Clima/tempo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Una/Ba deve ganhar mais quatro Escolas para a zona Rural em 2015

exemplo de escolas do campo 

exemplo de escolas do campo 

Segundo informações do setor de Convênios do município de Una, cidade localizada no Sul da Bahia, distante 545 km da capital baiana, o município deve ganhar mais quatro (4) importantes Escolas que serão construídas numa parceria com o governo Federal, em áreas da zona Rural da cidade.

A informação vem com base no protocolo realizado no dia de hoje (22/12),  pelo setor de convênios do município, de solicitação de abertura de processo licitatório para construção dessas quatros escolas.

De acordo com o Protocolo licitatório, as escolas serão assim construídas:
- 01 Escola de 01 sala de aula na região de Tote Serrote
- 01 Escola de 01 sala de aula para Vila São João
- 01 Escola de 02 salas de aulas para a Nova Galícia
- 01 Escola de 01 Sala de aula para Lençóis da Praia

Essa parceria com o governo Federal será através do PROJETO ESPAÇO EDUCATIVO RURAL- O presente projeto destina-se à orientação para a construção de escola de um pavimento com 01 e 02 salas de aulas, Espaço Educativo Rural, a ser implantada em assentamentos ou pequenas comunidades rurais nas diversas regiões do Brasil. O Ministério da Educação, através do FNDE presta assistência financeira aos municípios, com caráter suplementar, objetivando a construção e o aparelhamento destas escolas.

O Projeto Espaço Educativo Rural de 01 e 02 Salas de Aulas, tem capacidade de atendimento de até 60 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), e 30 alunos em período integral, e no caso de 02 salas, essa capacidade é dobrada. A proposta básica refere-se a uma edificação simples e racionalizada, atendendo aos critérios básicos para o funcionamento das atividades de ensino e aprendizagem. No Espaço Educativo Rural, o dimensionamento dos ambientes, sempre que possível, as recomendações técnicas do FNDE. 

A técnica construtiva adotada é simples, possibilitando a construção do edifício escolar em qualquer região do Brasil, adotando materiais facilmente encontrados no comércio e não necessitando de mão de obra especializada.      

A prefeita Diane Rusciolelli, falou da importância desses novos equipamentos para a sociedade rural. Especialmente para as crianças que moram nessas localidades contempladas que passarão a ter o ensino e a educação escolar em sua própria área, bem próximo do local de moradia. Diane acrescentou que as localidades beneficiadas foram escolhidas de acordo com as necessidades identificadas pelo corpo técnico da Secretaria de Educação do município, sem haver qualquer tipo de intervenção política. “Num segundo momento, outras localidades também serão atendidas com o mesmo projeto, sempre dentro de um planejamento de ações pré-estabelecidos pelos nossos técnicos e de acordo com a disponibilidade”. Finalizou a prefeita.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário