O segundo trecho da via marginal da Avenida Paralela que foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (25) atenderá principalmente os ônibus que circulam no local, que deixarão a via principal. O novo trecho, entre o Shopping Paralela e a FTC, tem 600 metros de comprimento por 10,4 metros de largura, que somado à primeira etapa, totaliza 2,5 quilômetros. Segundo Neto fará “integração plena entre a região de Pituaçu e o Bairro da Paz” e permitirá o trânsito de coletivos “de maneira expressa pela marginal”.
Os ônibus que saem da Avenida Pinto de Aguiar poderão acessar a Paralela mais diretamente e os condutores que saem do viaduto da Avenida Orlando Gomes podem permanecer na via, com acesso ao viaduto de retorno sentido Centro. Ao todo, 32 linhas passarão pela mudança de trajeto. Ainda de acordo com o prefeito, as obras receberam investimentos que somam quase R$ 3,5 milhões, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura, o shopping e a FTC. “A Paralela passa por outra perspectiva, com o Metrô funcionando, em breve os novos viadutos estão funcionando. Então essa avenida que era um maior gargalo de trânsito de Salvador passa a ter um padrão de mobilidade que oferece muito mais conforto”, afirma Neto.
A primeira etapa da obra, realizada em parceria com o shopping e com o Colégio Villa, custou R$ 10 milhões, e incluiu um pontilhão com 90 metros de comprimento e três faixas, além de passeio com pista tátil. O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, aponta triplo benefício com a entrega da obra: maior fluidez para os veículos na via principal; maior rapidez para o sistema de transporte público, que usará a marginal; e maior proximidade dos pontos de ônibus das localidades que margeiam a Paralela, fazendo com que os usuários tenham que caminhar menos. “Nessa área especificamente , tivemos que rebaixar todo o talude que aqui tinha, para que desse inclinação para o transporte público vir até aqui – ele não conseguia vir, porque a inclinação era muito alta e os ônibus não subiam”, explica Mota. Segundo o secretário, a via marginal deverá ser estendida até o Aeroporto. “Há cerca de seis meses, também entregamos um trecho que liga ao quilômetro 17. A ideia, no futuro, é que esse trecho que vai até o Bairro da Paz chegue junto ao quilômetro 17 e de lá chegue até o aeroporto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário