Clima/tempo

domingo, 31 de janeiro de 2016

Rede municipal da Educação abre matrículas para 2016


A Prefeitura de Canavieiras, através da Secretaria Municipal da Educação, abriu o período de matrículas para as escolas da rede municipal de ensino referente ao ano letivo de 2016. As vagas são destinadas aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as matrículas seguem até o início das aulas, dia 22 de fevereiro, nas Unidades de Ensino da sede e do interior.
Para efetuar a matrícula, o adulto responsável pela criança ou adolescente deve dirigir-se à unidade escolar desejada, munido de duas fotos 3X4; cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade (RG); cópia de comprovante de residência; cartão de vacina; e cartão do Bolsa Família (se estiver incluído no programa do Governo Federal). Para matrículas novas, também é necessário o documento de transferência da escola frequentada anteriormente pelo aluno.
Segundo a Secretária da Educação, Emília Augusto, as escolas estão funcionando durante todo o dia para o recebimento das matrículas e um dos objetivos é que a matrícula dos filhos sirva também como estratégia para atrair os pais que não concluíram seus estudos. “Vamos aproveitar esse momento para matricular os pais ou responsáveis dos alunos que ainda não concluíram os seus estudos básicos, e que desejam participar da modalidade de Educação de Jovens e Alunos (EJA), cuja procura está relativamente baixa”, disse Emília
A secretária afirma que o número de vagas oferecidas nas escolas é suficiente para suprir a demanda existente no município. “A única exceção é a creche São Boaventura, cujas vagas já estão preenchidas e a Creche Vovó Cabocla, que ainda tem seis vagas para as turmas de maternal I e II. Por isso, os pais que tiverem interesse em matricular seus filhos nessa modalidade, irão se inscrever em uma lista de espera”, explicou.
A efetivação da matrícula assegura à população o direito contido na Legislação, inclusive na Constituição Federal, do acesso e permanência com qualidade na escola pública. “Temos metas relevantes para a educação em nosso município nos próximos anos. Hoje temos exigências de qualificação cada vez maiores, por isso preparar as crianças e jovens canavieirenses para o futuro é uma das nossas prioridades”, acrescentou o prefeito Almir Melo.
Reforma nas Escolas - Os alunos da escolas da rede municipal de Canavieiras do interior iniciarão ano letivo em prédios completamente reformados e com todas as condições de habitabilidade. Os serviços na Escola Municipal Antônio Brás, na Lagoa do Rocha, e na Escola 25 de Maio, localizada no km 18 já estão praticamente concluídos e serão entregues à população na próxima semana.
Segundo o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, todas as escolas de Canavieiras estão sendo beneficiadas com reformas físicas nos prédios escolares. Recentemente as obras da Escola Volta de Cristo já foram concluídas e entregues à Secretaria da Educação. Outros prédios no interior também serão beneficiados com melhoramentos em toda a estrutura dos prédios.
As reformas contemplarão as escolas Dr. Edmundo Lopes de Castro e o anexo da Escola Paulo Freire, em Pimenteiras; Escola Dona Catudinha, na região do Deus Dará; Santa Rita, na Lua; Frei Vantuir, no Assentamento Irmãos Unidos; Hermógenes Freire, em Perelândia; Nossa Senhora da Conceição, em Ouricana; Joaquim Manoel Tinun, na Ruinha; Clarindo José dos Santos, em Hermelândia; Santo Antônio, em Oiticica, e Professora Regina Célia, no Poxim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário