Clima/tempo

sábado, 31 de janeiro de 2015

Duas partidas dão início ao Baianão 2015

Catuense 0X0 Colo-colo

Jacuipense 1X2 Juazeirense


A Jacuipense recebeu a Juazeirense na noite deste sábado (31) no estádio Metropolitano de Pituaçu, na primeira rodada do Campeonato Baiano 2015. Apesar de mandar o jogo, a Jacuipense foi surpreendida no primeiro tempo pelo Cancão de Fogo, que aproveitou as oportunidades, e abriu o placar com Naldo, aos 11 minutos de jogo, fazendo o primeiro gol do Baianão 2015. A equipe da casa foi para cima tentar o empate, mas aos 37m, o artilheiro Sassá fez o segundo gol da equipe de Juazeiro, decretando o placar da primeira etapa.
 
No segundo tempo, A Jacuipense foi para cima tentando o empate, deixando o jogo mais aberto. A Juazeirense saia rápido nos contra-ataques, chegando sempre com muito perigo ao gol do Tigre. De tanto insistir, a Jacuipense conseguiu diminuir com o atacante Nadson, aos 27m, numa cabeçada fuminante, após uma falta bem cobrada, colocando fogo no jogo. Apesar de pressionar e perder algumas chances de gols, o placar ficou nisso, Jacuipense 1 X 2 Juazeirense.


Iluminação pública de Canavieiras/Ba recebe novas lâmpadas e acessórios


A Prefeitura de Canavieiras está promovendo uma completa verificação nos pontos de iluminação pública dos bairros e do centro da cidade. No trabalho realizado pelos técnicos do setor de eletricidade da Secretaria de Obras e Transportes passam por vistoria todo o sistema de iluminação, a exemplo de lâmpadas queimadas ou folgadas, além dos acessórios.
Segundo o secretário Municipal de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, esta semana o Setor de Iluminação Pública já fez a recomposição da iluminação dos postes da praça Armindo de Castro (Capelinha) e está finalizado os serviços na avenida Antônio Carlos Magalhães. “Este é um trabalho constante que vem sendo feito pela equipe de eletricistas, tanto na sede do Município quanto no interior”, informa Almir Melo Júnior.
Para recompor a iluminação pública de Canavieiras, a Prefeitura contratou um equipamento composto de um caminhão médio aparelhado com plataforma de elevação para trabalho em altura através de sistema hidráulico, equipado com cesto em polietileno. Através deste novo equipamento, o setor ganhou mais mobilidade para ampliar a manutenção nos pontos de iluminação, inclusive os postes mais altos.
Atualmente, a recomposição da iluminação está sendo feita com lâmpadas a vapor de sódio, que são consideradas, eficientes e duráveis. Ao inspecionar cada ponto de luz, os eletricistas também testam os outros componentes, a exemplo de braços, luminárias reatores, relés fotoelétricos e demais dispositivos que fazem parte do sistema.
Com a proximidade do Carnaval, o Setor de Iluminação pública ampliará o atendimento de manutenção e implantação de iluminação especial para o sítio da folia. “Estamos fazendo uma inspeção geral em todas as áreas da cidade e realizando os serviços dentro de um tempo mais breve possível, pois a iluminação pública é um dos serviços essenciais prestados pela Prefeitura”, esclarece Almir Melo Júnior.
Recentemente, o prefeito Almir Melo, ao atender as solicitações dos serviços de iluminação pública nos povoados e zona rural, informou que a manutenção de rotina obedece a um planejamento da secretaria, mas que os problemas que por acaso surjam serão atendidos dentro do grau de prioridade.



Hamilton Werneck presente na Jornada Pedagógica de Canavieiras/Ba


Com o objetivo de promover a integração dos profissionais da educação no município, antes do início do ano letivo, a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Educação, promove, nos dias 5 6 e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica  2015. O tema do evento, este ano é  “Educação: Compromisso e Transformação” e o destaque é o professor Hamilton Werneck, responsável pela palestra de encerramento, no Centro Esportivo Júlia Thomson. Autor de 26 livros publicados – alguns já traduzidos para o espanhol e o inglês, Hamilton é doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo Conselho Federal de Educação.
A abertura da Jornada acontecerá no auditório do Colégio 15 de Outubro, no dia 5, das 8 às 17 horas,  com profissionais conceituados da área da Educação e que fazem parte do corpo docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A professora doutoura Emília Peixoto Vieira ministrará a palestra “Avaliação e Organização do trabalho pedagógico”; Em seguida, “Educação Inclusiva: Desafio Possível”, com a professora especialista Márcia Peixinho; “Educação de Jovens e Adultos: Complexidade, desafios e propostas”, apresentada pela professora doutoura Arlete Vieira; a professora doutoura Cândida Alves Daltro abordará o tema Educação Infantil sob a ótica do “Lúdico: forma própria das crianças menores construírem e reconstruírem conhecimentos”.
No dia seguinte (6), as atividades ocorrerão nas unidades escolares sob responsabilidade dos gestores. Para a secretária de Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a escolha do professor Hamilton Werneck como palestrante da Jornada Pedagógica de Canavieiras demonstra compromisso do Governo da Reconstrução para com os eventos da Educação. “Temos conversado bastante com o prefeito sobre as propostas elaboradas pelos nossos profissionais da educação e recebemos  todo o apoio para construímos um processo digno do que nossa classe merece,”, ressalta a secretária.
Segundo Emília, as atividades proporcionarão um momento de reflexão e discussão para a efetivação de práticas pedagógicas diferenciadas e ações inclusivas no ambiente escolar. “Estamos constantemente buscando trazer novas metodologias para melhorar a prática de ensino dos nossos professores e contribuir para o desenvolvimento inclusivo da Rede Municipal de Ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, à promoção da educação inclusiva e dos direitos humanos”, conclui a secretária.
Quem é - O Professor Hamilton Werneck é doutorando, pós-graduado em educação, pedagogo e professor do ensino superior reconhecido pelo CFE. Autor de 26 livros publicados, alguns já traduzidos para o espanhol e inglês, e com 9 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.950 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.
Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação. Seu livro "Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo", já está na sua 26ª edição, com 70 mil exemplares vendidos.
Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Membro da Academia de Letras de Nova Friburgo. Foi também Secretário da Educação do município de Nova Friburgo - RJ, e escreve para sites educacionais, revistas e jornais especializados, como a revista Profissão Mestre, fazendo parte também de seu respectivo Conselho Editorial.




Matrículas da rede municipal de ensino abertas em Una/Ba


A Prefeitura municipal de Una/Ba, através de sua Secretaria de Educação, comunica a toda a população que as matrículas para o ano letivo de 2015, estão disponíveis para os interessados de segunda a sexta, a partir das 8h00, em qualquer escola da rede pública municipal de ensino, tanto para crianças que completaram quatro anos até dezembro último, desde jovens e adultos.     



Dados do Unicef mostram existência da criminalização da pobreza e extermínio da juventude negra, afirma Hilton Coelho (PSOL)


Presidente da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Hilton Coelho (PSOL) avalia que os números divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e demais entidades promotoras do estudo através do Índice de Homicídios de Adolescentes no Brasil (IHA), que atingiu em 2012 o maior patamar de sua série histórica, mostram a ausência de políticas públicas eficientes para combater o que ele qualifica como criminalização da pobreza, racismo institucional e extermínio da juventude negra. "Não podemos encarar como natural a matança de crianças e adolescentes. A projeção que ele apresenta é dantesca. De cada mil adolescentes que tinham 12 anos em 2012, 3,32 vão morrer assassinados antes de completar 19 anos. Com esse IHA, o país perderia 42 mil adolescentes entre 2013 e 2019 vítimas de assassinato", disse.

O levantamento foi elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ) e leva em conta dados coletados no ano de 2012. "Por ser pobre e negro, as forças de repressão do Estado já supõem que o jovem da periferia é marginal e o extermina. A violência institucional que acomete a população submetida à pobreza e os territórios onde vivem têm raízes diretas com a violência repressiva de um Estado que não é de todos e sim dos poucos que detêm o poder.", avalia Hilton Coelho.

Para o socialista a discriminação é evidente quando "os habitantes dos territórios da pobreza, favelas e periferias, sobretudo a juventude negra são alvos privilegiados de invasões e abordagens truculentas, seguidas de torturas e tratamentos cruéis e degradantes, de encarceramento muitas vezes injusto, ou, no limite, de execuções sumárias, às vezes com ocultamentos de cadáveres. Esse tratamento, ilegal do ponto de vista de qualquer legislação, está banalizado. A criminalização da pobreza é realizada essencialmente em dois eixos complementares e simultâneos, um pela via legal e outro estritamente ilegal".

O risco relativo de um adolescente negro ser vítima de homicídio, em 2012, era quase três vezes maior que o de um branco. De acordo com a pesquisa, os jovens negros de 12 a 18 anos correm 2,96 vezes mais risco de ser vítimas de homicídio. A taxa de risco é obtida da relação entre a taxa de homicídios em adolescentes brancos e negros. Em 2011, o número ficou em 3,08.

"A sociedade precisa se mobilizar para que possamos avançar e exigir políticas públicas que garantam de forma efetiva a universalização e a igualdade de direitos, combata a impunidade da violência institucional e impeça métodos violentos para contenção e repressão sociais. Só assim vamos deixar de abrir jornais ou acessar outros meios de comunicação e nos depararmos com mais mortes violentas entre a juventude. Que os dados do IHA não caiam no esquecimento e sirvam para profunda reflexão e combate concreto à violência e ao racismo, em especial na Bahia que vergonhosamente ocupa o posto de 2º estado mais letal para jovens e Salvador que desponta como a terceira capital com maior risco de morte para adolescentes", finalizou Hilton Coelho.


Demissão em massa na cidade de Itapetinga-Ba


Nesta sexta-feira (30), 670 funcionários foram demitidos da Vulcabras/Azaleia em Itapetinga. De acordo com informações do Blog do Anderson, a justificativa da demissão em massa é por causa da concorrência asiática e de ajustes de mercado. A empresa garantiu compromisso com os direitos legais dos funcionários dispensados.



Jaques Wagner aumentou a dívido do estado em mais de 60 % - Diz o deputado Estadual Sandro Régis


Líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Sandro Régis (DEM) acusou, em nota, o ex-governador e ministro da Defesa Jaques Wagner de fechar o seu mandato com uma dívida de R$ 16,9 bilhões e sem recursos disponíveis para pagar “as obrigações”. Segundo o democrata, a constatação foi feira após análise do Relatório de Gestão Fiscal do terceiro quadrimestre de 2014 – publicado nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial. "Em 31 de dezembro de 2010, a dívida consolidada era de R$ 10,4 bilhões e em apenas quatro anos passou para R$ 16,9 bilhões", advertiu, ao observar que o crescimento maior foi com relação à dívida externa, que era R$ 1,7 bilhão, e passou para R$ 6,8 bilhões. O mais grave, porém, segundo Sandro Régis, é que mais uma vez, segundo o próprio relatório, os recursos não vinculados do tesouro estadual apresentam um saldo negativo de R$ 383,1 milhões. "Isso significa que não ficaram recursos disponíveis para pagar as obrigações, o que vai de encontro ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que 2014 foi o último ano de mandato do governador Jaques Wagner", lembrou o democrata. Ele explicou ainda que o governo executou menos de 50% do previsto em investimentos, deixando de aplicar R$ 4,0 bilhões em áreas essenciais como saneamento, segurança pública, educação e saúde, onde as aplicações ficaram abaixo desse percentual.


Raios assassinos- 98 morreram em 2014


O número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 em 2014, uma a menos do que o registrado em 2013, de acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), baseado em informações da imprensa, da Defesa Civil e do Ministério da Saúde. De acordo com a Agência Brasil, a maior parte das mortes por raios aconteceu em São Paulo, com 17 casos, seguido de perto pelo estado do Maranhão, com 16 registros de mortes. Depois vêm Piauí, com sete casos, Amazonas e Pará, com seis mortes, cada. Os números de São Paulo se destacam pelas duas mortes que ocorreram no segundo semestre de 2014: Em 7 de novembro morreram três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio; e em 29 de dezembro quatro banhistas receberam descarga atmosférica em Praia Grande, no litoral. As cidades que tiveram maior número de vítimas em 2014 foram: São Paulo, com cinco vítimas; Praia Grande (SP), quatro vítimas; Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) com duas vítimas, cada. Entre as vítimas, 56% viviam na zona rural.


Por falta de políticas públicas do governo do Estado times do interior largam no Baianão jogando em Estádios da capital


