Clima/tempo

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ATENÇÃO CONCEIÇÃO DA BARRA/ES – GRUPO DE JORGE DONATI ESTÁ DE VOLTA NA POLÍTICA REPRESENTADO POR CHICÃO

 Em Convenção realizada ontem (15/09), o partido PSB lançou o nome de Chicão e Jonias de Braço do Rio (PROS), formando a Chapa que representa a continuidade dos trabalhos e o desenvolvimento estabelecido pelo ex-prefeito Jorge Donati (falecido) e seu grupo político em Conceição da Barra/ES.

A Chapa que representa a continuidade do desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população barrense e que foi estabelecida pelo ex-prefeito Jorge Donati, conta com com cinco partidos (PSB, PROGRESSISTA, o PODEMOS e o PROS), numa composição de candidatos ao legislativo que visa protagonizar novamente, uma grade reforma nas formação do Legislativo local.

 A Convenção despertou a atenção da população local que reconhece nesse grupo a transformação da qualidade de vida de muitos e um recomeço que colocou Conceição da Barra/ES de volta ao cenário nacional e numa cidade próspera com geração de empregos e políticas públicas.    

 No evento estiveram presentes o presidente do CIDADANIA, representantes do PSC e do PDT com discursos unificados a não permitir o retrocesso nos avanços conquistados pelo município desde 2009, iniciado com o saudoso Jorginho, não deixar que o município retroceda.

 O Ex-vereador Fabrício Kock, reafirmou o total apoio do PSB a Chicão. Disse que o que está em jogo é a continuidade de projeto que vinha dando certo, que estava projetando o município em toda a região e que não há espaço para retrocesso.

 Chiquinho, presidente do PODEMOS, ressaltou a figura humana de Chicão, o exemplo de administrador e pai de família.

 Geraldo Nonato, do PROGRESSISTAS, lembrou que, apesar de não ter feito parte do governo, sempre apoiou Chicão, pois como comerciante sabe a importância de uma administração bem sucedida.

 Jonias falou sobre da parceria e fidelidade que sempre demonstrou a Chicão, que independente de ter sido escolhido vice-prefeito estará sempre do lado de quem realmente se importa com esse município, que não há outro nome melhor que o de Chicão para voltar a credibilidade de Conceição da Barra.



 Adélia Marchiori (PP), também falou do seu total apoio a Chicão e dos avanços que sua administração estava obtendo e que foi injustamente interrompida.

 O Vereador Sidiomar, Mamá (PP), ressaltou a pressão que sofre na câmara na atual gestão que sempre vai defender o que certo e para isso é preciso eleger vereadores que tenham o mesmo ideal.

 Em seu discurso, Chicão, visivelmente emocionado, pediu um minuto de silêncio pelos mortos com a COVID 19, principalmente os cidadãos barrenses que foram vítimas. Fez um relato de sua administração e ressaltou os projetos que foram interrompidos, como a geração de empregos onde a capacitação e a atração de novas empresas que estavam em andamento foram paralisadas.

 Falou do compromisso de fazer da saúde, do hospital de Conceição da Barra, realmente um hospital de referência em cirurgia eletiva, mas de forma legal e em consonância com o Estado e a União e não de uma forma ilegal e eleitoreira, pois se tem um TAC a ser cumprido com o Ministério Público.

 Reassumiu o compromisso com a Educação, em ser a prioridade das prioridades, para trazer cada vez mais as famílias, o pilar da sociedade, para dentro das escolas.

 Chicão lembrou que sempre esteve ao lado de Jorginho e com ele aprendeu a reconhecer as necessidades do povo e buscar recursos para continuar e inovar as conquistas deixadas pelo ex prefeito. Que não foi cassado por corrupção e má gestão, mas por proporcionar cursos de capacitação, onde muitos que fizeram hoje estão empregados e sequer votaram nele, “A justiça não entendeu que não houve nenhum abuso, pois sequer eu era candidato na época.”

 “Não quero ser prefeito, simplesmente pelo poder, quero concluir uma missão que o povo me outorgou em 2016 e não me deixaram terminar, quero devolver a esse povo a auto estima que começa a cair, quero honrar cada voto recebido, não posso sair como bandido, nunca dei um cheque sem fundos e não posso ser igualado a outros gestores que saíram presos e processados”.

 Disse da possibilidade de compor com outros grupos, que está aberto às novas discussões de apoios. "CONCEIÇÃO DA BARRA CLAMA POR JUSTIÇA, CONCEIÇÃO DA BARRA PERTENCE AO SEU POVO", Concluiu.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Confirmado em Convenção uma nova bandeira de renovação - Edmar Luz e Thiago Medrado vão representar a Coligação "Canavieiras Rumo a Verdadeira Mudança"

 

Escolhidos em Convenção realizada nesse último sábado (5), Edmar Luz e Thiago Medrado irão representar a Chapa “Canavieiras Rumo a Verdadeira Mudança” composta oito partidos - por PP, PSB, PL, PV, PTC, Republicanos e Solidariedade que formam um grupo de 119 candidatos ao legislativo que irão, juntos, disputar a eleição em Canavieiras.



O evento aconteceu no salão paroquial da cidade, e Edmar recebeu um grande apoio da população local, além de muitas manifestações em apoio de políticos importantes do Estado como o vice governador João Leão, do deputado Estadual Eduardo Salles (PP), Niltinho (PP) e Jurailton Santos (Republicanos), além do apoio do senador Ângelo Coronel (PSD).

A caminhada de Edmar em busca de sua eleição na cidade de Canavieiras, marca uma nova história da política local, contando com um grande número de candidatos ao legislativo, além do apoio da população para um novo quadro de renovação que forma na cidade.  

Vejam as manifestações em apoio a Coligação: 

















 

 

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Una/Ba - Tiago Birschner é denunciado por Improbidade Administrativa no TCU e no Ministério Público Estadual

 O prefeito de Una/Ba Thiago Birschner e sua Esposa Jaqueline Birschner, cidade localizada à cerca de 65 km de Ilhéus (Sul do Estado), foi denunciado no Ministério Público do Estado e no TCU (Tribunal de Contas da União), por fraude e irregularidades na prestação dos serviços de Transporte Escolar (TCU) e outras fraudes (MPE) que envolve a esposa do prefeito, e poderão ser condenados por Improbidade administrativa e atos que lesaram a população unense. 

De acordo com a investigação e o inquérito instaurado fora encontradas as seguintes irregularidades no Transporte Escolar Municipal pelo TCU:




 UNA - A.2 - Alunos que percorrem mais de 2 km a pé para chegar aos pontos de embarque/desembarque no transporte escolar.

UNA - A.6 - Falta de controle na prestação dos serviços do transporte escolar.

UNA - A.7 - Desvio de finalidade no uso dos veículos destinados ao transporte escolar.

UNA - 8.A - Sucateamento da frota municipal utilizada no transporte escolar. 

UNA - A.10.A - Ausência ou deficiência no controle sobre os serviços de transporte escolar exercido pelo CAC/FUNDEB.

UNA - A.11.A - Veículos terrestres não adequados ao transporte escolar ou sem condições gerais de trafegabilidade. 

UNA - A.12.1.A - Ausência de equipamentos obrigatórios em veículos utilizados no transporte escolar.

UNA - A.12.2.A – Equipamentos obrigatórios de segurança sem condições de uso ou com graves deficiências. 

UNA - A.13 - Veículos não adaptados para alunos com deficiência/mobilidade reduzida e/ou sem dispositivos para a garantia da higidez dos passageiros. 

UNA - A.14 - Ausência ou deficiência na manutenção e conservação dos veículos utilizados no transporte escolar.

