Clima/tempo

terça-feira, 31 de julho de 2018

Perseguição política pode decretar o fim da Quadrilha Junina Travação de Canavieiras considerada uma das maiores Quadrilhas juninas do mundo

Nem processo de destruição dos valores que elevam a cidade Canavieirense no mundo, o atual governo do prefeito Dr Almeida (hoje, com menos de dois anos já repudiado por toda a sociedade), vem, através da perseguição, fazendo de tudo para decretar o fim de uma das maiores e conhecidas Quadrilhas Juninas do Mundo (a famosa Quadrilha Junina Travação), afirma sua fundadora Dúda Ribeiro numa postagem em Redes Sociais. Veja Abaixo:

Em sua Nota Pública exposta no wattsApp, Dudinha afirma que está sendo perseguida porque não atendeu as exigências políticas estabelecidas pelo Imperador Almeida (como está sendo chamado pelo povo) que proibiu da artista renomada e conceituada em toda a regão de agradecer, ou até mesmo citar o nome do ex-prefeito Almir Melo (benfeitor da da travação há 22 anos) beneficiando a cultura da cidade e região com esse fenômeno que é a travação. Dudinha afirma em sua Nota que tem caráter e jamais iria se prestar a um papel desses. 

Segunda a cantora, a perseguição do imperador que asiste desesperado seu império desmoronar com a revolta do povo e a chagada do fim do seu mandato que se a próxima, culminou na demissão sumária  do seu esposo que prestava um serviço de excelência ao governo municipal numa clara ação de perseguição do prefeito imperador que veio para destruir os valores morais da cidade com ações como essas. 



 Vale lembrar que a quadrilha travação é patrimônio do município, beneficiando centenas de jovens da cidade na interação com laços culturais da região numa verdadeira explosão de alegria da população canavieirense, e os jovens da cidade já começam a se manifestar nas redes sociais repudiando a ação do imperador e manifestando apoio a produtora Dúda Ribeiro.    

Bahia arranca um empato num final de partida dramático

Em jogo que fechou a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia empatou em 2 a 2 com o Atlético-MG na noite desta segunda-feira (30), na Arena Fonte Nova. Não faltou emoção no jogo. O Galo saiu na frente com Matheus Galdezani e o empate só veio aos 38 do segundo tempo, com Gilberto. Aos 46, Ricardo Oliveira colocou o alvinegro na liderança, mas o Bahia empatou com Régis no último lance.


O resultado de igualdade colocou o Esquadrão de Aço fora do Z-4, com 17 pontos. A equipe volta a jogar na próxima quinta-feira (2), contra o Palmeiras, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil.

O JOGO

O Bahia começou o jogo atacando o Atlético-MG e logo no primeiro minuto a equipe tricolor pediu pênalti após uma queda de Marco Antônio na grande área. A arbitragem, porém, mandou o lance seguir.

Galdezani marca para o Galo

A resposta do Galo foi com bola na rede. Aos quatro minutos, Patric avançou pela direita e cruzou para Ricardo Oliveira, mas Grolli cortou parcialmente dentro da area. Na sobra, Chará ajeitou a bola para Matheus Galdezani, que bateu para o gol e saiu para comemorar o primeiro tento da partida.

Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, a bola sobrou com Léo, que bateu firme de fora da área para grande defesa do goleiro Victor. Cinco minutos depois, após boa troca de passes do Atlético-MG, Luan bateu cruzado e a bola desviou para escanteio.

Forte na presença ofensiva, o Bahia seguia tentando o empate. Com 22 de jogo, após levantamento na área, Vinícius cabeceou sem pretensão, mas exigiu agilidade e atenção do goleiro Victor para segurar a bola. Aos 35, após tabela entre Bruno e Elton, o lateral-direito cruzou e Edigar Junio cabeceou muito perto do gol.

Aos 43, mais um ataque do Bahia, após jogada de Marco Antônio na esquerda, a bola ficou nos pés de Edigar Junio, que finalizou em cima da defesa alvinegra. No fim do primeiro tempo, em jogada do ataque do Galo, Chará tocou para Galdezani na entrada da área e o volante finalizou por cima. 

Segundo tempo
O Bahia seguiu ofensivo para conseguir empatar o jogo. No primeiro minuto, depois de jogada no lado direito do ataque, Marco Antônio finalizou da entrada da área, mas a bola foi bloqueada pela defesa do Atlético-MG. Aos 15 minutos, Vinícius cobrou escanteio e Tiago cabeceou muito próximo da meta.

Na sequência, o zagueiro tricolor cortou errado um cruzamento e quase marcou contra. Anderon estava atento e mandou a bola para a linha de fundo. Aos 20 minutos, um lance chamou a atenção. Poucos segundos após entrar no lugar de Vinícius, o meia Régis simulou uma falta dentro da área e foi punido com o cartão amarelo.

Aos 32 minutos, a torcida e a equipe tricolor voltaram a pedir por uma penalidade máxima depois da bola bater no braço de Iago Maidana dentro da área. Wilton Pereira Sampaio não considerou uma infração.

Gilberto empata o jogo

Depois de muita pressão, o Tricolor chegou ao empate. Régis cobrou falta rápida para Gilberto, que estava em posição de impedimento. De fora da área, o atacante mandou uma bomba de fora da área e venceu o goleiro Victor.

Gols no fim

Emoção no fim do jogo. Aos 46 minutos, depois de jogada individual de Chará, Ricardo Oliveira ficou livre e tocou para o gol. Quando todos já contavam com o triunfo do Galo, Régis aproveitou uma cobrança de lateral, mandou uma bomba na entrada da área e balançou a rede.

FICHA TÉCNICA
Bahia 2 x 2  Atlético-MG
Campeonato Brasileiro - 16ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 30/07/2018 (Segunda-feira)
Horário: 20h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de Goiás)
Adicionais: Breno Veira Souza e Bruno Rezende Silva (ambos de Goiás)
Cartões amarelos: Bruno, Vinícius, Grolli, Régis (Bahia) / Patric, Victor (Atlético-MG) 
Gols: Matheus Galdezani e Ricardo Oliveira (Atlético-MG) / Gilberto e Régis (Bahia)

Bahia: Anderson; Bruno, Grolli, Tiago e Léo; Elton e Gregore; Marco Antônio (Mena), Vinícius (Régis) e Edigar Junio (Élber); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

Atlético-MG: Victor; Patric, Gabriel, Iago Maidana e Juninho; José Welison, Elias e Matheus Galdezani (Cazares); Luan (Terans), Chará, e Ricardo Oliveira.Técnico: Thiago Larghi

Centenas de fiéis participam da 9ª Marcha Para Jesus de Itacaré

Um grande momento de louvor, de orações, adoração e de muita fé. Assim foi a 9ª Marcha pra Jesus de Itacaré, um evento que reuniu centenas de fiéis de toda a região. A realização foi da Prefeitura Municipal e da Ordem dos Ministros Evangélicos de Itacaré(Omedi).


A Marcha Pra Jesus começou na noite de sexta-feira, na Praça São Miguel, num momento de louvores e de muitas pregações exaltando o nome do Senhor. O encerramento das atividades da noite foi com a banda Rogério D Lucca, com o reggae gospel.

Já no sábado o evento começou às 16 horas com a inauguração da Praça da Bíblia, antiga Praça da Bandeira, que foi recuperada e colocado um monumento com passagens bíblicas. 

A inauguração foi feita pelo prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que ressaltou a importância da bíblia como livro sagrado que traz mensagens de fé, de esperança, de amor e de união de todos os povos. Ele ressaltou que a praça não será um espaço apenas para os evangélicos, mas para todos os itacareenses e turistas.

Lúcia Rocha, Tonha e Edylene Ferreira 'disputam' vice em chapa de Zé Ronaldo

Depois de haver o entendimento sobre a presença de Irmão Lázaro (PSC) como candidato ao Senado na chapa de Zé Ronaldo (DEM), a oposição ao governador Rui Costa (PT) busca agora chegar a um consenso sobre o nome para ocupar a vaga de vice na majoritária do grupo. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, é uniforme a ideia de ter uma mulher no posto e três nomes aparecem como mais fortes na disputa: a vereadora de Vitória da Conquista, Lúcia Rocha (DEM), a ex-prefeita de Candeias, Tonha Magalhães (DEM), e a presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), Edylene Ferreira (PV).


A iniciativa de garantir a presença de uma mulher na chapa parte também de uma reação à exclusão da senadora Lídice da Mata (PSB) na majoritária de Rui Costa. Chegaram a ser cogitados nomes como Taíssa Gama e Irma Lemos, ambas do PTB, porém acabaram descartadas ao longo do processo. Taíssa deve ser candidata a deputada estadual, enquanto a vice-prefeita de Vitória da Conquista não se desincompatibilizou do cargo de secretária, o que a tornou inviável para as urnas em 2018.

Com o afunilamento do processo – a convenção que deve confirmar a chapa acontece na próxima sexta-feira (3) -, o grupo de partidos aliados a Zé Ronaldo precisa selar a chapa completa nos próximos dias. A expectativa é que nesta terça-feira (31) haja o acordo para apresentar quem deve ser vice ao lado do democrata.

Servidores da Saúde de Canavieiras afirmam em redes sociais que estão sendo coagidos a aceitarem a Cooperativa que o prefeito quer empurrar garganta abaixo do povo

Vários servidores públicos da saúde de Canavieiras, estão espalhando através da rede social Wattsap que, através de reuniões gravadas, estão sendo obrigados a aderirem ao sistema de Cooperativa que o prefeito Drº Almeida quer empurra na administração pública local.

Esse mesmo sistema de cooperativa está sendo alvo de investigação de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, beneficiamento ilícito e crime de peculato pelo Ministério Público na vizinha cidade de Una envolvendo o nome até de deputada do Estado.

Ainda segundo a informação que se espalha pelo Zapp, os servidores, na hora de dar sua opinião são filmados com o objetivo de serem identificados e sofrerem posterior retaliações.

Vale lembrar que tal ação denunciada pelos próprios servidores no Zapp, se confirmada, trata-se de uma ação criminosa eque pode ser facilmente denunciada ao Ministério Público. 

Políticos usam cota parlamentar em contratos com doadores de campanha

Nas últimas eleições antes da proibição do financiamento empresarial de campanhas, 92 deputados e senadores receberam doações de pessoas físicas ou jurídicas que foram contratadas pelos mesmos parlamentares depois que eles foram eleitos. De acordo com levantamento da organização não governamental Dados.org, disponível até terça-feira (24) na plataforma Datascópio, os três congressistas que pagaram os maiores valores a doadores de campanha tiveram essas empresas e pessoas como os principais fornecedores de serviços a seus gabinetes.
O instrumento denominado Cruza Doadores tem o objetivo de averiguar quais parlamentares contrataram, durante o mandato, as mesmas empresas das quais receberam doações durante a campanha anterior. Para a pesquisa, foram consideradas quantias doadas durante a campanha de 2014 para deputado federal e senador. As contratações dizem respeito a valores efetivamente pagos durante os anos de mandato, após a posse dos parlamentares.
Professora de direito eleitoral e procuradora da República, Silvana Batini destacou que, embora não seja irregular, a conduta pode causar desconfianças no critério de contratação dos fornecedores. “O rastreamento direto disso hoje [com o fim do financiamento empresarial] está muito mais difícil. Então, por esse aspecto, se houver esses eventuais conflitos de interesses entre doadores e beneficiários, eles vão ficar mais difíceis de ser rastreados. Essa é a desvantagem”, disse, lembrando que a doação de empresas foi proibida a partir das eleições de 2016.
Senador Acir Gurgac - Marcelo Camargo
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) é o primeiro da lista. Ele recebeu R$ 10.834 do advogado Gilberto Piselo do Nascimento, que já era fornecedor do parlamentar desde as eleições de 2010. Ao todo, segundo a plataforma, Gilberto Piselo, que em 2014 foi eleito como suplente de Gurgacz, recebeu R$ 392.953 pelo aluguel de uma sala comercial em Ji-Paraná, segunda maior cidade de Rondônia. 

Deputado Weliton Prado - Valter
 Campanato
Já o deputado Weliton Prado (PROS-MG) contratou a Sempre Editora após ter recebido doações da empresa. Nesse caso, porém, o financiamento para a campanha supera os valores que a editora recebeu pelas relações comerciais com o gabinete do parlamentar. A doação foi de R$ 416.212, e o contrato resultou em um pagamento total de R$ 223.850 até agora. Baseada em Minas Gerais, a editora também foi fornecedora de outros dez parlamentares do estado.

Deputado João Arruda - Gustavo Lima
Em terceiro lugar, vem o deputado João Arruda (MDB-PR). Durante a campanha, a empresa Cotrans Locação de Veículos LTDA doou para ele, em 2014, R$ 15.188. Depois, a empresa de locação recebeu do deputado R$ 102.200, em uma conta que leva em consideração os pagamentos mensais desde o período da posse.

O senador Acir Gurgacz disse que os pagamentos ao seu suplente se referem ao aluguel de seu escritório político em Ji-Paraná. Segundo a assessoria do senador, o valor mensal era de R$ 5 mil até o ano passado, quando o preço foi reajustado, o que é “compatível e até inferior ao preço de mercado”. Já a doação foi feita em valor estimado, referente aos serviços de Gilberto Piselo do Nascimento como advogado, que assinou a prestação de contas da campanha do parlamentar em 2014.

“Todas essas negociações e a prestação do serviço na campanha eleitoral foram realizadas de forma legal e transparente”, informou o senador. À Agência Brasil, o suplente de Gurgacz, Gilberto Piselo, disse que o imóvel tem dois andares, salas e auditório e que os valores do aluguel ficaram congelados durante cinco anos. Segundo ele, a suplência não tem relação com o aluguel da sala comercial.
“É óbvio que [essa doação] está figurando no topo da lista do ranking porque eu fiz doação em um valor estimado de R$ 10 mil, e como recebo aluguel, é óbvio que ia dar [que recebi mais do que doei]. Um fato não tem nenhuma correlação com o outro. Nem fiz a doação esperando receber qualquer barganha, nem aluguei o prédio porque fiz alguma doação. Se este ano eu não doar nenhum centavo em valores estimados, por exemplo, o meu nome vai estar fora desse ranking”, afirmou.
A assessoria do deputado Weliton Prado não respondeu aos questionamentos até o fechamento da reportagem. Contratada por ele e outros parlamentares mineiros, a empresa Sempre Editora não retornou às ligações da Agência Brasil.

Com informação Agência Brasil Notícias 




CONDEMA aprova projeto de recuperação da Bacia Hídrica do Rio Iguapé em Ilhéus

Os recursos hídricos são considerados bem comuns e, por isso, devem ser geridos de forma integrada. Em Ilhéus, Sul da Bahia, está localizada a Bacia Hidrográfica do Rio Iguape, na zona norte do município, responsável pelo abastecimento de água para cerca de 70 por cento da população. Estudos apontam que o uso irregular da água, o crescimento urbano desordenado e a construção de barragens sem as devidas autorizações são os principais agravantes. Na última semana, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) aprovou por unanimidade, o projeto de recuperação da bacia.

Na oportunidade, o diretor executivo da Florar, empresa de conservação e sustentabilidade, Volney Fernandes, apresentou um projeto de implantação do Programa de Serviços Ambientais. Ele explicou que a proposta tem como objetivo recuperar, conservar e preservar a extensão de escoamento do rio que se encontra em situação de vulnerabilidade ambiental. “Trata-se de uma iniciativa estratégica de gestão visando proporcionar o restabelecimento do fluxo hídrico dos mananciais no município de Ilhéus, com ações permanentes que promovam o uso sustentável dos recursos naturais”, ressaltou. 

Enfim chapa para o senado de José Ronaldo é montada com o irmão Lázaro

Finalmente chegou ao fim a celeuma em torno da indicação do deputado federal Irmão Lázaro (PSC) para compor a chapa com José Ronaldo (DEM) como candidato ao Senado. O parlamentar cantor venceu a queda de braço com Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), também candidato ao posto e que tentava alijar Lázaro do processo. Para além da vitória interna no grupo, o deputado do PSC pode também quebrar outro paradigma: ser eleito para o Senado estando fora da chapa do governador eleito – admitamos que Rui Costa (PT) é franco favorito.
 
Jutahy Magalhães júnior - José Ronaldo - Irmão Lázaro
As negociações para que Jutahy “aceitasse” Lázaro na chapa não foram isoladas no contexto local. O apoio do DEM à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República foi o empurrãozinho necessário para que o poder de veto do tucano fosse extinto. Há algum tempo se sabe que Lázaro é o mais competitivo candidato colocado no grupo e, segundo comentários de bastidores, chegaria a superar o favoritismo do ex-governador Jaques Wagner (PT) em alguns municípios.

Jutahy é um deputado em fim de carreira, como anúncio do próprio parlamentar, e tinha receio de terminar a disputa pelo Senado como quarto colocado – atrás dos dois nomes da chapa do governador, Jaques Wagner e Angelo Coronel (PSD), e do próprio Lázaro. Depois de muitas idas e vindas foi “obrigado” a aceitar a presença do cantor na chapa, mesmo sabendo que corre sérios riscos de pendurar as chuteiras de uma das mais tradicionais famílias políticas da Bahia sem êxito eleitoral.

Parlamentar desde a Constituinte de 1988, o tucano tem serviços prestados à Bahia. Essa posição é inegável. Entretanto manteve as sucessivas eleições mesmo sem ter expressividade na imprensa ou sem participar ativamente das discussões políticas da Bahia. Chegou a ser ministro do ex-presidente Itamar Franco e construiu a vida mais em Brasília do que na Bahia, ao longo de mais de 30 anos no Congresso Nacional. Agora, às vésperas de uma eleição majoritária da qual nunca participou como ator, recuperar o tempo perdido pode ser tarde demais.

Lázaro enfrenta certo favoritismo por acumular também o papel de ídolo musical, da cena evangélica e com certo quê de “outsider”. Ao incorporar um espírito de candidato competitivo, pode incorrer no erro do clima de “já ganhou”. O mesmo mal que pode alcançar nomes como Jaques Wagner e Angelo Coronel, este último o grande adversário a ser batido pelo deputado do PSC.

Caso consiga se manter na crista da onda, como sugerem os bastidores políticos, Lázaro tem tudo para ser o segundo senador da Bahia nas eleições de 2018, atrás apenas de um ex-governador cujo cacife eleitoral foi comprovado nas últimas três disputas majoritárias da Bahia. Se surfar corretamente, o deputado-cantor pode confirmar o pesadelo de Jutahy e colocar o tucano para encerrar a carreira de maneira ainda mais melancólica do que a desejada.



segunda-feira, 30 de julho de 2018

Canavieiras pode perder cerca de R$ 3 milhões para o turismo destinados pelo ex-prefeito Almir Melo e seus pares caso o governo atual não tome as devidas providências ate 31/08

 R$ 3 milhões em recursos federais conseguidos pelo ex-prefeito Almir Melo através do deputado Federal Lúcio Vieira Lima estão disponíveis para a cidade de Canavieiras, com o objetivo de fomentar e alavancar o turismo local, contribuindo assim, para gerar desenvolvimento autossustentável e criar empregos na cidade de Canavieiras. 

De acordo com as informações, são mais de R$ 300 mil para a construção do projeto "Caminho da Paz" idealizado pelo então prefeito da época Almir Melo que visa criar um atrativo diferenciado para acidade, principalmente no período da Semana Santa, e na geração de emprego e fomentação do turismo local. R$ 2.5 milhões para terminar o projeto "Orla da Praia", outra ação do prefeito Almir Melo da época que visa também favorecer o turismo e geração de emprego e renda, e mais de R$ 200 mil para a realização do projeto "Passarela do Robalo", uma especie de passarela do álcool existente em Porto Seguro que é famosa em todo o mundo, e que teria também, como objetivo gerar emprego e renda para a população. 


Todavia, o município pode ser penalizado face a situação caótica administrativa imperada pelo gestor Roberto Almeida que deixou o CAUC - Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias ficar irregular não conseguindo transpor as Certidões de quitações exigidas pela Lei. 

