não inclui foragidos que estejam dentro de comunidades controladas por grupos criminosos armados, devido à restrição de operações em favelas durante a pandemia de covid-19, imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


De acordo com a diretora do DGPAM, delegada Sandra Ornellas, somente em 2019 as delegacias de atendimento à mulher no Rio indiciaram 16.703 suspeitos de violência doméstica e familiar e solicitaram 20.930 medidas protetivas de urgência.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1313565&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1313565&o=node

Bolsonaro, Maia e Alcolumbre defendem teto de gastos em pronunciamento

 

O presidente Jair Bolsonaro deu uma declaração, na noite desta quarta-feira (12), na entrada do Palácio da Alvorada, em Brasília, para reafirmar a defesa da emenda do teto de gastos públicos e de uma agenda de responsabilidade fiscal. Ele estava acompanhado pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que também fizeram um breve pronunciamento, em seguida, endossando os mesmos pontos do presidente.



"Em que pese a pandemia, o Brasil está indo bem, a economia está reagindo e nós aqui resolvemos, então, com essa reunião, direcionar mais ainda nossas forças para o bem comum daquilo que todos nós defendemos. Nós queremos o progresso, o desenvolvimento, o bem-estar do nosso povo. Nós respeitamos o teto dos gastos, queremos a responsabilidade fiscal e o Brasil tem como ser realmente um daqueles países que melhor reagirá à questão da crise", afirmou Bolsonaro. Pela manhã, o presidente já havia se manifestado em defesa das privatizações e de uma agenda de controle dos gastos públicos.

Aprovada em 2016, a Emenda Constitucional nº 95, que ficou conhecida como PEC do Teto de Gastos, estabeleceu uma limitação para o crescimento dos gastos públicos, que só devem ser reajustados pela inflação ao longo de 20 anos. Com a queda da atividade econômica causada pela pandemia, alguns setores políticos e ministros argumentam que a regra deve ser modificada para que o governo possa aumentar os investimentos públicos e estimular a retomada da economia. Ontem (11), o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu o teto de gastos e afirmou que a pasta não apoia o que chamou de “ministros fura-teto”, em referência aos defensores de uma flexibilização da regra.

"Essa importante reunião, onde todos nós reafirmamos o nosso compromisso com o teto de gastos, o nosso compromisso com a boa qualidade do gasto público. Então, reafirmar esse tema é reafirmar o nosso compromisso com o futuro do país. Dentro dessa realidade, como o presidente falou, nós temos ainda muito a fazer, e acho que, de fato, reafirmando o teto de gastos, a regulamentação dos seus gatilhos, vai nos dar condições de melhor administrar o nosso orçamento", disse Maia. O presidente da Câmara ainda destacou a reforma tributária, em tramitação no Congresso, e a reforma administrativa, que ainda deve ser apresentada pelo governo, para alterar regras nas carreiras do serviço público.

O presidente do Senado também defendeu uma convergência entre os Poderes em relação ao controle dos gastos públicos. "De fato, a agenda e a reunião proposta pelo Poder Executivo, na figura do presidente Bolsonaro, e do ministro Paulo Guedes, com os presidentes da Câmara e do Senado, é para nivelar informações dessa agenda de responsabilidade fiscal", disse Alcolumbre.

O pronunciamento foi acompanhado pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), além de lideranças partidárias e aliados do governo no Congresso Nacional. https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1313508&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1313508&o=node

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

CANAVIEIRAS/BA - Após ser condenado pelo TCM/BA e se tornar FICHA SUJA população escracha prefeito Roberto Almeida nas Redes Sociais com Paródia

 Logo após a condenação do prefeito Roberto Almeida da cidade de Canavieiras, o que o tornou FICHA SUJA para concorrer as eleições, e agora depende do parecer da Câmara de Vereadores, a população canavieirense não perdoou e espalhou uma paródia em tom de brincadeira, escrachando o prefeito que sempre teve como seu discurso em suas lives ser o prefeito Ficha Limpa. 

Veja vídeo que circula nas Redes Sociais abaixo; 






Canavieiras - TCM/BA condena contas do prefeito e torna Roberto Almeida "FICHA SUJA"

 O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, em julgamento do recurso de consideração estabelecido pela defesa do prefeito da cidade de Canavieiras/Ba Roberto Almeida, que teve suas contas referente ao Exercício de 2018, mantida a sentença de Condenação estabelecida em julgamento na manhã dessa quarta (!2/08). 


Segundo o parecer do Relator entre diversas irregularidades, Almeida cometeu crime Fiscal contra a Constituição e seu parecer foi seguido por unanimidade na Corte. 

Agora, o parecer de Condenação do Tribunal será enviado para a Câmara de Vereadores da cidade que, durante todo o mandato do gestor, em sua maioria, passou a mão pela cabeça de Roberto Almeida em várias acusações de crimes administrativos. Será que em reta final de eleição esses vereadores terão peito para absorver novamente o prefeito passando a mão pela cabeça dele e indo de encontro com a população? Vamos assistir.       


veja o julgamento : 


segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Canavieiras/BA- Sem projeto nenhum em seu tumultuado governo Drº Almeida parece querer abrir um Parque Aquático no Centro da cidade

 Num governo sem a realização de nenhuma obra ou serviço que pudesse dizer que fora de sua exclusiva caótica e conturbada administração, mesmo com os constantes avisos e pedidos por parte da população, e até de vídeos postado por secretário seu tentando justificar o mesmo fato acontecido já aconteceu em todo o seu governo, o prefeito da cidade de Canavieiras (Sul da Bahia), mas uma vez, foi vitima de seu próprio descaso por fata de conhecimento técnico e de interesse pelos problemas da cidade. 


Dessa vez, a população não perdoou e saiu falando nas redes sociais que o gestor parece estar querendo abrir um Parque Aquático no cetro da cidade, mas especificamente na região da Feira Livre, local que é alvo de grandes alagamentos em épocas de chuva durante todo o seu governo, e nesse ano, parece que o problema se agravou. 

Segundo entendidos do setor de engenharia, esse problema cabe em primeiro plano um estudo técnico área, o que, sendo médico, o prefeito não tem nenhum conhecimento. 

A população promete dar o troco no prefeito nas eleições de novembro que estão à porta, e colocar um fim no sonho de reeleição do Roberto Almeida, antes que ele transforme o centro da cidade, num Parque Aquático.  

Veja Vídeo: 


Canavieiras - Nem o próprio filho aguentou e pedido exoneração do cargo de Secretário da Agricultura e Meio Anbiente pulando do barco a deriva na cidade

 O filho do prefeito da cidade de Canavieiras (Sul da Bahia) Renato Cardoso Neto, que até então respondia pela pasta de Agricultura e Meio Ambiente pediu exoneração do cargo na manhã dessa segunda (10/08), sem que as razões fossem esclarecidas para a população. 


Segundo comentários em toda a cidade, o filho do prefeito Roberto Almeida não suportou mais os desmandos executados no governo pelo pai, o que acarretou em forte discussão, e consequentemente, em sua decisão em entregar a Secretaria e, segundo o que corre na cidade, também à romper com o grupo do prefeito. 

Apesar das razões ainda serem meras especulações, fontes fidedignas afirmam que o pau quebrou entre pai e filho, e tudo logo depois do Dia dos Pais. Será que é apenas coincidência? 

Veja a postagem bastante dura do prefeito sobre o assunto

.   


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Almizinho (MDB) deixa Intervenção da CSN para se candidatar a prefeito de Canavieiras/Ba

Texto: Bahia Notícias


Presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal), Almir Melo Júnior (MDB) deixou o cargo de interventor da Concessionária Salvador Norte (CSN), conforme publicação do diário oficial do município desta terça-feira (4). Em seu lugar, assume Armando Yokoshiro Filho, ex-superintendente de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. 


De acordo com o agora ex-interventor, a saída se dá por conta de uma possível candidatura dele à prefeitura de Canavieiras, no Litoral Sul. “Armando é uma pessoa ligada a nós. Eu estou estudando a viabilização pra me candidatar em Canavieiras. Não tem como ficar na correria. Pegamos a empresa num estado complicado”, explicou. em entrevista.




 

O pai dele, Almir Melo, foi prefeito do município durante quatro mandatos, e faleceu no final de junho. “O nosso grupo político é bastante antigo. Estou avaliando essa condição. Devo estar dizendo na próxima semana. Mas eu precisava de um tempo para poder bater o martelo”, disse.

 

CRISE NA CSN
A prefeitura de Salvador anunciou no dia 20 de junho a intervenção na CSN, uma das empresas que compõem o Consórcio Integra do sistema de transporte público da capital. Numa grave crise financeira, a concessionária atrasava salários e não cumpria acordos com o município – o mais recentemente deles foi um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre CSN, prefeitura e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) que previa a entrega de 81 ônibus com ar condicionado até o fim do ano passado. Isto, no entanto, só ocorreu em 17 de junho deste ano. 

 

“Pegamos a empresa com 82% de aproveitamento botamos em 97% de aproveitamento. A parte pior é a parte de chegar na empresa. A intervenção é algo muito novo na Bahia. Tivemos poucas, como no Espanhol e no ferry-boat. Não é brincadeira. Com toda a dificuldade, não se viu nenhum problema mais sério nesses 42 dias”, afirmou.

 

Com a intervenção na CSN, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) promoveu o remanejamento de 23 linhas que operavam pelo Consórcio Integra Salvador Norte para os consórcios Plataforma e OTTrans.

 


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Almir Melo Junior (Almizinho) lança pré-candidatura em Canavieiras e faz um reboliço na política local

Com o slogan (UM NOVO ELO), Almir Melo Junior (Almizinho), filho do legendário político da cidade de Canavieiras Almir Melo, falecido recentemente, lançou sua Pré-candidatura a prefeito na cidade nesse fim de semana, gerando um grande reboliço na política local.

Segundo Almizinho que é Presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos (Arsal) na capital baiana, compondo a equipe de gestão do prefeito ACM Neto em Salvador há mais de seis anos, sendo considerado um dos profissionais mais competentes do Estado em gestão pública, o seu nome passa a substituir o nome do ex-prefeito Almir Melo (falecido recentemente) na chapa do MDB.

O lançamento da pré-candidatura do experiente Secretário, deixou uma expectativa grande na cidade. Não só por conta da sua inegável e incomparável competência como gestor, mas, sobretudo, por dar sequência a uma expectativa gerada por seu pai, ao lançar sua candidatura.

Agora, o reboliço ficou por conta do nome do seu vice. Tendo em vista que muitos grupos da cidade, inclusive grupos comprometidos com outros candidatos, demonstram simpatia para com essa Candidatura, e buscam caminhar ao lado dessa chapa, se possível, como vice-candidato à prefeito, tendo em vista ser uma chapa que já tem o carinho popular.       


Prefeito de Una/Ba é denunciado na MPF por uso indevido dos precatórios do FUNDEB e população faz abaixo assinado para cobrar ação imediata da Justiça

O prefeito da cidade de Una/Ba Thiago Bircshnner, cidade à 60 km de Ilhéus (Sul da Bahia), foi denunciado no Ministério Público Federal por aplicações irregulares do precatório do FUNDEB recebido no início do ano.

De acordo com a denúncia, o prefeito aplicou o dinheiro em pagamentos a advogados e empresas contábeis, além de investir o dinheiro em serviços que não estão dentro dos permitidos por Lei para a aplicação do recurso. Também foi questionado na Justiça, a transferência do recurso das contas específicas de recursos semelhantes (como determina Lei), para conta de uso interno da Prefeitura.

 

De acordo com os requerentes, as ações do prefeito deixam dúvidas quanto a aplicação correta do recurso e apresentam graves irregularidades ferindo a Lei de Responsabilidade e Fiscal. 

ABAIXO ASSINADO

Corre na Redes Sociais e pela cidade, um abaixo assinado na busca de formar uma reivindicação fortalecida pelo povo unense, em busca de acelerar o processo investigativo do MPF, exatamente contra esse uso indevido dos recursos do Precatório do FUNDEB, pedindo as autoridades competentes que tomem providências, já que a população vem se sentido lesada com a má aplicação do recurso.