Clima/tempo

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Canavieiras - População denuncia Caos Total na Saúde

Através das Redes Sociais a população de Canavieiras espalha vídeo mostrando a real situação da qualidade da saúde na cidade, Segundo o exposto no vídeo, as pessoas estão sendo obrigadas a dormir na porta do Hospital para conseguir uma ficha.



Fato é que o prefeito de Canavieiras Roberto Almeida vem sendo considerado pela população como o pior prefeito que a cidade já teve.

Veja Vídeo:










quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Canavieiras - Capacitação, compromisso, transparência e gestão participativa são ações do já declarado candidato a prefeito Edmar Luz para as próximas eleições na cidade

Buscando na capacitação uma ferramenta fundamental para o exercício de uma gestão perfeita e voltada realmente para um desenvolvimento autossustentável na cidade, o já declarado candidato para as próximas eleições de Canavieiras, Edmar Luz esteve dias atrás, a convite da Fundação Milton Campos, participando em São Paulo, do Curso de Programa de Gestão e Efetividade 2019. 


Realizado na "Casa Saber" e com a participação de prefeitos de todo o Brasil , o Curso visou a capacitação dentro da atualidade administrativa e de acordo com as Leis atuais, foi realizado pela Fundação Milton Campos em parceria com o Centro de Liderança Pública - CLP. 


Da região cacaueira estiveram participando também do curso ao lado de Edmar Luz o deputado Niltinho (pré-candidato em Salvador), Cacá Colchões (de Ilhéus), Fernando (vice-prefeito de Mucuri), e Júlia Carletto.  

  

Belmonte - TCM notifica prefeito para prestar conta no SIGA

o prefeito da cidade de Belmonte foi notificado dias atrás para prestar conta no sistema e-TCM ou no SIGA( Sistema Integrado de Gestão e Auditoria).
O prazo foi dado até o último 25, e a Prefeitura ainda não manifestou se foi feita a referida declaração.  
O Siga se destina a recolher dados e informações referentes com as gestões municipais para ações de fiscalização e auditoria constantes da competência constitucional do TCM.

Itajuípe - Cidade ganha mais uma barragem para melhorar serviço de água

A prefeitura Municipal de Itajuípe e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE entregam, nesta sexta-feira, 29, uma nova barragem para o município de Itajuípe, localizada nas proximidades da BA 262, em direção às Coaraci. A obra em questão é uma ação da empresa TAG – Transportadora Associada de Gás S.A, que atua no segmento de transporte de gás natural, e que vem sanar o problema da captação de água no município.

Em 2015, Itajuípe passou por uma grande crise hídrica, com mais de 200 dias de seca, causando sofrimento à população. Com a estrutura da antiga barragem à mostra, foi possível identificar fissuras na parte inferior da estrutura, o que provocava o escoamento da água armazenada, prejudicando a captação e distribuição de água aos munícipes.

Assim, com a instalação da nova barragem, o problema da captação de água realizada pelo SAAE é solucionado, proporcionando uma melhor gestão dos recursos hídricos no município além de proporcionar grande satisfação para a comunidade local. Para o prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, “Sexta será um dia de muita felicidade para nossa Itajuípe, pois nossa comunidade esperava ansiosa pelo funcionamento adequado desta barragem. Podemos comemorar com muita alegria, junto à nossa comunidade, a conclusão dessa obra de suma importância para o futuro de nosso município”, declarou.

Estarão presentes à inauguração da nova barragem o Prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, o Vice-prefeito, Léo da Capoeira, secretários, jornalistas, e comunidade local.

Ilhéus - FENAGRO debate escoamento de produtos via FIOL em Ilhéus

O potencial de escoamento das produções agrícola e mineral da Bahia pela Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) foi o tema da audiência pública realizada nesta terça-feira, 27, no auditório da Secretária Estadual de Agricultura (Seagri), na Feira Internacional do Agronegócio (Fenagro), no Parque de Exposições, em Salvador. O encontro foi promovido pela Comissão Especial do Complexo Intermodal da Fiol, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Presidente do colegiado, o deputado Antonio Henrique Júnior (PP) agradeceu ao público que compareceu à audiência de interesse dos produtores rurais do oeste baiano. “Precisamos terminar essa ferrovia para promover o desenvolvimento da Bahia. A ALBA está a disposição para debater questões que venham facilitar o crescimento do nosso estado”, afirmou. Titular da comissão especial, o líder da bancada governista, deputado Rosemberg Pinto Lula (PT), também defendeu a conclusão da Fiol para que a produção baiana tenha uma via de escoamento a baixo custo e em menor tempo. “A Fiol tem que ser uma ferrovia que gere desenvolvimento e interação entre as principais regiões produtivas da Bahia”, enfatizou.

A Fiol ligará o município tocantinense de Figueiropólis a Ilhéus, com extensão total de 1.527 mil quilômetros. O trecho entre Barreiras e Caetité possui aproximadamente 36% de obras concluídas, enquanto o trecho de Caetité a Ilhéus já chega a 76%. Cada trem terá velocidade máxima de 80km/h, quando vazio. A estimativa é que cada trem tenha até 170 vagões e seja equivalente a 500 caminhões.

Empreendimento que vai complementar a Fiol no escoamento da produção baiana, o Porto Sul está com 100% de autorizações e licenças emitidas. O porto terá canal dragado de até 24 metros de profundidade, capacidade para navios com 220 toneladas e início das operações previsto para o ano de 2025. Atualmente, o projeto aguarda a conclusão do processo de desapropriação da área iniciado em junho de 2016.

Ao falar para o público presente na audiência, o vice-governador João Leão, também secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), informou que a SDE empenhou, nesta quarta-feira, o valor de R$ 5 milhões para desapropriação da área do Porto Sul.

A Bahia Mineração (Bamin) utilizará a estrutura Fiol – Porto Sul para escoar a produção mineral da região de Caetité, onde está localizada a Mina Pedra de Ferro. De acordo com o gerente geral de planejamento e estratégia da empresa, a companhia vai usar menos de um terço da capacidade da Fiol e metade do Porto Sul, havendo, assim, amplo espaço para escoamento da produção agrícola.

O titular da Secretaria de Agricultura da Bahia, Lucas Costa, lembrou que o conjunto de obras de infraestrutura vai potencializar o desenvolvimento do agronegócio baiano. “Obras como estas irão melhorar muito o trânsito da nossa produção, barateando o custo do transporte e fazendo com que o produto chegue com preço mais em conta ao consumidor”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, apresentou o cenário de produção e exportação de grãos como soja, milho e algodão. Na oportunidade, o dirigente externou demandas de produtores da região, como a melhoria da logística, que inclui a conclusão da BR-020 ligando a área produtiva a Fortaleza, a modernização da BR-242 ligando o oeste ao Porto de Aratu, a conclusão da BR-135 de Barreiras a Correntina, e a conclusão da Fiol.

O presidente da Associação dos Produtores de Café (Assocafé), João Lopes, ressaltou a necessidade da Fiol para o desenvolvimento do estado. “Temos um potencial enorme para crescimento do oeste, e o meio de transporte não pode ser caminhões. É impossível imaginar o crescimento do oeste dependendo de caminhão”, afirmou. Coordenador do Colegiado do de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Rio Grande, Baltazarino Júnior conclamou o apoio aos colegas produtores, aos deputados e ao vice-governador João Leão para que seja marcada uma audiência pública em Brasília com representantes do governo federal. O objetivo, explicou, é pedir que a União não desacelere a construção do trecho 2, de Barreiras a Caetité, trajeto que vai beneficiar diretamente a região oeste.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Canavieiras - Mesmo já no final de mandato continua a instabilidade e a bagunça no governo do prefeito Roberto Almeida

Dando uma total prova de de instabilidade que nunca conseguiu durante todo o seu mandato, além da prova da bagunça que foi essa desastrosa gestão, o prefeito Roberto Almeida continua o troca-troca de secretários em seu governo, numa tentativa desesperada de acertar o rumo já nesse fim de mandato.
Esta semana a população foi surpreendida com mais uma série de afastamento de servidores para cargos de confiança, além da nomeação de outros tantos, deixando a população e até correligionários perplexos com a louca falta de estabilidade proporcionada pelo gestor.