Segundo o vereador Cleonildo Tibúrcio, um dos que muito lutou na época para que o município fosse beneficiado com esses recursos pensando justamente na geração de emprego e renda para o município, é um absurdo que Canavieiras seja penalizada com a perda desse recurso, pois, isso significa um retrocesso esmagador no desenvolvimento da cidade dizendo exatamente o contrário do que prega o governo Ser Humano. "Temos que ter muito cuidado na hora de exercer o direito de voto. É preciso pensar muito e ponderar não com o coração, mas, sobretudo, com a razão na hora de eleger nossos representantes. O voto errado do povo pode gerar um retrocesso no tempo do desenvolvimento, principalmente para cidades pequenas, e é exatamente isso que estamos assistindo acontecer em Canavieiras." Disse o vereador. 

Em menos de 24 horas, Polícia Militar prende três traficantes e apreende grande quantidade de drogas no Vilela

A Polícia Militar, por intermédio da PETO 70 – Pelotão de Emprego Tático e Operacional da 70 CIPM, conseguiu no intervalo de 24 horas tirar três traficantes de circulação no bairro Teotônio Vilela, zona oeste de Ilhéus .


No sábado (28) a guarnição prendeu dois traficantes, um deles identificado como Magdiel Meneses foram encontrados uma pedra de 78 gramas de cocaína, além de 85 pinos cheios da mesma droga, uma balança de precisão, sacos de embalagem, R$ 82 reais em espécie, e um revólver.

Já na tarde do mesmo sábado, a mesma guarnição composta pelos soldados Valdir, Matheus, Neves, e Everaldo Brandão tiraram de circulação o meliante identificado como Yan Levi Ferreira dos Santos. Com ele fora apreendidos drogas e um revólver 38 com sete munições intactas.

Já na tarde deste domingo, a guarnição Delta prendeu em flagrante Silvio Santana Santos. Com ele foram encontrados 775 gramas de maconha prensada, 36 trouxinhas embaladas para venda e 120 reais em espécie.
Todo o material apreendido, juntamente com os meliantes, foram apresentados na 7ª Coopin.

Toffoli ganha R$ 100 mil de mesada, diz site

A edição desta semana da revista digital Crusoé afirma que o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebe uma mesada de R$ 100 mil de sua mulher, a advogada Roberta Maria Rangel. Os repasses, segundo a reportagem, saem de uma conta de Roberta no banco Itaú com destino a outra mantida em nome do casal no banco Mercantil do Brasil.


Os repasses, de acordo com a publicação, foram realizados ao menos desde 2015 e somam R$ 4,5 milhões. Dos R$ 100 mil mensais depositados pela mulher de Toffoli, diz a revista, metade (R$ 50 mil) é transferida para a ex-mulher do ministro, Mônica Ortega, e o restante é utilizado para custear suas despesas pessoais. Ainda segundo a reportagem, a conta é operada por um funcionário do gabinete de Toffoli.

A revista revela que, em 2015, a área técnica do Mercantil encontrou indícios de lavagem de dinheiro nas transações efetuadas na conta do ministro, mas a diretoria do banco ordenou que as informações não fossem encaminhadas para o Coaf, órgão de inteligência financeira do Brasil. Todos os bancos são obrigados a comunicar ao Coaf transações suspeitas de lavagem de dinheiro. O ministro Dias Toffoli não se manifestou sobre o caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Ministros descartam possibilidade de liberdade a Lula em 2018, diz coluna

A discussão em torno de uma eventual concessão de prisão domiciliar para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito com que até os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que são favoráveis à medida a desconsiderem. O entrave se deu na própria equipe de defesa do petista, que entrou com o pedido no STF e depois retirou.


Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, os magistrados se veem sem saída porque se a decisão for tomada antes da eleição, vão dizer que foi uma manobra para garantir a participação de Lula no pleito. Mas se o regime de prisão for definido depois da disputa eleitoral, eles serão acusados de ter feito exatamente o contrário.

Além disso, de acordo com a publicação, os ministros acreditam que a decisão do juiz federal Rogerio Favreto, que mandou soltar Lula durante seu plantão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), vá repercutir mal no STJ. A corte vai analisar um recurso especial do petista. Sendo assim, os magistrados do STF acreditam que o caso "precisa decantar", podendo voltar a ser discutido em meados de 2019.

Convenção estadual do Partido Verde oficializa apoio a Zé Ronaldo e Jutahy Magalhães

O Partido Verde baiano realizou sua Convenção Eleitoral neste domingo (29) e oficializou o apoio a candidatura do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM) ao governo do estado e a candidatura de Jutahy Magalhães (PSDB) ao Senado Federal na chapa de oposição. 


O evento no Centro Cultural da Câmara Municipal em Salvador contou com a presença de Ronaldo, Jutahy e do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM). O atual Ministro do Meio Ambiente e ex-deputado Federal baiano Edson Duarte também participou da cerimônia. 

“A presença forte de representantes do interior e dos pré candidatos mostra que mesmo depois de um processo de desconstrução que durou dois anos, em dois meses conseguimos reconstruir o PV e apresentar candidaturas competitivas para retomar mandatos nas casas legislativas”, declarou Ivanilson Gomes, presidente do PV que também é pré-candidato a Deputado Federal.

Para Edson Duarte, “a eleição de parlamentares comprometidos com a agenda verde da sustentabilidade é essencial para não permitirmos retrocessos, além de acelerar o pais no caminho do desenvolvimento sustentável”.