UNA - A.16 – Condutores do transporte escolar não atendem aos requisitos obrigatórios.

UNA - A.17 - Irregularidades nos procedimentos licitatórios/processos de contratação direta do transporte escolar.

 UNA - A.18 - Irregularidades nas contratações do transporte escolar.

Por essas irregularidades, se comprovadas, o prefeito e sua esposa podem ser punidos pela justiça com perda de mandato, devolução de erário público gastos nas irregularidades, perda dos direitos políticos, pena de reclusão e multa. Como não tempo hábil para os tramites legais do processo na Justiça, o prefeito, se eleito nessa eleição de novembro que busca sua reeleição, poderá sofrer as penalidades no próximo mandato. 

Veja as provas abaixo espelho do MP em que aparece os nomes do casais investigados: 




























    


Cairu/Ba - projeto Fundiário pode ser suspenso por recomendação da Defensoria Pública da União

A atuação da DPU visa salvaguardar os direitos da Comunidade Garapuá, situada na Ilha de Tinharé, em Cairu. A comunidade tradicional pesqueira e extrativista utiliza o território e seus recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social e econômica. Embora a ilha esteja inserida em Área de Proteção Ambiental, grandes grupos empresariais estão interessados em transformar a região numa potência turística.

 

No último dia 31 de agosto, Correia também enviou ofício à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) questionando se houve a formalização da transferência da área ou acordo de cooperação técnica ou de instrumento congênere entre a União e o município de Cairu para realização do projeto.


De acordo com relatos de moradores, algumas áreas estão sendo reivindicadas como propriedade particular e loteadas, impedindo o acesso da comunidade a diversos recursos naturais que são utilizados para fins de subsistência.

 

A comunidade é parte em um processo de reintegração de posse na Justiça Estadual de Valença, com liminar deferida, movida por um suposto proprietário de terras da região. Em parceria com a unidade da Defensoria Pública do Estado (DPE) em Valença, a DPU atua em favor da comunidade tradicional, que vem sofrendo ameaças e intimidações pelos grupos empresariais que vislumbram realizar grandiosos projetos corporativos na área. 



Segurança - Polícia Civil começa o dia com a Operação RURSUS em Alagoinhas/Ba

  Foi deflagrada nessa manhã (3), pela polícia Civil, com apoio da Polícia Militar do Estado da Bahia uma operação contra organizações criminosas SUSPEITAS de tráfego de Drogas, homicídios e roubos à banco com atual como base na cidade de Alagoinhas/Ba.


Batizada de Rursus (Novo Começo), a ação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão na cidade e também em Salvador e Lauro de Freitas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), cerca de 155 policiais civis (Draco, Coordenação de Operações Especiais e Cati do Depin) e militares (Cipe Litoral Norte) participam da operação integrada. A pasta não informou quantos mandados são cumpridos nesta manhã.

 

A operação é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), com apoio da Superintendência de Inteligência da SSP.

Governador libera transporte em Iuiu mas mantêm o serviço suspenso em 358 outras cidades

 O governador do Estado da Bahia Rui Costa, por Decreto liberou o transporte intermunicipal para a cidade de Iuiu (localizada no Sertão Produtivo), Sudoeste Baiano.

O Decreto passa a valer a partir dessa quinta (3), e a liberação se deu, segundo o governador, por conta da cidade e e outras cidades vizinhas não registrar nenhum caso de Covid-19 durante os últimos 14 dias.

Contudo, o governador do Estado ainda vem mantendo outros 358 municípios totalmente sem qualquer tipo de transporte intermunicipal também através de Decreto, e suas liberações dependem exatamente da observância quanto ao não registro de casos do Covid-19 por, no mínimo 14 dias.   


Ipiaú - Prefeita terá que devolver R$ 78 mil aos cofres públicos

  A prefeita da cidade de Ipiaú/Ba Maria das graças Mendonça (PP) recebeu um revés do tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que julgou procedente o termo de ocorrência pelo pagamento DE R$ 78.538,20 em juros e multas, com danos ao erário, decorrentes do atraso no pagamento das obrigações previdenciárias, no período de janeiro a dezembro de 2019.

A proposta estabelecida de uma multa de R$ 1 mil pelo relator Conselheiro José Alfredo Rocha Dias, foi devidamente aprovada por unanimidade pelos demais membros da corte, sendo imputado também o ressarcimento, com recursos pessoais, no valor de 78.538,20. A decisão ainda cabe recurso.

 

Segundo a relatoria, existem documentos comprobatórios relacionados aos pagamentos de juros e multas que se encontram nos autos relacionados nos demonstrativos de distribuição de arrecadação do município, inclusive.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Política ou Esgoto – Zairo e Almeida juntos novamente em Canavieiras

 Considerado pelo povo canavieirense como o grande culpado por 4 anos de um mandato ruim e tumultuado de Roberto Almeida que estagnou o desenvolvimento da cidade, tanto que o prefeito não tem uma grande obra seque que marque sua gestão, fato que foi logo de imediato identificado pelo próprio Zairo Loureiro que determinou o afastamento imediato de sua trupe do governo atual, agora a cidade estarrecida assiste a reprise dessa novela.

Disposto a impedir a qualquer custo uma possível eleição da família do ex-prefeito Almir Melo (uma legenda na história política da cidade que comandava um grupo denominado como “correnteiros”), e que agora, na liderança de Almir Melo Jr passou a se chamar de “Um Novo Elo”, o ex-prefeito Zairo Loureiro que tem toda a sua vida política enrolada com a Justiça Federal, passa a fazer uma grande articulação, não pensando na cidade, mas sim, em seus próprios dos seus interesses.

VEJA A ARTICULAÇÃO POLÍTICA DE ZAIRO LOUREIRO

Tendo lançado o irmão Amúlio Loureiro e o presidente da Câmara de Vereadores Paulo Carvalho numa chapa considerada suicida por muitos entendidos políticos da cidade, devido os baixos números apresentados em pesquisas extraoficiais, Zairo apostava na transferência de votos seus que imagina ainda ter mesmo com todo o desgaste dos anos.

O líder político dos “Talibans” acabou por entender que talvez essa não seria a maneira correta para impedir a eleição do eterno rival na política da cidade Almir Melo Jr (representante do pai).

Pensando assim, o que está fazendo Zairo Loureiro? Ele está desfazendo a chapa do irmão Amúlio Loureiro e Paulo Carvalho, e encostando o presidente da Câmara para ser vice na chapa do prefeito Roberto Almeida, numa negociação que, segundo as fofocas políticas da cidade, podem estar beirando a casa do R$ 200 mil. Já o irmão Amúlio ficaria para uma segunda alternativa na mesma chapa com o prefeito.

Em contrapartida, Zairo convocou até Salvador para uma reunião de urgência o seu sobrinho (sobrinho legítimo de sua esposa) o vereador Thiago Medrado, que é vice na chapa com o líder do PP na cidade Edmar Luz.

O que pretende Zairo? Apoiar as duas chapas? Tudo indica que o ex-prefeito que estar enrolado com a Justiça Federal, quer fazer um vice com cada chapa da oposição e distribuir apoio para os dois, fazendo assim, uma frente de oposição ao filho de Almir Melo, ou seja, seja quem se eleger para ele, não tem problema algum, o importante é que atenda seus caprichos.

 

PORQUE ALMIZINHO ASSUSTA TANTO A ZAIRO LOUREIRO

Almir Melo Junior, filho de uma das maiores legendas políticas da cidade, se transformou ao longo do tempo, exercendo atividades políticas e mandatos, não só no interior, mas sobretudo na capital baiana, em uma das maiores cabeças de desenvolvimento e realizações de políticas públicas do estado, sendo alvo de elogios e reconhecimento de diversas autoridades do Estado, a exemplo do próprio prefeito da capital ACM Neto e até do governador do Estado.

Não só pela capacidade em realização e administração pública, Almir Melo Jr é reconhecimento também no Estado como um grande articulador político capaz de dominar onde chega.

Esse é o grande medo de Zairo Loureiro. A eleição de Almir Melo Junior na cidade de Canavieiras, local onde Zairo governou por 12 anos e saiu da gestão todo “cagado” e enrolado com a justiça, pode representar uma grande pedra no seu sapato para todas suas pretensões políticas futuras reacendendo a grande rivalidade existente na cidade entre os correnteiros e os talibans.

Será mesmo que o objetivo de Zairo é esse mesmo? Usar mais uma vez o prefeito e a oposição para deixar acesa a chama da rivalidade sem pensa sequer no povo?    

      

Anvisa suspende retenção de receita para Ivermectina e Nitazoxanida

 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revisou, durante reunião realizada nessa terça-feira (1º), a exigência de retenção de receita para os medicamentos Ivermectina e Nitazoxanida.  

“Neste contexto, verificou-se que os medicamentos Ivermectina e Nitazoxanida, no momento, não se encontram sob ameaça de desabastecimento de mercado. A alteração foi adotada visando garantir o acesso da população ao tratamento de verminoses e parasitoses bastante conhecidas e bem significativas", diz a Agência.

De acordo com a Anvisa, a medida faz parte do monitoramento de substâncias sujeitas a controle em virtude da emergência de saúde pública em função da pandemia relacionada ao novo coronavírus (covid-19).

“A decisão considera ainda que os dois medicamentos já são de prescrição médica e não vêm sendo utilizados em doenças e pacientes crônicos”. A medida começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União.

*Com informações da Anvisa

Covid 19 - Mais da metade dos pequenos negócios retomaram as atividades em todo o Brasil

Uma nova pesquisa da startup SumUp, instituição financeira com foco nos pequenos negócios, mostra que 57% do setor já retomaram plenamente suas atividades no país.

A quarta rodada do estudo foi realizada entre 21 e 24 de julho, com 4.149 clientes da empresa, que é uma das principais fornecedoras de maquininha de cartão para micro e pequenos empreendedores no Brasil. Em levantamento anterior, em maio, o número de negócios funcionando estava em 37%.

Dentre os ramos que retomaram às atividades no último mês, estão serviços de limpeza, especialmente lavagem automotiva (lava-jatos), com 80% de funcionamento; os de marcenaria, com 58% de retomada; e os de manutenção e reparos, com 55% dos negócios já funcionando normalmente. Mais da metade (53%) de serviços de saúde, como consultórios médicos, dentistas, psicólogos e veterinários também voltou a funcionar normalmente, segundo a SumUp.

Dono de um lava-jato em Cachoeira da Prata (MG), Darlan Fernandes conta que seu negócio ficou fechado por 15 dias, no início da pandemia, por exigência de um decreto municipal, mas voltou a funcionar em seguida, com horário reduzido. 

"O movimento, por enquanto, não voltou ao normal, inclusive acho que vai piorar novamente, porque foi confirmado hoje a primeira morte pelo novo coronavírus aqui na cidade", afirmou Darlan. Ele calcula que mantém atualmente 60% do movimento que tinha antes da crise sanitária. 

Setor de eventos sofre na pandemia

Na outra ponta da tabela, estão os serviços que seguem praticamente parados desde o início da pandemia no país. É o caso do setor de eventos, com apenas 7% dos declarantes afirmando que retomaram as atividades. 

No caso do serviços de educação, somente 18% da base de clientes da SumUp informam terem retomado. Atividades na área de fotografia (26%) e serviços esportivos (29%) também registraram um retorno ainda tímido das atividades.  

A cabeleireira Claudineia Augusto dos Santos, de Itanhaém (SP), na Baixada Santista (SP), ficou mais de quatro meses parada, mas começou a retomar, aos poucos, as atividades a partir de julho, atendendo a clientela em casa, com horário marcado e todo um protocolo de higienização. "Calculo que reiniciei 50% do movimento anterior, comecei a sentir o pessoal querendo voltar a fazer o serviço somente em agosto", relata. 

Claudineia faz parte do grupo de risco para a covid-19, já que teve câncer de mama. Mesmo assim, afirma, não teve como prosseguir sem trabalhar depois de tanto tempo parada. "Voltei por causa da condição financeira, né? É complicado, a gente precisa trabalhar porque não tem de onde tirar". 

Beneficiária de uma pensão previdenciária, ela não recorreu ao auxílio emergencial. Darlan Fernandes também disse não ter solicitado o auxílio para enfrentar o período de pandemia. "Não recorri porque acho que há pessoas que precisam mais do que eu, e também porque eu tinha uma reserva guardada para emergência", explicou.

Auxílio emergencial

Segundo o levantamento da SumUp, cerca de 46% dos empreendimentos que fecharam por pouco tempo ou mantiveram seu funcionamento não precisaram recorrer ao auxílio emergencial. 

Já entre os que fecharam o negócio permanentemente, 64% solicitaram o auxílio emergencial de R$ 600, embora nem todos (14%) tenham tido o benefício aprovado.

Entre os negócios fechados ou parcialmente abertos com ponto de venda fechado, a venda online é o investimento prioritário no futuro, com 46% dos respondentes apontando nessa direção. Já entre os negócios funcionando normalmente, a prioridade, de acordo com a pesquisa, é diversificar e aumentar estoque e a produção (58%). 

 

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Canavieiras/Ba - Convenção do Partido Progressistas será no próximo dia sábado seguindo as recomendações do Ministério da Saúde

 Acontece no próximo dia 5 de setembro, no Salão Paroquial na Praça São Boaventura a convenção do partido Progressistas (PP) para escolha e homologação dos candidatos a prefeito, vice- prefeito e vereadores que deverão concorrer a eleição marcada para o dia 15 de novembro. 


Devido a pandemia do COVID-19, o evento precisou ser reformulado e a convenção partidária do PP seguirá todas as recomendações adotadas pelo Ministério da Saúde, no local do evento será obrigatório o uso da máscara, higienização com álcool em gel, aferição de temperatura corporal da população. 

Para evitar aglomerações, a organização do evento vai colocar um telão de LED na Praça São Boaventura e haverá cadeiras com distanciamento recomendado. 


"É um momento muito importante para o futuro da nossa cidade e a nossa convenção será um modelo de cuidados necessários com a saúde da população. " afirmou Edmar Luz, presidente da executiva municipal e pré- candidato a prefeito de Canavieiras.




Governo prorroga auxílio emergencial de R$ 300 até o fim do ano

 O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (1º) que o auxílio emergencial será prorrogado em mais quatro parcelas de R$ 300. Ele se reuniu na manhã desta terça-feira (1º) com ministros e parlamentares da base do governo, no Palácio da Alvorada, para alinhar as próximas ações do governo na área econômica.

O auxílio é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados, como forma de dar proteção emergencial durante a crise causada pela pandemia da covid-19. O benefício começou a ser pago em abril, e foi estabelecido em três parcelas de R$ 600.

Em junho, por decreto, o governo prorrogou o auxílio por mais duas parcelas, no mesmo valor. E agora, com mais quatro parcelas, em valor menor, o benefício vai se estender até o final do ano.

“Resolvemos prorrogá-lo, por medida provisória, até o final do ano”, disse Bolsonaro, em declaração à imprensa após a reunião. “O valor, como vínhamos dizendo, R$ 600 é muito para quem paga e podemos dizer que não é o valor suficiente para todas as necessidades [das famílias], mas basicamente atende”, disse.