Durante o seu mandato, Almeida efetuou uma verdadeira farra com os cargos de secretários, mostrando que não consegue manter boa convivência nem mesmo com os dos seu grupo. Veja abaixo a festa de pessoas nomeadas pelo gestor durante o seu mandato, o que para muitos, só vem contribuindo para com a  crise econômica e falta de desenvolvimento que se estabeleceu na cidade:

- Para a Secretaria de Administração já passaram 5 nomes: Capitão Almeida - Pipi - Maurício ´Cyro - e pastor Riso.

- Para a Secretaria do interior já passaram 6 nomes : Vereador Cacá - Deny - Renato Rego - João Felipe - Clery - Guerra.

- Para a Secretaria de obras já passaram 3 nomes: Nuno - Guerra - Clery.

- Para a Tesouraria já passaram 3 nomes: Guerra - Ciro - Maurício.

- Para a Secretaria de Saúde roberto Almeida nomeou 3 nomes sem acertar e está com uma interina : Amorim - Poliana - Rebeca (interina)

- Para a Secretaria de Bem Estar Social passaram 2 nomes: Ioné e Abel.

- Para a Secretaria de Finanças passaram 2 nomes: Ramon - Amorim.

- Para a Secretaria de Turismo foram nomeados 2 nomes: Abel e Lúcio.

- Para o Controle Interno Roberto almeida usou 3 nomes: Pipi - Maurício - Hudson.

- Para pregoeiro o prefeito usou 3 nomes: Joatan - Hudson - Beto.

- Para Secretaria de Educação usou 3 nomes: Nadja - Vitor - Suely.

A de se observar que o traca-troca foi geral, menos na Secretaria do seu filho que permanece intocável numa clara demonstração de valorização a família.  

Ilhéus - Governo do Estado discute o desenvolvimento do Polo de Informática na cidade para mais geração de empregos

O desenvolvimento do Polo de Informática de Ilhéus foi discutido nesta segunda-feira (25), na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), entre representantes do setor e o secretário Walter Pinheiro. Entre os destaques do encontro, ficou definida uma sensibilização de parlamentares e entidades nacionais do setor para a necessidade de alterações no texto de um Projeto de Lei que está tramitando no Congresso Nacional, como substituto à Lei da Informática.


“Estamos vivendo um momento delicado com alterações na Lei da Informática, impostas por uma condenação da OMC [Organização Mundial do Comércio] a alguns benefícios fiscais no país, inclusive a Lei de Informática, e estamos num momento de altera-la para manter alguns incentivos para as empresas que estão localizadas fora do eixo de Manaus”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec), Silvio Comin.

Ainda segundo ele, dentre as alterações, uma proposta do governo tinham algumas medidas e condições extremamente desfavoráveis para as empresas do Brasil, principalmente para as do Nordeste e Ilhéus. “O secretário já tinha ciência, como conhecedor do setor, e vai nos apoiar para que consigamos deixar a situação um pouco mais tranquila para a manutenção dos nossos empreendimentos na Bahia”, explicou Comin.

Autor do texto em vigor desde 2007 da Lei da Informática, o secretário Walter Pinheiro, ressalta que o país precisa de uma política de investimentos e incentivos ao setor das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que contribua para o desenvolvimento regional.

“A grande disputa está no período de geração de crédito e, claro, isto dialoga diretamente com a sobrevivência de polos como o nosso caso específico, em Ilhéus. Então, estamos dialogando com o Governo Federal e com parlamentares do Congresso Nacional, pois há uma matéria que venho discutindo desde a época do Senado, com a possibilidade de se apreciar um Projeto de Lei, ainda esse ano, para que seja introduzida uma mudança no que diz respeito ao ano calendário de faturamento e não trabalhar com o ano anterior, de maneira a punir as atividades econômicas dessa área ou, literalmente, matá-las em diversas regiões”, ressaltou Pinheiro.

O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec) representa as empresas da região de Ilhéus e Itabuna desde novembro de 1998. O Pólo de Informática de Ilhéus foi criado em 1995, envolve atualmente cerca de 20 empresas, sendo responsável pela geração de aproximadamente dois mil empregos diretos.