Entre os candidatos aprovados estão além do ex-secretario da Cidade Sustentável de Salvador e atual presidente do PV Baiano Ivanilson Gomes, os ex-deputados federais Edgard Mao Branca e Sergio Carneiro, o conselheiro da OAB Waldir Santos, o forrozeiro Targino Gondin. Para deputado estadual a lista tem nomes como os vereadores de Salvador Sabá, Paulo Magalhaes Jr, a vereadora de Serrinha Edylene Ferreira, a advogada Andrea Marques conselheira da OAB.

PSOL confirma Marcos Mendes como candidato ao governo da Bahia

O PSOL confirmou na manhã deste domingo (29) Marcos Mendes como candidato da legenda ao governo do estado nas eleições de outubro. Em convenção do partido realizada na Universidade Federal da Bahia (Ufba), o geólogo foi escolhido pela terceira vez para disputar o Palácio de Ondina. 


Além de Mendes, a chapa majoritária psolista foi formada pelo professor Fábio Nogueira e a ialorixá Bernadete Souza como candidatos ao Senado. A candidata a vice-governadora na chapa é a integrante do Movimento dos Sem Teto da Bahia (MSTB) Mira Alves, conhecida como Dona Mira.

Vitória é goleado e demite treinador

A goleada sofrida para o Atlético-PR neste domingo (29) custou o emprego do técnico Vagner Mancini no Vitória. Depois de uma reunião realizada entre integrantes do departamento de futebol e a cúpula do clube, foi decidida a demissão do treinador, que tinha contrato com o Rubro-Negro até o fim deste ano. Mancini estava em sua quarta
passagem no Barradão, assumindo a equipe em 25 de julho de 2017 e conseguiu salvar o time do rebaixamento para a Série B na última temporada. Ele é o treinador que mais dirigiu o Vitória na história. Foram 215 jogos, com 90 triunfos, 49 empates e 76 derrotas. Em 2018, ele esteve à frente da equipe 40 vezes e acumula 18 vitórias, oito empates e 14 derrotas. O BN não computou os jogos que Mancini esteve suspenso.

sábado, 28 de julho de 2018

Prefeito de Canavieiras inicia movimento para não apoiar a deputada Ângela Sousa

O prefeito da cidade de Canavieiras Drº Almeida (Sul da Bahia),  vem divulgando em suas redes sociais, uma possível parceria com o deputado Estadual Jânio Natal (PRP), quando o deputado anuncia a realização da construção que ligará Canavieiras à Belmonte, completando assim, a cobertura da BA-001 em todo o litoral baiano.

Inclusive, o deputado Jânio Natal esteve visitando o prefeito em Canavieiras meses atrás, quando Almeida fez questão de desfilar ao lado do deputado por todo o município.

Essa ação do prefeito de Canaveiras promete criar um fato que vai mexer com a política. Sobretudo porque,  Almeida já tem um acordo firmado com  deputada Ângela Sousa (PSD) que domina parte do grupo político do prefeito através da força do presidente da Câmara Nilton Mãozinha e do secretário de administração municipal, o empresário Edmo Nascimento.

Como Almeida já vem preparando o campo para impor o nome de Jânio Natal ao grupo, o governo de Canavieiras deve rachar ao meio, e provavelmente deva acontecer um rompimento nas relações do prefeito com o presidente da Câmara e o secretário de administração, coisa que já não anda nada bem.   

Segundo informações não oficiais, o prefeito não viu quase nenhum benefício para o seu governo nessa parceria com a deputada, que, ao longo desse mandato, só conseguiu para o município (3) Ambulâncias, e que o prefeito sempre comenta essa inércia de benefícios da deputada para Canavieiras, e que venhamos e convenhamos, o prefeito está certo ao afirmar que isso é muito pouco para a grandeza do poder da deputada junto ao governo do Estado.

Veja abaixo vídeo de comentários da população canavieirense desacreditada do governo do prefeito:

  

Golpe aplicado via WhatsApp promete internet grátis e espalha vírus


A startup de segurança PSafe alertou na sexta-feira (27) para um novo golpe via WhatsApp.

Um anúncio oferece até 20 GB de internet gratuita por até 60 dias para usuários de qualquer operadora de telefonia móvel no Brasil.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página falsa, que apresenta um número fictício de quantidade de pacotes grátis disponíveis para a escolha.


O site faz perguntas como "Quantos dias de internet gratuita você deseja ativar?" e "Quantos GB você gostaria de receber de sua operadora?".

Ao finalizar o questionário, a pessoa é informada de que precisa compartilhar o conteúdo com três amigos e grupos de WhatsApp.

Depois, uma página aparece no celular da vítima e informa supostos problemas no celular. Para resolvê-los, a pessoa precisa baixar aplicativos, que são maliciosos e instalam vírus nos dispositivos.

Pouco antes da Copa, um golpe semelhante prometia uma camisa gratuita da seleção. Também disseminada pelo WhatsApp, a fraude consistia em induzir as vítimas ao compartilhamento de um link no aplicativo mensageiro.

Segundo alerta da Kaspersky Lab na época, o golpe era diferente para Android e iOS.

No sistema do Google, surgia uma página falsa afirmando que o celular estava infectado por vírus e que, por isso, era preciso instalar um aplicativo.

Essa prática é conhecida por phishing e tenta lançar uma isca a internautas desavisados.

O WhatsApp é um aplicativo bastante mirado pelo cibercrime porque os usuários espalham vírus com facilidade ao compartilhar mensagens e porque é muito popular no país.

Para testar a veracidade da página, a PSafe sugere que os usuários testem o link no site do dfmdr lab (https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br), laboratório da empresa especializado em cibersegurança, que detecta endereços eletrônicos maliciosos.

A dica primária é não clicar em promoções fáceis do WhatsApp e desconfiar de alertas de segurança que exigem o download de programas no celular.

Prédio da Assembleia Legislativa da Bahia pega fogo

O incêndio que atingiu o prédio da Assembleia Legislativa da Bahia na tarde deste sábado (28) , ficou restrito ao terceiro andar da edificação. Segundo informou a assessoria da Assembleia ao Bahia Notícias, "em princípio nenhum documento foi perdido". O terceiro piso - dos cinco [e mais dois subsolos] - do prédio está em reforma, sendo afetado pelo fogo maquinário, móveis e o teto, composto de fibra de vidro. 

A suspeita é que um curto-circuito gerou o fogo que se alastrou pelo andar. Uma perícia vai revelar o motivo. Por volta das 16h50, boa parte das chamas tinham sido debeladas. Bombeiros continuam na área, já interdidata, para terminar o trabalho de contenção do fogo. As primeiras chamas começaram a ser percebidas por volta das 15h20. O prédio da Assembleia Legislativa fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB) na Avenida Paralela, em Salvador.

ILHÉUS: Quando a Prefeitura não faz, os moradores correm atrás

O líder comunitário Matheus, conhecido popularmente como “Magrão”, vem executando ações comunitárias juntamente, com a comunidade no bairro da Conquista.

Dentre as ações, a mais atual é a manutenção de um ponto de ônibus situado na praça do boiadeiro, que por intermédio dos amigos da comunidade, fez a restauração dos bancos que vinham ocasionando acidentes.
Fica o exemplo para o Poder Executivo, pois a população não aguenta mais a falta de compromisso desta atual gestão.


Bebeto e Lídice se encontram com lideranças do Sul da Bahia


A pré-candidata a deputada federal, Lídice da Mata e o primeiro suplente de Jaques Wagner na pré-candidatura ao Senado, Bebeto Galvão, se reuniram com lideranças políticas do Sul da Bahia, na manhã deste sábado (28), em Itabuna, onde participaram de um café da manhã.


O encontro contou com a presença de militantes históricos do partido como João Carlos Oliveira e o ex-deputado estadual Renato Costa e também autoridades como o deputado estadual Alex Lima, os prefeitos de Ubaitaba, Suka Carneiro, Barra do Rocha, Professor Léo, Itapitanga, Ró de Beto, o vereador de Ilhéus, Nino Valverde, além do ex-reitor da Uesc, Aurélio Macedo , Moaci Smith Lima e vereadores de Itapitanga, Ubaitaba e Itajuípe. A pré-candidato à deputada estadual, Cleide Silva, conhecida como Cleide Enfermeira, também esteve presente.

Em sua fala, Lídice pontuou aos prefeitos a importância de fazer com que o PSB cresça em toda a Bahia com os ideais do partido. “Nós precisamos muito de vocês agora, pois a nossa ideia é de um país que cresça, mas que dê oportunidades iguais a todos os seus cidadãos”, disse.

Bebeto Galvão afirmou que é preciso manter na Câmara Federal a resistência à onda de retrocessos iniciados no Governo Temer com sua pauta que fomenta desemprego, incerteza e crises econômicas e defendeu o nome de Lídice no parlamento. “Lídice representa muito bem o Sul da Bahia, em pautas como a questão do cacau e emendas parlamentares para a região e continuará, agora na Câmara, representando o nosso território e, para isso, teremos o empenho total de todos os prefeitos e daqueles que nos apoiam aqui ”, disse o deputado.

O deputado estadual Alex Lima também enfatizou a trajetória política de Lídice da Mata e disse que se orgulha em ter ingressado em um importante partido, “de pessoas sérias e comprometidas com a inclusão social”, disse.

“Estamos aqui, pois acreditamos na trajetória de Lídice, que é uma chama viva na luta pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores e daqueles que mais precisam. Quando você cria identidade com aqueles que se parecem com você, você vai para a luta com mais determinação”, afirmou o prefeito de Barra do Rocha, Professor Léo, que declarou apoio irrestrito à pré-candidata a deputada federal.


Vereador Cleonildo visita Bairro e se comove com o pânico e revolta da população contra o prefeito Drº Almeida

Chamado as pressas pela população do Bairro Antônio Osório (um dos bairros mais carentes da cidade de Canavieiras) o vereador Cleonildo Tibúrcio (PRB) se comoveu com o pânico e revolta da população quanto ao descaso e falta de atenção do poder público municipal para aquela localidade: 
Veja Vídeo: 

Segundo vereador, a população do bairro se queixou do lixo acumulado por todos cantos e ruas, e na porta dos moradores. Segundo eles, o prefeito abandonou por completo a cidade, suas ações são voltadas apenas para os interesses próprios. 

