Começa nesta
segunda-feira (2) a Semana de Negociação e Orientação Financeira, que ocorrerá
até sexta-feira (6) em todo o país.
Durante o mutirão, organizado pelo Banco Central e pela Federação
Brasileira de Bancos (Febraban), parte das agências bancárias de todo o país,
de sete instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco
Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander), terá o horário estendido até as 20h
para oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus
clientes, em condições especiais. A lista completa pode ser acessada no site Papo Reto, da Febraban.
A negociação ainda poderá ser feita nas demais agências desses bancos,
localizadas em todo o território nacional, no horário normal de funcionamento,
nos canais digitais das instituições e pela plataforma consumidor.gov.br.
Segundo a Febraban,
os bancos Votorantim e Safra também participam da iniciativa, somente por meio
dos canais digitais.
Banrisul
O Banrisul informou que oferecerá desconto sobre o total da dívida e nos
juros. Além do atendimento nas agências, o banco oferece o Portal de Solução de
Dívidas, localizado em seu site, e por meio do aplicativo Banrisul
Digital, na função Resolva Dívidas em Atraso. No site do
Banrisul, o cliente tem acesso ainda a orientações financeiras na área Crédito
Consciente.
Banco do Brasil
O BB dará descontos de até 92% na liquidação de dívidas e oferecerá
prazos que podem chegar a 120 meses, além de até 180 dias de carência. O banco
também oferecerá, promocionalmente, taxas de juros até 14% menores para as
operações de renegociação. Além das agências, o banco também dá a opção de
atendimento digital pelo Portal de Renegociação de Dívidas e
pelo aplicativo do BB.
Bradesco
O Bradesco informou
que participa do mutirão da dívida com prazos e taxas diferenciadas, de acordo
com o perfil dos clientes. “O Bradesco vai participar da Semana da Negociação e
Orientação Financeira, organizada pela Febraban e o Banco Central, oferecendo
prazos e taxas diferenciadas para a renegociação de dívidas. As condições serão
estruturadas de acordo com o perfil de cada cliente. Vamos realizar intensiva
comunicação com clientes potenciais. As Agências e canais de atendimento
estarão preparadas para atender aos clientes com alçada para negociar eventuais
sugestões de condições para a renegociação dos pagamentos”, disse em nota.
Caixa Econômica
Federal
Segundo a Caixa, na
renegociação do crédito comercial, os clientes podem quitar dívidas que estejam
em atraso há mais de 1 ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista, de
acordo com as características da operação. Podem ainda unificar os contratos em
atraso e parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma
prestação vencida ou a vencer e efetuar a repactuação da dívida, com
possibilidade de aumento do prazo.
As condições também
englobam os contratos habitacionais. Uma das alternativas oferecidas compreende
o pagamento de um valor de entrada e a incorporação do restante da dívida em
atraso às demais prestações do contrato, permitindo que o cliente retome seu fluxo
de pagamento mensal.
Para outro grupo de
clientes, há possibilidade, após o pagamento da entrada, de fazer acordo para
pagamento de uma prestação por mês na data de vencimento, durante três meses
consecutivos. Após esse prazo, as demais prestações que ainda estiverem em
atraso serão incorporadas ao saldo do contrato.
Para o cliente que
tem saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), outra opção
é utilizar o recurso para reduzir a prestação em até 80% por 12 meses. Essa
condição vale para clientes que apresentam até três parcelas do financiamento
em atraso.
Segundo a Caixa, as
condições variam de acordo com as características do contrato e o tipo de
operação.
A renegociação também pode ser feita por meio do site www.negociardividas.caixa.gov.br,
via telefone e WhatsApp 0800 726 8068, nos perfis do banco no Facebook e no
Twitter, APP Cartões Caixa, nos caminhões Você no Azul e nas agências. Na
habitação, os clientes contam ainda com a possibilidade de renegociar a dívida
pelo serviço Habitação na Mão do Cliente, nos telefones 3004-1105 (capitais),
opção 7, ou 0800 726 0505 (demais cidades).
Itaú Unibanco
O atendimento no Itaú Unibanco ocorrerá nas agências, pelo site,
aplicativo e na central telefônica. Segundo o banco, o cliente vai encontrar
taxas reduzidas, a partir de 1,99% – nesse caso, para débitos com mais de 90
dias de atraso –, e prazo de até 30 dias para o pagamento da primeira parcela.
Quem for pessoalmente renegociar pode obter desconto de até 90% nas dívidas com
atraso superior a um ano; ter a opção de pagamento da dívida renegociada em até
6 vezes, com parcelas fixas; ou parcelamento, em até 60 meses do valor devido.
Santander
O Santander
informou que a renegociação envolve descontos de até 90% no valor da dívida.
Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%. Já
para acordos com atrasos acima de 60 dias, dependendo do caso, os descontos
serão de até 90% no valor total da dívida.
As condições
especiais serão válidas para as modalidades crédito pessoal, consignado,
capital de giro, conta garantida, Santander Master, descontos de recebíveis e
cartão de crédito nos canais de relacionamento do banco (aplicativo, central
telefônica, portal de renegociação e agências). No período da campanha, o
Santander também manterá algumas de suas agências abertas até as 20h para o
atendimento, com orientação financeira aos clientes.
Dívidas com bancos
Segundo
levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a maior parte das dívidas (53%) em
aberto no país está ligada a instituições financeiras. Já o comércio responde
por uma fatia de 17% do total de dívidas. O setor de comunicação foi
responsável por 12% das pendências e as contas de água e luz, por 10%.
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