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domingo, 7 de dezembro de 2014

Adelson JR Eventos e Carlos Ampeu promoveram Encontro entre Sociedade da Colônia e Órgãos representantes de Serviços Governamentais


Numa iniciativa em prol de levar até a sociedade organizada do distrito da Colônia, as informações necessárias para o entendimento dos muitos serviços e projetos governamentais que estão à disposição de todos, além de um parecer técnico em relação às Casas Populares que são aguardadas por muitos no distrito, Adelson (JR Eventos) e Carlos Ampeu (Agente de Desenvolvimento de Una), realizaram um Encontro nesse último dia 06/12/2014, na Sede do Clube Social da Colônia, no período da manhã, dentre associações – população – Banco do Brasil – CEPLAC – Sec. de Agricultura do município – Incubadora – ASCOM e representante da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, o Agente de Desenvolvimento Carlos AMPEU, abriu os trabalhos apresentando os serviços e as oportunidades que estão sendo disponibilizada para a sociedade civil organizada e a necessidade de se informar cada vez mais para poder entender e usufruir de maneira correta o que são oferecidos.

Em seguida, o Sr. Erivaldo Souza (gerente do Banco do Brasil), apresentou um leque de serviços em linhas de créditos que o Banco está oferecendo principalmente para pessoas que fazem parte da Agricultura familiar, e também créditos voltados para Casas Populares. Ao término da explanação, o jornalista Luiz Lima abriu uma rodada de perguntas em cima do que foi apresentado pelo gerente, solucionando dúvidas de muitos.

O Técnico Paulo da CEPLAC, também efetuou uma explanação completa sobre do que é – para que serve e como obter a DAP. Segundo Paulo, DAP é a   Declaração de Aptidão ao Pronaf que significa a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor. É indispensável para acesso a políticas públicas como o Pronaf, o Programa de Aquisição de Alimentos, Merenda Escolar e Habitação Rural. Paulo informou que para obtê-la, o agricultor(a) familiar deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciada pelo MDA (Sindicato dos Trabalhadores Rurais ou Casa da Agricultura). Segundo a informação do técnico da CEPLAC, a DAP tem que ser fornecida gratuitamente e em hipótese alguma, poderá ser cobrado. Caso isso aconteça o agricultor pode denunciar o órgão ou a entidade que estiver cobrando.

Posteriormente à palavra do técnico da CEPLAC, a técnica agrícola Sara, responsável pelo departamento INCUBADORA (órgão ligado a Secretaria de Agricultura do município), passou algumas orientações e informações como um novo recadastramento para o PNAE e para o PAA, que estará de volta ao município no exercício de 2015. Sara explicou que o PNAE é um Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955, e que contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público),  por meio da transferência de recursos financeiros.

Já o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Segundo a técnica Sara, é um instrumento de política pública instituído pelo artigo 19 da Lei nº. 10.696, de 2 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto nº. 4.772, de 02 de julho de 2003, o qual foi alterado pelo Decreto nº. 5.873, de 15 de agosto de 2006, com o objetivo de garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Em seguida, o vice-prefeito Nildo do Som falou da importância de eventos como o que foi implementado por Adelson e Carlos AMPEU. Porque, além de motivar um fortalecimento da sociedade, possibilita o acesso a informação e o incentivo para que todos passem a lutar pelos seus interesses na forma organizada.

 Yuji Ozawa secretário da Agricultura do município, representando a prefeita Diane Rusciolelli, explicou as razões porque a prefeita não se pôde se fazer presente. Mas, confirmou os laços de apoio que o município estabelece com toda a sociedade, além de falar dos serviços de recuperação das estradas vicinais que estão sendo refeitas, além dos muitos serviços que a Secretaria oferece.       

Alan da AMOVA agradeceu o convite, citou as experiências da AMOVA com as parcerias governamentais e o sucesso alcançado ao longo dos anos de muito trabalho. Falou na necessidade de se acreditar no projeto já executado no distrito em relação ao cadastro feito anteriormente, e as razões do porque ainda não tinham sido atendidos. Alan foi muito enfático ao falar da necessidade de se acreditar e manter o entusiasmo para com o projeto de Casas Populares e que o governo Federal ainda não pode atender a todos porque o PAC 2 atendeu 60 mil casas dentro do seu projeto o que foi absorvido rapidamente em todo o Brasil, e que se aguarda agora, a formação do PAC 3 que deverá abrir mais um grande número de casas para todo o país, e ai sim, Colônia de Una deverá ser atendida.
 Já o Vereador Dilsinho confirmou a parceria com a AMOVA e afirmou sua postura ao que tange a luta necessária para atender toda a cidade de Una/Ba, buscando ajudar sempre os menos favorecidos no município.
Ao final, todos que possuírem DAP foram convidados a participarem de outro Encontro que acontecerá no próximo dia 13/12, no Centro de Convenções da cidade de Ilhéus, a partir das 8hs, indo até às 17hs, com almoço e transporte incluso.             
   











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