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sexta-feira, 12 de maio de 2017

Almir Melo fala da Educação em seu governo e comenta deficiências da nova gestão - "A classe estudantil era feliz e não sabia"


Após falar de restruturação financeira e posteriormente das ações e realizações na recuperação do serviço da saúde oferecido na cidade de Canavieiras em entrevista exclusiva para nossa reportagem, o ex-prefeito Almir Melo, expôs o que foi feito na Educação durante o seu último governo para melhorar esse serviço e que já começa a deixar saudades  tamanho é o descaso dessa nova gestão.

Pergunta: Rede Planeta de Comunicação
“Srº Almir Melo, o que foi feito para melhorar o serviço de educação em seu governo passado?

Resposta:
“Recebi a cidade de Canavieiras totalmente depredada e os equipamentos educacionais não foram exceção, sem até as necessidades mais urgentes que um município e sua população estudantil necessita entregue por um governo irresponsável de 12 anos. Só para se ter uma ideia, até o transporte dos universitários estava comprometido.
Sarau na Praça executado pela Secretaria de Cultura com
 a presença de alunos em parceria com a Secretaria de Educação

Nesta área tivemos visíveis avanços nas escolas da sede e do interior do município no meu governo que se encerrou em 2016, não só com a ampliação do número de matrículas – que superou as expectativas –, mas, sobretudo, na qualidade do ensino. Para isso, diversas ações foram empreendidas durante os quatros anos do meu mandato com o objetivo de formular uma nova proposta pedagógica na Rede Municipal de Ensino.

Acolhida aos alunos após as férias

Feira da Ciência na sede e no interior 
Dentre as ações implementadas por mim para a melhoria da gestão, merecem destaque a contratação de profissionais especializados para prestar assessoramento e a capacitação de gestores e professores, após ter realizado um amplo diagnóstico nos corpos docente e discente e nas condições físicas das escolas. Esse trabalho possibilitou conhecer mais ainda a realidade e estabelecer as mudanças necessárias ao novo processo pedagógico.

Celso Antunes na Jornada Pedagógica 
Proporcionar as condições necessárias para a prática do ensino-aprendizagem foi uma das primeiras providências adotadas pela Secretaria da Educação, no sentido de oferecer instalações físicas dignas e confortáveis aos alunos e professores. Paralelamente às ações de organização, em parceria com a Secretaria de Obras, foi criado um programa de recuperação das condições físicas das escolas atuais e a implantação de novas salas de aula.

Seminário para capacitar professores 
Outra evolução que tivemos em meu governo de recuperação do município foi à implantação da inclusão educacional dos alunos com necessidades didáticas especiais, a fim de oferecer o acesso à aprendizagem através das possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece. Para a introdução desse novo conceito, foi realizado um mapeamento prévio do número de alunos com necessidades especiais e, após o diagnóstico, vieram às alterações necessárias, como a reestruturação física das escolas, criando condições de acessibilidade, e a capacitação dos profissionais que passaram a atender a essa demanda.

Os Colégios Osmário Batista e Paulo Freire foram municipalizados 



Já na Educação Infantil, as crianças de zero a cinco anos matriculadas nas escolas do município viveram uma nova e satisfatória realidade. Um feito considerado de grande importância entre muitos outros foi à transformação do Colégio Antônio Carlos Magalhães em escola exclusiva de educação infantil, para atender a crianças dos três aos cinco anos de idade. A educação de crianças também ganhou mais vaga com a ampliação da Creche Vovó Cabocla.

Educação infantil na escola ACM foi um
avanço na educação de Canavieiras 



Nas comunidades do interior, a presença da educação era praticamente inexistente e, em algu- mas localidades, os alunos eram matriculados e estudavam em colégios de outros municípios. Para transformar a realidade perversa de antes, diversas medidas foram adotadas no sentido de manter os alunos estudando o mais próximo de sua comunidade. Os prédios escolares do interior e da sede receberam reforma completa, melhorando as condições de ensino e aprendizagem.
Alunos participam do desfile público 
Merece destaque a promoção de novas atividades educacionais no interior, com a implantação do Ensino Fundamental II no distrito do Puxim e no povoado de Pimenteiras, Cumprindo assim, uma promessa que fiz durante a campanha,  com o objetivo de evitar que os alunos que residem no interior continuassem a  passar horas em viagem se deslocando para as escolas da sede, priorizando, assim, mais tempo para o horário de estudo.

crianças na Creche Vovó Cabocla 
A merenda escolar servida aos alunos era considerada de excelente qualidade pelos técnicos do Fundeb, e nunca foi comparada a ração de animal com está acontecendo  nesse novo governo maluco. Seu cardápio era elaborado considerando a importância de uma alimentação balanceada para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, limitando-se a quantidade de sódio e a oferta de doces  na refeição escolar, no sentido de prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão e aumento do colesterol, entre outras”.
Ensino Fundamental II no Interior 
Tivemos muito trabalho para conquistar a confiança dos professores, mas conseguimos através de uma forte parceria que acabou se findando em benefício do serviço prestado e da comunidade estudantil esquecendo-se da política.
Alunos contam a história da cidade 
Os avanços foram enormes com essas medidas, mas infelizmente estamos  assistido o descontentamento dos estudantis nas redes sócias com os serviços oferecidos por esse novo governo que mudou completamente as diretrizes e o funcionamento do que implantamos. Segundo  o que vejo nas redes sócias de hoje, e até em esquinas, é os estudantes se lamentando da qualidade da merenda, do transporte escolar, da falta de estrutura nas escolas, e, em alguns casos, da mudança do que foi planejado por nosso governo. Um verdadeiro retrocesso”. Finalizou o ex-prefeito.  

Merenda Escolar de qualidade reconhecida pelo MEC

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