Ilhéus - Rede Municipal de Saúde amplia serviço de Ultrassonografia obstétrica

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ofertou no último sábado (23) exames de ultrassom para gestantes, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Hernani Sá, zona sul de Ilhéus. O lançamento do ultrassom é feito na unidade de saúde mais próxima e todos os exames de pré-natal são autorizados em uma média de até três dias.


“O projeto ‘Fila zero para gestantes’ é uma iniciativa da prefeitura, cuja finalidade é agilizar o atendimento prestado às mulheres grávidas. A proposta também pretende contribuir para uma contínua melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Básica, garantindo um cuidado integral em articulação com toda a rede de saúde”, esclareceu Fábio Mantena, supervisor da Central de Regulação do Município.

Ele enfatiza que o bom gerenciamento do SUS no município faz com que Ilhéus tenha uma rede de atendimento fortalecida, com médicos, recursos e aparelhos próprios, além de prestadores conveniados. O médico obstetra Alexandre Randall explica que é necessário acompanhamento da evolução da gestação e da saúde do feto.

“A atitude do prefeito Mário Alexandre é de suma importância, porque atende às gestantes que muitas vezes não têm condições de pagar o exame. Além de não permitir fila de espera, o atendimento possibilita que seja feito o acompanhamento pré-natal. O ultrassom é realizado para visualizar as características do feto, detectar possíveis anomalias, má-formação e posicionamento do feto, no intuito de identificar o tipo de parto”.

Randall destaca que é importante que a gestante realize ultrassom com periodicidade. No primeiro trimestre para analisar a viabilidade da gravidez; no segundo trimestre para detecção de possíveis patologias; e no terceiro trimestre o ultrassom é realizado para analisar posicionamento do feto, placenta, cordão umbilical e líquido amniótico.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Una - Marcelo Cincurá é convidado a representar o município na 23ª Conferência Nacional dos legisladores e legislativos estaduais

O empresário Marcelo Cincurá da cidade de Una/Ba (Sul baiano), foi convidado a participar da 23ª  Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais que acontecerá a partir de 20 de Dezembro na capital baiana. O evento que é presidido pelo deputado Nelson Leal terá como tema principal "Humanizando as Leis em um Novo Tempo". Veja abaixo a programação.


Jequié: Hospital Prado Valadares realiza primeira microcirurgia cerebral endoscópica

O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, no sudoeste baiano, realizou a primeira microcirurgia cerebral endoscópica da região. O endoscópio permite que o neurocirurgião visualize os ventrículos cerebrais em um monitor instalado na sala de cirurgia. A microcâmera aumenta em dez vezes as imagens, permitindo guiar o médico durante o procedimento.


A equipe médica composta por Rogério Figueiredo e Ademar Ferreira (neurocirurgiões), Acácio Montino, Rogério Lafundes e Elio Boa Sorte (anestesistas) com o auxilio do instrumentador cirúrgico Ivan Jesus, realizou o procedimento em cerca de 30 minutos. A cirurgia foi considerada um sucesso e o paciente segue em observação. Para a diretora geral do HGPV, Polliana Leandro de Oliveira “a ampliação do hospital tem sido muito importante para nossa população que passou a ter acesso a uma série de serviços antes não ofertados”. A unidade tem qualificado a equipe para atender a região com eficácia.

Com capacidade total de 239 leitos, o hospital é referência para os 27 municípios da região de Jequié, com população superior a 600 mil habitantes, teve seu tamanho triplicado se tornando o maior hospital de interior do estado. O HGPV oferece emergência médica de alta e média complexidade 24h, atendendo nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Neurocirurgia, Bucomaxilo, Traumato-Ortopedia, UTI adulto, Traumato-Ortopedia, além de Bioimagem.

Prefeitura de Belmonte reabre inscrição para concurso; salários chegam a mais de R$ 5 mil

A prefeitura de Belmonte reabriu na última sexta-feira (22) as inscrições para o concurso público que oferta 190 vagas. Segundo o site Radar 64, a publicação saiu no diário oficial do município. Os salários variam de R$ 998 a R$ 5.521,99.

São cobradas taxas que variam de R$ 50 a R$ 85. A prova deve ser aplicada no dia 19 de janeiro de 2020. As inscrições podem ser feitas neste link.