Neste sábado (31), quatro equipes entram em campo para a abertura do Campeonato Baiano 2015, torneio que reunirá os 12 maiores clubes do estado na luta pelo título maior do futebol local. Entretanto, devido à falta de praças esportivas nas cidades natais das respectivas associações, um fato inusitado marca a primeira rodada do Baianão: Os jogos entre Catuense contra Colo-Colo (às 16 horas) e Jacuipense versus Juazeirense (às 18 horas) serão realizados em uma rodada dupla no Estádio de Pituaçu, em Salvador.
Natural da cidade de Catu, a Catuense já não sabe o que é atuar no Estádio Antônio Pena desde 2007, quando foi rebaixado para a segunda divisão baiana. Atuando no Estádio Antônio Carneiro de Alagoinhas até o ano passado, as pretensões de se mudar para a cidade de Serrinha em 2015 acabaram sendo adiadas com a falta do laudo técnico da praça local, o que fez com que a equipe laranja levasse o seu primeiro jogo a Salvador. “Não acredito que muitos torcedores irão sair da cidade para ir à Salvador, mas esperamos que os entusiastas de futebol que moram na capital compareçam em Pituaçu” avaliou o presidente Roberto Pena em entrevista ao Bahia Notícias. Porém, o que preocupa o dirigente não é o mando de campo e sim a escalação dos jogadores. Além das contusões do atacante Cleuber e do atacante Jackson, o Bem-Te-Vi tem cerca de seis atletas aguardando a regularização do BID, que esse ano é totalmente integrado a CBF. “Não podemos nem dar um time-base para o confronto, porque esperamos que alguns atletas já estejam liberados para atuar” garante o mandatário.
Em situação parecida com a Catuca, o Colo-Colo de Ilhéus também enfrenta problemas com o Boletim Informativo, mas tem apenas os atletas Danilo e Neilton esperando a regularização. Atuando na cidade de Uruçuca durante a pré-temporada, o time da região cacaueira retorna a primeira divisão estadual depois de três anos de seu rebaixamento e aposta na base que ganhou a segunda divisão de 2014. O treinador Duzinho deve entrar em campo com: Waldson, Van, Nildo, Flávio e Neilton (Danilo); Filipe, Andrey, Sidney e Jackson; Ricardo e Xandy. Catuense e Colo-Colo fazem a abertura oficial do Baianão às 16h (horário da Bahia), em Pituaçu.
Adversário do time do Vale do São Francisco, a Jacuipense manda seu primeiro jogo do campeonato em Salvador, enquanto aguarda o término da reforma do Estádio Eliel Martins, o Valfredãoprometida para a partida contra o Bahia, no dia 22 de fevereiro. Também com problemas no BID, o treinador Clebson Araújo ainda não definiu o time Grená, mas deve utilizar grande parte dos atletas que seguem na equipe desde a disputa da Série D e Copa Governador do Estado de 2014. Esse ano, o clube também disputa a Copa do Brasil no primeiro semestre e a quarta divisão nacional no meio do ano. Com isso, o clube já cria um time competitivo para toda a temporada, que almeja também a classificação para a Copa do Nordeste de 2016. Mandantes dos jogos, Catuense e Jacuipense reservaram cerca de 400 ingressos para a rodada dupla, com preços de R$ 10,00 para os torcedores interessados em conferir a abertura do Campeonato Baiano de 2015.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Governador da Bahia solicita do governo de Federal obras de mobilidade


O governador Rui Costa (PT) apresentou o projeto para a construção de um novo ramal ferroviário na Bahia no valor de R$ 150 milhões para ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em Brasília, nesta quarta-feira (29). O projeto já foi licitado pelo governo federal e visa ligar o Polo Petroquímico de Camaçari ao Porto de Aratu, em Candeias. De acordo com o Correio, Rui solicitou que Rodrigues atue diretamente junto à concessionária FCA, responsável pelos trechos ferroviários Salvador/Minas e Salvador/Juazeiro. O petista quer apoio do ministério para que as obras comecem e também pleiteou o lançamento de uma nova licitação para duplicar a BR-415, trecho entre Ilhéus e Itabuna, e ainda recursos para a conclusão do contorno de Feira de Santana e outras duplicações.


Presidente Dilma chama denúncias de falsos boatos e conclama uma guerra contra a comunicação - Será que aguenta?


A presidenta  Dilma Rousseff  conclamou todos os ministros a combaterem a divulgação de informações falsas e boatos sobre ações do governo. A recomendação foi feita na na primeira reunião com seu novo ministério, realizada nesta terça-feira (27), na Granja do Torto, em Brasília.
“Nós devemos enfrentar o desconhecimento, a desinformação sempre e permanentemente. Vou repetir: sempre e permanentemente. Nós não podemos permitir que a falsa versão se crie e se alastre. Reajam aos boatos, travem a batalha da comunicação, levem a posição do governo à opinião pública, a posição do ministério, a posição do governo à opinião pública. Sejam claros, sejam precisos, se façam entender. Nós não podemos deixar dúvidas”, argumentou a presidenta.
Dilma citou exemplos de desinformação que permeiam a opinião pública e correm as redes sociais como a retirada das conquistas sociais e trabalhistas com as novas medidas econômicas do governo.
“Quando for dito que vamos acabar com as conquistas históricas dos trabalhadores, respondam em alto e bom som: ‘Não é verdade! Os direitos trabalhistas são intocáveis, e não será o nosso governo, um governo dos trabalhadores, que irá revogá-los’”, enfatizou.
A presidenta ainda citou a questão da mobilidade urbana nos municípios e lembrou do apoio aos governos estaduais, responsáveis pelo abastecimento de água.
“Quando se levantar a questão da mobilidade urbana em nossas cidades, falem dos R$ 143 bilhões que estamos investindo em 118 municípios de grande e médio porte, em todos os Estados. Quando for mencionada a crise da água, lembrem-se que desde o início desta que é a maior estiagem das últimas décadas, o governo federal apoiou, está apoiando e continuará apoiando, de todas as formas, inclusive com vultosos investimentos, com investimentos elevados, as demandas dos governos estaduais”, ressaltou.
A presidenta pediu ainda aos ministros que levem ao conhecimento da população os compromissos assumidos e desafios superados no governo em suas áreas.
Vamos falar mais, comunicar sobre nossos desafios, nossas iniciativas e nossos acertos. Vamos mostrar a cada cidadão, a cada cidadã brasileira, que não alteramos um só milímetro o nosso compromisso com o projeto vencedor na eleição, com o projeto de desenvolvimento que nós estamos implementando desde 2003, um projeto de crescimento com distribuição de renda”, lembrou ela.


O rombo imposto pelo PT em todo o Brasil também começa a aparecer na Bahia - Governo do Estado deve 30 milhões a Prefeituras baianas


A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) deve aos municípios baianos cerca de R$ 30 milhões, referente a sete meses de atraso de repasse de verbas. Em reunião com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e os Conselhos Nacional e Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Conems/Conasems) na última sexta-feira (23), o órgão tentou negociar a dívida. 

O titular da Sesab Fábio Vilas-Boas afirmou que é possível que os repasses comecem a ser feitos em três meses, mas ainda não há nada definido. Apesar da incerteza, o presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde e vice-presidente do mesmo conselho a nível nacional, Raul Molina, comemorou a garantia de que os recursos de 2015 serão transferidos sem atraso. "Saímos daqui com um compromisso: o repasse da atenção básica que está em atraso há setes meses; do Samu, em atraso há seis meses; e o repasse da assistência farmacêutica. O secretário de Saúde do estado está se comprometendo com a gente que a partir de agora não haverá atraso", relatou. 

Molina considerou como ganho a disposição do secretário em mostrar o orçamento que a pasta tem para iniciar a quitação dos débitos, o que está previsto para acontecer em reunião na próxima sexta-feira (30). "Não é privilégio do estado da Bahia. A grande maioria dos estados tem dívidas com os municípios. O problema é que todo mundo acha que o problema é o prefeito, que não paga em dia. A situação é outra. Não se faz saúde sem dinheiro", argumentou. 

Ainda de acordo com Molina, na reunião da sexta-feira já foi apresentada pelos prefeitos uma proposta para os repasses em atraso: que a partir de março seja pago o valor referente a um mês da dívida, na periodicidade de 60 dias (um mês paga, no outro não). "Estamos pensando numa estratégia conjunta de começar a pagar parte dos atrasados. O mais importante para eles, reiniciar os pagamentos, nós garantimos que a partir de fevereiro nós iremos fazer isso com todos os municípios", finalizou o secretário.





Obras de reforma e construção de creches estão em estágio avançado


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, visitou, nesta quarta-feira (28), as obras de reforma e construção de duas creches da Rede Municipal da Educação: a Vovó Cabocla e a São Boaventura. O objetivo é ampliar o número de vagas para as crianças nesses estabelecimentos de educação especializada.
A prefeitura de Canavieiras, através da secretaria de Obras e Transportes, anunciou a reforma e a ampliação da Creche Municipal Vovó Cabocla, localizada na rua Helena Chaves, Bairro Sócrates Rezende. Com a obra, a creche passará a contar com mais duas salas de aula e um novo parque infantil, além da readequação da cozinha e da secretaria.
Já a Creche São Boaventura, inicialmente, terá capacidade para 80 alunos, e será construída com quatro salas de aula, secretaria, área de recreação, cozinha, refeitório, dentre outros equipamentos. A creche irá atender a população infantil dos bairros São Boaventura, Cidade Nova, João Fon Fon, Pedro Menezes e Almir Nonato (Ilha do Gado).
Explica a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, que a nova creche vem atender a uma área importante da cidade, na qual existe uma população infantil considerável. “Esse é mais um compromisso assumido e cumprido pelo prefeito Almir Melo, a exemplo de tantos outros na educação”, frisou a secretária.
Segundo o prefeito Almir Melo, a educação é uma das áreas do Governo da Reconstrução que tem recebido investimentos importantes para a promoção da melhoria da qualidade de ensino. “A educação sempre foi um dos serviços públicos prestados com qualidade e considerados destaques em todas nossas administrações”, ressaltou o prefeito.
Para Almir Melo, a formação do cidadão é um compromisso firmado pela Constituição Federal e que deve ser obedecido por todos os entes federativos. No entender do prefeito, os investimentos com a educação devem superar os índices mínimos estabelecidos na “Carta Cidadã”, como acontece em todas suas administrações.
A obediência aos preceitos estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação faz parte dos princípios do Governo da Reconstrução, que desde 2013 vem adaptando as escolas para atender os alunos. Um exemplo foi o Colégio ACM, transformado em estabelecimento de ensino infantil.


Cai a secretária de Educação da cidade de Santa Luzia


O prefeito de Santa Luzia, Guilherme (PSD), decidiu exonerar a professora Tenylle Nascimento, da secretaria de educação do município. A exoneração foi comunicada na manhã desta quarta-feira.

Tenylle usou a rede social para informar sobre sua exoneração, e criticar indiretamente o governo. “Agradecer aos meus inimigos por me ensinarem a não ser como eles e sempre servirem de plateia para minhas conquistas e meus infortúnios nestes dois anos.”, declarou Tenylle.

Tenylle entrou em rota de colisão com o “QG” do prefeito, e o mesmo foi pressionado a exonerá-la. A mesma era vista como uma potencial candidata a prefeita.



Canavieiras encerra Projeto Verão 2014/2015


Encerra neste domingo (1º), a última edição do Projeto Verão 2014/15, dando gancho aos festejos em homenagem à Yemanjá, a Rainha do Mar, na próxima segunda-feira (2). Promovido em conjunto pelas secretarias da Cultura e do Turismo, o projeto teve início no dia 26 de dezembro, com a proposta de incentivar as artes, a cultura e os esportes de Canavieiras, apresentando roda de capoeira, espetáculos folclóricos e show de música com bandas locais, contemplando, ainda, a Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, onde foram realizados diversos eventos esportivos.
Neste final de semana se apresentarão no palco do Calçadão da Felinto Melo: sexta-feira (30), Capoeira do Mestre Biriba, Grupo de dança do Sandro, e Nilson cantando pérolas da MPB. No sábado (31), será a vez da Capoeira do Mestre John, seguido pelo cover de Michael Jackson, Elion Telles, finalizando com Morena Flor. Para encerrar o projeto, no domingo (1º) – as atrações serão Academia Bella Forma, Coral das Marisqueiras e Andeson Sobrinho.
Além das atrações artísticas, o Projeto Verão contempla pontos de venda de artesanato e o que existe de melhor na gastronomia canavieirense, oferecida pelos restaurantes e bares instalados no Sítio Histórico. A qualidade dos músicos que se apresentaram vem surpreendendo os nativos e turistas, além da diversidade de gêneros e ritmos, que agradaram ao publico presente.

O Projeto Verão, também envolveu o Cortejo Poético Encanta Canes, com show musicais e declamações de poesias nas casas comerciais e residências; Campeonato de Voleibol; apresentações de voz, violão e teclado; lançamento de moda praia verão; Torenio de Skate de Rampa; Judô; Jiu-jitsu; Campeonato de Slackline; apresentações das Filarmônicas 2 de Janeiro e Lyra do Commercio, dentre outros eventos.


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Canavieiras - Creche de São Boa Ventura em fase de conclusão


O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, visitou, nesta quarta-feira (28), as obras de reforma e construção de duas creches da Rede Municipal da Educação: a Vovó Cabocla e a São Boaventura. O objetivo é ampliar o número de vagas para as crianças nesses estabelecimentos de educação especializada.

A prefeitura de Canavieiras, através da secretaria de Obras e Transportes, anunciou a reforma e a ampliação da Creche Municipal Vovó Cabocla, localizada na rua Helena Chaves, Bairro Sócrates Rezende. Com a obra, a creche passará a contar com mais duas salas de aula e um novo parque infantil, além da readequação da cozinha e da secretaria.

Já a Creche São Boaventura, inicilamente, terá capacidade para 80 alunos, e será construída com quatro salas de aula, secretaria, área de recreação, cozinha, refeitório, dentre outros equipamentos. A creche irá atender a população infantil dos bairros São Boaventura, Cidade Nova, João Fon Fon, Pedro Menezes e Almir Nonato (Ilha do Gado).



Guarda Municipal de Una/Ba passa a fazer uma maior atuação na Rodoviária e em seu entorno





Sendo uma das mais atuações em toda região, inclusive com diversos serviços prestados junto a Polícia Militar e Civil que atua na cidade, sendo reconhecida por diversas homenagens em honra aos trabalhos executados, a Guarda Civil Municipal da cidade de Una/Ba, passou a fazer uma maior atuação na Rodoviária e em seu entorno.
O local é reconhecidamente o ponto de maior concentração e movimentação urbana da cidade, o que requer uma apreciação especial em apoio a Polícia Militar e Civil, tanto ao que tange o policiamento ostensivo como a organização do transito e do comercio informal, respaldado na Lei 13.022, criada em 2014 e sancionada pela presidente Dilma Russeff.  
Essa atuação no entorno da Rodoviária é efetuada por dois oficiais que ficam de prontidão no local e são apoiados por outra guarnição móvel e veicular (veículo Uno e Motocicleta Bross), que se estende em toda a Avenida Getúlio Vargas e pontos de maior concentração popular e comercial.        
A Guarda Municipal de Una/Ba é formada por um comandante – um coordenador e mais inspetores, além de um efetivo de 49 componentes, se dividindo em 17 operacionais e ostensivo.
Esse trabalho recente no entorno da Rodoviária visa também, a coordenação do trânsito no local, devido ao grande fluxo de veículos que circulam e estacionam no entorno, utilizando-se de clones – fitas zebradas e outros para exercer essa coordenação, prática essa que a Guarda Municipal está apta exercer após diversos cursos e aprendizados tomados através de técnicos especializados ao longo de dois anos, com cursos de 80 horas de técnicas operacionais com o uso de arma de fogo e arma de menor potencial letal, acompanhado por instrutor credenciado pela Polícia Federal respeitando a Lei Federal 13.060 de 2014, além de palestras orientativas de trânsito, abordagem atendimento a doentes mentais e o Estatuto do Conselho do Menor e Adolescente.

A Guarda Municipal de Una/Ba que hoje é comandada pelo 1º Sargento aposentado da Reserva da Polícia Militar do Estado da Bahia (Euzenito Santos VARJÃO) e coordenada por Valdir Francisco, com a função de inspetoria que não existia em Una/Ba, vem exercendo também uma forte atuação em todas as escolas do município, coibindo a prática de uso de drogas, da prática de roubo – da proteção aos professores e alunos – da proteção ao patrimônio público – embarque e desembarque de alunos nas escolas tanto na prevenção, quanto na orientação.          


            

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Continuam as inscrições para X Triathlon de Canavieiras


O Clube Desportivo Canes (CDC), a Prefeitura de Canavieiras e a EXA-Eventos Esportivos! realizam no dia 8 de fevereiro próximo, o “X Triathlon de Canavieiras”. Com provas de natação, ciclismo e corrida, e a participação de atletas locais e convidados, o evento tem o objetivo de promover a prática esportiva na cidade, estimulando a integração entre os atletas do município e dos professores de Educação Física e a comunidade.
Informa o professor de Educação Física Boaventura Freire, que no dia 3 de fevereiro será realizado um Congresso Técnico para melhor esclarecimento do percurso, regras e finalidade do projeto. “Esta é uma atividade que dirime todas as dúvidas e proporciona aos atletas e técnicos um amplo conhecimento sobre a prova, inclusive elaborar estratégias para a competição”, avalia Boaventura.
Com largada programada para às 9 horas, na rampa do Porto Grande, a competição terá início com a prova de natação, no percurso de 800 metros, seguindo em sentido a “Ponte do Lloyd”, e chegada na rampa da rua Rui Barbosa. Em seguida, haverá a prova de Ciclismo, com o percurso de 9,7 quilômetros (cinco voltas), em sentido à Secretaria da Educação, passando em frente ao Banco Brasil, seguindo pelo Mc Vita, dobrando para a avenida Otávio Mangabeira (rua 13), passando em frente ao escritório da Ceplac. A partir do escritório da Ceplac, o trajeto será rotativo até a praça Maçônica.

Segundo o diretor de Esportes da Secretaria de Turismo e Esportes da Prefeitura de Canavieiras, José Bandeira, um evento esportivo desse porte proporciona aos atletas de Canavieiras a oportunidade de se tornarem mais ativos fisicamente, além de ser um ótimo incentivo e estímulo às práticas desportivas saudáveis. “É mais que uma competição, envolve as pessoas, a cidade e vai ser um sucesso”, comenta Bandeira. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 4 de fevereiro, com Bandeira ou Boaventura. As informações são pelo telefone (73)9935-4006.


Sob o pretexto de regulamentar a greve no setor público, o Projeto de Lei 712/11 amordaça o movimento grevista

Senador Romero Juncá (PMDB/RR): Autor do projeto que quer amordaça o trabalhador


A ameaça ao direito de greve, proposto pelo Projeto de Lei 712/11, de autoria do senador Romero Juncá (PMDB/RR), está sendo o assunto debatido entre trabalhadores, trabalhadoras e dirigentes sindicais em todo o Brasil. 

GREVES ENFRAQUECIDAS

Sob o pretexto de regulamentar à greve no setor público, o referido Projeto de Lei amordaça o movimento grevista quando impõe que pelo menos 50% da categoria permaneça trabalhando mesmo durante a greve. E ainda existem categorias em greve que serão obrigadas a manter 80% dos trabalhadores na ativa. A greve, enquanto ferramenta de luta dos trabalhadores, fica enfraquecida, mas o PL 712/11 também abre brechas para perseguição e punição dos trabalhadores engajados no movimento sindical.

Confira algumas das alterações prejudiciais os trabalhadores propostas pelo PL 712/11:

 1 - o fim das “paralisações totais” das atividades executadas pelos servidores públicos, devendo estas ser apenas “parciais”;

2 – a elevação de 11 para 33 o número de serviços públicos ou atividades estatais “essenciais”, triplicando a restrição para os servidores públicos destes setores de poder realizar uma greve;

3 – determinação de que nestes serviços tidos como “essenciais”, os servidores terão que se manter em atuação entre 60% a 80% de seu efetivo (o que, na prática, acaba com a essência dos atos paredistas de greve);

4 - a greve terá que ser oficiada com 15 dias de antecedência (ao contrário do que ocorre hoje, que é de 72 horas antes);

5 – haverá suspensão do pagamento da remuneração dos servidores públicos em greve e não permite que estes dias parados sejam contados para tempo de serviço (mesmo sem a greve ter sido julgada ilegal);

6 - criminalização das greves, dos grevistas e dos sindicatos com ameaças de sanções administrativas, civis ou penais, com abertura de inquérito por parte do Ministério Público.




Una/Ba participa de reunião com o SEBRAE para definição de ações do projeto Turismo Rural da Costa do Cacau

Secretária Taís Gavazza com os demais participantes da reunião 

A Secretaria Municipal de Turismo da cidade de Una/Ba, através de sua secretária Taís Gavazza, participou nesse último dia 26/01 (segunda), de uma reunião com SEBRAE-Ilhéus, realizada na sede do próprio SEBRAE,  onde foram tratados assuntos pertinentes a ações que serão desenvolvidas pelos municípios envolvidos no Projeto de “Turismo Rural da Costa do Cacau”, com início de atividades nesse ano de2015, e término em 2018.

Na oportunidade, ficou definido como ações para a cidade de Una/Ba, a realização um primeiro Seminário de Turismo Rural em parceria com o SEBRAE, ainda com data a marcar. Também ficou definido que a Secretaria de Turismo local irá efetuar um levantamento em todo o município, com o objetivo de identificar os futuros parceiros da iniciativa privada com potencial e que queiram caminhar inseridos no projeto. 

Em seguida, todos receberão as devidas orientações e apoio técnico, além de participarem de um Seminário específico, informativo e com o objetivo de ofertar orientações técnicas sobre o desenvolvimento do Turismo Rural na região.Segundo a secretária de Turismo de Una-Ba (Taís Gavazza), a organização em torno de um projeto profissional e o apoio e parceria do SEBRAE são de fundamental importância para o sucesso de qualquer projeto que venha a ser desenvolvido em Una, e sua Secretaria não vem medindo esforços para atender a demanda local na forma profissionalizada.    

Na verdade, o SEBRAE está investindo algo em torno de R$ 6 milhões em projetos voltados para o segmento do turismo rural, volume que beneficiará cerca de centenas de empreendimentos em todo o Brasil com mais capacitação.  Para a instituição, o segmento é considerado prioritário dentro da carteira do turismo porque a atividade amplia o faturamento e renda dos produtores rurais.O turismo rural é uma alternativa para aumentar a renda dos produtores e também o tempo de permanência dos turistas em determinados destinos, Apesar do potencial, a atividade ainda esbarra em entraves legislativos que inviabilizam a regularização dos empreendimentos desse setor, existente há mais de 20 anos no País.
“O estudo em Una/Ba busca exatamente identificar essas propriedades rurais em todo o município que possam oferecer atividades para visitantes que possibilitem vivências do mundo rural para o cidadão urbano, desde andar de trator até degustar produtos feitos na fazenda.  “O turismo rural precisa funcionar de forma profissional e organizada”, enfatiza a secretária Taís  Gavazza.
Na avaliação de Taís, “o município de Una/Ba tem potencial para expansão desse tipo de turismo, já que hoje, as regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte (88,1%) dos empreendimentos ligados ao turismo rural. Isso porque a região oferece produção associada (como o artesanato) e experiências vinculadas que geram um diferencial de mercado e permitem ao visitante ver, provar e levar um pouco da cultura local”.