Clima/tempo

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cortejo e Lavagem da escadaria da Igreja retomam a tradição

De cima do trio elétrico Fofinho, o cantor Tonho Matéria e banda arrastou uma grande multidão da Praça Maçônica até a Praça São Boaventura, percurso do cortejo que precede a tradicional Lavagem da Escadaria da Igreja de São Boaventura. O evento é realizado sempre no segundo domingo do mês de julho (este ano, domingo, dia 13).
Além do trio elétrico, também abrilhantaram o cortejo um carro alegórico com a representação da Igreja Matriz de São Boaventura e as crianças representando representando o Santo, as baianas com flores e água de cheiro, os grupos folclóricos Os Negros, Os Guaranis, as Caboclinhas, o Grupo de Capoeira e a Fanfarra do Colégio Noécia Cavalcante e charangas.
Desde a saída, às 10 horas, da praça Maçônica, até a Igreja Matriz, onde foi realizada a lavagem das escadarias, a multidão participante do cortejo cantou e dançou com as músicas de Tonho Matéria, que incluiu no seu repertório canções de axé music que fizeram sucesso no passado e permanecem vivas na  memória do baiano, relembrando as antigas lavagens e levando o público ao delírio. Durante o percurso, os espectadores que encontravam em suas casas ou nas ruas, eram contagiados pela festa e foram se incorporando ao cortejo.
Convidados pelo prefeito Almir Melo, também estiveram presentes no cortejo e na Lavagem da escadaria da Igreja de São Boaventura gestores de cidades vizinhas, como o prefeito de Santa Luzia, Guilherme dos Santos, e a prefeita de Una, Diana Rusciolelle. Segundo os convidados, Canavieiras dá uma grande demonstração do potencial turístico da cidade, ressaltado pela capacidade do prefeito Almir Melo em promover uma administração com grandes promoções.
Flores e água de Cheiro – Ao chegar à Praça São Boaventura, a escadaria da Igreja de São Boaventura foi tomada pelas baianas e os grupos folclóricos, iniciando a tradicional lavagem da Igreja do Padroeiro. Manda a tradição, que além da escadaria, as baianas também lancem a água de cheiro e flores nas pessoas.
Para os presentes, o banho de flores e água de cheiro deixa o sentimento e a expectativa de ter o “corpo fechado” e de conseguir todos os desejos até o próximo ano, conforme reza a crença das seitas e religiões africanas, entre elas o candomblé. Após a lavagem da escadaria da Igreja de São Boaventura, a multidão de foliões continuou a na praça ao som e animação de Tonho Matéria.
E a festa continuou até a meia-noite de domingo (13) com as atrações musicais Gero Lima e Banda, Banda Tsunami e Filhos de Jorge, que encerrou a festa nos primeiros minutos de segunda-feira (14). Desde a sexta-feira (11), que se apresentam no palco montado da praça de São Boaventura, Amanda Santiago, e Danado de Bom (11); Banda Forrozão e Maria Bretheira (domingo, 12).



Nenhum comentário:

Postar um comentário