O concurso foi reaberto devido a um erro no primeiro edital, que foi publicado em agosto deste ano.



As vagas estão destinadas para os seguintes cargos: As agente administrativo, auditor fiscal, procurador jurídico, técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta, veterinário, motorista cat. “D”, pedreiro, encanador, motorista, fiscal de limpeza pública, operador de máquina D, odontólogo, recepcionista, fiscal de obras, fiscal de limpeza pública, eletricista, agente de endemias, agente saúde, assistente social, nutricionista, serviços gerais, professor (pedagogo) e médico (áreas: PSF, plantonista, psiquiatra, pediatra e dermatologista).

Deputada do grupo de Marcelo Cincurá é eleita Presidente da Associação de Todos os Deputados do Brasil

Numa grande demonstração de força política e de prestígio junto a política do Estado e Nacional, a deputada Ivana Bastos foi eleita na semana passada presidente da Associação de Todos os Deputados do Brasil.

Na oportunidade, num evento realizado no Palácio do Governo do Estado da Bahia, Marcelo Cincurá e esposa puderam desfrutar desse momento feliz e impar para a política baiana, ao lado do governador do Estado, senadores e deputados. Na oportunidade, Marcelo manifestou a importância da participação de Una nesse evento e da força política que essa presidência representa para a deputada Ivana Bastos que, sendo sua parceira na política local poderá contribuir em muito para o desenvolvimento unense. Marcelo vem se tornando figura carimbada nos acontecimentos da política do Estado, estando sempre presente ao lado das autoridades, e mostrando grande força política.


Juazeiro - PF cumpre mandados de reintegração de posse de áreas ocupadas por MST

Policiais federais cumprem na manhã desta segunda-feira (25) mandados de reintegração de posse em áreas ocupadas pelo Movimento Sem Terra (MST) em Juazeiro e Casa Nova, no Sertão do São Francisco. As áreas cujas ordens são cumpridas são os acampamentos Irani I, Irani II e Abril Vermelho. Ao todo, são 1.727 hectares ou 19 lotes reivindicadas pela Codefasf [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba].

Segundo a Polícia Federal, a ocupação da área começou em 2012. À época, a área havia sido destinada ao projeto de irrigação Salite, e a Codevasf entrou com uma ação judicial pedindo a reintegração de posse. A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Juazeiro, que também determinou ao Incra o assentamento das pessoas que ocupavam irregularmente a área da Codevasf.



Ainda segundo a PF, a desocupação da área ocorreu de forma pacífica. A Codefasf informou que colocou um ônibus à disposição dos moradores e os conduziu à nova área destinada. A ação conta com a participação do COT, CAOP, PRF, GPIs de BA, PB, CE, SE, TO, MG e MA, PM-BA, PM-PE e CBM/BA.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Una- Após perder hotel prefeito perde também o discurso para sua reeleição

Numa grande sacada que com toda a certeza iria alavancar sua reeleição para prefeito na cidade de Una (Sul da Bahia), o Thiago Birschnner viu descer pelo ralo esse discurso de campanha com a informação do Hotel Resort Vila Galé de não mais se instalar no município unense
Num mandato sem muita expressão (APENAS COM PEQUENAS OBRAS), Thiago apostava muito nesse empreendimento para gerar emprego no município, tema que hoje, é o mais cobrado pela população local, e com essa desistência seu discurso se iguala aos dos demais candidatos da cidade, estabelecendo uma igualdade de oportunidade para todos os demais correntes a vaga de gestão no município.



Assim como os demais municípios, Una sofre com a falta de desenvolvimento autossustentável, e os anseios populares são muitos nesse setor da economia local. 

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Canavieiras- População faz protesto nas ruas contra prefeito e TV Santa Cruz desmente Roberto Almeida

Grande parte da população canavieirense que vive da pesca e do comércio do pescado realizaram no dia de ontem (19), uma grande manifestação nas ruas da cidade em protesto ao prefeito Roberto Almeida por não ter decretado Estado de Emergência no município por causa do óleo encontrado nas praias da cidade nos últimos dias, assim como fez todos os outros municípios.



O evento denominado "Ato público em defesa dos pescadores e marisqueiras do município" teve a participação de Pescadores, marisqueiras, voluntários que atuaram na limpeza das praias, sindicalistas, presidentes de associações e outros membros da sociedade civil organizada, além de grande parte da população que caminharam pela Avenida Otávio Mangabeira, em direção a sede local do Ministério Público onde foi protocolado um ofício solicitando apoio para que a Prefeitura  decrete situação de emergência no município.

O evento teve grande repercussão na região e atraiu a atenção da TV Santa Cruz emissora filiada a Rede Bahia e Globo. Em seus telejornal da noite a emissora dedicou vasta matéria informativa sobre o assunto. No entanto, o ponto chave da reportagem ficou por conta da entrevista ao prefeito que alegou não ter decretado o Estado de Emergência no município porque a quantidade de de óleo apareceu nas praias foi muito pequena, não justificando a ação exigida pelos pescadores. 

Porém, na mesma reportagem, a emissora destituiu a fala do prefeito Roberto Almeida apontando que no município foram recolhidos mais de 30 toneladas do produto, o que não pode ser caracterizado por pequena quantidade. 

Segundo os pescadores, a verdadeira razão para o prefeito não decretar a Emergência no município, foi exatamente para não beneficiar os pescadores, impondo uma situação de perda e prejuízos incalculáveis a classe que hoje é considerada sua oposição, e mostrando uma tirania de colocar inveja nos piores personagens das histórias de quadrinhos.   

O ato foi encerrado em frente a Câmara de Vereadores, na Praça da Bandeira, onde formalizaram pedido ao presidente da câmara que se comprometeu em lutar pelo decreto de emergência no município, e muitos não pouparam seus descontentamentos com alguns vereadores que se esqueceram do povo e resolveram enveredar na companha do prefeito. 
  

Carga de duas toneladas de cigarro é apreendida em São Gonçalo dos Campos

Duas toneladas de cigarro foram apreendidas na manhã desta segunda-feira (18), em São Gonçalo dos Campos. Fruto de uma operação conjunta entre as polícias Federal e Militar, a ação localizou a carga em uma oficina do município. Uma outra parte foi encontrada em depósitos de Feira de Santana.



Todo o material estava avaliado em quase R$ 3 milhões. Quatro homens com idades 36 e 52 anos foram conduzidos ao Posto da Polícia Federal na cidade de Feira de Santana, onde a carga apreendida também foi apresentada.

Um caminhão, um veículo utilitário e quatro aparelhos também foram apreendidos.

TSE cassa prefeito e vice em Pilão Arcado e determina novas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (19), cassar os mandatos do prefeito e do vice-prefeito do município baiano de Pilão Arcado, Afonso (PP) e Daltro Melo (MDB). A corte reverteu o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que tinha decidido manter os mandatos, mesmo reconhecendo a prática de abuso de poder político e econômico na campanha de 2016. 


Na denúncia, o antecessor de Afonso, João Ubiratan, teria contratado 500 servidores temporários às vésperas das eleições para ajudar o então candidato à sucessão. Além da de perda mandato, o TSE determinou, ainda, a realização imediata de novas eleições em Pilão Arcado. 

Advogado denumciante Tiago Ayres comemorou a decisão. “O abuso que hoje conseguimos combater foi a única coisa que garantiu a absurda eleição do atual prefeito e vice de Pilão Arcado. Hoje isso chegou ao fim. Basta”, falou.

Ipiaú: Professora é acusada de cortar cabelos de estudantes para fazer 'mega hair'

Uma professora de uma escola pública de Ipiaú, no Médio Rio de Contas, é acusada de cortar cabelos de duas alunas, de 10 anos, para transformá-los em implante capilar. O caso teria ocorrido no Colégio Leovincia Andrade, no turno vespertino. Segundo o Giro em Ipiaú, as duas crianças teriam contado aos pais que a professora queria fazer um mega hair com as mechas de cabelos cortadas. Os cortes teriam ocorrido no banheiro da escola.



A direção do colégio informou que tomou conhecimento do caso na quarta-feira (13). As crianças teriam sido ouvidas e confirmaram a versão. Já a professora negou as acusações, mas foi advertida. O caso foi encaminhado ao Conselho Tutelar da cidade e á secretaria de educação do município.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Canavieiras - Roberto Almeida usa máquina do PAC em obra licitada em ação que pode ser irregular

O prefeito Roberto Almeida, na forma mais aberta possível e sem nada temer, postou nos últimos dias em redes sociais o início da obra de calçamento na Rua João Rodrigues de Deus no Bairro Augusto Reis.

O interessante dessa postagem do prefeito, e a mostra clara do uso da Máquina Patrol do PAC (Projeto Federal), numa obra que foi licitada, portanto, de responsabilidade da construtora não cabendo ao município a intervenção com serviços. O fato deixa claro o uso indevido da Máquina em benefício da construtora contratada em mais uma ação irregular muito parecida com a praticada atr´s e que foi alvo do processo na Câmara chamado de CPI do LIXÃO, que terminou em pizza após ser presidida pelo vereador Cleonildo Tibúrcio e deu o voto decisivo para que o prefeito continuasse no poder cometendo erros. É o que afirma a população nas redes sociais.


Canavieiras - Prefeitura gasta R$ 288,00 (preço unitário) na compra de vários cadeados (superfaturamento_ - "Cadeado de ve ser de ouro" diz população nas Redes Sociais


Corre nas Redes sociais uma tremenda gozação e revolta popular contra a compra de  Cadeados por parte do governo do prefeito Roberta Almeida que gastou a exorbitante quantia de R$ 288,00 ( preço unitário) na compra de cadeados, numa clara demonstração de superfaturamento na compra de mercadorias e equipamentos na atual gestão.

Segundo muitos, o prefeito assim vem agindo em conformidade com alguns vereadores que o deram uma outorga para fazer o que quiser com o dinheiro público ( dinheiro do povo), a exemplo do vereador Cleonildo Tibúrcio, que foi presidente da CPP que julgou o prefeito no caso da "CPI do Lixão", e que, após meses de combate a corrupção no município, derrepente passou a engrossa as o grupo do prefeito sendo voto decisivo para a manutenção do gestor no cargo de prefeito. Agora o prefeito ta deitando e rolando com a administração pública.    

Ilhéus - PGE PEDE INTERVENÇÃO DO MP-BA EM SITUAÇÃO DE OCUPAÇÃO IRREGULAR NA ÁREA DO PORTO SUL

O Estado da Bahia, através da Procuradoria Geral do Estado, ingressou, no dia 18 de outubro, com representação junto ao Ministério Público da Bahia solicitando do órgão providências referentes à ocupação irregular da área denominada Vivendas do Olandy, no distrito de Aritaguá, em Ilhéus. No local serão realizadas as obras do Porto Sul, empreendimento de grande interesse nacional.
A PGE informou que o terreno é do Estado da Bahia e que a ocupação é clandestina, visto que a matrícula em nome da suposta proprietária foi aberta de forma irregular e a venda dos lotes feita de maneira ilegal.
“Loteamento sem projeto aprovado pela prefeitura e venda de lote sem registro no Cartório de Registro de Imóveis configura crime contra a Administração Pública”, explicou o procurador do Estado Tarcísio Menezes de Oliveira.
O procurador esclareceu, ainda, que a PGE solicitou do MPBA a apuração e o ajuizamento de ações criminais contra quem de direito, por entender, diante das evidências colhidas, se tratar de situação de grilagem de terras pública e loteamento clandestino.

“A matrícula da área em questão foi aberta de forma irregular e o loteamento feito sem observância dos preceitos legais relativos a parcelamento do solo. Além disso, por se tratar de área pública, não existe posse e sim mera detenção de um imóvel irregularmente ocupado”, informou o procurador.

A PGE, com fundamento na Lei 6.739/79, ingressou, ainda, com requerimento de cancelamento administrativo de matrícula junto ao 2º Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas da Comarca de Ilhéus, tendo, inclusive, a oficial registradora já se manifestado conclusivamente pelo domínio público e pela nulidade da matrícula.
Porto Sul
Porto Sul, também referido como Complexo Logístico Intermodal Porto Sul ou Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul, é um projeto de porto brasileiro a ser construído no distrito de Aritaguá do município de Ilhéus, Estado da Bahia.
A obra é considerada fundamental para a exportação do minério de ferro da Bahia Mineração, proveniente da mina Pedra de Ferro, que fica no município de Caetité. A empresa comercializa o minério de ferro para a indústria siderúrgica.
O Porto Sul é o maior empreendimento portuário do Nordeste do Brasil e um dos mais importantes projetos logísticos do Brasil, com sua área de influência abrangendo os estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
O projeto prevê a movimentação de 60 milhões de toneladas de cargas em 10 anos, chegando a 100-120 milhões em 25 anos. Caso essas previsões se confirmem o Porto Sul poderia assumir o posto de terceiro maior porto do Brasil.
O empreendimento representa um investimento de mais de R$ 2,5 bilhões e já possui todas as licenças ambientais necessárias para o início da implantação.

Marinha reforça limpeza de óleo no Nordeste com mais um navio


O navio de desembarque de carros de combate Almirante Sabóia, da Marinha, partiu na última segunda-feira (11), do Rio de Janeiro, em direção a Ilhéus, na Bahia, com a finalidade de reforçar as ações de limpeza de vestígios de óleo nas praias do Nordeste. O navio transporta um Grupamento de Fuzileiros Navais, com 244 militares, além da tripulação.

Em terra, a tropa desempenhará ações de apoio à proteção ambiental, por meio da limpeza e do monitoramento dos manguezais, arrecifes e praias da região do sul do estado da Bahia, na faixa compreendida entre as cidades de Caravelas e Ilhéus.
O navio Almirante Sabóia realizará patrulha naval, ação de presença no Porto de Ilhéus e operações de monitoramento, participando com outros navios, na busca por possíveis manchas de óleo ou agentes poluidores, em especial em regiões próximas ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
A atracação da embarcação no litoral baiano ocorrerá nesta quinta-feira (14), no Porto de Ilhéus. No dia 18, o navio fará ações no mar, com previsão de retorno ao Porto de Ilhéus no dia 25.
Em outra frente, mergulhadores do Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais permanecem atuando na limpeza e retirada do óleo no Rio Persinunga, no município de São José da Coroa Grande, em Pernambuco.
As ações de limpeza das praias do Nordeste estão concentradas em Mamucabinhas, em Pernambuco; Japaratinga, Barra de São Miguel, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabu, em Alagoas, e Cairu e Guaiu, na Bahia. Outra frente da Marinha atua na praia de Guriri, no Espírito Santo, na Região Sudeste, onde na semana passada apareceram vestígios de óleo na costa.

Fachin mantém prisão de primeiro condenado na Lava Jato pelo STF


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou hoje (13) pedido para soltar o ex-deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), condenado no ano passado pela Corte a 13 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Meurer é o primeiro condenado pelo STF na Operação Lava Jato que vai cumprir pena.
Adicionar legenda

Na decisão, Fachin negou pedido feito pela defesa do ex-parlamentar para suspender a execução da condenação, que passou a ser cumprida na semana passada, por determinação do ministro. Meurer está preso em um presídio em Francisco Beltrão (PR). 
Em maio do ano passado, o ex-parlamentar foi condenado pela Segunda Turma do STF, acusado de receber R$ 4 milhões em vantagens indevidas oriundas da Petrobras. O filho do deputado, Nelson Meurer Júnior, também foi condenado, mas a uma pena menor, de 4 anos e 9 meses de prisão em regime aberto, e também está preso. 
Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que fez a acusação, o dinheiro teve origem em contratos da Petrobras e consistia em repasses por empresas fictícias operadas pelo doleiro Alberto Youssef e por intermédio do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, dois delatores do esquema de corrupção na Lava Jato.
O colegiado também decidiu que Meurer e o filho deverão ressarcir a Petrobras em R$ 5 milhões após o fim de todos os recursos.
No julgamento, a defesa afirmou que não há provas de que o deputado tenha dado sustentação política a Paulo Roberto Costa na Petrobras e que tenha participado dos desvios na estatal. Segundo o advogado, a denúncia foi baseada em presunções da acusação. Para a defesa, o deputado não pode ser acusado somente por ter sido líder do PP em 2011, por seis meses, e ter sido amigo do ex-deputado José Janene, morto em 2010, e acusado de participar da arrecadação de propina para o partido.