Presente na mesa de debates sobre governo eletrônico, no último dia do 2° Congresso Brasileiro dos Detrans, nesta quinta-feira (27), em Salvador, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) apresentou as iniciativas do órgão para reduzir a burocracia e oferecer mais comodidade ao cidadão, utilizando ferramentas digitais.
O aplicativo para smartphones Detran.BA Mobile já ultrapassou a marca de meio milhão de downloads e serve de modelo para outros estados. O portal do órgão na internet, que oferece dez serviços online, está sendo remodelado para ficar mais dinâmico e oferecer um número maior de opções. O sistema eletrônico de atendimento, que hoje dispõe de um totem para a aquisição de placas, irá ganhar novos totens ainda neste semestre, com a oferta de mais serviços.
“O departamento funcionava em regime cartorial e hoje vive o tempo da modernização dos seus processos, em sintonia com os avanços do mundo digital, para facilitar a vida do cidadão. Aqui, no encontro, estamos em contato com empresas de tecnologia, na busca por outras inovações que podem ser implantadas no estado até o final do ano”, relatou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.
Oficinas
Durante o congresso foram realizadas oficinas do Detran-BA sobre o processo de adulteração e clonagem de veículos, voltadas para agentes municipais de trânsito e policiais militares. “Gostei da oficina porque vai nos ajudar a fiscalizar os carros suspeitos que circulam pelas ruas, com um grau maior de conhecimento”, comentou o agente Anderson Clayton Soares, do município de Lauro de Freitas.