Mais de 100 prefeitos participaram, nesta quinta-feira (27), em Vitória da Conquista, da liberação de R$ 110 milhões para prefeituras na Bahia feita pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) (veja aqui). O ato, com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do presidente do fundo, Silvio Pinheiro, serviu para um movimento velado do prefeito de Salvador,
ACM Neto (DEM), virtual candidato a governador em 2018. O chefe do Executivo soteropolitano aproveitou um evento organizado para aliados – Mendonça Filho era líder do DEM na Câmara -, numa cidade controlada por aliados – Herzem Gusmão (PMDB) governa Conquista após 20 anos do PT no poder -, com liberação de recursos feita por aliados – Pinheiro é uma indicação dele para o cargo – para testar a popularidade com potenciais novos apoiadores.
Apesar de negar ser candidato ao governo no próximo ano, o que abreviaria o segundo mandato no Palácio Thomé de Souza, ACM Neto sabe que, em terreno fértil, semear intenções pode ser um trunfo importante na eventual disputa com o virtual candidato à reeleição Rui Costa.
Segundo relatos dos presentes, o prefeito de Salvador surfou bem no momento. Posou para fotos, foi tietado por gestores e pouco foi atingido pelo protesto de estudantes contra Mendonça Filho (veja aqui). Aos poucos, a possível campanha de ACM Neto ganha musculatura. Porém, a troca da Praça Municipal pelo Palácio de Ondina não é feita apenas em atos aliados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário