Clima/tempo

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Campanha de Vacinação contra Poliomelite e Multivacinação começa neste sábado (15)



A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde, participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, do Ministério da Saúde, que tem início no próximo sábado (15) e se estende até o dia 31 de agosto. O público-alvo são crianças a partir de seis meses (poliomielite) e menores de cinco anos (multivacinação), totalizando 12 milhões de crianças no Brasil.

A Secretária da Saúde Roberta Barros informa que  a meta mínima a atingir será de 95% de cobertura vacinal, correspondendo a 2.279 crianças com a vacina oral contra a poliomielite, independentemente de ter sido vacinada em outra situação. “A campanha tem como objetivo vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos, mantendo elevadas coberturas vacinais em todos os municípios, evitando a reintrodução do vírus selvagem da poliomelite no país”, explica.

Segundo a Secretária da Saúde, Roberta Barros, não há contraindicações à vacina oral contra a poliomielite. “Os pais devem informar se a criança tem hipersensibilidade a algum componente da vacina, tem imunodeficiência, é portadores do HIV ou tem histórico de reação grave à dose anterior ao profissional de saúde. Nesses casos, um profissional da saúde irá avaliar se a criança deve ou não receber a vacina”, informa Roberta.

O Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) será no dia 15 de agosto, quando as Unidades de Saúde da Família Dr. Edmundo Lopes de Castro, Himério Cavalcante, Talma Cajueiro,  Sócrates I e II disponibilizarão apenas as vacinas da campanha. No povoado do Puxim, a Unidade de Saúde da Família Gentil Rodrigues irá oferecer as vacinas no decorrer da semana.

Esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem casos da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário