Após falar de restruturação financeira e posteriormente das ações
e realizações na recuperação do serviço da saúde oferecido na cidade de
Canavieiras em entrevista exclusiva para nossa reportagem, o ex-prefeito Almir
Melo, expôs o que foi feito na Educação durante o seu último governo para melhorar
esse serviço e que já começa a deixar saudades tamanho é o descaso dessa nova gestão.
Pergunta: Rede Planeta de Comunicação
“Srº Almir Melo, o que foi feito para melhorar o serviço de
educação em seu governo passado?
Resposta:
“Recebi a cidade de Canavieiras totalmente depredada e os
equipamentos educacionais não foram exceção, sem até as necessidades mais
urgentes que um município e sua população estudantil necessita entregue por um
governo irresponsável de 12 anos. Só para se ter uma ideia, até o transporte
dos universitários estava comprometido.
Sarau na Praça executado pela Secretaria de Cultura com a presença de alunos em parceria com a Secretaria de Educação |
Nesta área tivemos visíveis avanços nas escolas da sede e do
interior do município no meu governo que se encerrou em 2016, não só com a
ampliação do número de matrículas – que superou as expectativas –, mas,
sobretudo, na qualidade do ensino. Para isso, diversas ações foram empreendidas
durante os quatros anos do meu mandato com o objetivo de formular uma nova
proposta pedagógica na Rede Municipal de Ensino.
Acolhida aos alunos após as férias |
Feira da Ciência na sede e no interior |
Dentre as ações
implementadas por mim para a melhoria da gestão, merecem destaque a contratação
de profissionais especializados para prestar assessoramento e a capacitação de
gestores e professores, após ter realizado um amplo diagnóstico nos corpos
docente e discente e nas condições físicas das escolas. Esse trabalho possibilitou
conhecer mais ainda a realidade e estabelecer as mudanças necessárias ao novo
processo pedagógico.
Celso Antunes na Jornada Pedagógica |
Proporcionar as
condições necessárias para a prática do ensino-aprendizagem foi uma das
primeiras providências adotadas pela Secretaria da Educação, no sentido de
oferecer instalações físicas dignas e confortáveis aos alunos e professores.
Paralelamente às ações de organização, em parceria com a Secretaria de Obras,
foi criado um programa de recuperação das condições físicas das escolas atuais
e a implantação de novas salas de aula.
Seminário para capacitar professores |
Outra evolução que
tivemos em meu governo de recuperação do município foi à implantação da
inclusão educacional dos alunos com necessidades didáticas especiais, a fim de
oferecer o acesso à aprendizagem através das possibilidades de desenvolvimento
que a escolarização oferece. Para a introdução desse novo conceito, foi
realizado um mapeamento prévio do número de alunos com necessidades especiais
e, após o diagnóstico, vieram às alterações necessárias, como a reestruturação
física das escolas, criando condições de acessibilidade, e a capacitação dos
profissionais que passaram a atender a essa demanda.
Os Colégios Osmário Batista e Paulo Freire foram municipalizados |
Já na Educação
Infantil, as crianças de zero a cinco anos matriculadas nas escolas do
município viveram uma nova e satisfatória realidade. Um feito considerado de
grande importância entre muitos outros foi à transformação do Colégio Antônio
Carlos Magalhães em escola exclusiva de educação infantil, para atender a crianças
dos três aos cinco anos de idade. A educação de crianças também ganhou mais vaga
com a ampliação da Creche Vovó Cabocla.
Educação infantil na escola ACM foi um avanço na educação de Canavieiras |
Nas comunidades do interior, a presença da educação era praticamente
inexistente e, em algu- mas localidades, os alunos eram matriculados e
estudavam em colégios de outros municípios. Para transformar a realidade perversa
de antes, diversas medidas foram adotadas no sentido de manter os alunos
estudando o mais próximo de sua comunidade. Os prédios escolares do interior e
da sede receberam reforma completa, melhorando as condições de ensino e
aprendizagem.
Alunos participam do desfile público |
Merece destaque a
promoção de novas atividades educacionais no interior, com a implantação do
Ensino Fundamental II no distrito do Puxim e no povoado de Pimenteiras,
Cumprindo assim, uma promessa que fiz durante a campanha, com o objetivo de evitar que os alunos que
residem no interior continuassem a
passar horas em viagem se deslocando para as escolas da sede,
priorizando, assim, mais tempo para o horário de estudo.
crianças na Creche Vovó Cabocla |
A merenda escolar
servida aos alunos era considerada de excelente qualidade pelos técnicos do
Fundeb, e nunca foi comparada a ração de animal com está acontecendo nesse novo governo maluco. Seu cardápio era
elaborado considerando a importância de uma alimentação balanceada para o
desenvolvimento das crianças e adolescentes, limitando-se a quantidade de sódio
e a oferta de doces na refeição escolar,
no sentido de prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes,
obesidade, hipertensão e aumento do colesterol, entre outras”.
Ensino Fundamental II no Interior |
Tivemos muito trabalho para conquistar a confiança dos
professores, mas conseguimos através de uma forte parceria que acabou se
findando em benefício do serviço prestado e da comunidade estudantil esquecendo-se
da política.
Alunos contam a história da cidade |
Os avanços foram enormes com essas medidas, mas infelizmente
estamos assistido o descontentamento dos
estudantis nas redes sócias com os serviços oferecidos por esse novo governo
que mudou completamente as diretrizes e o funcionamento do que implantamos. Segundo
o que vejo nas redes sócias de hoje, e
até em esquinas, é os estudantes se lamentando da qualidade da merenda, do transporte
escolar, da falta de estrutura nas escolas, e, em alguns casos, da mudança do que
foi planejado por nosso governo. Um verdadeiro retrocesso”. Finalizou o
ex-prefeito.
Merenda Escolar de qualidade reconhecida pelo MEC |
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