Um convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e a secretaria de Saúde da Bahia vai permitir melhorias no atendimento às pacientes da Maternidade Santa Helena, unidade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, a partir de abril próximo.
O assunto foi inicialmente tratado entre o prefeito Jabes Ribeiro, o vice-governador baiano, João Leão, o deputado federal Cacá Leão, e secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, no mês passado.
Na recente visita a Ilhéus, o secretário Villas Boas aprofundou o diálogo com o prefeito ilheense e garantiu reforços para a Maternidade Santa Helena – única da cidade, para o atendimento aos pacientes com câncer no Hospital São José, outra unidade da Santa Casa, e para o combate ao mosquito Aedes aegipty.
O debate para essas demandas contou ainda com a participação do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Eusínio Lavigne Gesteira, o deputado estadual Eduardo Salles e o secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké.
Na semana passada, o secretário Antonio Ocke participou, em Salvador, de uma série de reuniões com técnicos da secretaria de Saúde da Bahia no sentido de viabilizar o financiamento de recursos para a Maternidade Santa Helena e para a assistência em oncologia do Hospital São José.
Foram discutidos os subfinanciamentos liberados pelo Governo do Estado que atualmente extrapolam em mais de 100% a produtividade, cujo excedente vem sendo mantido com recursos próprios do município.
O secretário de Saúde de Ilhéus afirmou que “a secretaria estadual de Saúde (Sesab) e o Ministério da Saúde reconhecem oficialmente que, nos últimos três anos, aumentou consideravelmente o acesso da população de Ilhéus aos serviços de oncologia (tratamento de câncer) e assistência ao parto, e isso tem gerado um déficit financeiro para o Município, já que o custo cresceu, mas não havia ainda recomposição financeira para este saldo negativo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário