Considerado um dos mais importantes eventos do calendário turístico de Ilhéus, a tradicional Festa da Puxada do Mastro acontece em Olivença, neste domingo, dia 11 de janeiro.
Com origem no Século XVI, a festa presta uma homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores, misturando elementos da religiosidade católica e indígena.
A realização do evento, que acontece todos os anos no segundo domingo de janeiro, é uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Indústria e Comércio, e da Associação dos Machadeiros de Olivença.
Além dos festejos indígenas e religiosos, a parte profana do evento contará com a participação das bandas Batuk Bom, Zahra, Di Bali e Flor do Caribe.
A Festa da Puxada do Mastro de Olivença deste ano teve início no último dia 4, na Mata de Ipanema, com a escolha do novo mastro e o replantio de 30 mudas de árvore.
Segundo os organizadores, a programação prossegue nesta sexta-feira (9) com hasteamento das bandeiras e acendimento da Pira Olímpica, às 16 horas; a abertura oficial do evento acontece com Boi Estrela, cortejo do bloco dos mascarados pelas vias públicas de Olivença e apresentação do Grupo de Capoeira Liberdade (Mestre Gordo), às 17 horas; Missa na Paróquia Nossa Senhora da Escada, 19h30min; e Ritual Poraci, às 21 horas.
No sábado (10), a Festa da Puxada do Mastro de Olivença será enriquecida por uma missa solene realizada na Paróquia Nossa Senhora da Escada, às 19 horas; apresentação de grupo afro, às 19h30min; show com a Banda Batuk Bom, das 20 às 22 horas; e, fechando a programação na Praça Cláudio Magalhães, show com a Banda Zahra, das 22 à meia-noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário