Clima/tempo

terça-feira, 24 de junho de 2014

Índios e posseiros entram em confronto no interior de Porto Seguro divisa com Itabela, diz a polícia


Segundo a polícia de Itabela, o clima continua tenso entre índios Pataxós e fazendeiros no interior de Porto Seguro, divisa com Itabela. De acordo com os policiais militares que atenderam a ocorrência nesta quinta-feira (19) passada, houve um confronto entre índios e posseiros, na fazenda jamaceu  de Propriedade de Marcos Saliba, localizada no Km 580, as margens da BR-101.
Ainda segundo a polícia, o confronto aconteceu por volta das 20h, na região ocupada pelos índios pataxós a cerca de 60 dias, a área  fica no município de Porto Seguro muito próximo da divisa com Itabela, no sul da Bahia.
Com informações de um trabalhador identificado apenas por Pablo, os índios chegaram na propriedade ainda não ocupada pelos indígenas por volta das 20h, houve o confronto, para o trabalhador é possível que alguém esteja ferido, já que houve vários disparos de arma de grosso calibre, principalmente de espingarda.
A policia militar de Itabela atendeu  a ocorrência,  mas devido ser um lugar de difícil acesso e por causa da escuridão eles não puderam percorrer aos arredores de onde houve o confronto. A  policia confirma a existência de marca de tiros na casa sede da fazenda, onde aconteceu o confronto.
O fazendeiro dono da propriedade não estava na fazenda, pessoas que não quiseram se identificar contaram que tem varias pessoas armadas na região do conflito, índios e não índios. O cacique nega a acusação.
O fato ocorrido na noite desta quinta será comunicado a polícia federal de Porto Seguro. Na semana passada houve uma reunião com as autoridades  do extremo sul do Estado, onde conversaram com lideranças indígenas e fazendeiros, a reunião não acalmou os ânimos das partes envolvidas.
De acordo com informações pelo menos 160 propriedades estão ocupadas por índios da Tribo Pataxó. Propriedades com grande produtividade agrícola como a fazenda lembrança, uma das maiores produtora de banana da Bahia esta ameaçada e outra três com grande produção de café foram ocupadas esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário