Clima/tempo

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Almir Melo Junior recebe Selo de Mérito Especial em reconhecimento ao sucesso e bom desempenho do programa de melhorias habitacionais Morar Melhor implantado pelo governo municipal da capital baiana


O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Almir Melo Jr, recebeu nesta quinta-feira (24) o Selo de Mérito Especial em reconhecimento ao sucesso e bom desempenho do programa de melhorias habitacionais Morar Melhor. O prêmio foi entregue pela presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos (ABC), Maria do Carmo, durante o 64º Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em São Paulo. 

O selo é concedido a projetos desenvolvidos por órgãos públicos municipais e estaduais que apresentam resultados de boas práticas em habitação. O objetivo da premiação é difundir as experiências bem-sucedidas desenvolvidas nesse âmbito. O Morar Melhor foi criado em 2015, a já investiu R$ 54,1 milhões em serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, instalações sanitárias, recuperação ou troca de telhado, dentre outros, em mais de 50 localidades.

 O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), e já beneficiou cerca de 14 mil famílias de baixa renda de Salvador. “Quero agradecer a ABC por esse prêmio nacional que reconhece os esforços da Prefeitura de Salvador e do prefeito ACM Neto pelo brilhante projeto que vem resgatando a autoestima do povo soteropolitano, trazendo dignidade e melhor qualidade de vida aos beneficiados pelo Morar Melhor”, comentou Almir Melo Jr após receber o prêmio.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Prefeito de Ilhéus agiliza projeto requalificação do aterro sanitário

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinou decreto número 107/2017, que nomeia os integrantes titulares para compor o grupo de trabalho de resíduos sólidos com o objetivo de acompanhar o projeto de requalificação do aterro sanitário de Itariri, – Programa de Coleta Seletiva –, e discutir e implantar a política municipal de resíduos sólidos do município. A ação é em atendimento à lei número 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a política nacional de resíduos sólidos.


O grupo de trabalho é integrado por representantes de órgãos e entidades, a exemplo do poder público, Secretaria de Serviços Urbanos (Jorge Luís Jasmineiro Cunha), Secretaria de Indústria e Comércio (Júlio César Gonçalo Melo), Secretaria de Infraestrutura e Trânsito (Cláudia Regina de Sousa Ortega), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Emílio José Santos Gusmão), Secretaria de Turismo (João Paulo Couto Santos), Secretaria de Educação (Célia Oliveira Daud Lima), Secretaria de Desenvolvimento Social (Rubenilton Santos Silva) e Secretaria de Saúde (Cláudia Macedo da Silva Eça).

Ainda no âmbito do poder público, a Câmara de Vereadores conta com a representação de Gil Gomes e Jerbson Moraes, além das entidades como a Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial (Sudic), com Eduardo José do Amaral Sobral e Railda Simões; e a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Bahia, Acácia Gomes Pinho e Helbeth Lisboa de Oliva.

A sociedade civil é representada pela Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis e Consciência Limpa (Coolimpa), com Deizemeire da Silva e Jaciara Lopes dos Santos; Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça e Najara Sena Gomes; Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá, Odailson Lélis Aranha e Hernani Reis; Faculdade de Ilhéus, Amarildo Moretti e Cristiane Nunes; Câmara de Dirigentes Lojistas, Valderico Reis Júnior e Clóvis Oliveira Júnior; Convention Costa do Cacau & Veritas Bureau, Marco Lessa e Márcia Regina Torres; Associação Comercial, Antonio Ferreira Campos e Mário Antonio Fonseca; e Associação de Turismo, Rafael Espírito Santo e Átila Eiras.

Também têm assento no grupo de trabalho, representantes da Associação Centro Educacional de Educação Integrada, Larissa Lisboa e Pedro Henrique Barros; Unidade Assistencial Casa da União, José Arnaldo de Azevedo e Makelly Wickert Martrinhago; Associação dos Economistas do Sul da Bahia: Denisvaldo Rodrigues e Elga Dulce Passos; Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul, Wilson Arruda e Jorge Ferreira Fonseca; Universidade Estadual de Santa Cruz, Celso Carlino Fornari Júnior e João Carlos Pádua; Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Claudiana Figueiredo e Eduardo Benjamin; Sindicato Patronal dos Hotéis e Pousadas do Sul da Bahia, Gilberto Tavares e Rossana Colleone; e Empresa Solar Ambiental, Antônio Cordeiro Cavalcanti.

Banco da Vitória ganha novo projeto de Vila Gastronômica em ilhéus


O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, oficializou junto à gerência executiva de governo da Caixa Econômica Federal, em Salvador, a entrega do novo projeto da Vila Gastronômica do Banco da Vitória. O projeto passou por adequações solicitadas pela instituição financeira e foi entregue antes mesmo do prazo estabelecido entre as partes.

De acordo com Mário Alexandre, para que a obra possa, finalmente, ser licitada, falta apenas uma última declaração que será entregue pela Superintendência de Infraestrutura e Transportes da Bahia (SIT), órgão vinculado à Secretaria estadual de Infraestrutura (SEINFRA), em reunião já agendada para próxima segunda-feira, dia 14, em Salvador.

Novo equipamento turístico – O Projeto Vila Gastronômica do Banco da Vitória visa criar um novo equipamento turístico no município, tornando o bairro um ponto econômico importante na valorização de bares e restaurantes, entre os principais municípios da região, Ilhéus e Itabuna, e próximo, também, à Universidade Estadual de Santa Cruz. O projeto conta com aporte de recursos resultante de emendas da senadora Lídice da Mata, no valor de R$ 840 mil. “A proposta, ao longo os anos, é termos opções gastronômicas no bairro ilheense, a exemplo do que acontece em Santa Felicidade, em Curitiba”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Cigano é sequestrado em ilhéus e ainda não se tem notícias de seu paradeiro


O cigano Iranildo Queiroz, conhecido como “Ira”, foi sequestrado por homens fortemente armados no final da tarde de ontem (terça-feira, 8), enquanto estava num "ferro-velho" localizado no bairro do Iguape, na zona norte de Ilhéus. 
Segundo informações, cerca de sete a oito homens participaram da ação, fugindo em veículos. 
Ainda na madrugada desta quarta-feira, dia 9, após uma intensa troca de tiros e perseguição, policiais conseguiram recuperar, nas imediações do Povoado de Saquaíra, em Barra Grande, pelo menos um dos carros utilizados pelos criminosos.
Durante a perseguição, o carro (modelo Fiat Toro) foi parar numa lagoa. Ainda não há informações sobre o paradeiro de Iranildo.
A operação de resgate envolve homens da Polícia Militar de Maraú, Itacaré e Ilhéus. Com informações do Ilhéus 24h.

Fim dos outdoors em áreas púbicas de ilhéus


A Prefeitura de Ilhéus estabeleceu prazo de 20 dias para a remoção de todos os “outdoors” instalados em áreas públicas.
A medida, anunciada pelo Superintendente de Meio Ambiente, Emílio Gusmão, também vale para as placas colocadas em terrenos particulares, mas voltadas para o espaço público.
De acordo com um edital de convocação publicado ontem (9), no Diário Oficial do Município, todos os “outdoors” com tamanho entre quatro e trinta metros quadrados devem ser recolhidos.
Ao fim do prazo de 20 dias, que começou a ser contado ontem, todas as placas não recolhidas pelos proprietários serão removidas pela Prefeitura.
De acordo com as informações de Emílio Gusmão, a convocação atende ao Código Ambiental de Ilhéus, que “considera a necessidade de organizar, controlar e orientar o uso de anúncios visuais, com respeito ao interesse coletivo e ao conforto ambiental”.
Uma lista exemplificativa dos locais de onde os “outdoors” devem ser removidos inclui o Centro da cidade e bairros, além das avenidas Itabuna, Princesa Isabel, Lomanto Junior e outras. A medida também abrange os trechos das rodovias estaduais e federais que cortam o território de Ilhéus.

PT na Bahia rachado entre Rui Costa e Jaques Wagner. Sera?


As declarações do deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) Angelo Coronel (PSD), que apontaram na quarta-feira (9) a existência de um movimento pela candidatura do ex-governador Jaques Wagner (PT) em 2018, desbancando a participação de Rui Costa (PT) na possível disputa pela reeleição (veja aqui e aqui), movimentou o cenário político. 

Na sessão da própria quarta na AL-BA, deputados de oposição e do governo proferiram discursos que se dividiram entre ataques à gestão de Rui e outros que negaram dissidência na base governista. Alvo do alegado "clamor" de deputados e prefeitos, Wagner descartou nesta quinta (10) a possibilidade de tentar voltar ao Palácio de Ondina (veja aqui). “Essa trajetória não tem chance. Eu não sou candidato a governador. Acredito na naturalidade na política. Acho que a naturalidade da política é a reeleição de Rui. O mérito é dele”, assegurou em entrevista ao programa Tête à Tête, comandado por Coronel. 

 Na mesma linha, lideranças partidárias ouvidas pelo Bahia Notícias, negaram a existência do cenário pintado por Nilo e Coronel. Um deputado ouvido pela reportagem afirmou que os rumores sobre o “Volta, Wagner” são parte de uma estratégia de Nilo para pressionar Rui, com quem não teria a mesma relação de quando ocupava a presidência da AL-BA. “Antes, ele negociava enquanto presidente. Hoje, ele é apenas um deputado comum, como todos os outros”, disse a liderança. Já Coronel estaria apostando na tese do “governo fraco, Legislativo forte”. “Se ele consegue enfraquecer o governo, os deputados ficam mais fortes para se impor. Ele está tentando nos fortalecer”, avaliou.

 Líder do governo na Casa, Zé Neto (PT) também minimizou a situação e tentou colocar panos quentes em uma possível rachadura na base aliada. “Isso é resenha da política. Gente, Wagner é candidato a senador, é o caminho natural. Rui é nosso candidato a governador. Essa é uma conversa sem futuro. Estamos em paz conosco. Não há possibilidade de haver dissidência entre o nosso time. O pé tá no chão, cabeça no lugar e coração tranquilo”, rechaçou. Outra liderança da AL-BA, o deputado Roberto Carlos (PDT), que comanda o bloco PDT, PCdoB e PRP, também descartou a possibilidade de Wagner ser candidato ao Executivo estadual no próximo ano, apesar de admitir que há descontentamento de aliados com a gestão atual. “Rui é um governador muito bem avaliado. As pessoas têm saudade de Wagner porque ele era muito carismático. Nós estamos insatisfeitos com alguns secretários de Rui, mas essa possibilidade da volta de Wagner não é discutida. Eu nunca ouvi nada nesse sentido”, declarou.

 O parlamentar também afirmou que Nilo ainda é insatisfeito com o fato de o governador ter se mantido neutro nas eleições para Mesa Diretora da AL-BA. Quanto a Coronel, disse que ele “deve ter seus interesses”. Já o presidente do PDT no estado, deputado federal Félix Mendonça Jr., classificou os rumores como “factóides”. “Não tem fundamento. Qualquer decisão nesse sentido precisaria ser tomada coletivamente, por todos os partidos da base, não seria decisão única. Falar isso é um movimento precipitado”, rebateu. Presidente do PCdoB baiano, o deputado federal Davidson Magalhães foi outro que negou uma possível articulação pró-Wagner. “Não tenho visto nenhuma movimentação nesse sentido. O governador tem, inclusive, conseguido novas adesões. 

O que temos é esse movimento de consolidação da chapa em torno de Rui”, afirmou. Procurado pelo Bahia Notícias para comentar as declarações de Nilo e Coronel, o presidente do PSD no estado, senador Otto Alencar, informou, por meio de sua assessoria, que não se manifestaria sobre o assunto. A presidente do PSB na Bahia, senadora Lídice da Mata, não foi localizada para falar sobre o tema.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Sexta Básica mais cara em Ilhéus

A ração essencial mínima, definida pelo Decreto lei 399, de 30 de abril de 1938, que estabelece 12 produtos alimentares (feijão, arroz, farinha de mandioca, pão, carne, leite, açúcar, banana, óleo de soja, manteiga, tomate e café) e suas respectivas quantidades, passou a custar R$351,03 no mês de julho na cidade de Ilhéus, aumento de 4,33% em relação ao mês anterior, é o que aponta o estudo do Projeto Acompanhamento de Custo da Cesta Básica, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Econômicas da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz).
Dos 12 produtos que compõem a cesta básica, cinco apresentaram aumento no preço: tomate(31,14%), banana tipo prata (15,32%), farinha de mandioca (11,01%), café (2,27%) e carne (0,04%).
Os demais itens apresentaram redução de preço: feijão (13,40%), açúcar (6,16%), manteiga (4,30%), arroz (2,85%), leite (2,30%), óleo de soja (0,77%) e pão francês (0,45%). Em julho, o tempo de trabalho despendido para se obter a cesta básica em Ilhéus foi de 89 horas e 35 minutos, um comprometimento de 40,72% da renda - para um trabalhador que recebe um salário mínimo líquido de R$862,04, descontando-se 8% de contribuição previdenciária do salário bruto de R$937,00 - para adquirir os 12 itens da cesta.

Prefeito de Ilhéus garante Base de Apoio da Polícia Militar no Teotônio Vilela em parceria com com o governo do Estado


O bairro Teotônio Vilela, localizado na zona oeste de Ilhéus, vai ganhar uma base de apoio da Polícia Militar. A iniciativa está sendo possível graças a uma parceria do Governo da Bahia, Prefeitura de Ilhéus e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Na última quinta-feira (3) à tarde, o prefeito Mário Alexandre Sousa, acompanhado do comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão e de outras autoridades, visitou a área cedida pelo município em um ponto estratégico do bairro para a instalação do projeto, uma espécie de embrião para a implantação da futura Base Comunitária no bairro.
A Prefeitura, segundo anunciou Mário Alexandre, além de ceder o terreno, vai executar todo o procedimento de terraplanagem da área. A PM, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, vai instalar duas estruturas de containers, no tamanho 12 x 2,8 metros cada um – uma para recepção e outra como base de apoio aos militares – e o MPT está garantindo recursos para equipamentos, instalação de cerca e implantação de paisagismo. A previsão é de que a base passe a funcionar em dois meses.
Inicialmente, a estrutura vai atuar com atividades administrativas e de apoio ao policiamento ostensivo. O comandante-geral da PM elogiou a localização do terreno e disse que a chegada deste modelo de serviço ao bairro Teotônio Vilela dará “maior referência na segurança pública para a comunidade”.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, disse que a segurança dos ilheenses deve ser sempre encarada como prioridade de governo e que não se cansa de atrair para a cidade pessoas que podem contribuir com sua gente. “Passo-a-passo, em cada setor, estamos avançando”, afirmou.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Moro coloca Lula mais uma vez no Banco dos Réus


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se réu pela terceira vez na Operação Lava Jato. O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra Lula por corrupção e lavagem de dinheiro nas obras do sítio Santa Bárbara, em Atibaia, interior de São Paulo. Na Lava Jato e nas Operações Zelotes e Janus, o ex-presidente soma seis ações penais. A peça do MPF sustenta que Lula, a Odebrecht, a OAS e a empreiteira Schahin gastaram R$ 1,02 milhão em obras de melhorias no sítio por contratos da estatal Petrobras.

 No total são 13 acusados. Cerca de 415 documentos foram anexados pela Procuradoria da República no Paraná à denúncia. São provas como documentos apreendidos, dados bancários e fiscais e outras informações. No material anexado estão fotos de objetos e fotografias da família no sítio, registro do imóvel, notas fiscais, escritura e relatórios da Polícia Federal.

Aeroporto de Salvador é o pior do Brasil


O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, foi considerado mais uma vez o pior de todo o país. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (31) pela Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Ao todo, 15 terminais fizeram parte da pesquisa. Apenas o da capital baiana teve média abaixo da meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).O índice de 3,86%, no entanto, indica que o aeroporto baiano apresentou uma melhoria de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.
No mês passado, o governo federal celebrou o implemento do Programa de Concessão do Aeroporto Internacional de Salvador, além dos terminais de Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE). O aeroporto de Salvador foi leiloado em março deste ano à Vinci Airports, operadora aeroportuária francesa que administra 35 aeroportos em todo o mundo, pelo valor de R$ 660 milhões de reais.

33 municípios perderam Promotorias de Justiça


Quem pretende usar os serviços oferecidos pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) no interior do estado precisa ficar atento. Nos próximos dois meses o órgão vai desativar 33 Promotorias de Justiça. As unidades serão fundidas à 28 Promotorias de Justiça agrupadoras que já estão em funcionamento. Segundo o promotor de Justiça Artur Ferrari, a decisão foi tomada na semana passada, após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) desativar 33 comarcas no estado, em 5 de julho de 2017.
A medida também visa a diminuiros custos que o MP-BA tem com a manutenção dessas unidades. “O Tribunal de Justiça tomou a dianteira na desativação de comarcas. Nós vimos a necessidade de fazer o mesmo porque é incomum de haver uma promotoria instalada em um município onde não haja comarca. A decisão, aprovada por unanimidade no Colégio de Promotores, também leva em conta questões de natureza econômica e de regionalização”, afirmou.
Atualmente, o MP tem 482 Promotorias de Justiça no interior e outras 206 em Salvador. As 33 unidades que serão desativadas são de entrância inicial, ou seja, pequenas promotorias, e não têm juízes ou promotores titulares. Na prática, o cidadão terá que se deslocar para locais mais distantes para conseguir atendimento, mas, apesar das mudanças, Ferrari garante que a qualidade do serviço não será afetada. “É um efeito negativo, mas que pode ser compensado com outras medidas”. Nenhuma promotoria vai superar 80 km de distância da localização atual.
“Vamos melhorar a qualidade do atendimento, como a criação de uma unidade na capital de apoio às promotorias do interior, e abrir concurso para novos servidores”, afirmou. Ele afirmou que a fusão das promotorias é uma ação que também está acontecendo no âmbito federal e ocorre há alguns anos em outros estados, como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Maranhão.