Cleonildo disse que pretende passar as reclamações para seus colegas vereadores. Assim, todos juntos, com a força do legislativo, encaminharem uma solicitação de limpeza com urgência para aquela localidade. 

No áudio, fica nítido a revolta do povo que já se espalha por todo o município, gerando um descontentamento e uma grande decepção popular em cima do trabalho do atual prefeito. 

Câmara de Vereadores aprova projeto sobre o uso e a ocupação do solo em Ilhéus

Na tarde da quinta-feira (26) na segunda sessão extraordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Ilhéus, foi aprovado o projeto número 44/2018 de autoria do vereador Nerival Reis. O projeto tem como objetivo alterar a redação da lei nº 3.746/2015, visando oportunizar a regularização das construções existentes no município, atendendo o interesse público, e também, dando oportunidade para quem construiu de maneira errada no passado.


Segundo o vereador Nerival, o projeto defende mais de 400 empregos diretos na cidade.
Com a nova redação, o Art. 64 da estabelece o prazo especial de 31/12/2020 destinado às solicitações de regularização em regime especial de construções pré-existentes e não licenciadas, totalmente ou em parte, podendo o prazo ser prorrogado mediante decreto. Já o artigo 67 afirma que somente serão passíveis de regularização na forma dos artigos 64,65 e 66 aquelas cuja solicitação de regularização seja protocolada na Prefeitura de Ilhéus.

O artigo 3º do projeto de lei 044/2018 inclui a zona I-3 no conjunto de zona de uso e ocupação de solo ZO-44. Para o vereador Makrisi, que votou contra este artigo, “Agora permitimos que qualquer indústria de armazenamento e produção química possa se instalar em qualquer parte que não seja urbana, mas em qualquer área que vai do antigo posto da Polícia Estadual Rodoviária, na BR 415, até o Salobrinho. Eu questiono se temos dados suficientes para ver como estão as bacias hidrográficas nessa área. Seria importante ter o suporte desses dados para serem inseridos na legislação, ofertando ponderações e limitações para que as empresas não usassem o solo de qualquer maneira”. Ele afirma ainda que Ilhéus possui um distrito industrial que está largado e precisa ser cuidado, para atrair novas indústrias.

O vereador Ivo Evangelista (PRB) votou a favor do projeto, salientou em seu pronunciamento no plenário, que Ilhéus não pode mais retroagir e relembrou a perda de empresas e fábricas  importantes como a Petrobras, Brasilgás e a destruição causada pela vassoura cacaueira. “Nós jamais vamos nos furtar de nossa função de legislador (..).Queremos que as coisas venham com responsabilidade, obedecendo as normas e as regras implantadas em Ilhéus. A Câmara fez o seu papel com as audiências públicas”. Temos que tentar consolidar o município de Ilhéus como centro regional e integrado de desenvolvimento sustentável nos setores industrias e de serviço, e como polo diferencial de turismo e inovação tecnológica. Que tenhamos uma cidade produtiva e geradora de emprego para todos os munícipes”.

TCU lista 483 baianos inelegíveis; Ubaldino Jr. e Ruiverson lideram número de processos

A Bahia tem 483 pessoas na lista de gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos últimos oito anos. Divulgado nesta quinta-feira (26), o levantamento, lançado em plataforma digital, traz 7.431 nomes em todo país. 


A presença na lista não significa que a pessoa seja considerada ficha-suja. De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, outros requisitos da Lei da Ficha Limpa precisam ser cumpridos também ao se declarar alguém inelegível por causa dessa legislação: dolo e irregularidade insanável. No entanto, a plataforma serve para orientar a população, partidos, coligações, candidatos e o próprio Ministério Público na obtenção dedados sobre os candidatos das próximas eleições. 

Adotando como recorte os baianos, o Bahia Notícias fez um levantamento daqueles com maior número de contas rejeitadas, segundo o TCU. E, na liderança do ranking, há um empate. Dividem o primeiro lugar os ex-prefeitos de Porto Seguro, Ubaldino Jr., e de Ibirapitanga, Ruiverson Lemos Barcellos (Russo). 

Os dois tiveram as contas classificadas como irregulares oito vezes. Outros quatro foram desaprovados cinco vezes. São eles os ex-prefeitos de Piripá, Luciano Ribeiro Rocha; de Ribeira do Amparo, Marcello da Silva Britto; de Rio de Contas, Pedro da Rocha Reis Filho; e o ex-prefeito de Pilão Arcado, Roberto Alves Martins.  

Além deles, outros conhecidos nomes da política baiana também figuraram no levantamento. O atual prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), surgiu com três contas rejeitadas. Conhecida pelo escândalo do Instituto Brasil, que envolveu o governador Rui Costa, Dalva Sele Paiva, teve uma conta desaprovada. Outro que aparece é o ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (SD), também com uma rejeição. Já o ex-deputado estadual Gildásio Penedo também surgiu na lista com uma conta rejeitada. 

CONTAS IRREGULARES
A relação divulgada pelo TCU diz respeito a gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares por dano ao Erário, desvio de recursos públicos federais ou dispensa irregular de licitação, por exemplo. A legislação prevê que o TCU encaminhe a relação dos nomes à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto do ano das eleições.