Responsáveis por mais de 30 mil postos diretos de trabalho, 17 Santas Casas de Misericórdia da Bahia podem fechar em até um ano.
O dado é do presidente da Federação das Santas Casas da Bahia (Fesfba), Maurício Dias. Sem poder relevar quais são as 17 unidades, Dias relatou ao Bahia Notícias que a situação é mais grave em três unidades: Itabuna, Vitória da Conquista e Ilhéus.
Ainda de acordo com ele, as 17 unidades devem algo em torno de R$ 500 milhões e estão com os repasses atrasados. A falência do sistema de atendimento das Santas Casas na Bahia, segundo o presidente, deve-se à forma com que os recursos são repassados.
A saída encontrada pelos provedores das unidades é pedir empréstimos a bancos para pagar os salários e evitar greves. No entanto, a estratégia ajuda a afundar mais ainda as contas.
Atualmente, existem 64 Santas Casas na Bahia, o número, no entanto, deve diminuir para 63 já em janeiro de 2015, já que a unidade de Itabuna irá fechar por conta de uma dívida de mais R$ 12 milhões. (Informações do Bahia Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário